terça-feira, setembro 24, 2013

Propaganda, agendas e gente menos preparada

Acto 1 Na semana passada, uma onda de indignação - legítima, acrescente-se - percorreu as redes sociais, propagando-se a uma velocidade a que ninguém estava habituado há 10 anos atrás. O árbitro do Porto x Benfica em andebol, na sua página do Facebook, tinha vários impropérios dirigidos ao clube da Luz, para além de um apoio incondicional ao Porto. Como é que este gajo é árbitro, como é que este gajo apita um jogo do Porto - e do Benfica -, como é que quem o dirige o escolhe para uma partida destas são perguntas que todos gostávamos de ver respondidas.

Acto 2 Em mais um acto público de arruaça inqualificável, Jorge Jesus, no final do Vitória x Benfica resolveu bater, empurrar e puxar polícias que estavam a fazer o seu trabalho, que inclui defender arruaceiros como Jorge Jesus, porque todos temos os mesmos direitos. Sem que se perceba a razão, Jorge Jesus não foi imediatamente detido, como aconteceria com qualquer um dos mortais que está a ler este texto que tentasse bater, empurrar ou puxar um polícia, que estava a exercer o seu trabalho.

Acto 3 Cerca de uma hora depois do incidente de Guimarães, a tribuna do estádio do Estoril era palco de nova altercação, envolvendo Adelino Caldeira, Pinto da Costa e Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa. Dos testemunhos existentes, incluindo os dos protagonistas, retiramos um comportamento menos próprio de Nuno Lobo na altura do penalty marcado por Evandro, uma agressão (forte pancada nas costas) de Adelino Caldeira a Nuno Lobo e injúrias. Outro, menos protagonista e mais neutro, falou numa "confusãozinha (...) que passou rápido (...) uma discussão entre duas pessoas (...) uma exaltação em relação a um golo"

Acto 4 Sobre Pinto da Costa e Adelino Caldeira, estamos todos cientes do que são capazes de fazer e não estranhamos nada do que foi relatado, relativamente a qualquer deles.

Acto 5 E Nuno Lobo, quem é Nuno Cárcomo Lobo? É presidente da Associação de Futebol de Lisboa, ficámos a sabê-lo. Felizmente que temos (quase) todos páginas de facebook e alguns de nós com perfis públicos. Trabalha na Câmara de Sintra (onde é ou era chefe de gabinete de Fernando Seara). Trabalhou na Correia, Seara, Caldas e Associados. É amigo, no Facebook, entre muitos outros, de Fernando Seara e Rui Gomes da Silva (que gosta, no Facebook, da Associação de Futebol de Lisboa, um dos seus 6 gostos). Já sabemos com quem anda e é bom ter amigos e perfeitamente natural ter tendências. Também sabemos o que pensa: é amigo de "Óscar Tacuara Cardozo" e o filme que viu foi "Benfica 4 x 3 Torino". Ficámos a saber ontem à noite o que diz: "Lisboa tem de dizer basta", um repto inflamado de teor quase separatista de um gajo da capital. Hoje, segundo o jornalista Bernardo Ribeiro, ficámos a saber o que escreve (leiam, leiam o link).

Acto 6 Hoje, Luis Filipe Vieira é entrevistado na CM TV e João Querido Manha é um dos entrevistadores.

20 comentários:

Allez Sporting disse...

De um tipo que trava amizade com o Seara e com o Rui Gomes da Silva não se havia de esperar grande coisa.

Nós adeptos do Sporting devíamos nos questionar como apoiamos este bandalho e como é que, depois destas declarações serem públicas, ainda o continuamos a apoiar.

Rui Lança disse...

Muito bom resumo. Parabéns pelo blog.

Mr. Shankly disse...

Que triste país este, em que Jesus chega a treinador do Benfica, Lobo a presidente da AF Lisboa, e PC a presidente eterno do Porto.

O problema é que não é só no desporto. Aliás, o desporto é como é porque a política e a sociedade civil são um pântano.

.:GM:. disse...

A parte pior é sem dúvida o PC ter chegado a Presidente do Porto. Pior para o benfica e seus adeptos. Temos pena.

Quanto ao resto, quem são as testemunhas do Nuno Lobo? É que as acções do Jesus todos vimos. As alegadas agressões do Adelino Caldeira só foram relatadas pelo próprio Nuno Lobo. Até o presidente do Estoril disse que não se passou nada disso, não tendo passado de um troca de palavras. Por isso pergunto, afinal quem são as testemunhas do Nuno Lobo?

.:GM:. disse...

No Acto 1, plenamente de acordo. Seja ele quem for, um agente desportivo cujo papel deva passar por uma imparcialidade acima de qualquer suspeita não deve nem pode dar-se ao luxo de se sair com esses comentários públicos. Que os pense. Não que os publique.

No Acto 2, o julgamento, a análise de toda a situação tem de ser feita precisamente pelo ponto de vista do cidadão comum e não qualquer outro. A não punição passará uma imagem muito grave e poderá criar precedentes ainda mais graves. Se passar impune, qualquer um de nós passará a ter o direito de arrear num polícia e obstruir a justiça sem sofrer qualquer tipo de penalização.

