terça-feira, agosto 04, 2009

Os 18 do Rui

Uma época e uma pré-época depois de Rui Costa ter tomado conta do futebol do Benfica, foram contratados 18 jogadores para a equipa principal (quase um plantel) e dois treinadores, tendo sido gastos (ou investidos, se preferirem) cerca de 50 milhões de euros nesse reforço, com 5 jogadores acima dos 5 milhões de euros (o antigo milhão de contos). Desses 18, apenas 3 podem representar a selecção nacional, Jorge Ribeiro (que até já está com guia de marcha...), Carlos Martins e Ruben Amorim. Das camadas jovens, Miguel Vítor foi o único aproveitado (1404 minutos na Liga e 90 nas cometições europeias), embora Roderick, outro central, ainda faça parte do plantel deste ano. Conseguiu um terceiro lugar na Liga, conquistou uma Taça da Liga e teve um desempenho paupérrimo na UEFA Cup.

Fora dos relvados, para além de algumas polémicas passagens por túneis com direito a castigo, fez grandes amigos, recentemente, em Alvalade quando resolveu concluir que a Academia não tem condições para receber um jogo de futebol depois de adeptos trocarem lançamentos de pedras. Hoje, o director desportivo serve de arma de arremesso entre os V desavindos, ficando sem se perceber (do que se lê) se é ele quem compra (para o bem e para o mal) ou se serve apenas para ir buscar os jogadores ao aeroporto e aparecer nas primeiras páginas como o salvador (o que também pode ser uma estratégia veigarista para isolar e ilibar Rui Costa de qualquer culpa para acolhê-lo na estrutura no futuro).

O que achas do trabalho de Rui Costa até agora?

ps - Os 18: Sidnei, Amorim, Yebda, Ribeiro, Martins, Balboa, Urreta, Aimar, Reyes, Suazo, Ramires, Patric, Shaffer, Saviola, Garcia, Weldon, Keirrison, César.

master kodro

23 comentários:

jamsilva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jamsilva disse...

O RC é uma vítima do LFVieira e dos adeptos Benfiquistas. Com um presidente que anda há 7 anos a enganar 6M (?) de alminhas e que ainda assim consegue +90% dos votos depois da jogada que fez, é impossível melhorar seja o que for.

Por outro lado com a chegada do RC o LFV deixou de falar tanto. Que saudades daquelas gargalhadas... :)

Sérgio_alj disse...

No final da temporada logo se fazem as análises!

Por agora, mais um Rui Costa Report!

Deve ser para desviar as atenções de hoje à noite!

master kodro disse...

Sérgio, não acabou uma época agora mesmo?

!nsurrecto disse...

em 18 jogadores só 2 barretes? Tomaram os Anteros/Pintos e os Barbosas/JEBs...

Francisco disse...

O balanço desportivo do primeiro ano não é bom, óbvio. Mas as contratações foram na sua grande maioria de qualidade. Não foi tanto por aí que o Benfica falhou...

Agora, é pena realmente que haja tão poucos portugueses, mas, infelizmente, a verdade é que não há muitos jogadores nacionais de verdadeira categoria disponíveis. Os melhores estão lá fora e os jovens são apenas isso, jovens. E no caso do Benfica, sabe-se, ainda mais difícil é dar-se o tempo e tranquilidade necessária para jovens da casa amadurecerem e progredirem, infelizmente.

Mas agora aproveito e pergunto: sabem quantos o Porto contratou nestes mesmos dois anos? Pois nada mais nada menos do que 22 jogadores. Deixo como sugestão fazer também um post de análise e balanço a essas contratações, seria interessante.

master kodro disse...

Caro Francisco, 21 jogadores, 6 portugueses que custaram, mais coisa menos coisa, 45 milhões. Um deles - dos 21 - já rendeu 15 milhões.

Quanto a títulos, 1 Liga, 1 Taça, quartos de final da Champions.

Acrescento que o Porto fez mais de 105 milhões de euros (ainda não contei Ibson, Cech, Machado e João Paulo) em vendas e o Benfica não chegou aos 10 (5 são do Nélson).

Na mesma fase, o Sporting gastou 13 milhões.

Está tudo à mão, meu caro. :)

master kodro disse...

Ou seja, o Benfica comprou mais do que o Porto e quatro vezes mais do que o Sporting, vendeu um décimo do Porto e ficou em terceiro no único campeonato terminado.

Eu não sei como é que isto não faz pensar mais as pessoas (mais do que se vê escrito, normalmente).

Pedro disse...

Quando um DD contrata os jogadores q Rui Costa contratou a nota final só pode ser positiva.

O papel de um DD é satisfazer os desejos do treinador e dar-lhe as melhores condições possíveis. Rui Costa fez isso.

Ao mesmo tempo nunca deixou de estar presente junto da equipa e de defender a mesma dos ataques exteriores.

A nota só pode ser positiva.

MM disse...

Porra, que fixação do caralho. Devem ser umas comichões...

Hattori Hanzo disse...

Rui Costa é claramente um yesman do actual presidente do Benfica. Basta ver as declarações dele durante as últimas eleições. Parece-me que a maioria dos negócios do ano passado foram feitos por ele ... Quanto aos de este ano já tenho as minhas dúvidas. Rui Costa em todas as coisas onde se meteu desde que se tornou director desportivo do Benfica tentou sair por entre os pingos da chuva. Pessoalmente desiludiu-me ... no fundo com ele e ao contrário do que apregoam ficou tudo na mesma no clube: contratações ao desbarato com muita gente no meio a ganhar comissões, os jovens que vêm das escolas a continuarem a não ter hipóteses, os emprestados a terem muitas dificuldades em ficar com colocações e quando ficam com o Benfica a continuar a suportar a totalidade do ordenado, mudança de metade da equipa por ano (que depois se vai embora rapidamente) e por último com o treinador a continuar a ser o principal culpado de todos os erros que se fazem na gestão do plantel.

