segunda-feira, março 15, 2010

Que fazer com Carvalhal?

Informo que colocámos uma nova enquete (ler com pronúncia do Rio de Janeiro) na barra lateral vertical direita (mais conhecida como sidebar).

Tema: o homem do momento, Carvalhal Total (expressão gentilmente plagiada daqui).

A pergunta: Que fazer com Carvalhal?
Respostas possíveis:
- Promovê-lo a director desportivo
- Colocá-lo a treinar sozinho
- Enviá-lo para o Santander (pode ser que leve mais alguém)
- Explicar-lhe que o Sporting é um clube diferente
- Assobiar para o lado até Junho
- Obviamente, renovar-lhe o contrato


Desde que o Record resolveu sacar da manchete 'É Carvalhal ninguém leva a mal' que quem se mete com o Sporting leva. Everton, FC Porto, Belenenses, Vitória de Guimarães. Quatro vitórias, 13-1 em golos, um apuramento na Liga Europa, passo em frente para oferecer o quarto lugar a José Eduardo Bettencourt. Até o Atlético de Quique Flores se viu humilhado em Madrid com um empate a zeros em superioridade numérica.

São boas notícias, sr. Pais: vocês têm o toque de Midas. Embora, é verdade, saia sempre ao contrário (lembrar o elogio a D. Enrique Sanchez Flores na época passada).

A blogosfera sportinguista está rendida:

Ter trocado paulo bento por andré villas-boas até poderia ter constituído uma excelente opção. contratar carlos carvalhal para fazer 'continuidade' revelou-se uma péssima escolha. para ele que não para o 'sporting' (António Boronha)

Não era isto que queríamos, quando saiu o Paulo Bento: preparar a próxima época com critério e tempo? Pois, o problema é que ninguém contava que fosse com Carvalhal Total, um treinador sem fama, mas com proveito, até ver (O Cacifo do Paulinho)

Demolidores, exibição monumental, do tamanho do castelo de Guimarães, foram assim os primeiros minutos de jogo do Sporting. Bons golos, jogadas colectivas envolventes, público on-fire (A Norte de Alvalade)

O novo Sporting é uma máquina de fazer golos (Leão da Estrela)

A recuperação deste jogador é um dos grandes méritos de Carvalhal, que continua a fazer um trabalho de qualidade (Sector)

Portanto, digam-nos: que fazer com Carvalhal?

A sondagem fecha no primeiro minuto da próxima quinta-feira, propositadamente antes da decisão em Alvalade com os espanhóis.

kovacevic

27 comentários:

JLC disse...

Se é para ir buscar o VB à AAC... Que fique este no sporting.


Mas não sou capaz de dar uma resposta directa, porque tudo depende da opção que o JEB preparou (ou não).

Hugo disse...

"Carvalhal Total" - Genial

kovacevic disse...

o teu voto depende da opção do JEB?

isto é só uma brincadeira


(e mesmo que não fosse)

Leão de Alvalade disse...

Kovacevic:
eu sou um simples adepto, muitas vezes mais epidermico que racional, como convém. Há dias escrevi isto:

"A SAD do Sporting, e mais concretamente JEB, tem toda a legitimidade para decidir que direcção técnica pretende para o clube. E essa decisão não deve ser tomada baseada em sondagens ou movimentos de opinião, antes sim tendo como objectivo o que lhe parece ser o melhor para o Sporting. (...)

(...) E também ninguém duvida que este é o timing para as tomadas de decisões e consequentes acções. Mas ao contrário dos adeptos, espera-se que a decisão não seja tomada em função dos resultados, sejam eles série de vitórias ou derrotas, mas em função de um perfil de competências que há muito deveria estar definido.

a questão julgo que é assim que deve ser resolvida. Tenho dúvidas, quem as não tem, mas não deixo de me perguntar se não era este futebol que estavamos à espera e nos aprestamos por ir buscar algo que não sabemos bem o que vai ser...

A propósito, estou à espera de saber o que pensas, uma vez que eras dos mais renitentes...

Leão de Alvalade disse...

ah! 2 coisas:

votei sim e agradeço a referência.

Casimiro disse...

Acho bem que o Carvalhal continue...no próximo anao estaremos a vangolarizar o seu trabalho por alturas desta época e depois de estar arredado de todas as competições...mas vamos jogando bem..com muitos golos...quando já não conta para nada!...gimme a break!!!

Francisco Chaveiro Reis disse...

Carvalhal deve ficar

LMGM disse...

