segunda-feira, agosto 17, 2009

Benfica 1 x Marítimo 1

1. "O Benfica foi vítima da sua euforia. O jogo de hoje serviu para a equipa confrontar-se com a realidade e obrigar os seus adeptos a descer à terra". Não faltarão análises que começarão com estas duas frases. Considero-as um perfeito disparate. Primeiro, porque a euforia de um início de época é algo comum a todos os clubes grandes. A esperança de títulos é, no essencial, o que move os adeptos - estranho seria que, aquando de um reinício de provas (onde todos começam do zero), alguém partisse derrotado e sem ânimo.

Segundo, porque a dita "euforia benfiquista" foi acima de tudo construída pela imprensa, a quem interessa a mobilização dos adeptos. Julgo que os dirigentes e jogadores têm sido razoavelmente comedidos e até os adeptos, tradicionalmente excessivos e até fanfarrões, parecem mais realistas (há excepções, como é óbvio, mas tentemos furtar-nos a generalizações fáceis). Pedir mais contenção seria ridículo, quando a equipa tem qualidade e pode assumir-se como candidata ao título (embora não sendo favorita, dado o domínio portista no nosso país).

Terceiro, porque o Benfica esteve muito bem no jogo de hoje. O primeiro tempo foi pobre, é certo, mas quer na circulação de bola, na dinâmica ofensiva, até na solidez no miolo e retaguarda, pouco há a apontar. Os encarnados criaram oportunidades mais que suficientes para ganhar e só não o conseguiram devido à má finalização, excelente prestação de Peçanha e algum azar, convenhamos. Ao Marítimo saiu a sorte grande: não criou uma única situação de perigo e ainda assim sai da Luz com um empate a uma bola.

2. Isto não quer dizer que este jogo não deva servir de aviso. O campeonato português é mais competitivo do que parece, e as equipas "pequenas", mesmo quando pouco atrevidas, são geralmente muito organizadas a defender. O Benfica - e os outros grandes, aliás - necessitam de trabalhar ainda mais os processos ofensivos e perceber que não podem desperdiçar três ou quatro oportunidades flagrantes por jogo.

3. Em termos individuais, gostei muito de Coentrão (melhor em campo) e de Aimar (como sempre defendi, brilhante na posição de organizador de jogo). Notas positivas para Javi Garcia e Weldon. Cardozo e Saviola, algo apagados, Di Maria trapalhão. David Luiz, quase sempre mal. Com Shaffer no banco, não se justifica a insistência neste erro de casting.

4. Uma nota final de um adepto de futebol (e não estritamente do Benfica): o futebol necessita de resolver rapidamente o problema do anti-jogo, sob pena de, daqui a uns anos, ninguém ter paciência para este desporto. Foi simplesmente patético o que sucedeu na Luz (Peçanha foi por exemplo assistido três vezes em situações distintas!). Há tempos, o Filipe sugeriu uma ideia que me parece genial para esta questão: introduza-se a "paragem do cronómetro" (e reduza-se o tempo de jogo, naturalmente), como noutros desportos. Corta-se o mal pela raiz e favorece-se o espectáculo.

katanec

35 comentários:

JLC disse...

Há pouco tempo disseste isto

"Quanto à arrogância e optimismo infundado, deixo apenas as seguintes pérolas: Djaló: "Partimos à frente". Rochemback: "Considero o Sporting o mais forte dos três grandes". Elucidativo."


Agora, depois de o Jesus ter dito ainda antes do primeiro treino que ia meter a equipa a jogar o dobro. Depois de ter dito que tinha a certeza que ia ser campeão... O que é que tu dizes?

Que a euforia é comum aos grandes e que no benfica andam a ser comedidos.


É assim mesmo katanec.

Valdemar disse...

Pois.

Azar.

A outra equipa estava dentro da baliza. O autocarro.

Anti-jogo.

Sei.

Já o Nacional, não. É o Sporting que é mau.

É curioso que entre Domingo e hoje, vi muitos engolir críticas fáceis.

rui disse...

