quinta-feira, dezembro 06, 2012

O momento em que Jesus se acagaçou

O momento Ganhando, o Benfica estava nos oitavos da Champions. Fez uma excelente primeira parte, independentemente dos nomes que estavam do outro lado, que podia ter chegado para construir uma vitória histórica em Camp Nou. Empatado e com um empate em Celtic Park, Jesus escolheu empurrar a equipa para trás com a saída de Rodrigo e Lima e a entrada de Cardozo e de André Almeida. O Celtic marcou, o Benfica quase desapareceu e agora o que sobra a Jesus é o caminho até à vitória da Liga Europa (sem Braga e Porto para atrapalhar, só uns Chelseas, nada de especial...).

As perdidas de Lima e Rodrigo A de cabeça era muito difícil e a que foi ao poste foi mais conquistada do que perdida. Mas aquela em que Rodrigo estava isolado (em que conseguiu isolar-se) com uma linha de passe directa para o golo (Nolito) foi, de facto, grave. Contudo, olhando para o momento em que Cardozo, descansadíssimo, teve a oportunidade de se isolar em direcção à baliza e transformou a bola num ovo em cu de galinha, não consigo criticar (muito) o falhanço do espanhol.

A pureza do sistema O Barcelona, na primeira parte, foi um buraco defensivo. Parece que não é preciso esperar para ver o que será o trabalho de Guardiola noutro lado. Ontem, com muitos outros nomes, já se conseguiu perceber onde é que começa e acaba o peso do sistema e o dos nomes que brilhantemente o interpretam.

Os momentos do Braga Começou novamente a ganhar e acabou a perder. Alan, a tentar chegar ao sexto golo nesta edição da Champions conseguiu fazer aquele que foi, provavelmente, o pior remate da Champions League 2012-13 até ao momento.

ps - sim, estamos em obras, ainda à procura da chave de casa e do quadro dos fusíveis... E obrigado Bruno pela correcção!

master kodro

26 comentários:

Bruno Trigo disse...

Já vi em muitos blogs e jornais a falar do falhanço do Lima mas não foi o Lima que falhou, foi o Rodrigo! O Lima estava ao lado dele e foi filmado mas não foi ele que rematou.

Grilo Falante disse...

Tito Villanova:” coloquei o Messi pois era um bom treino…..”

Riga/V-1-Boy disse...

ganhar a liga europa, bem pensando do principio que estao por la chelsea, inter, lyon, zenit, atletico madrid, totenham, não deve ser uma tarefa muito complicada.

ps: é impressao minha ou isto anda um bocadinho em obras para estes lados

Riga/V-1-Boy disse...

grilo

pois, nos treinos os jogadores tambem se lesionam com pequenos toques.

btw aquela imagem do messi a puxar a bola para o meio e estarem 7 gajos do benfica em cima dele, ele faz o passe e se nao o cortam tavam 5 jogadores do barça isolados é priceless

master kodro disse...

A sério, Bruno? Tenho que rever isso. Eu estava a ver o Benfica e o Braga ao mesmo tempo em ecran partilhado...

master kodro disse...

Tens toda a razão. Então ainda o critico menos e vou adaptar o texto. Estava convencido que tinha sido o Lima.

Joao disse...

O Benfica perdeu uma boa oportunidade para derrotar o Barcelona.

Não acho que tenhamos de cobrar muito a Jorge Jesus, já todos percebíamos que nos jogos a doer a falta de boas soluções para colmatar as saídas de Witsel e Javi iriam complicar muito o jogo jogado. Independentemente dos putos jogarem bem, Matic e Enzo serem uma boa surpresa a equipa ressente-se daquelas saídas no início da época e por não poder contar com os crónicos lesionados (Pablo Aimar e Carlos Martins)...

O Braga foi uma desilusão, até jogou bem mas falhou muito...

Quer-me parecer a época europeia vai acabar cedo para as equipas portuguesas, pelo menos não tenho grande fé...

littbarski disse...

