segunda-feira, setembro 10, 2012

O amigo, o director e os sérios

A condenação de José Veiga, João Pinto, Luís Duque e Rui Meireles, em primeira instância (e, portanto, passível de recurso) a penas de prisão suspensas e a multas é uma imagem perfeita do país. São coisas pouco danosas para o país... Foram crimes de fraude fiscal, acrescida de branqueamento de capitais, no caso de Veiga, crimes cuja comprovação requer provas que raramente se conseguem (pelo que os arguidos devem ter estado em grande). Passaram doze anos e ainda não acabou o processo. João Pinto não esteve presente porque está a representar Portugal! É maravilhoso. Também é impressionante como é que um simples amigo acabou com a maior pena. Desta vez não deu para fazer um acordo antes da decisão do tribunal. Mas vamos esperar pelo fim do processo. Ainda há muitos telefonemas para fazer até ao final.

master kodro

33 comentários:

Filipe disse...

É verdade que cada preso custa por volta de 18 mil euros por ano ao estado (é o custo de um cientista) mas as coisas não estão assim tão más que não possamos meter lá mais quatro.

Não conheço ninguém que ache normal penas suspensas em crimes desta gravidade e outros ainda mais graves a que foi atribuída (incluindo abusos confessados e continuados de menores). De que universo paralelo veio a malta que faz estas leis e os juízes que as aplicam? A multa também não me parece lá grande coisa.

Na qualidade de cidadão que paga os impostos a tempo e horas, devia ao menos ter a satisfação de ver quem o não o faz lixar-se em grande.

leão verde disse...

Tudo bons rapazes, ora essa!

Grilo Falante disse...

E anda tanta gente a suspirar pelo Veiga no 5lb.

Grilo Falante disse...

Curioso é que a semana passada o PdC foi absolvido de acusações idênticas. estou em crer que os adeptos dos clubes lisboetas gritam muito na tentativa de esconderem que os verdadeiros mafiosos, afinal, são os seus dirigentes e não, como queriam, aqueles a quem eles acusam de tudo e mais alguma coisa.

miguel_canada disse...

Concordo plenamente contigo Filipe. Mas a cena repete-se infinitamente... quem tem nome na praca nunca vai dentro mesmo que provado e comprovado em tribunal.

miguel_canada disse...

Concordo plenamente contigo Filipe. Mas a cena repete-se infinitamente... quem tem nome na praca nunca vai dentro mesmo que provado e comprovado em tribunal.

Filipe disse...

O LFV tem aqui mais um trunfo eleitoral, qualquer gajo colado ao Veiga está arrumado depois disto.

Red Sniper disse...

Se bem me recordo o Sr.José Veiga com a ajuda de alguns amigos, fundou nos anos 80 a Casa do FCP no Luxemburgo. E pelos "bons serviços prestados" foi em 1988 agracidado com o "Dragão de Ouro".
Para o palavroso discurso do Filipe, recomendaria algum cuidado com aquilo que escreve, pois segundo dados fornecidos pelo dir.geral dos serviços prisionais, em janeiro de 2011 cada preso custava em média cerca de 40 euros diários em despesas de alimentação, saúde, ensino e formação profissional, o que perfazia um valor a rondar os 15.000 euros, portanto bem longe dos valores apontados pelo palavroso Filipe.

Quanto ao resto da arenga do palavroso Filipe, gostaria de informá-lo que as leis constantes do Código Civil e Penal portugués, saem da Assembleia da República onde são votadas e aprovadas por cidadão eleitos por todos nós, inclusivé por si, mesmo que tenha votado em branco !

G. disse...

"o que perfazia um valor a rondar os 15.000 euros, portanto bem longe dos valores apontados pelo palavroso Filipe."

Aprendi que uma diferença de 20% é algo que fica "bem longe", uma grande diferença portanto. Mas para quem compra, um desconto de 20% é sempre considerado pouco. Se calhar para quem vende é muito. São pontos de vista.

Também aprendi que em 1988, sendo o Veiga aparentemente Portista, e ainda não indiciado por nenhum crime, era um malfeitor, um gatuno, um corrupto. Quando esteve em 2004 no Benfica, era um benfeitor, um homem íntegro, o salvador a par do Vieira. Depois de ter sido indiciado de vários crimes, em datas pouco anteriores e posteriores a 2004, em que era Benfiquista, a culpa aponta para 1988, esse ano "não muito longe" ou tão próximo, em que aprendeu tudo o que de mal fez ao longo dos anos "com a ajuda de alguns amigos".

A isto eu chamo de coerência.

Filipe disse...

O Red sniper como de costume acusa os outros dos erros que afinal é ele que comete. No mundo do Red Sniper as prisões funcionam sem funcionários (temos um para aproximadamente cada 2 reclusos).

Na verdade se errei foi por defeito, a despesa dos serviços prisionais era de 219,630,996 de euros em 2009 quando havia 11468 presos, dando cerca de 19 mil euros por preso.


Joao disse...

O Veiga não é portista nem benfiquista, é corrupto...

É o típico gajo que só lhe interessa o dinheiro venha lá donde vier!!!