Francisco disse...

Obrigado pelos dados fornecidos, Master Kodro.

Agora, com o que referes, reforças ainda mais a minha convicção de que não é pelas contratações que passa a diferença entre Porto, Sporting e Benfica. Dito de outra forma:

- O Porto comprou ainda mais que o Benfica (ou seja, não é por comprar demasiados jogadores que há problema) e o Sporting muito menos;

- Em termos de qualidade, pode ser até ser discutível, mas assumamos que o Porto comprou os melhores jogadores e os do Sporting são piores do que os que Benfica contratou;

E o Benfica terminou atrás dois dois, com características totalmente diferentes. Não é nenhum destes factores que explica o insucesso desportivo. É muito mais uma questão de estrutura, de enquadramento do departamento do futebol, de estabilidade do clube como um todo, de um projeto bem-definifo de médio/longo prazo.

E quanto a isso não há nada a dizer. É sabido que o Benfica, pelas suas particularidades, está atrás neste aspecto dos outros dois. Do Porto porque este é um clube vencedor, enquadrado em todo um ciclo que permite precisamente coisas como vendas tão valorizadas. Do Sporting porque as expectativas são necessariamente menores face aos rivais face aos recuros disponíveis.

Ao Benfica, pelas suas características, resta apenas uma solução para inverter a situação: ganhar. Para tal, investe fortemente no plantel. E, mais uma vez, repito, não me parece que tenha sido pelas contratações que o Benfica falhou o ano passado. Outros anos da gestão de LFV foram muito mais catastróficos a nível de contratações, pois gastou-se bastante (não tanto, mas mesmo assim bastante) por jogadores de um nível muito fraco. Garantias de sucesso, nunca há, em nenhum clube do mundo. E parece-me que contar com o máximo de jogadores de qualidade possível certamente não prejudica...

Agora, podemos tirar conclusões óbvias de que a nível financeiro é um tremendo risco e o ano passado foi extremamente deficitário. E de que se continuar sem títulos, o Benfica vai ficar numa situação extremamente compemetedora. Incontestável. E é óbvio que isso me inquieta. Mas estamos aqui a misturar questões distintas.

rui disse...

Francisco, bem dito!



Ruibonga

Mr. Shankly disse...

Lendo o que o Francisco escreveu, parece-me que estou de acordo com tudo. O que faz com que concorde com o Rui Bonga. Medo.

LC disse...

MK, não tive pachorra pra ler o comentario do Francisco, mas vi meia dúzia e um teu que só posso achar que estás a perder algumas faculdades.

Então num ano querias o que? Campeonatos, Taças, Taças europeias?
Sobre comparações nem vamos falar, porque só um retardado é que as pode fazer quando um está na maior montra ano após ano e os outros andam à procura do melhor rumo.

Foda-se, estás a ficar mesmo doente dessa cabeça...

LC disse...

O que disse de "num ano querias o que?" não quer dizer que não fosse possível, mas era tremendamente dificil competir tendo em conta a época anterior a essa a equipa apresentava-se com um 11 totalmente renovado com Sidnei, Amorim, Reyes, Suazo, Aimar, Yebda... que faziam mais de metade da equipa... e o treinador foi o maior erro de todos, aí sim, Rui Costa errou em toda a linha.

master kodro disse...

Pois eu acho que devias ler mais, LC. Pensarias mais e insultarias menos, em consequência.

jamsilva disse...

LC Francisco,

Então se concordam que o problema do slb neste momento é "É muito mais uma questão de estrutura, de enquadramento do departamento do futebol, de estabilidade do clube como um todo, de um projecto bem-definifo de médio/longo prazo"

pq raio é que ainda votam no LFV??

O que leva à seguinte questão:

Como é que um clube com a grandeza do SLB não é capaz de "gerar" pessoas com maior capacidade do que o actual presidente?

Mr. Shankly disse...

"pq raio é que ainda votam no LFV??"

E votávamos em quem? Bruno Carvalho? Em branco? A minha opção foi a última, mas ficou em segundo. E duvido que fosse o presidente ideal.

jamsilva disse...

Shanky,
por isso a pergunta que se seguiu.

Eu se fosse o LFV tinha saído das eleçoes plenamente convencido que é de longe o melhor candidato do universo benfiquista. e que todos os benfiquistas o querem. Pelo que tenho visto e lido por aí está longe de ser verdade.
ach que 5% em branco é manifestamente pouco para marcar qq tipo de posiçao.

matrafisco disse...

Não sei até que ponto pensaste neste post ou não MK.
Ou pelo menos no teu primeiro parágrafo.

Falar em dezoito jogadores, 50 milhões e colocar tudo no mesmo barco para falar da época anterior, quando são activos que em conjunto só deviam ser julgados no final das duas épocas não me parece muito sério. (Ou a falares a sério... Parece um bitaite no café mandado a ver se cola.)

Ou há qualquer coisa que me escapa?

jamsilva disse...

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=7f95b08d-1163-4625-b9da-38b1fec7b1a5&idCanal=00000013-0000-0000-0000-000000000013
é este o metodo RCosta?
já nao é a primeira vez que o aplica...

MM disse...

Aparentemente o Peixoto aprendeu o esquema noutro sitio:

http://www.maisfutebol.iol.pt/rtl/cesar-peixoto-sp-braga-benfica-fc-porto-belenenses-maisfutebol/1080246-3186.html