Tal como o paços...ha um lance em que o jogador ve que vai ser substituido e deita-se no chao...isso vai ser sp assim, sp que uam equipa pequena se apanhar a ganhar...

em relção ao peçanha, foi assistido 3 vezes pk das 3 sofreu entradas duras e despropositadas...alias ainda tou para perceber como é que o benfica conseguiu acabar com 11 jogadores ontem...tudo bem que o jesus queira intensidade no jogo, mas aquilo ontem estave mesmom muiiiiiiiiiiiiito durinho...so de cabeça entradas "assassinas" sem intenção de jogar a bola lembrome de 4: david luiz, garcia, aimar e cardozo. Mas como nenhum se chama hulk ta tudo bem...alias o alonso ontem esteve 5 segundos a pedir amarelo e nao lhe aconteceu nada...hm estranho...ah espera: tb não se chamava hulk por isso nao conta...a nao sabia que agora se podia cometer faltas para penalti sem levar o respectivo amarelinho...mas ok, depois o arbitro prejudicou o benfica...ta bém tá... já começou a epoca...


RuiBonga

pitons na boca disse...

Hulk não viu amarelo por pedir um para o adversário, viu um amarelo por mandar vir com o arbitro depois de ele proprio ter feito falta sobre o adversário... se calhar mandou o arbitor "tomar no..." sitio que a gente cá sabe. E a jogada do 2º amarelo não sei até que ponto não devia ter sido vermelho directo.

Fazer penalty não implica ver cartão amarelo, em lugar nenhum do mundo. Depende sempre da gravidade da falta e não do sitio onde é feita.


Mas já que falas dessa jogada, que me dizes da jogada em que o defesa do Maritimo corta a bola tambem com o braço, já perto do fim do jogo? Se marcou um, porque não marcou o outro?


Mas tens razão, já começou a epoca:
"Bruno Alves cai sobre Danielson, com as botas a ficarem em cima da cabeça do brasileiro."Tenho pena de não ter aparecido esta no resumo, pode ser que venha a aparecer numa qualquer compilação do youtube...


E mais uma engraçada... que não tem piada nenhuma

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=39cae03b-caf0-4a7c-b7f5-519405a47f8c&idCanal=00000017-0000-0000-0000-000000000017

pitons na boca disse...

Respondendo ao texto do Katanec, gostei da atitude da equipa. O Maritimo veio dar uma imagem muito fraca daquilo que podem fazer. No jogo inteiro fizeram 2 remates de livre directo para fora e marcaram num penalty que nem todas as equipas sofrem (se o equipamento fosse às riscas verticais e noutras cores, duvido que fosse assinalado).

Acho que devia jogar o Schaffer, principalmente nestes jogos em que se prevê que os adversarios vão aparecer fechados. Os seus centros podem fazer muita mossa e a velocidade pode colmatar algum mau posicionamento no inicio do processo defensivo (em caso de contra-ataque adversario).

D.Luiz ao centro, sem duvida. De resto, acho que Coentrão merece mais minutos pelo que tem feito. Sei que é coisa dificil de encaixar no onze, mas há que premiar o trabalho sem olhar tanto ao nome. Saviola um tanto apagado, Cardozo com um dia para esquecer e Di Maria algo complicativo. O resto não esteve mal de todo.

As perspectivas continuam a ser boas, desde que se mantenha esta atitude, esta vontade de mandar no jogo e, evidentemente, maior acerto ofensivo.

rui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rui disse...

pitons se nao viu o jogo tas calado...o hulk nao disse nada ao arbitro...ve-se nas imagens...a nao ser que ele seja ventriloquo. Ele viu o amarelo apenas por te lo pedido; um gesto que durou menos de um segundo e muito tenue...mas o sr arbitro queria cumprir as recomendaçoes que dizem que os arbitros devem estar atentos a essas situações. Mas se calhar era so quando fosse o hulk e deixaram esse bocado no comunicado a comunicação social.

E o lance do bruno alves sim,acabou k os pes na cabeça do jogador do paços, mas para quem viu o lance (e nao apenas o leu) sabe que foi apenas uma consequencia do movimento dos jogadores. Eu sei que o benfiquista gosta muito de imaginar coisas e que vive num mundo muito proprio, com as suas pp regras e ideias...