«aquela imagem do messi a puxar a bola para o meio e estarem 7 gajos do benfica em cima dele, ele faz o passe e se nao o cortam tavam 5 jogadores do barça isolados é priceless»

Também reparei nisso. Lembrei-me logo de outra imagem.

Infante disse...

Não consigo concordar com o parágrafo “a pureza dos sistema”. Parece-me um bocado injusto. É óbvio que a qualidade dos jogadores foi sempre essencial e o próprio Guadiola o admitiu. Mas se bem te lembras, mesmo com Messi, Xavi e Iniesta, (e Touré, Henry, Ronaldinho...) os ultimos anos do Rijkaard foram um agonia (até terminaram a uns 20 pontos do Real do Schuster, e tiveram que fazer o “pasillo” e tal).

Não serve de nada ter grandes jogadores se não há bom sistema (vide City, Manchester), da mesma forma que nem o melhor sistema do mundo consegue resistir quando não tem grandes nomes. E ainda por cima num jogo que era a feijões para o Barça.

Para mim, ridiculas são as paklaras do Jesus, “fizemos o que nenhuma outra equipa conseguiu fazer aqui”. Pois, a jogar contra aquele 11, e a feijões, se calhar mais equipas teriam feito o que o Benfica conseguiu (que, na verdade não foi mais que a enésima vitória moral tuga, mas enfim...). O Rubin Kazan, esses sim, são os heróis da pequenada: em 4 jogos com o Barça só perderam um. E não foi contra Planas, Rafinha e Montoya.

.:GM:. disse...

As palavras do Jesus foram absolutamente ridículas, é um facto, mas tem que se ver para além das palavras em si. A mensagem foi passada cá para fora onde a maior parte dos benfiquiistas estará contente por não terem perdido contra o Barcelona (B) e sobretudo por terem tido mais e melhores oportunidades que o Barcelona. A propaganda é sempre a mesma. Mais ridículo foram as capas de A Bola e Record, omitindo totalmente o facto de o Barcelona ter jogado apenas com um titular e embandeirando a exibição do Benfica.

Allez Sporting disse...

Venha o clássico
http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/480389_451375301577497_1660594563_n.jpg

Filipe disse...

O Jesus tem razão, o Benfica foi a única equipa do grupo a não marcar na CL em camp nou. É verdade que não sofreu golos mas por alguma razão aquela não era a equipa titular do Barça.

Em três presenças na CL, com grupos acessíveis o JJ falha duas vezes na fase de grupos. O que me irrita solenemente no homem é sobretudo não admitir o fracasso. Quem o ouve falar parece que fez uma campanha incrível na Europa.

Infante disse...

Filipe, o Jesus é o gajo que disse que a prestação de Académica e Marítimo na Liga Europa foi "espectacular". O tipo está no pódio das Olímpiadas das vitórias morais, ao lado de Carlos Queiroz e José Peseiro.

António Pista disse...

Parabéns pela análise lúcida, e não pelo enveredar, como todos os "antis", pela falácias das equipas B, C, D ou E...

http://amesaredonda.blogspot.pt/

master kodro disse...

Infante, mas as palavras não foram escolhidas ao acaso. Foram dirigidas a quem acha que o sistema funciona independentemente de quem lá está e que funcionará em qualquer lado e que deve ser adaptado a qualquer equipa. Porque há quem pense assim e não é tão pouca gente assim. Eu tenho curiosidade de ver onde é que aquilo funcionará mais. Esta minha curiosidade não invalida que ache que aquele sistema e aqueles jogadores são do melhor que já vi. Agora gostava de ver, por exemplo, os meus Lionel Olímpio e o Siaka Bamba a tikitakar, o que seria qualquer coisa de fabuloso...

Infante disse...

Sim, tens razão. Também não tenho pachorra nenhuma para aqueles parvos que acham que qualquer Juventude de Ronfe devia/podia jogar como o Barça.

