quarta-feira, agosto 26, 2009

Convocatória de Portugal

Guarda-Redes: Beto, Eduardo, Rui Patrício.
Defesas: Bosingwa, Bruno Alves, J. Castro, Miguel, Pepe, R. Carvalho, Rolando.

Médios: Deco, Duda, Moutinho, Maniche, M. Veloso, R. Meireles, Tiago
Avançados: Cristiano Ronaldo, Liedson, Nani, Nuno Gomes, Simão.

Embora tenha algumas críticas pontuais, parece-me uma escolha globalmente sensata. Queiróz deu um passo atrás e recuperou alguns dos atletas mais experientes (casos de Maniche e Nuno Gomes), o que é altamente recomendável no período de crise actual. Insistir em Edinhos e Gonçalos para esta altura seria bizarro.

Gostaria porém de ver um lateral-esquerdo na lista (só há o adaptado Duda), porventura no lugar de Rolando, que me parece a mais (cinco centrais?). Talvez preferisse Quim a Beto, nesta fase, e pergunto-me se Quaresma não poderia ser um joker interessante. A minha maior crítica é a chamada de Liedson, pois sou contra a presença de jogadores naturalizados exclusivamente com o propósito de jogarem pela selecção nacional. Percebo a escolha de Queiroz e aceito a validade do "argumento legal", mas discordo do princípio de fundo. Neste momento temos três luso-brasileiros no onze provável: não faz sentido.

O meu onze (a partir destes 22 - e portanto com os referidos naturalizados): Patrício, Bosingwa, Carvalho, Bruno Alves, Duda; Pepe, Meireles e Deco; Ronaldo, Liedson, Nani.

katanec

24 comentários:

João disse...

pepe no meio campo a fazer o quê?!?

pitons na boca disse...

Sou contra tanta coisa nesta convocatória que nem vou enumerar. Resta-me esperar que ganhem, com o pouco de português que ainda vai tendo...

Pedro disse...

Falta o Pessanha ou Nilson na baliza...

JLC disse...

Ainda não vi ninguem dizer que se o Queiros convocar deco e liedson, só temos duas naturalizações na mesma...

Para que é que temos o pepe no meio campo? Temos soluções que cheguem sem naturalizados...

Rui Lança disse...

Parece que afinal o Benfica pode ter aqui imensos gajos:

Quim
David Luiz (internacional até aos sub21, logo pode estar aqui)
Ruben Amorim
Javi Garcia (a mm coisa)
Urreta
Carlos Martins :(
Nuno Gomes
Sidnei
...

Ironia

JNF disse...

Na baliza, enfim, acho que falta lá o Moreira, melhor GR português. Não joga? Pois não, mas o Beto não joga e está lá... ou então o Quim.

Na defesa, entre Rolando e José Castro, só escolhia um, nem sei qual. Falta, tal como diz o katanec, um defesa-esquerdo. Mas quem? Antunes não. Brandão também não. André Marques jamé. Só mesmo Paulo Ferreira, mas esse nem sequer é defesa-esquerdo. Enfim.

No meio-campo, a recuperação de Maniche é completamente compreensível. É pena Petit ter-se retirado. Dava muita segurança ao meio-campo. Era caceteiro? Sim. Mas dava segurança. E o Meira? Esqueceu-se? Quanto ao resto, tudo certo.

No ataque, a recuperação do 4º melhor marcador de sempre da Selecção era mais que necessária. Sou contra a naturalização de Liedson como fui contra a de Pepe e Deco. Mas é o melhor, neste momento.

O meu onze, face a estes convocados:

Eduardo; Bosingwa, Carvalho, B. Alves (à falta de Meira), Duda; Maniche, Moutinho, Simão e Ronaldo; Liedson e Nuno Gomes

condor disse...

B.Alves(á falta de meira...)
Enfim!Colhão-de fazer!

JNF disse...

São opiniões, condor. Obviamente que para os adeptos do fcp Bruno Alves é o melhor central do mundo, jogador correctíssimo, leal, se calhar com demasiado desbocado por ter manifestado vontade de sair, mais isso resolve-se com umas ameaças.

Meira não é um prodígio, mas Bruno Alves também não o é. Não digo que B. Alves seja pior, mas simplesmente não suporte esse animal. Teve tempo para aprender com Pepe, e aprendeu bem, pelos vistos.

jose disse...

E o Pedro Mendes nao e convocado porque?

De resto, tou-me a cagar para o escrete B (nunca pensei vir a dizer isto, mas enfim...)

Somos ainda mais o gozo do Mundo. Nao sproveitamos uns Italianos e Alemaes tambem? Ja agora...

Fredy disse...

Não é o facto do bruno alves ser bom ou nao..mas sim que o meira é uma bosta! até rolandos, ze castros, carriços e vitor são melhores!

mas o maior problema desta seleçao é mesmo a baliza..não há NENHUM redes de jeito! e dos mais novinhos o unico que vejo que pode vir a ser é o ventura..e isto porque não o conheço direito!