E se a falta do hulk seria para vermelho entao fico contente por me dar razao que os jogadores do benfica deveriam ter vindo pa rua: david luiz, cardozo, garcia e aimar...O pá tou mesmo contente. Um benfiquista a dar me razao! Porque se assim nao é, entao esta me a dar razao que o hulk foi mal expulos (pk o primeiro amarelo dele foi mal mostrado). Agora é que se meteu numa alhada...Ehehe. Ah e se nao me responder eu vou entender como me dando razao ;) 'Pétaculo!!! :D

Em relaçao ao amarelo no penalty, acho que devia ler as regras...já por uma vez fui desenterra-las, por isso se quiser procure voce...mas nem é algo que me apoquente muito.

Em relação ao penalti por mao do jogador do maritimo, ja vi marcado por menos por isso nao ficaria escandalizado. Pessoalmente nao acho que seja, mas isso sou eu...agora que as coisas nao chegariam àquele ponto se o arbitro tivesse expulsado os jogadores do benfica como deve ser, com certeza que nao chegariam...Pelo menos o david luiz...mas uns chamam-se hulk e outros nao...Se fosse serio e nao visse tudo a vermelho (como os touros enraivecidos) sabia que devia era estar caladinho no que diz respeito a arbitragem no jogo de ontem do benfica...mas ja começou com o "ai o benfica nao ganhou nao so, mas tb porque o arbitrou prejudicou..". O arbitro so ajudou por isso teja mas é caladinho.


Fale de que quiser, mas nao diga disparates...se bem que pode continuar a fazer pk sao das piadas mais engraçadas que ha.



Ruibonga

Valdemar disse...

Rui Bonga,

se o Hulk é assim tão comportadinho e bom rapaz, não se percebe porque foi o Bruno Alves, também ele um ex-bom rapaz e bem comportadinho, mas desta vez no papel de capitão, chamar a atenção ao gajo que estava a abusar.

Ou nós Sportinguistas tbm vivemos no mundo dos lampiões?

E já agora, o que foi aquilo do Adriano? Tropeçou repetidamente nos punhos de super-dragões?

FIL disse...

A mim pareceu-me um Benfica mais lento em relação à pré-epoca, em especial Saviola e Aimar. Sempre achei que nos particulares, se verificou uma correria desenfreada de alguns jogadores que seria dificil manter durante a época, o que não estava à espera era de um abrandamento já no 1.º jogo.

O posicionamento do Maritimo muito atrás, embora com jogadores rápidos prontos a sair para o contra-ataque (que funcionou muito mal em termos de definição e precisão, caso contrário, o filme seria outro bem pior) acabou por enervar o Benfica que fez, diga-se, uma 1.ª parte fraca, lenta e que se limitou a dar tudo na 2.ª, o que é normal, mas muitas vezes através de lançamentos de linha lateral directamente para a área e cruzamentos quase da linha do meio-campo à espera de um milagre (longe de ser o massacre que a vergonha impressa "A BOLA" e Jesus querem impingir).

Já a agressividade a que o rui se refere, passou realmente do limite, havendo situações suficientes para que o Benfica não acabasse com 11 em campo...mas lá está, Luisão passa impune a tudo, entra como quer às bolas (a fazer lembrar outro central lá do Norte) e os outros vão aprendendo...

Água fria para os crónicos campeões da pré-epoca, que o calor tambem é muito. Para já, até em termos emocionais, foi o que saiu pior da 1.ª jornada, espero que não chegue para arrefecerem muito, que a malta gosta deles lá nas nuvens ;)

Valdemar disse...

Esquecem-se que eles querem é vender-lhes jornais...

pitons na boca disse...

Caro RuiBonga, o Hulk viu amarelo numa jogada em que o arbitro marcou falta dele sobre o defesa pacense. O Hulk esteve uns bons 5 segundos a mandar bitaites ao arbitro (o que ele disse já não sei, estou certo que o Rui saberá que era a convidar para beber um "fino" ou para um jantar na casa do PC, para tentar ajudar o paizinho do arbitro). Foi aos 18 minutos, se quiser ir rever, mas desta vez com os olhos abertos, sff.



Em momento algum falei dessas "agressões barbaras" dos jogadores do Benfica, principalmente porque não tenho as alucinações que o Rui tem, portanto não lhe dei razão em porra nenhuma. Falei do lance em que o Hulk faz uma tesoura por trás ao defesa pacense, e mais nada.

Pare de delirar, se faz favor.

Mário Rui Oliveira disse...

solução para o antijogo ...