Em relação ao sistema funcionar ou não noutra equipa, também tenho curiosidade. Mas é óbvio que o Guardiola vai tentar uma equipa que já tenha qualidade; ele não vai escolher uma equipa qualquer, até porque ele sabe que, se falhar no próximo clube, vai haver muita gente a dizer que todo o sucesso do Barça se deveu apenas à qualidade dos jogadores.

Costa disse...

Parece que já estou a ouvir aquele 'def' do cervan a acusar:
O Spartak de Moscovo não é um clube sério..."

Sério foi agora o Barça com a equipa que apresentou...
Mas nem assim.
Triste sina.

GOD disse...

A realidade que se tenta varrer para debaixo do tapete é apenas uma: o Benfica e o seu treinador foram incompetentes ao não conseguirem ganhar aqueles moços do Barcelona B, porque quer queiram quer não, o Barça de ontem foi apenas isso, um B a roçar mais o C que o A.
Imagino eu, a festa que seria por esses pasquins fora se tivesse sido VP a ser eliminado por uns irlandeses mancos...ou a sair do Camp Nou com empate contra aqueles bons rapazes. Como diz o ditado mais vale cair em graça que ser engraçado...

galvao99 disse...

So há um denominador comum nas vitórias da Espanha e do Barça, e nao sao os treinadores: os jogadores, sobretudo Xavi e Iniesta. Agora junta-lhe o Messi e diz-me quem é que ganha a estes gajos? Só o melhor treinador do mundo, e quando aquilo bate tudo certo.

As palavras do Jesus são impagáveis. O Benfica não ganha pq nao teve estofo psicologico para ultrapassar o tamanho da camisola do Messi..do Barça! E realmente assusta!

Estou um bocado farto do jogo do Barça, se calhar porque ganham quase sempre com uma diferença enorme para o adversario, ou se calhar pq o tikitaka sem progressao é um grande aborrecimento e esses momentos acontecem com mta frequencia nos jogos do barça.

Hugo disse...

Off topic. Lembram-se de como principalmente a Bolha se esforçou ao máximo para divulgar que o Witsel tinha rendido o mesmo que o Hulk, induzindo os leitores que os 40 milhões eram limpos e o Slb não teria comissões a pagar?
Pois bem, afinal parece que não foi assim

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica_encaixou_407_milhoes_de_euros_com_vendas_de_witsel_e_javi_garcia.html

master kodro disse...

O Benfica Stars Fund tinha 20% do Javi, mas ainda assim há mais de 15 milhões por explicar, Hugo... Ainda por cima os 40,7 milhões são de 4 vendas. É nestas alturas que percebemos inteiramente o quanto os órgãos de comunicação social são independentes.

Hugo disse...

Mal por mal,no relatório e contas do Porto, as comissões vêm todas discriminadas ao contrário do RC do Benfica

Rearviewmirror disse...

"btw aquela imagem do messi a puxar a bola para o meio e estarem 7 gajos do benfica em cima dele, ele faz o passe e se nao o cortam tavam 5 jogadores do barça isolados é priceless"

Estavam é todos fora-de-jogo.

Joao disse...

Estavam em fora de jogo, mas bastava um deles estar um pouco mais à esquerda (que estava completamente livre) e atrás da linha de fora de jogo para baralhar completamente as contas...

Mas a imagem é deveras interessante, 5 gajos em cima do génio. O que valeu ao Benfica foi os outros 2 génios terem ficado em casa (pelo menos o Xavi e o Iniesta...)...

Abraço

atribodofutebol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
atribodofutebol disse...

Nessas coisas das contas dos clubes, é tudo muito mais complexo do que a calculadora do bitaite. é que no mesmo período a que se referem as contas do Benfica, o FC Porto comunicou 29 milhões de euros pelas vendas dos jogadores Álvaro Pereira e Hulk. Mais do que olhar para os números, convinha perceber a que se referem.