sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Gestão de recursos humanos de topo

Paulo Bento tem colocado Miguel Veloso a jogar a defesa esquerdo. Embora o jogador não aprecie muito essas paragens, tem que se compreender esta opção, dado que a concorrência para a posição de trinco é de peso, até porque Rochemback tem, de facto, enchido as medidas a toda a gente naquela posição. Agora Bento afirma coisas muito mais interessantes como se pode perceber das seguintes passagens:

"Está lesionado. Não tenho em conta o doutor como uma pessoa mentirosa, muito pelo contrário. É uma pessoa séria e competente. O facto de o exame não revelar qualquer lesão não significa que o jogador não tenha queixas ou dores" (...) "Num determinado meio de comunicação social vinha como inapto e eu não sabia. Fez o treino todo ontem (quinta-feira), sob vigilância médica, mas na íntegra. Eu paro num café na Atalaia e quando comecei a ler... estava como inapto. Meti-me no carro, fui falar com o doutor Gomes Pereira e só depois é que ele me confirmou".

Pode ser impressão minha, mas parece-me que Paulo Bento está a usar a comunicação social para foder a imagem de jogadores do seu plantel. Mas pode ser só impressão minha, até porque sou dado a teorias da conspiração, como sabem.

Depois li mais declarações de Paulo Bento, agora sobre Vukcevic, também inapto para o jogo do Dragão, depois de ter sido suplente (o excelente momento de forma do montenegrino foi ultrapassado por questões de ordem táctica, com os excelentes resultados que se conhecem) utilizado contra o Bayern:

"
Antes do jogo com o Benfica, o Vukcevic já se tinha sentido mal e agora acabou mesmo por ser dado como inapto em função da forma como apareceu de manhã"

Isto fez-me lembrar qualquer coisa que foi dita há poucos meses. Procurei e encontrei. Foi em Outubro de 2008, em plena guerra entre os dois, numa altura em que se diziam coisas como "Vukcevic trabalha pouco":

"
Há momentos em que os jogadores têm momentos de maior infelicidade. Ficou com febre depois do jogo com a Itália, fez uma entorse na véspera do jogo com o Benfica, jogou com o Basileia e lesionou-se, falhando o jogo com o FC Porto. São momentos de infelicidade"

Juro que pensava que o caminho do Sporting era formar e lançar jogadores jovens para gerar mais valias com vendas dos activos com mercado. Não faço ideia de como é que o mercado reagirá a estes momentos de intimidade selectivos que Paulo Bento resolveu oferecer-nos com regularidade, para ser sincero. Mas desconfio.

master kodro

12 comentários:

kovacevic disse...

Estamos de acordo nisto.

Repito o que já escrevi noutras paragens:

Se são úteis à equipa os jogadores devem jogar. Se prejudicam o grupo, devem ser vendidos. É tão simples como isto. O que não se percebe é o Sporting andar desde Maio do ano passado para tomar uma decisão em relação ao Vuk, por exemplo. Já tiveram tempo de o conhecer, não?

Também me custa perceber, do ponto de vista do valor de mercado do Veloso, como é que o Paulo Bento usa conferências de imprensa sucessivas para insinuar que o Veloso inventa lesões. E a seguir o Sporting vai pedir quantos milhões de euros por ele?

Há outras incoerências. Por muitas asneiradas que façam em campo, o Polga e o Abel são sempre óptimos profissionais. O Derlei é expulso em jornadas consecutivas e não se passa nada. O Grimi é apanhado com álcool e está tudo bem. O Rochemback soma exibições de merda semana após semana e nem é mencionado.

Já o Vukcevic, que em mês e meio marcou golos aos quilos, dando sempre o máximo em campo, volta a ser o mau da fita. E mais uma vez lá vem a boca de Bento na conferência de imprensa, desta vez insinuando publicamente que Vukcevic se auto-exclui antes dos grandes jogos.

Pode ser só culpa dos jogadores. Mas cada vez me parece mais difícil acreditar nisso.

Jorge disse...

Por falar em Rochemback e em quilos...
Ja o ano passado no Middlesborogh o Rochemback me pareceu ter bastante peso a mais e, alem da cara cheia, numa das repeticoes de um lance em qeu ele acaba deitado no chao na quarta feira pareceu-me ver uma barriga bastante desenvolvida.
Ele tem mesmo peso a mais ou e impressao minha?

Miguel disse...

Tb repito o que escrevi noutras paragens:

"Kova, sinceramente o PB cada vez mais me faz lembrar o Scolari. Pelas boas razões, note-se. :)"

Kodro, o PB pode estar a usar a comunicação social para foder a imagem de jogadores do seu plantel.

Mas eu deixo a pergunta: quem é que devia amochar nestes conflitos?

cparis disse...

Um treinador saber que um jogador seu está inapto pela Comunicação Social revela, mais uma vez, que Pedro Barbosa é um mero secretário técnico e não um verdadeiro director desportivo.
Seria normal o treinador ter sido logo informado, assim que o Departamento Médico constatou a situação. Mas isso sou eu que não gosto de croissants.

master kodro disse...

Manda quem pode, amocha quem deve. O problema é que Bento não manda nem deixa de mandar, ou melhor, nem manda nem sai de cima. Manda bocas na comunicação social. E quando assim é, quem deve amochar, não amocha nem deixa de amochar. Como diz o kova, andam nisto há quase um ano e os activos são maltratados, não rendem o que podem em campo e valem cada vez menos no mercado.

Acho que a questão principal se resolve quando Bento decidir mandar ou sair de cima. E isso ele não faz. Manda bocas na rua.

Olha, Miguel, o cparis acha que o problema passa pelo Barbosa. Contratem o Maestro que esse problema acaba num piscar de olhos.

Jorge disse...

Amochando quem amochar o amochanco deve ser feito de forma privada...

master kodro disse...

Ficamos a saber, também, que Paulo Bento não tem o número do médico e que lê os jornais no café, o que demonstra ainda mais a incompetência do secretário técnico.

Miguel disse...

Pelo amor de Deus, deixem lá o Róooi a fazer o seu trabalho no SLB.

O problema nestes casos é que isto não é só entre o jogador e o treinador. Depois quem devia mandar, não pode mandar e quem devia amochar é aconselhado a não o fazer.

galvao99 disse...

A imagem dos jogadores ou do médico, porque se treinou sob vigilancia e ele so soube pelos jornais, a responsabilidade de o informar do relatorio medico em tempo útil nao será do jogador...

Percebi que tivesse poupado Vukcevic porque ja no jogo com o SLB se notou um pouco abaixo do que sabe e pode. À posteriori diria que, alem de Vuk, tambem Liedson, Izmailov e Moutinho (pelo menos; quanto a Rochemback ele já corre pouco por natureza) deviam ter ficado de fora.

Quanto a deixar de fora da convocatoria o Vuk por estar com gripe a 2 dias do jogo... Acredita quem quiser.

Leão de Alvalade disse...

MK:
Também é impressão minha. Mas isso deve ser de eu ser facilmente impressionável.

PB no seu melhor. E aquele pormenor do "café ali na Atalaia"... Soberbo!

Pedro Reis disse...

Eu continuo a dizer sem ponta de ironia: Gostava de ver o Paulo Bento no Dragão! Acho que ele é um bom treinador e um dos grandes problemas dele no SCP, dificilmente o será no FCP, que é ter de andar a fazer um trabalho que não é seu, mas sim dos dirigentes, o que necessariamente o desfoca.

cparis disse...

mk,

O Antero resolvia isso num instante.