quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Bola à quarta-feira

1. Triunfo tranquilo do Benfica, sobre um Leiria surpreendentemente inofensivo. À imagem de outros encontros desta época na Luz, os encarnados controlaram o meio-campo, cometeram poucas falhas defensivas e imprimiram um ritmo elevado, voltando a beneficiar de várias exibições individuais de alto calibre para construir um resultado vistoso. Destaque natural para Cardozo, Maxi, Aimar e Coentrão, mas importa sublinhar a prestação monstruosa de Saviola. É um dos melhores jogadores que já vi actuar em Portugal.

2. Em Braga, vitória justa do Rio Ave. Pelo que fui vendo, excelentes na organização defensiva mas sempre a espreitar a baliza, os vila-condenses tiveram as melhores oportunidades. O Braga acabou bem a primeira e a segunda parte, mas pareceu demasiado intermitente. Época estranha, a dos "arsenalistas": brilhantes no campeonato, muito fracos nas "taças". Importante consequência deste resultado: o 5º lugar no campeonato não vai dar acesso à Europa (a sorte calhará a Rio Ave, Chaves ou Naval, por via da Taça de Portugal). Mais pressão para o Sporting? Ou mera desilusão para nacionalistas e vimarenenses? Se calhar, as duas coisas.

Adenda: o nosso leitor Lafuente indicou-nos uma excepção que na altura não me ocorreu, mediante a qual o 5º classificado poderia ter acesso à Liga Europa - caso o Porto vença a Taça de Portugal e fique em terceiro lugar no campeonato. Fica a rectificação, bem como a referência ao Chaves, que eliminou o Paços na Mata Real.

katanec

26 comentários:

master kodro disse...

1. Sem dúvida, o Saviola é um dos melhores que por cá já passou nos últimos tempos. Se não chegarmos aos tempos de Ricardo Gomes e Valdo, top10 garantidamente, top5 com jeitinho.

2. De certeza as duas. O Braga das taças, tirando este jogo (e mesmo com as dificuldades recentes que conhecemos), nem sempre utilizou a melhor equipa. E, não tendo gasto 90 milhões de euro em três épocas, é normal que se ressinta da falta de várias peças fundamentais.

André, o campos disse...

Gostaria que elaborasses um pouco mais essa do «imprimiram um ritmo elevado»...

É que o Leiria foi de tal maneira mole no jogo de ontem que o Benfica nem precisou de correr para ganhar. Pela primeira vez em jogos da Liga este ano, ia-me deixando dormir.

P.S. Nunca pensei em dizer isto, mas ainda bem que não jogou o Ronny.

N. disse...

katanec,

podes explicar essas contas da Taça? Se o Porto ganhar a Taça, a vaga vai para o finalista vencido? Faz diferença se o Porto se qualificar para a Champions ou UEFA via campeonato? E porque estás a incluir o Paços de Ferreira, se o jogo com o Chaves é só logo à noite?

Estou meio confuso. :)

Grilo Falante disse...

JORGE MAIA
Podem apontar-se muitos defeitos à Comissão Disciplinar da Liga, mas não se pode negar que tem um enorme, rebuscado e hiperactivo sentido de humor. E nem sequer estou a falar da graça que tem referir-se a Sapunaru como jogador da Sporting de Braga SAD na nota de culpa enviada ao jogador na sequência do caso do túnel da Luz de que hoje damos conta. Esse deve ter sido um mero lapso involuntário: afinal, já todos percebemos que para a CD tanto faz castigar um jogador do FC Porto como um jogador do Braga porque, no fundo, vai tudo sempre dar ao mesmo. Percebem? Vai tudo sempre dar ao mesmo... Adiante. O que me deu mesmo vontade de rir e me roubou um aplauso entusiástico para a melhor peça de comédia dos últimos tempos - os humoristas sérios que me perdoem - foi a convocatória de Rúben Micael para prestar declarações na condição de testemunha arrolada pelo FC Porto no caso do túnel da Luz na terça-feira, umas horas antes do clássico com o Sporting. Melhor, só se o convocassem para testemunhar à hora do jogo. E depois, se ele não aparecesse - o malandro! - acusar o FC Porto de atrasar o processo e espetar-lhe com um procedimento disciplinar. Isso é que era.

Rearviewmirror disse...

"Pedimos desculpa por esta interrupção no circo mediático que cobre túneis, frutas, sumaríssimos, cafés com leite, e afins, mas resolvemos fazer um jogo de futebol para o Campeonato Nacional só para vos recordar qual é a equipa que em Portugal joga o melhor futebol, marca mais golos, leva mais gente aos estádios, dá mais espectáculo, tem os melhores jogadores, e vence jogos de forma clara, justa e sem reparos.