A tua pergunta é pertinente e duvido que tenha uma resposta simples e directa.

Se em termos que conhecimento técnico não tenho a menor dúvida de que Carvalhal é capacitado para treinar qualquer clube do mundo (talvez até um dos mais capacitados).

Há factores não directamente mensuráveis que têm influencia no sucesso do treinador de um grande (seja ele qual for), Carvalhal não tem uma personalidade forte para se impor naturalmente no balneário, precisa de uma estrutura forte que o proteja e lidere, neste particular é a antítese de Paulo Bento que não precisava de mais ninguém e ainda sobrava personalidade para proteger outros.

O que é que eu fazia? Eu ia assobiando para o lado, até pelo que todos sabemos, que no futebol a distância entre ser besta e bestial é ínfima. Confesso que estou a gostar de ver o Carvalhal nesta fase bestial, mas não tenho confiança suficiente nas suas qualidades para apostar já de caras na renovação.

A minha preferência continua a ser um treinador estrangeiro ou, a ser nacional, o Domingos.

Por tudo isto, assobiava, não até Junho como dizes mas até final de Abril.

P.S.- O barbas, o gordo e o shrek, deram uma ajuda preciosa, ninguém merece ser enxovalhado daquela maneira.

Rearviewmirror disse...

"Se em termos que conhecimento técnico não tenho a menor dúvida de que Carvalhal é capacitado para treinar qualquer clube do mundo (talvez até um dos mais capacitados)"

Epa... nem tanto ao mar, nem tanto á terra...

Francis disse...

é que depois de 7 a ganhar tivémos 7 a perder, e ainda faltam outros 7, mais a Europa.

a verdade é que o gajo nos baralhou...
e cada vez me inclino mais para a continuação dele.

deixa isto acabar e logo se vê.

João disse...

já começa a pensar que se calhar não é má ideia o Pinto da Costa o ir buscar a Alvalade...

J. disse...

Duas coisas importantes aqui:

1) O que pode valer Vilas Boas? é que posso até acreditar que não seja o novo Mourinho, mas se for um daqueles casos em que sai dali um treinador de sucesso e que possa ser uma aposta acertada do clube que o contratar, tenho a certeza que JEB vai levar nas orelhas por não o ter feito.

2)Vamos lá ver também este efeito Carvalhal total. Não somos um clubezeco qualquer que possa ficar apenas satisfeiro com 4 vitórias claras consecutivas. Se formos eliminados na quinta feira, Carvalhal perdeu uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga,eliminou um Everton na Liga Europa e conseguiu assegurar um quarto lugar.

kovacevic disse...

obrigado a todos pela participação

LdA
já votei, mas só revelo no fim

Casimiro
a liga europa é a feijões?

LMGM
argumentos válidos até falares no Domingos. Já lidaste com ele pessoalmente? Duvido que tenha mais condições de personalidade para se impor pessoalmente.

J.
se JEB levar nas orelhas é por não ter conseguido contratar o treinador do último classificado há cinco meses

Petinga disse...

Como alguém escreveu acima, esta decisao é muito simples: esperar até dia 12 de Abril de manhazinha. Nessa altura saberemos com toda a certeza o que vale Carvalhal.
Para já era mesmo assobiar para o lado. Isto, claro, assumindo que o Presidente teria sido chalupa o suficiente para ainda nao ter acautelado o futuro com um acordo qualquer de princípio com um outro treinador.

SL

Photografer disse...

Querem la ver que agora já é bom?

J. disse...

Pagar 1 milhão e pico pelo treinador do último classificado há cinco meses seria talvez um exagero, nao?

camarao disse...

"Penso que devemos puxar de todo o nosso fair-play para irmos em massa ao nosso Estádio receber os javardos do Vitória de Guimarães para lhes dispensarmos toda a hospitalidade que merecem, por terem recusado mudar a data do jogo para 2ª feira, com o fim de dar mais um dia de descanso aos jogadores de um clube do seu país que tem de defrontar os castelhanos do Atlético madrileno na Quinta-feira seguinte."

João Braga, fadista.


São mesmo um clube de elite. Diferente.

Filipe disse...

Camarão, isso prova o quê? A seguir vais dizer-me que os superdragões que assaltam as estações de serviço representam o andrade típico, ou que os no-name traficantes de droga simbolizam o adepto benfiquista.

O João Braga é parvo, e gajos desses há em todos os clubes.

José Leal disse...

Bem, sou benfiquista, mas acho que vou arriscar a opinar.