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

"Somos ainda mais o gozo do Mundo."
Conheces o Kevin Kurany ou o Mauro Camoranesi, ou até mesmo o Marcos Senna?
Alguém goza a Alemanha, a Itália ou a Espanha por usar naturalizados? Foda-se os naturalizados podem votar e ninguém diz nada e queixam-se porque vão à "merda" duma selecção para participar em provas desportivas? Realmente é uma mentalidade muito avançada a tuga.

Hugo Viseu disse...

Gabriel: algum desses países tem TRÊS naturalizados?
O meu critério para a utilização de naturalizados é simples: vêm para Portugal e começam a jogar à bola cá, muito bem, podem jogar pela selecção do país que os acolheu e que os ensinou a jogar à bola. São jogadores e imigram para Portugal? Joguem lá pela selecção do país DELES.
Em todo o caso, quero lá saber, estou como o jose e cada vez me importa menos.
Mas é um sinal de decadência que não haja um bom guarda-redes (mas desde o Baía que não há) nem defesa esquerdo.
Com estes:
Beto (o melhor destes, independentemente de não jogar);
Bosingwa;
B. Alves;
Carvalho;
Duda (ai, ai, ai... naturalizar por naturalizar, não há aí um defesa esquerdo??)
Meireles;
Moutinho;
Tiago;
Cronaldo;
Simão;
Nuno Gomes
(sem naturalizados, claro)

jose disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JNF disse...

Senna (Espanha), Camoranesi (Itália), Seedorf (Holanda), Podolski (Alemanha), em breve Almunia (Inglaterra), Vieira (França), como podem ver, todas as grandes selecções têm naturalizados. No entanto, deveria ser criada legislação ou simplesmente uma norma da FIFA que proibisse esta situação. Desvirtua-se o conceito de selecção. O problema não é só nosso, e, mesmo podendo naturalizar a torto e a direito, creio que não deveríamos fazê-lo.

pitons na boca disse...

Colocar Seedorf, Podolski ou Vieira na mesma situação que um Liedson?
Vieira saiu do Senegal com 8 anos para França. Seedorf jogava nos seniores do Ajax com 16 anos. Podolski foi para a Alemanha com 2 anos de idade.

Virgílio disse...

Katanec: Rui Patrício??? :)

O meu onze:

Eduardo
Bosingwa, Carvalhho, Pepe, Duda
Veloso, Meireles, Deco
Ronaldo, Liedson, Nani

Fredy disse...

na alemanha até "pretos" há..não faltam naturalizados por aí! enfim..o tuga muito gosta de se queixar de tudo! basta o liedson dar-nos a qualificação qeu calam-se todos como na altura do deco!

JNF disse...

Ok, ok.

Então escolho outros:

Alemanha: Asamoah, Klose e um turco das selecções jovens que se naturalizou alemão e cujo nome não me recordo.

Na selecção franco-africana acho que nem é preciso enumerar ninguém.

pitons na boca disse...

Os meus comentários neste post não são a recriminar ninguem por pensar de maneira diferente da minha.
Não gosto de ver estrangeiros naturalizados à socapa, mas respeito que outros achem o contrário.
Lá porque os que estão na federação pensam dessa maneira, não vou deixar de ser português por causa disso, da mesma maneira que não deixei de ser benfiquista só porque meteram para lá um Vale e Azevedo, na década passada.

E se formos classificados com um golo do etiope nascido no Brasil e que agora é português de gema, melhor ainda, pelo menos é sinal que andam a fazer alguma coisa de jeito (apesar de não parecer), a federação e quem lá está. Festejarei pela selecção, sem hipocrisias, com a certeza de que continuarei a não ficar satisfeito com esta politica adoptada, tal como não fiquei com Deco e Pepe (apesar de serem casos ligeiramente diferentes deste).

André, o campos disse...

O katanec deve estar doido, só pode. Rui Patrício na baliza da selecção?! Um jogador que, assim que Paulo Bento sair do Sporting, deve ser emprestado ao Setúbal ou a clube similar.

Outra dúvida: se o Sporting joga em losango, com dois avançados na frente, precisamente porque o seu melhor jogador precisa de um avançado ao lado para funcionar (Paulo Bento dixit), que diabo faz Liedson na selecção a jogar num 4-3-3?

Outra dúvida: (luso-)brasileiros por (luso-)brasileiros, que diabo há de errado com o Paulo Assunção? Será que Carlos Queirós tem medo que leve na tromba de jogadores do FCP?

Grilo Falante disse...

Silogismo:
-Imigrante estrangeiro serve para construir pontes.
-Imigrante estrangeiro não serve para jogar na selecção;
- Quem assim pensa é...

Virgílio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
condor disse...

Tá bem,vai cagar que isso passa!
O B Alves apenas joga no clube errado,á semelhança de muitos outros!