Uma pausa de 90 minutos no circo que se montou à volta de um campeonato dominado por duas equipas. Uma delas mostrou hoje porque é que não precisa de ajuda nenhuma para nada. Simplesmente porque joga um excelente futebol, tem o melhor marcador da prova, tem o melhor ataque, e ganha quase sempre.

Não sei se hoje podem inventar casos, e sumaríssimos, e teorias da conspiração, mas em vez de o tentarem parem, e olhem bem para o Benfica a jogar à bola.
3-0 sem espinhos, mais um de Cardeuz, mais outro de Saviola, e um grande golo do nosso Ruben, o Amorim.

Agora que já somámos mais 3 voltem lá para os túneis, e as frutas, e o que mais vos entreter.
Eu prefiro ficar-me pelo futebol jogado e por isso já tenho aqui o meu bilhete para Setúbal.
Líderes isolados."

em: RedPass.blogspot.com

Rearviewmirror disse...

Braga na Taça Uefa (ou liga Europa):

Casa: SP. BRAGA: Eduardo; Frechaut, Paulão, Rodríguez e Evaldo; Alan, Fernando Alexandre (Yazalde,75), Vandinho e Matheus (Diogo Valente, 55); Meyong e Paulo César (Márcio Mossoró, 61).

Fora: Eduardo; João Pereira, Frechaut, Rodriguez e Evaldo; Possebon (Kalaba, 34), Vandinho e Mossoró (Paulo César, 76); Alan, Meyong e Diogo Valente (Matheus, 56)

master kodro disse...

Embora não tenhas percebido, o que é normal, rearview, até na Europa não jogaram com 4 e 3 respectivamente. Mas era das taças que eu estava a falar, aliás como escrevi. E não é por escreveres taça uefa, que ela muda de nome porque te dá jeito (ou pensavas tu que dava, porque nem sabes quais são os habutuais titulares do Braga, ou eram).

Adorei esse texto, principalmente as partes do circo dos túneis (quem fez mais de metade do barulho foi o Benfica, com comunicados oficiais, queixas de treinadores adjuntos, disponibilização de imagens a jornais e afins) e a do grande golo do Ruben Amorim. Andas a ler as coisas certas e a aprender a cartilha. Mas devias escrever avençado em qualquer lado.

Leão de Alvalade disse...

Katanec:
fui aqui insultado esta semana por ter vaticinado o fim de linha do futebol do Braga. Na altura o vosso leitor julgou que a minha análise resultava da azia da derrota, receitando-me kompensan. Pois deram-me jeito para 3ª feira à noite, mas não evitaram o insucesso do Braga na Taça.

Insucesso esse que será sempre relativo no campeonato, uma vez que nada poderá apagar a bela época dos minhotos. Mas que não será suficiente para chegar ao titulo. Mas o futebol do Braga está nos limites, as soluções são agora mais difíceis e o Braga perderá pontos em jogos que até jogará melhor do que fez contra o Sporting. É que com a sorte do jogo ganha-se umas vezes, mas não sempre. Como se viu ontem nos penalty´s e contra uma equipa do Rio Ave muito bem organizada a jogar à... Braga.

luis disse...

"quem fez mais de metade do barulho foi o Benfica, com comunicados oficiais, queixas de treinadores adjuntos, disponibilização de imagens a jornais e afins"

MK, isto é uma piada? O homem foi agredido com um pontapé e fez barulho?

As imagens de Braga foram cedidas pelo SLB? De quais comunicados falas?

master kodro disse...

Leão de Alvalade, o Rio Ave a jogar à Braga? Nem em sonhos.

Rearviewmirror disse...

"até na Europa não jogaram com 4 e 3 respectivamente. (...)porque nem sabes quais são os habutuais titulares do Braga, ou eram)"

Em relação a isto, cada equipa joga com o melhor 11 possivel. Na altura não tinham Hugo Viana, tinham Frechaut. Paulo César e Mossoró começaram jogos no banco, mas entraram. Domingos jogou com o melhor 11 possivel. Disso não tenhas duvidas. E conheço bem a equipa do Braga. Se calhar até melhor que tu.


"quem fez mais de metade do barulho foi o Benfica, com comunicados oficiais, queixas de treinadores adjuntos, disponibilização de imagens a jornais e afins"

-- Tu querias que um pessoa levasse um pontapé e não fizesse queixa. Tudo Bem. É uma boa mentalidade.

