quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Queiroz, o Louco

Peço desculpa por meter a colher num assunto já lançado pelo caríssimo master kodro, mas o que Carlos Queiroz acaba de fazer, na forma de convocatória, é no mínimo gozar com todos os atletas que trabalham no duro para, algum dia, envergar a camisola da selecção nacional.

Gonçalo Brandão, essa antiga promessa do Restelo, agora no Siena, alinhou esta época em seis (6) partidas da Serie A, campeonato que já cumpriu a jornada 22. Uma pessoa pensa: é azar, uma fase má. Não, não é: em seis épocas como profissional, Gonçalo Brandão (22 anos) apresenta como balanço extraordinário menos de 30 (!) presenças em competições oficiais de clubes.

Depois temos Orlando Sá, um tipo que pode vir a ser o melhor ponta-de-lança do mundo, não faço ideia, mas que Jorge Jesus tem olimpicamente ignorado no Braga, em favor de Renteria, Meyong e do resto da malta que por lá anda.

Junte-se a isto todas as experiências anteriores, os boatos de que os gémeos brasileiros do Manchester United interessam à selecção portuguesa, e honestamente torna-se muito, muito difícil perceber o que pretende Queiroz.

Aproveitando a onda, proponho o treinador do Moita do Boi para próximo seleccionador nacional. Nunca passou dos regionais, mas garantem-me que tem um potencial enorme.

kovacevic

22 comentários:

JNF disse...

É criar uma petição para o treinador do Moita do Boi!

katanec disse...

Convocatória inaceitável. Uma coisa é testar opções de segunda linha (Rolando, Duda, eventualmente Yannick), que podem ser úteis num determinado momento da qualificação. Outra é promover jogadores que nem sequer se afirmaram nos seus clubes, que ninguém conhece, só porque alguém lhes reconhece potencialidades.

É evidente que Brandão, Eliseu (quem é este, mesmo?), ou Sá (17 minutos na primeira Liga!!!) não vão jogar pela selecção em encontros oficiais. Portanto, não se está a testar coisa nenhuma. Em rigor, isto mais parece uma palhaçada, uma brincadeira de mau gosto.

luissm disse...

Brutal. Grande CQ!

O homem consegue tudo, até pôr-me de acordo com os 3 K ao mesmo tempo.

Luciano Rodrigues disse...

O Eliseu faz sentido, está a fazer uma grande temporada e é esquerdino. O Brandão, penso que seja por ser um central esquerdino que também rareiam em Portugal. É para o futuro. Recordo que fez a pré-época no Siena a titular e lesionou-se no final da pré-época, dai só ter conquistado o lugar a meio de Dezembro, não mais o perdendo, ficando na retina a exibição memorável frente a Ibrahimovic, que deu que falar em Itália. O Orlando Sá ainda mais para o futuro, este sim penso que não mesmo hipóteses nos próximos tempos.

Quanto aos gémeos, não percebo, o Deco ou o Pepe naturalizaram-se, depois de toda a carreira sénior cá, e vão à selecção. O Liedson veio para cá já entradote e ainda lá deve ir. Mas os gémeos, com nacionalidade portuguesa, incomodam porquê? Se for para acautelar o futuro, se fossemos inteligentes, eram já chamados a este jogo só para calçarem e ficarem riscados do Brasil. Daqui a 2 ou 3 anos logo se via se progrediam ou não, mas já estavam blindados. Somos um país de ursos e com azar vamos chorar ao ve-los no escrete.

leaoconselheiro disse...

Mais do que tudo esta convocatória é uma contradição total para quem diz que só convoca quem estiver a jogar e para quem se queixa recorrentemente não ter tempo para treinar com os jogadores que utiliza.

Só há duas hipóteses:
- Ou ele está obcecado em ter as mesmas condições que teve Scolari e finge que Portugal é o organizador do 2010, podendo fazer experiencias.

- Ou aquela conversa do "Quero saber com quem salto para a selva" não era em sentido figurado. Ele está mesmo à procura dos melhores companheiros para uma cruzada no Amazonas...

João Mendes disse...

Terrível... fiquei parvo com esta convocatória. Acho que nem o próprio seleccionador acredita que vai ao Mundial... infelizmente!

Mr. Shankly disse...

Tenho que concordar contigo (convocatória risível) e com o mk (numa altura em que não se recomendavam estes disparates).

JNF disse...

Só vejo nesta convocatória uma tentativa de auto-promoção de CQ. Passo a explicar: se algum dia um destes três jogadores em causa (Orlando Sá, Eliseu ou Brandão) valer alguma coisa, as pessoas ainda hão-de dizer: "Lembram-se quem os convocou pela primeira vez? Foi o grande Professor Carlos Queiroz!"
Nem o Júlio Isidro lançou tanta gente...

Mais não consigo ver...

Jorge disse...

