segunda-feira, março 15, 2010

Nacional 0 x Benfica 1

Não sei se foi uma vitória categórica, mas que foi justíssima, não tenho dúvidas. Durante 75 minutos o Benfica foi claramente superior, empurrou pacientemente o Nacional às cordas e dispôs de várias ocasiões de golo (quatro flagrantes, incluindo a convertida). Na parte final, recuou em demasia (ainda ecos do empate com o Marselha) e acabou salvo por Quim de um empate que não merecia (pelo que tinha acontecido até ali). Manuel Machado falou em jogo equilibrado? Surpreendente é não ter dito que merecia ter ganho por 3-0.

Excelente jogo de Amorim e Saviola (e não só porque foram determinantes no golo). Os centrais com actuação consistente. Coentrão atrevido. Javi mais próximo do costume. Cardozo francamente mal: um matador não pode falhar duas ocasiões soberanas como sucedeu (o golo não limpa má imagem). Aimar igualmente longe da melhor forma.

Foi a 18º vitória em 23 partidas - temporada extraordinária, ao nível do Porto de Mourinho (em consumo interno, note-se). Exagero? Eis a conspiração estatística, com referência aos dados à 23ª jornada (ano, vitórias, empates, derrotas, pontos, golos marcados-sofridos):

FCPorto 02/03 19 3 1 60 51-19
FCPorto 03/04 18 5 0 59 51-14
Benfica 09/10 18 4 1 58 60-12

E esta, hein?

katanec

13 comentários:

kovacevic disse...

mas ò António Pedro Vasconcelos, diz-me lá, o Jesus é melhor do que o Mourinho ou não?

agora a sério, duas conclusões:

- um treinador competente é fundamental para rentabilizar o plantel, ao contrário do que muita gente, que insiste no poder exclusivo do investimento, quer fazer crer. Basta pensar no que fez Quique Flores (sem Javi, Ramires e Saviola, mas com Katsouranis, Reyes e Suazo)

- o braga está a fazer um campeonato inacreditável (como o master kodro não se cansa de frisar, aliás)

Rui Lança disse...

O Braga terá sempre todo o mérito, com ou sem Europa. Se é fruto apenas do trabalho de Domingos? Não, não é! Tal como JJ apanhou trabalho feito por Jesualdo e assim consequentemente.

Benfica...conquistou por si próprio o direito de ir com menos pressão para o Benfica-Braga. De qualquer forma, a não vitória deixa-o à mercê de um calendário bastante mais difícil que o Braga.

http://coachdocoach.blogspot.com/

Mr. Shankly disse...

"o braga está a fazer um campeonato inacreditável (como o master kodro não se cansa de frisar, aliás)"

Essa é que é essa. Se o do Benfica é quase inacreditável, o do Braga não tem outra adjectivação.

Pedro disse...

O Cardozo falhou um lance, na segunda parte em que isolado permite a defesa do Bracalli. Na primeira parte o mérito é todo do defesa q consegue colocar o pé no sítio certo, nesse lance Cardozo fez o tinha a fazer, desmarca-se, controla a bola e remata com o melhor pé. Estava lá era o pé do defesa.

Mais um jogão do David Luiz. Saviola e Amorim não sabem jogar mal. A equipa ressente-se muito do mau jogo de Aimar, mas não foi só ele a falhar passes fáceis. De resto vitória totalmente justa.

Braga tem muito mérito. É incrivel q o Benfica esteja a fazer uma época maravilhosa e só consiga estar 3 pts à frente do Braga. Esperemos q na próxima jornada estejam a 6...

Hattori Hanzo disse...

De facto campeonatos extraordinários do Benfica e Braga (o Benfica mesmo a época, algo que não acontece com o Braga já que nas provas a eliminar não teve tão bem). O Benfica- Braga poderá mesmo decidir o título: empate ou vitória do Braga fica ainda tudo em aberto, vitória do Benfica por 2 golos e deverá ficar decidido - apesar de o Benfica ter um calendário teoricamente mais difícil há a questão psicológica dos dois lados e há já a diferença de 6 pontos, que são 7 na realidade.

JLC disse...

Comparem este Benfica ao Porto que ganhou a europa quantas vezes quiserem. Pedro disse...

O Cardozo falhou um lance, na segunda parte em que isolado permite a defesa do Bracalli. Na primeira parte o mérito é todo do defesa q consegue colocar o pé no sítio certo, nesse lance Cardozo fez o tinha a fazer, desmarca-se, controla a bola e remata com o melhor pé. Estava lá era o pé do defesa.

Mais um jogão do David Luiz. Saviola e Amorim não sabem jogar mal. A equipa ressente-se muito do mau jogo de Aimar, mas não foi só ele a falhar passes fáceis. De resto vitória totalmente justa.Não seponham é com ideias de começar a comparar o Jesus ao Mourinho se faz favor.

@leo@ disse...

Já agora não arranjas a epoca 2001/2002 do sporting para comparar sff.

pitons na boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pitons na boca disse...

leo

se não me enganei, em 2001/2002 o Sporting, à 23ª jornada (de 34 jogos) tinha o seguinte registo:

15Vit 5Emp 3Der 50Pontos 51G/M 18G/S (+33Dif.golos)

@leo@ disse...

lembras te disso de cabeça ???? :D a malta que ainda tem boa memoria :D

Sei que acabou com

22V 9E 3D 74GM 25GS e 75 pontos mas gostava de compara por acaso.

pitons na boca disse...

Claro que não me lembro de cabeça... ainda por cima sendo o Sporting. Mas tive uns minutos de tempo livre e a tua questão aguçou-me a curiosidade. :)

Ah e tenho quase a certeza que apresentei os números certos. A informação foi tirada do Soccerway.

@leo@ disse...

ok obrigado

Interior-Direito disse...

o que eu já me ri hoje: o MST diz que o golo do Cardozo foi em "offside"...