De volta ao Acto 3, prefiro esta notícia, mais completa, e não uma retirada do jornal do - vá-se lá adivinhar - Querido Manhã: http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=46&did=123033 de onde retiro a seguinte afirmação, bem mais peremptória: “Como testemunha não vi nada. Vi apenas uma discussão, não vi nenhuma agressão."

Acto 4, certo, porque aquilo de que há mais memória é quer o PC quer o Adelino Caldeira - que têm ambos pouco filtro na boca e nas atitudes, é um facto - andarem por aí "à porrada"... ou não!

Acto 5, apenas subscrevo o que disse relativamente ao árbitro de andebol. Sendo que este é mais grave devido às declarações de racismo - bem mais graves que qualque declaração de "clubismo" - e pelo desrespeito aos membros da associação a que agora preside, vide Sporting.

Zé Luís disse...

Serve o presente para esclarecer do escarcéu do ponto 1) sobre um árbitro, troloró, etc e tal. O outro árbitro desse jogo, se pesquisarem no mesmo FB, é assumido adepto do benfica e disso os do Benfica não se queixam.

Os factos estragam sempre uma boa estória e incomodam muito quem propagandeia a verdade desportiva como exclusivamente sua.

O treinador de andebol do Benfica queixa-se quando perde com o Porto. O treinador de andebol do Porto queixa-se quando perde com o Benfioa.

Vão ler os relatos e as entrevistas e compreenderão que assim é.

Fixarem-se apenas numa propaganda, como anunciado pelo MK, que tem o ressabiamento que se conhece, endémico (até endogâmico) no País de pobres e benfiquistas, como nos deixou Salazar de herança, é contribuir para a intoxicação.

Reconheço o MK como blogger "não intoxicativo", pelo que pode esclarecer a outra parte não revelada e à qual não careca a ausência da Palavra do Senhor.

Zé Luís disse...

"careca" não, carece. Desculpem.

galvao99 disse...

A condenação só acontecerá se a prova feita for plena, total, sobre a prática dos factos. Não Confundi-la com uma absolvição pela aplicação do principio "In dúbio pro reo". Isso não impede ninguém de, individualmente, fazer a sua análise e defender a sua convicção.

Sempre a Justiça se quis pública e usada para educar como exemplo, e acho que é assim que deve ser usada. Já sei, o problema é quando não é. São outros tantos...

Sentinela um Estremecer disse...

Uma vez que não encontro o link para os arquivos deste blog, poderiam indicar-me o post em que o MK passou a pente fino toda a informação sobre o tal documentário de uma tv francesa, as ligações entre empresas difíceis de encontrar, empresários de jogadores com um historial duvidoso e um clube português?
Sei que foi feito extensivamente para o Veiga, agora arranjou este tempo todo para investigar o Lobo, mas o post sobre o referido documentário não estou a encontrar. Andei uns dias ocupado e deve ter-me passado ao lado. Obrigado a quem me fornecer o link para esse post do MK.

Pedro disse...

Acho uma piada do caraçãs a esta malta, que vem aos blogues de terceiros, exigir que escrevam sobre isto ou sobre aquilo.

Sentinela, filho, nem em casa mandas, quanto mais no 442.

Olha esgaça uma que isso passa.

Pedro disse...

caraças*

littbarski disse...

Links para as empresas difíceis de encontrar e para os empresários de passado duvidoso envolvidos no negócio Mangala:
Doyen Sports
Robi Plus
Luciano D'Onofrio

Sentinela um Estremecer disse...

Oh, sem a verve e isenção que o MK usa para outro clube não é a mesma coisa.
Quem sabe talvez seja no próximo capitulo de memoria selectiva, que ele tanto gosta.

Pedro, vai chamar filho ao Passos Coelho. Entretanto pára lá de escrever no teclado da tua mãe e volta lá a afagar o céu da boca na cabecinha do MK, que o intuito do que ele escreve é mesmo voces fazerem-lhe isso.

Pedro disse...

Doeu?

Passa gelo e levanta o membro queimado.

P.S. Onde anda o relógio?!

Pedro disse...

Não te dês a esse trabalho Litt.

O que esta aventesma procura, não vai encontrar aqui.

P.S. E o relógio pá, onde pára o relógio?!

Sentinela um Estremecer disse...

É só fazerem-te uma colonoscopia e o relógio aparece, descansa.

Pedro disse...

Epá acredito. Já do teu lado hesito.
Já não se via um esfincter tão lasso, desde a época em que o Reinaldo "arrebentou" o cu da tipa das Doce.

Por falar nisso, és tu Sentinela? És a Laura Diogo?!

Sentinela um Estremecer disse...

Escusavas chamar a tua mãe à conversa. Não, não sou a tua mãe. E isso de ela tem o esfincter lasso não me espanta, é por onde ela te cagou em vez de te ter parido.

Pedro disse...

Conversa de mães sentinela?

Demoraste só três comentários, para puxar de grande argumento da internet: "a tua mãe é...".

Deixa-me, por gentileza, retribuir.

A tua mãe é como uma lareira, cabe sempre mais um pau.

A tua mãe é como o Super Mário, salta por moedas.

A tua mãe é o nova menu do Macdonald's: McPuta.

E a pièce de résistance: se as pissas tivessem açúcar, a tua mãe era diabética.

Bom fim de semana Sentinela.

Sentinela um Estremecer disse...

É um "grande argumento de internet" como outro qualquer.
Bom fim de semana. E devolve o relógio ao homem.