Acho um pouco exagerada esta reaccao a convocatoria.
O grupo de jogadores que supostamente constitui a equipa base da seleccao foi convocado, ha dois jogadores lesionados que foram substituidos por dois jogadores novos.
O Quaresma nao tera sido convocado por nao estar a jogar grande coisa, ou/e porque esta numa fase de transicao que pode ser crucial para a carreira dele e por consequencia para a carreira dele na seleccao.
Quais e que seriam as mudancas que voces fariam nesta convocatoria? Acham que teriam um impacto tao significativo a curto ou medio prazo que justifiquem este tipo de reaccao?
As perguntas nao sao sarcasticas, nao estou a par do campeonato portugues ao detalhe, mas daqui nao me parece que a chamada de tres jogadores que jogam em campeonatos bem competitivos e ja mostraram valor sejam loucuras.

Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

Ja agora, so pude ver o Orlando Sa no jogo do Braga contra o Porto.
Ate a sua entrada o Braga teve muita posse de bola mas nao criou qualquer perigo, apos a sua entrada o Orlando quase que marca e tem mais umas quantas jogadas interessantes.
Nao e suficiente para ser chamado, mas se ele joga sempre assim e capaz de merecer um olhar mais atento.

david disse...

É a versão kami-kaze do CQ. O homem deve andar completamente desnorteado. Uma renovação destas da selecção era algo que podia ter acontecido antes da fase de apuramento começar. Agora, nesta fase de aperto, não seria mais sensato e eficaz apostar na experiência e naqueles que têm mais provas dadas de quinas ao peito? Qual é o problema que o homem tem com o Nuno Gomes? Deve ter ser herança do Scolari, porque essa também não ía muito à bola com o Nuno.

A não ser que o CQ queira apenas inventar por ser um jogo particular. Nesse caso, será mais um jogo em que não se vão treinar estratégias, nem criar rotinas. Serão 90 minutos deitados ao lixo. Um conjunto de 11 jogadores a tentar mostrar serviço individualmente.

kovacevic disse...

Caro Jorge,

conforme o katanec escreveu, o Orlando Sá tem 17 minutos na primeira liga.

katanec disse...

Jorge:"tres jogadores que jogam em campeonatos bem competitivos e ja mostraram valor".

O Orlando Sá então, está num campeonato fantástico! O quê? Entrou bem num jogo e teve uns pormenores interessantes? Por esse critério na próxima convocatória é melhor chamar 150 jogadores, para termos a certeza de que premiamos toda a gente que fez dois passes bons no campeonato português.

Agora a sério: quem é o Gonçalo Brandão? Quem é o Eliseu? E quem diabo é o Orlando Sá? Só faltou mesmo o Tozé Marreco!

Jorge disse...

Nao usei a palavra fantastico, aprendam com o MK a nao interpretarem as palavras dos outros como bem entenderem.
O Braga nao esta num campeonato competitivo? Nao e uma equipa competitiva? Nao e uma das equipas portuguesas ainda nas competicoes europeias?
Eu na altura achei que o Orlando Sa mostrou pormenores interessantes, sendo as alternativas ao Hugo Almeida o Postiga, o Nuno Gomes ou o Mantorras que ja sabemos o que valem nao acho mal nenhum chamar este jogador...
Estamos a falar de tres jogadores numa convocatoria para um jogo particular que muito provavelmente vao ser observados durante o treino e estagio sem quaisquer minutos de jogo.
Tambem acho que o CQ tem maneira de arranjar informacoes sobre jogadores que nao estao ao nosso dispor, ou seja esta a trabalhar com mais informacao do que a que nos temos ao nosso dispor.

Fredy disse...

opah.. eu acho que ele só convocou esses mecos para ninguém reparar que aquela equipa que queria ter a espinha dorsal da seleção portuguesa não teve NENHUM convocado lol

Fredy disse...

mecos salvo seja..nao os conheço sequer..até podem ser bons :)

luissm disse...

Vêem trazer ar fresco...

E o Patrício não vai porque tem um compromisso com as esperanças...

Isto deixou-me intrigado. E o Orlando Sá não tem um compromisso com as esperanças? Ou nem tem lugar na equipa mais jovem?

nm disse...

Estranho a ausência do Beto, talvez o guarda-redes em melhor forma do campeonato português. Mas, lá está, é "baixo", como o próprio admite e o Daniel Fernandes é grande que se farta.

De facto, o argumento do Patrício, quando comparado com o do Orlando Sá, não cola.

matrafisco disse...

"Eu na altura achei que o Orlando Sa mostrou pormenores interessantes, sendo as alternativas ao Hugo Almeida o Postiga, o Nuno Gomes ou o Mantorras que ja sabemos o que valem nao acho mal nenhum chamar este jogador..."

8-|

nem sei que diga...
quer dizer... eu acho que ontem não tomei LSD, mas se calhar puseram-me na bebida...

p.s.:
então o pormenor do "Mantorras" é para me deixar "KnockOut" para o resto do dia...

Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

Desculpa matrafisco o Mantorras foi um erro, queria mencionar o Makukula que ja jogou na seleccao e nao precisa de ser observado.