Prcisa de Assistência ? 5 minutos fora de campo !

é o GR ? Cria-se uma figura de substituição temporária ! entra o GR suplente durante 5 minutos

haviam de ver como a coisa agilizava !

JLC disse...

Pois agilizava.

E depois mete-se o bruno alves a dar porrada durante 15 minutos, e o adversário fica a jogar com o guarda redes e os centrais.


É uma solução inteligente sim senhor. Eu ia buscar o paulinho santos para reforçar o meio campo.

carlos paulo disse...

O problema do anti-jogo passa pela vergonha dos árbitros em concederem os minutos de descontos correspondentes ao que verdadeiramente se passou em campo. Claro que não é possível igualar o tempo de jogo aos 90 minutos mas, convenhamos, cinco minutos de descontos na segunda parte? Talvez um quarto de hora fosse mais justo. Na segunda metade do jogo a postura do Marítimo foi simplesmente uma vergonha, sempre a quebrar o ritmo de jogo ao mínimo toque. Claro que sou benfiquista e a situação me incomodou particularmente mas acima de tudo sou adepto de futebol. É miserável. Faz-me sentir vergonha das equipas, dos treinadores e do campeonato português.

rui disse...

"se o Hulk é assim tão comportadinho e bom rapaz, não se percebe porque foi o Bruno Alves, também ele um ex-bom rapaz e bem comportadinho, mas desta vez no papel de capitão, chamar a atenção ao gajo que estava a abusar." Foram falar com ele para tentar acalma-lo e nao deixar que o enervassem.

Realmente o hulk é ventriloquo...mas se tiver ai as imagens eu nao me importo de me corrigir...


Em relação as agressoes por parte dos jogadores do benfica só mesmo para quem nao quiser ver...enfim...

Mas depois admirem-se quando o benfica for jogar pa uefa e nao se percebr o porque de nao ganhar nenhum jogo...ora quando nao se pode distribuir pancada a torto e a direito e nao se sabe jogar a bola, torna se dificil ganhar jogos.


RuiBonga

luis disse...

O árbitro será o menos culpado do anti-jogo. Como pode um árbitro ter a capacidade de avaliar correctamente uma lesão?

É uma questão de mentalidade. Os clubes pequenos, são pequenos, também por isto.

Continuo a achar que se jogassem mais ao ataque, ganhavam mais jogos contra os grandes. Assim, marcam um golo e apostam tudo na defesa e no anti-jogo.

Pedro disse...

O árbitro pode não saber avaliar a gravidade da lesão mas tem q compensar nos descontos. E se não sabe avaliar as lesões sabe perfeitamente avaliar as perdas de tempo na reposição das bolas.

Amarelar o Pessanha aos 85 minutos é gozar com 55 mil espectadores...

carlos paulo disse...

Luis, o Pedro respondeu por mim.

Houve um momento significativo. O Pessanha vai repor a bola em jogo, o Luisão vai a passar por ele e há um choque (não sei se há, de facto, mas vamos acreditar que sim). Ora, pela forma como o guarda-redes se queixa de dores, parece que tem receio de perder o braço. Sim, amputação. Já não se vai conseguir salvar. Uma desgraça em campo. Mas não. Quatro minutos depois, equipa médica do Marítimo ainda no relvado. Afinal está tudo bem. Salvou-se uma carreira.

Por amor de Deus.

Quanto ao comentador Rui, ontem passaram umas imagens na RTP, se não estou em erro, em que se vê claramente o Hulk a insultar o árbitro. Totalmente percéptivel. É uma questão de procurar.

rui disse...

O que? A insultar da mesma forma que os jogadores do benfica fizeram?? E quantos deles é que levaram amarelo...é so isso que eu reclamo: justiça para todos...mas ta claro que so um é que se chama hulk.


RuiBonga

Valdemar disse...

Bonga,

pára com isso. Estou quase a esgotar a caixa de cleenex. Coitadinho do Hulk. E do Bruno Alves. E do Paulinho Santos. Até já do macaco do Porsche...

Abraço

Hattori Hanzo disse...

