quinta-feira, maio 14, 2009

Cabala contabilística

Obviamente que isto é gente que não sabe fazer contas. Benfica (SAD mais clube) com 267 milhões de passivo, Sporting (SAD mais clube) com 221 milhões e Porto (SAD mais clube) com 153 milhões? Uma cabala contabilística, é a única explicação que encontro para estes números. É como para os 15 milhões do Vitória. Quando são bem gastos a contratar Kamanis não há problema nenhum.

master kodro

18 comentários:

Sport Billy disse...

Master,

Só por curiosidade... mas mesmo só por muita curiosidade, tenta aferir qual é o valor dos activos desses mesmos três clubes (sad+clube)... a contabilidade não é muito complicada... activo=capital próprio+passivo, logo...

kovacevic disse...

Apesar de 56 milhões de euros de diferença, o texto diz que Sporting e Benfica apresentam resultados... semelhantes!

cparis disse...

??

Porque dizes que é uma cabala contabilistica?

master kodro disse...

Nem sei o que diga, sinceramente.

Sport Billy disse...

... diz-nos qual o valor do activo de cada uma das sociedades!! ...sei que vale o que vale, mas acho que faz algum sentido afirmar que uma empresa não é seguramente avaliada única e exclusivamente pelo seu balanço... quanto mais pelo valor do seu passivo! A noticia em si é uma bela porcaria... economicamente/contabilisticamente falando vale um ganda zero... não aquece nem arrefece... bem + importante é aferir qual a capacidade que estas 3 "empresas" tem de gerar mais valias (proveitos) no seu futuro, ou seja vamos ter proveitos ou prejuizos??? É isso que serve p/ remunerar accionistas/bancos/fornecedores/terceiros/jogadores... existe estrutura equilibrada ou não?? Isso sim é relevante!!

kovacevic disse...

46 milliones, claro

Fredy disse...

pois sport billy..dito isso cega-se à conclusao que o benfica ta bem fud*** lol pois não tem activo nenhum de jeito! falando em jogadores claro! mas o estado novamente dará uma ajuda quando a altura chegar

Rantas disse...

A única justificação possível para esta notícia é o pessoal não saber mesmo fazer contas.

O passivo do Sporting (enorme, 221M) ocupa páginas e páginas de jornais, preocupa os gestores do clube, obriga a contenção ano após ano. E tem uma tendência a baixar, se a nova Direcção mantiver a linha orientadora dos últimos anos.

Já o passivo do Benfica (só 267M) nunca é notícia, muito menos factor relevante para os gestores. A tendência será para aumentar, com o novo ciclo que aí vem.

Já o passivo do Porto é para mim uma surpresa. Pensei que fosse mais elevado...

Saulo disse...

Sport Billy:

http://www.futebolfinance.com/resultados-semestrais-negativos-para-benfica-porto-e-sporting

cparis disse...

Rantas,

Provavelmente porque a SCP-SAD é a única que tem capitais próprios negativos.

Pedro disse...

Mas qual é o problema do SLB ter um passivo superior aos outros? Q relevância é q isso tem na análise da capacidade financeira dos clubes???

Mr. Shankly disse...

Olhar só para o passivo é um disparate completo, acho que é escusado dizê-lo. Mas a imprensa (especialmente a desportiva) adora.

O texto entra em grande, dizendo que "O passivo dos chamados três "grandes" ascende já a 650,6 milhões de euros, somando os resultados financeiros das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) e dos clubes. "
Ou seja confunde passivos com resultados. Enough said.

MM disse...

Além das questões já levantadas pelos restantes comentários, é também importante ter em conta que apenas a Benfica SAD apresenta as contas consolidadas de todo o grupo Benfica. Ao contrário de scp e fcp...

Sugiro a leitura dos seguintes posts:

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/917932.html

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/897907.html

Sport Billy disse...

Olá,

Insisto... o balanço serve para analisar o valor patrimonial e o passado de uma empresa... ajuda muito pouco para aferir se existe estrutura operativa eficiente para assegurar as obrigações de uma empresa... será que os "três" conseguem ter proveitos operacionais p/ fazer face aos seus salários/amortizações/juros/custos??? Não creio... e nesta disparidade o SLB este ano promete ser campeão sem qualquer tipo de discussão!!!

Fredy... não fazes puto ideia do que escreves... o activo de um empresa não é (pelo menos teoricamente ;-) ) uma questão de opinião... é factual, garanto-te que contabilisticamente o activo do SLB é o mais alto dos três grandes... investiga porquê e pelo que é composto...

jose disse...

Gosto de vê-los assim, contentinhos, a arranjar desculpas para a despudorada gestão de Luís Filipe Vieira. Sei que farão o mesmo quando descobrirem que todo o património do clube passou para as mãos dos accionistas da SAD, com Luís Vieira à cabeça, e as dívidas da SAD para o clube. Uma coisa é certa: os benfiquistas não podem dizer que não foram avisados.

Pedro Santos disse...

É claro que não se avalia uma entidade pelo seu passivo, exclusivamente, mas é muito importante. Basta saber que o passivo é constituído por responsabilidades assumidas por essas entidades e que terão de ser pagas (a não ser que se esteja a equacionar a insolvência) a curto, a médio ou a longo prazo. Também é óbvio que há o "reverso da medalha", ou seja, o activo. Mas aqui é que começam os problemas de avaliação. Teoricamente, uma entidade pode ter um passivo monstruoso (o passivo da Microsoft deve ser qualquer coisa de brutal), mas o activo deverá acompanhar esses números. A questão é que há activos e activos... Os passes (direitos desportivos) dos jogadores, por exemplo, são contabilizados como imobilizações incorpóreas, sendo amortizados ao longo dos anos de contrato, até o seu valor contabilístico líquido ser zero. Se pensarmos no Benfica, por exemplo, o passe do Balboa está no activo (e por um valor considerável), mas será que o seu valor real é mesmo esse? Será que o Benfica conseguiria realizar o valor contabilizado numa possível venda? O passivo tem de se pagar (pode haver uma renegociação de prazos) e, normalmente, não há perdões. O activo pode não ser convertível em meios líquidos pelos valores contabilizados...

Mr. Shankly disse...

Bem dito, Pedro Santos.
Falta saber uma coisa: os passivos (e restantes grandezas) são comparáveis? Penso que só quando os três tiverem as contas consolidadas poderemos fazê-lo. Desta forma, existem diversos critérios de repartição de activos e passivos pelas empresas dos respectivos universos. Por exemplo, é pouco consistente o passivo do fcp clube comparado com os outros.

Fredy disse...

sport billy, por acaso até sei do que falo..mas se tu gostas de pensar assim é contigo..no futuro iremos ver quem tem razão!

o mesmo se aplica ao mr.shankly..deixam-se enganar com qualquer coisa e por qualquer um! depois não admira a classificação do benfica e o seu estado economico financeiro!