-- O Benfica (instituição) falou o necessário dos assuntos do tunel. E nisso esteve muito bem. Quem cala consente, e o Benfica (instituição) falou só o necessário.
As imagens que sairam cá para fora esta época (deduzes tu) que foi o Benfica que as pôs cá fora. AS do ano passado, também foi o Benfica, com certeza, que as forneceu á comunicação social.
Assim como as imagens do tunel de Braga .

E só uma coisa em relação ao 90M€. Não sei se estavas a falar do orçamento do FCP, ou das aquisições do Benfica ao longo dos 3 anos (Embora que me pareça que se formos juntar todos os Valeris e Prediguers que por lá andam, o valor não vai andar muito longe disso).
Só em quotizações de sócios, (e não vou falar do resto) nos ultimos 3 anos o Benfica facturou 36M€. Não são vendas de jogadores, não são receitas extraordinárias de Ligas dos Campeões, etc. Cada um gasta o que pode e consegue.

Estes 50 golos estão a provocar azia, principalmente aos adeptos do Vitória, do Olhanense, etc. Esta época está a ser uma vergonha.
Acabe-se o campeonato, este não conta, e pró ano é que é a valer. E mande-se o Saviola, o Di Maria e Cardozo embora, que esses são batoteiros

Bruno Pinto disse...

Estou a gostar de ver os benfiquistas este ano. Tanta excitação!!! Porque será que andam tão eufóricos, quando o campeonato ainda está longe de estar acabado? Ao mesmo tempo que lhes aconselho prudência, aceitam-se apostas para a razão da sua euforia:

- Será porque, como estão tão habituados a não jogar um chavo, esta época porque jogam alguma coisa, estranham de tal forma que lhes provocam ejaculações precoces?

- Será de tanta azia e desgosto acumulados, provocados pelos sucessivos êxitos do FC Porto, que só a ténue possibilidade de ganharem alguma coisa para além do torneio do Guadiana, lhes causa uma felicidade difícil de controlar?

- Será porque, imagine-se, deixaram de falar nos árbitros, abandonando as desculpas esfarrapadas dos anos anteriores e os discursos do 'coitadinho', sendo que se sentem finalmente parte integrante deste futebol português de merda, contribuindo assim para uma sensação de alegria, motivada pela inclusão na sociedade?

Qual é a vossa opinião para este curioso fenómeno? De repente, o Benfica até ganha jogos, marca golos, joga alguma coisa. Imagine-se que até conseguem chegar ao primeiro lugar, nem que para isso seja preciso antecipar jogos. E a euforia explodiu. O que seria destes adeptos, tão vulneráveis às emoções, se ganhassem campeonatos durante anos a fio, se ganhassem a Taça Uefa ou a Champions??

Estes seres são realmente um 'case study'. Aguenta coração!! Atenção que grandes desgostos também provocam ataques cardíacos...

Fredy disse...

o porto quando joga futebol bonito, ganha ligas com 20 pontos de avanço e etc..é tudo comprado e corrupto.

quando é o Benfica, já tá tudo bem! mesmo quando acontecem as exactas situações que acusavam o Pinto da Costa fazer antigamente!

sim sim, são duma coerência extrema! hipócritas pah!

low desert puke disse...

Da ultima vez que o Benfica foi campeao as razoes é que o sporting e, principalmente o porto, nao deram luta, pelo colinho e porque sò jogàvamos à defesa de cada vez que ìamos là à frente e faziamos o 1-0.

Este ano é porque o porto nao acertou nas contrataçoes, o sporting é um hara-kiri em forma de clube de futebol, os tuneis, as escutas, o CD da Liga, o braga que é gamado nao conseguindo ganhar-nos pontos de avanço...mas temos um dos melhores ataques da Europa e damos espactàculos de futebol com estàdios cheios por todo o paìs, ganhando a maioria das vezes por muito, empatando poucas e perdendo ainda menos.

Hipocrisia é mesmo a palavra certo, pah!

N. disse...

Olha, olha... O Paços de Ferreira até perdeu para a Taça e é o Chaves que está nas meias finais.

katanec, depois diz qualquer coisa. :)

master kodro disse...

Se vocês se querem fazer de desentendidos e inverter as posições da conversa, façam favor, luis e rearview, mas acabam as conversas comigo, porque me reservo direito de falar com quem merece que eu fale.