Então não eram em agressões? Agora já vai em insultos. Decide-te lá Rui. Eu sei que por ti o Benfica não acabava o jogo, mas segundo vejo os teus comentários isso também seria normal em todos os jogos. Quanto ao jogo e das supostas entradas duras sobre Pessanha (a que tu falas Carlos Paulo é tão boa que o gajo começa primeiro a agarrar-se à sua perna direita, onde ninguém lhe tocou, mas se calhar foi do toque), eu vi o jogo comentado por um inglês que houve uma certa vez até disse qualquer coisa como "Surpresa! Desta vez Pessanha conseguiu não cair!" Mas Rui se queres falar do Soares Dias até te digo que o gajo fez (para variar) uma má arbitragem, tendo os dois clubes razões de queixa (posso-te dizer que por exemplo o golo do Benfica até vem duma falta que não existe, tal como aliás o penalti sobre o Saviola, mas em contrapartida se a mão do David Luiz é para penalti a da 2ª parte na jogada do Weldon também seria e se calhar num jogo a sério eram mostrados mais amarelos do que foram durante todo o jogo, e olha que foram 9). Quanto à paradinha no penaltie, voltou a ser possível, foi? Sei que no Brasil uma situação idêntica serviu para conversa durante um mês, aqui pelos vistos parece ser normal. Esperemos pelos próprios capítulos ... Quanto ao jogo aconteceu o que se esperava (alguém na primeira parte viu alguma diferença em relação ao futebol do Benfica do ano passado?), com apenas na 2ª parte a pegarmos no jogo e procurarmos o(s) golo(s). E habituem-se, já que este é o nosso campeonato.

rui disse...

Eu so estou a pedir igualdade quer nas agressoes, quer nos insultos.

Em relação as expulsões o mais grave foram as perdoadas ao david luiz e cardozo...

E pelos vistos (aidnan vi o lance do penalti do benfica), o saviola simulou?? Quantos jogos de castigo ai levar como o lisandro?? Ficamos à espera...

E dos nove amarelos a maior parte foi para os do maritimo, quando deveria ter sido o contrario...

RuiBonga

O Anti Lampião disse...

http://oantilampiao.blogspot.com/2009/08/plano-m-de-miguelito.html

Plano M de Miguelito



Os crónicos campeões de pré-época estavam a perder, quando numa zona lateral da grande área é executado o plano M; plano esse, que deveria ser posto em prática caso a agremiação estivesse em situação aflitiva e na iminência de sofrer novo enxovalho.


Quem veio em socorro da agremiação perante situação tão aflitiva, nada menos do que José Miguel Organista Simões Aguiar também conhecido como Miguelito e que em 2006 se vinculou à agremiação por quatro temporadas, estando presentemente emprestado ao Maritimo.
José Miguelito aka Miguelito comete "de forma ingenua (que graça tem estes jornalistas avençados) o penálti sobre Saviola".



Ele bem tentou cumprir a sua obrigação enquanto jogador emprestado da agremiação.

pitons na boca disse...

Afinal o penalty do Saviola foi simulado ou "comprado através do Miguelito"? Vejam lá se vocês se decidem de uma vez... ou melhor, deixem estar assim, que mais hilariante não dá para ser.

rui disse...

ó pa eu n vi o lance...foi so baseado no que disse aqui um benfiquista...


ruibonga

Valdemar disse...

Anti,

sim, essa parece-me credível.

Isso e ter sido a madre Teresa de Calcutá que assassinou o Kennedy. (o presidente, não o jogador)

Mais credível é a legião de jogadores que o Porto tem emprestados como forma de influência/pagamento de serviços a equipas da liga.

Hattori Hanzo disse...

Rui, antes de falar vai ver as coisas sim, para não dizeres disparates: os amarelos foram equilibrados - 4 para jogadores do Benfica e 6 para jogadores do Marítimo (foram 10 e não 9, tinha-me esquecido o do Peçanha no final do jogo). Se houvesse expulsões seriam para os dois lados, David Luiz com as suas entradas não acabaria o jogo (e era por duplo amarelo, que é um bocado diferente de vermelho directo) e Peçanha muito provavelmente também não acabaria o jogo com a quantidade de tempo que fez perder (como o Pedro disse amarelo aos 85 min. depois do que o gajo fez durante todo o jogo é gozar com o pessoal.) E alguém falou em simular? O contacto é promovido por Saviola, que é um bocadinho (mas só um bocado)diferente. Se queres falar de arbitragens pergunta-te também o porquê do fora-de-jogo (que não existe marcado no final da partida quando o jogador do Paços (que não me lembro agora quem era)já ía isolado para a baliza e tenta explicá-la ao Paulo Sérgio, porque parece que ele não percebeu. Quanto a igualdades de tratamento vêm em todos os casos, não só nos que te interessam: quando o Bruno Alves passar a ser castigado pelas suas entradas talvez eu possa concordar com essas informações (é engraçado que são sempre fruto dos movimentos dos dois jogadores, eu posso dizer o mesmo de muitas das entradas que são dadas em Portugal com vermelho directo).

rui disse...