Um bocado no seguimento do escreveu o Leão de Alvalade, eu penso que antes de nomes se deve pensar no tipo de treinador.

Para mim o Sporting devia recrutar um treinador que tenha no seu curriculo titulos, que consegue mostrar um futebol com pés e cabeça, e que tenha fama de aproveitar e potenciar jogadores, nomeadamente os mais jovens.

Por isso para mim (e estranhamente não aparece essa opção na votação) dispensar Carvalhal no fim do ano e ir buscar um treinador com aquele perfil que indiquei.

É só a minha opinião.

luissm disse...

Estou com o LMGM... assobiar até fim de Abril.

Se continuar a jogar assim renova-se; e contrata-se o AVB para o pôr a rodar num clube amigo.

kovacevic disse...

mas o contrato dele não é até junho?

e como é que preparas a época em dois meses?

camarao disse...

O João Braga, que tu chamas parvo, assiste aos jogos no camarote presidencial, por convite.
São mesmo um clube de elite.

LMGM disse...

"Uma última nota para a forma, um tanto desastrada, como abordei este jogo na última crónica publicada neste espaço, para dizer que não esteve nunca nos meus propósitos ofender os adeptos do Vitória ou apelar à violência contra eles. Excedi-me quando apelidei de “javardos” os responsáveis, e só eles, pela recusa em adiar o jogo de Alvalade por 24 horas, para que os jogadores sportinguistas pudessem dividir o tempo de descanso por igual entre os dois jogos com o Atlético de Madrid, partindo do pressuposto de que eles reagiriam como, estou certo, os dirigentes do Sporting, se a situação dissesse respeito ao Vitória, por ainda crer que todos beneficiamos com os sucessos dos clubes portugueses na UEFA. Por isso não aceitei pacificamente a atitude dos dirigentes vitorianos, embora reconheça que o termo utilizado vai contra aquilo que eu tantas vezes tenho criticado.

Já disse publicamente e por diversas ocasiões que sou cristão e não o digo por dizer, mas sim por convicção, pelo que não me custa absolutamente nada apresentar as minhas desculpas ao Vitória nas pessoas dos seus dirigentes e dizer aos adeptos vimaranenses que continuem a apoiar o seu clube com o mesmo arreganho, o mesmo entusiasmo, exibido em Alvalade, tal como têm feito em todos os campos do país, o que torna a claque que integram num exemplo para todas as outras, incluindo as do Sporting — a perder por 3-0, no campo do adversário, jamais deixaram de incitar a sua equipa.

O mais que se diga resulta das frustrações de mentecaptos que encontram no futebol, na cultura, na política, terreno para se vingarem da vida e dos reveses sofridos, na esmagadora maioria das vezes, por culpa própria."

João Braga, fadista

Diferenças...

Virgílio disse...

Diferenças... hehehe...

Para já, estava tentado a dar a oportunidade a CC.

Mas, a não continuar, jamais seria AVB o seu sucessor, um treinador q por mais promissor que apaente ser apenas tem pcs meses de actividade enquanto treinador principal...

SL

Filipe disse...

"O João Braga, que tu chamas parvo, assiste aos jogos no camarote presidencial, por convite. "

E os superdragões depois de baterem nos jogadores do próprio clube, segundo o Costinha, jantavam com o presidente. Continuam a não ser representativos da maioria dos adeptos do clube, que não andam por aí a mandar pedras, agredir passantes, ou insultar pessoas só porque são doutros clubes.

O João Braga é desbocado, e neste caso alguém lhe chamou a atenção de que deixava mal visto o clube, pelo que até já veio com um confuso pedido de desculpas.

ricardo disse...

Gosto do discurso do Carvalhal, é um tipo que me parece ás direitas e competente. Mas daí até ser treinador do meu clube no futuro tenho as minhas dúvidas. Se o SCP quiser contratar alguém tem que ser alguem que não deixe dúvidas, com curriculum, que já tenha dados provas de que é capaz de ter sucesso. E esse o caminho. AVB não mostrou nada, o facto de ter trabalhado com o Mourinho nao faz dele um grande treinador. E Carvalhal também ainda nao demonstrou nada como treinador. Por isso, por mim, estas duas hipóteses estão excluídas.

camarao disse...

Registo, com agrado, o teu esforço em colocar o SCP ao nível do FCP. Afinal a diferença que tanto apregoam não está nos comportamentos mas apenas nos resultados.
Ao menos no FCP põem os mal educados durante o jogo junto ao relvado e depois castigam-nos obrigando-os a jantar e a cheirar as bufas do Pintinho.