Há um gajo que, aparentemente, não consegue formular uma opinião dele e resolve colocar aqui um texto escrito noutro blog. O texto faz um referência clara ao circo dos túneis, como se fosse algo externo ao Benfica (embora seja o Benfica o ponto comum a todos os casos) e algo inventado que aparece para manchar a performance do Benfica.

Eu respondo a isto e vocês escrevem a merda que escreveram, que vai desde eu achar que um gajo agredido não se deve queixar ou que o Benfica cedeu as imagens de Braga?

Foda-se, se não querem conversar, vão ver a Benfica TV, que é o que, aparentemente, querem e merecem.

Não, luis, não foram as de Braga, foram as do jogo com o Porto que valeu aquela bela primeira página que queria propor o castigo a mais três. E se não forneceram as imagens, é pior ainda, porque aquilo não estava escrito em lado nenhum e então foi apenas transmitido boca-a-ouvido. Se leres os comunicados do Benfica, luis, vais encontrar algures a palavra avençado, que se fosse o caso do Porto, era o que se aplicaria aqui na perfeição.

Adorei essa fantástica demonstração de conhecimento da equipa do Braga, rearview, muito superior à minha. "Não tinham Hugo Viana, tinham Frechaut". Foi por isso que o Frechaut jogou a lateral direito e a defesa central nesses jogos, foi por não terem o Hugo Viana. Brilhante. É pena não teres lido a parte das taças, também, mas já percebi que não há nada fazer, não é conversa que queres. Vai abanando a cabeça e repetindo o que ouves, sem espírito crítico. Há pessoas que são felizes assim.

lafuente disse...

Katanec sabes as regras?O 5-LUGAR DÁ ACESSO A LIGA EUROPA SE POR EX-O PORTO FOR A FINAL VENCE-LA E FICAR EM 3-LUGAR NA LIGA.INFORME-SE ANTES DE PUBLICAR.

katanec disse...

Caro lafuente, não percebo o porquê de tanta irritação. Ninguém aqui reclama ser perfeito. Não considerei a possibilidade que referiu, que tem toda a pertinência. Fica o esclarecimento.

Caro N, a referência ao Paços foi um lapso, como é evidente. Substitua-se Paços por Chaves. À excepção do caso mencionado pelo lafuente (FCP ganha a taça e fica em 3º), o 5º não terá acesso à Liga Europa do próximo ano, pois uma vaga será ocupada pelo vencedor da taça ou pelo finalista vencido (se o FCP a ganhar e tiver ficado em 1º ou 2º no campeonato).

Caro André, "ritmo elevado" existiu sim, nos momentos-chave do jogo (quando o SLB o decidiu). O lance do primeiro golo é disso exemplo. O Leiria é que jogou sempre devagarinho... :)

Caro MK, para vimarenense, defendes o Braga como poucos! Percebo tua tentativa de contextualizar o falhanço do Braga nas "taças", mas a verdade é que essas poupanças não só foram pequenas, como surgiram sobretudo na "taça da liga" (a menos relevante). Na taça de portugal e na liga europa, o Braga utilizou os melhores jogadores disponíveis e nem por isso evitou eliminações surpreendentes (escandalosa no caso do Elfsborg).

Rearviewmirror disse...

'Gajo'

1)
Nunca comparei o Frechaut e o Hugo Viana como jogadores, mas sim referenciei os 2 como "numeros" porque eram/são jogadores titulares no Braga, cada um na sua altura. Como o Ruben MIcael é titular do FCP (que tu bem conheces) agora e no principio da época não o era porque simplesmente não estava lá. A mesma coisa com esse dois jogadores. Frechaut estava era titular.
Hugo Viana não estava, logo não era titular.
Se mesmo assim não percebeste, avisa, que mando-te um desenho. Faz-me só um favor e não concluas coisas por mim, por favor.


2)
De uma coisa não tenho dúvidas, tu por mais Vitoriano ou Vimaranense (ou como queiras chamar) que digas que sejas, , o teu principal clube divide-se entre o FCP e o Anti-Benfica.
Não tenho duvidas disso e a maior parte das pessoas que aqui passam de certeza que partilham a minha opinião.

Nunca te vi a criticar a 'fruta', as viagens ao Brasil, o leite com chocolate, as defesas com a cabeça dos guarda-redes que dão expulsões, as agressões do Bruno Alves, as escutas, as agressões dos jogadores do Braga e do FCP, nada!! A podridão que paira neste futebol. Disso não falas tu. Preferes falar de acessórios, em vez do Essencial.

Porquê?