Portanto parece que promover o contacto para ludibriar o arbitro para este marcar um penalti que não existe não é simular...O que um gajo aprende...

E essa do bruno alves ter agredido de alguma forma o jogador do paços ta demais....


ruibonga

Hattori Hanzo disse...

Sim, promover o contacto com o defesa é um bocado diferente de se atirar para o chão, que foi a simulação do Lisandro. Pelo menos é-o na minha terra, na tua é capaz de ser a mesma coisa. Sobre o Bruno Alves desencata-me lá onde eu falei em agressão dele. Ou tu achas que uma entrada dura é a mesma coisa que agressão? (Eu nem falo desta semana porque não vi o lance). É que se achas de facto tens alguns problemas com a língua portuguesa e sobre termos de futebol.

rui disse...

Sim, mas nao estao a ludibriar em ambos os casos os arbitros para marcarem faltas que nao sao? Por isso a pergunta mantem-se: quatos jogos é que vai apapanahr o saviola?

Em relação ao lance do bruno alves, nem seker foi uma entrada dura...nao tem ponta por onde se lhe pegue...



ruibonga

Allez Sporting disse...

essa do Miguelito tinha-me passado despercebida.

e os ogres lamps ainda falam dos emprestados

Hattori Hanzo disse...

Sobre o Bruno Alves estou à espera ainda que me desencantes onde é que eu falei do lance desta semana. Pelo contrário eu até digo que nem o vi. Sobre o resto ... não tinhas acabado de dizer que era a mesma coisa? É que ainda por cima o penalti foi falhado, portanto não estou a ver onde é a mesma coisa ... a não ser em alguém que não viu o jogo, nem o lance mas conseguiu ver já três jogadores do Benfica que deveriam ter sido expulsos.

JNF disse...

Mas o Miguelito ainda é do Benfica?!

Não é por nada, mas acho que não, por isso, parem lá de confabular.

JNF disse...

Se a ignorância matasse...

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=00791656-3333-3333-3333-000000791656&idCanal=00000020-0000-0000-0000-000000000020

N. disse...

JNF, cá estamos novamente...


O defesa-esquerdo Miguelito chegou ontem a acordo com o Marítimo para as próximas três épocas, regressando assim ao Funchal, mas para representar o rival.

O jogador, que estava ligado ao Sp. Braga por mais três temporadas, segue as pisadas de outro esquerdino também ele proveniente do clube minhoto: Carlos Fernandes.

Refira-se que na conferência de imprensa da apresentação do treinador Lori Sandri, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, anunciou que a contratação de um lateral-esquerdo estava concretizada, faltando apenas assinar. Ontem, o segredo foi desfeito.


Recorde-se que foi na Madeira que Miguelito viveu um dos melhores momentos da sua carreira, ao serviço do Nacional, em 2005/06, o que levou o Benfica a contratá-lo. Na Luz, no entanto, o defesa acabou por não ser feliz.

Em Braga, Miguelito tinha contrato por mais três anos, mas rescindiu de comum acordo, visto que os minhotos e verde-rubros já se tinham entendido. “Hoje não vou falar. Primeiro quero que seja o Marítimo a falar”, afirmou o novo reforço maritimista de forma amável, sem querer ser ele a confirmar a transferência. A vinda do ex-bracarense para o Marítimo implica a ida de Evaldo para Braga, numa troca de direitos desportivos acordada pelos dois clubes.

Ontem foi também dia de Djalma renovar por mais três anos o contrato com o Marítimo, cumprindo a cláusula que existia no seu vínculo.

Autor: jnascimento
Data: Terça-Feira, 17 Junho de 2008 - 3:54