Porque tu és um fundamentalista mascarado.
Dizes mal do Benfica, destilas ódio sempre que escreves, até essas indirectas de Merda que mandas, só têm um alvo: o Benfica. Mas porquê que és assim, se és tão Vitoriano/vimaranense?

Eu tenho um palpite, mas não o digo.


3)
Uma equipa gasta 90M€ em 3 anos. Ok. Tem esse dinheiro para o gastar, mas merece logo uma alfinetada tua...è normal.
Espetáculo.
Posso-te dizer que o FCP nestes 3 anos gastou mais que essesm 90M€ em aquisições de jogadores.

Sei escrever opiniões, sempre as escrevi. Não preciso de copiar de ningúem. Transcrevi algo que me parece real, e que está muito bem escrito. Como muitos Sportinguistas/Portistas também já o escreveram e admitiram. O Benfica é a melhor equipa deste campeonato (de longe). Ponto.

Tenho a minha opinião, o meu carácter, e dela não desvio um centimetro.
Tenho dois clubes que defendo até ao fim e dos quais sou sócio.

Tu dizes que és de um clube, mas tens 3.






E repito porque não leste á primeira (oul este e n quiseste responder):

"quem fez mais de metade do barulho foi o Benfica, com comunicados oficiais, queixas de treinadores adjuntos, disponibilização de imagens a jornais e afins"

-- Tu querias que um pessoa levasse um pontapé e não fizesse queixa. Tudo Bem. É uma boa mentalidade.

-- O Benfica (instituição) falou o necessário dos assuntos do tunel. E nisso esteve muito bem. Quem cala consente, e o Benfica (instituição) falou só o necessário.
As imagens que sairam cá para fora esta época (deduzes tu) que foi o Benfica que as pôs cá fora. AS do ano passado, também foi o Benfica, com certeza, que as forneceu á comunicação social.
Assim como as imagens do tunel de Braga "
4)
"Se vocês se querem fazer de desentendidos e inverter as posições da conversa, façam favor, luis e rearview, mas acabam as conversas comigo, porque me reservo direito de falar com quem merece que eu fale"

ENTÃO FAZ UM FAVOR E NÃO FALES CARALHO! PONTO. Não Respondas.
E continua a dizer Merda sozinho. Porque se é pra ler algo parecido com o que tu escreves (com as devidas distancias) vejo a crónoca do MST na aBola.

Leão de Alvalade disse...

MK:
O Rio Ave a jogar à Braga foi um exagero reconheço, e uma injustiça para com os arsenalistas.

Quetzal Guzman disse...

O Bruno Pinto é o típico adepto português sem qualquer mentalidade desportiva para além do seu ódio ao Benfica. E é, obviamente, dotado de 2 características essenciais a essa condição. A primeira é fazer parte de um grupo importante desta sociedade, que são os gajos que conhecem melhor o Benfica, e a cultura benfiquista, do que os próprios benfiquistas, daí os constantes conselhoes e análises. Não reconhece aos benfiquistas o direito de se divertirem ou apreciarem o futebol, porque sempre que o fazem estão eufóricos. Mas só os benfiquistas é que são eufóricos, como sabemos. Os outros nem celebram vitórias e andam sempre desgostosos. Tal facto deve-se, penso eu, ao facto de todos os benfiquistas serem carneiros e acéfalos. Eu, por pudor, já nem me levanto nos golos do Benfica...

MK, tens a certeza que o Benfica fez mais barulho que o Sporting de Braga? Vê lá isso bem. Que mediaticamente as coisas tenham tido relevos diferentes, bom, isso são outros quinhentos.

lafuente disse...

Claro que te podes enganar.Mas não gostei da provocação aos vimaranenses porque tinha essa dose de ironia.

Interior-Direito disse...

ó mk, não leste no jogo que o candidato pimenta pode trazer o veiga para seu director-desportivo? muito eu me ia rir se esta dupla governasse o teu clube, aposto é que tu começavas a chorar...

Bruno Pinto disse...

Quentzal Guzman,

Pela forma como me rotulaste vê-se bem que a carapuça te assentou bem. Poderia argumentar ao comentário que produziste, mas sinceramente não me apetece perder tempo contigo. Mentalidade desportiva foi o ponto forte dos benfiquistas ao longo dos últimos anos, a começar no seu presidente e a acabar em pessoas como tu.

N. disse...

Obrigado katanec.

Bem me pareceu que a classificação do Porto (em 2º ou 3º) poderia influenciar a questão do 5º.

Quetzal Guzman disse...

A única carapuça que me assenta é estar farto de generalizações parvas, algo em que voltas a inisitir.