Mas digam-me lá uma coisa estes tipos vão pagar aquilo que sonegaram ao Estado?

LDP disse...

É o país que temos, Filipe. Ainda na semana passada absolveram um presidente de um clube muito provavelmente apenas para poupar 19 mil e tal euros por ano.

Fredy disse...

tadinho do LDP..pelo vistos para ele um pessoa considerada culpada sem margens para duvidas é igual a uma pessoa que é absolvida ou considerada não culpada lol

até dá pena, enfim.

Tomé Silva disse...

Fredy a justiça só é boa,séria,competente e funciona quando vai de encontro ás nossas pretensões.

Quando vai contra é desonesta,incompetente e corrupta...

http://vamosjogarnototobola.blogspot.com/2012/09/joao-pintojose-veigaluis-duque-e-rui.html

miguel_canada disse...

Nao me digas LDP... o Vieira safou-se de mais uma??? Jeeeez!

LDP disse...

Dá de facto pena freddy, o q te chateia considerer é que nem sempre um absolvido é inocente.

Priceless é o grilo dizer q ainda na semana passada o PdC foi absolvido e logo a seguir o miguel anunciar q quem te nome na praca nunca vai dentro. That's what I call team work.

Red Sniper disse...

A coerência reinante em alguns comentadores do 442 é semelhante à do nosso Prime Minister...

Depois de ler o artigo do inatacável MST, fiquei ciente da lisura de processos de um certo clube,nada comparável ao comportamento do Sr.Veiga como é óbvio ...

Red Sniper disse...

..."O Red sniper como de costume acusa os outros dos erros que afinal é ele que comete."...

É meu privilégio ter como leitor assíduo,alguém tão bem apessoado como o Filipe,pois só assim se justifica um conhecimento tão assertivo do meu quotidiano. Mas como o personagem se dignou fazer juízos de valor de alguém que se move num mundo,no qual o bem apessoado Filipe não tem perfil para entrar, resta-me, e à boa maneira portuguesa, mandá-lo bardamerda !

Filipe disse...

Red Sniper, bem apessoado? Poupa-me aos epítetos homoeróticos, não pendo para esses lados. Continua a mover-te nesses mundos que não estou interessado, larga-me a braguilha.

Red Sniper disse...

Filipe,quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele!
Não te conheço, não me conheces, portanto limita-te ao teu mundo insignificante, e evita de criticar quem não conheces porque isso faz parte dos trabalhos de casa.

Ainda éstás muito tenrinho...

Antonio Silva disse...

Foda-se, mas já se esqueceram da vossa língua?

Só parolagem a falar em "priceless" e "that's what I call team work"

E depois o emigrante sou eu.

Filipe disse...

Red Sniper, o que interessa o meu mundo ser insignificante e o teu magnífico? Andarmos aqui para trás e para a frente com ad hominems não leva a lado nenhum. Achas que o Veiga está a ser injustiçado, tudo bem, apresenta argumentos quanto a isso.

Red Sniper disse...

..."Achas que o Veiga está a ser injustiçado, tudo bem, apresenta argumentos quanto a isso. " ...

Filipe, parabens pela conclusão brilhante a que chegaste depois de todo este relambório"!

Eu não tenho rigorosamente nada a ver com a conduta do cidadão José Veiga antes durante ou depois de ter passado pelo meu clube!
Fui frontalmente contra a entrada desse personagem no departamento de futebol do SLB, independentemente dos "resultados" obtidos. Para que conste !

Antonio Silva disse...

Agora é fácil dizeres isso.

Antonio Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe disse...

Esses são exactamente os meus sentimentos. Neste processo todo não é o José Veiga ser inocente ou aldrabão que me incomoda, esse é um percurso de vida que cada um escolhe para si. O que me incomoda é um tribunal determinar que um indivíduo é culpado de um crime grave (decisão obviamente passível de recurso) e suspender-lhe a pena.

Já agora, também para que conste, o meu mundo é o estádio da Luz, o resto é paisagem.

Red Sniper disse...

..." Agora é fácil dizeres isso."...

Remeto-o para a leitura do artigo de MST hoje no jornal " A Bola "...
Acredito que deve ter sido bem mais difícil para o MST falar das dúvidas e certezas na venda de Hulk ...

Passe bem e divirta-se :-)))

Grilo Falante disse...

Agora o MST é o rei da verdade. Isto é só rir, a qualidade dos argumentos que estes cromos esgrimem é de ir às lágrimas...

G. disse...

Assim de repente fiquei com vontade de repescar uns textos do MST a respeito de uns terrenos para os lados da Luz e de uns outros favorecimentos ao Benfica por parte de PGRs, Comissões Disciplinares e outros... Mas duvido que esses tenham credibilidade...

Red Sniper disse...

..." Agora o MST é o rei da verdade"...

O que isso de ser rei da verdade?

Grilo,muda de prosa se o teu objetivo é dizer mal do homem;E não sejas hipócrita porque eu limitei-me a sugerir a leitura do artigo,simples não achas!

Quanto aos cromos,grilas bem mas não me alegras!

Red Sniper disse...

...Assim de repente fiquei com vontade de repescar uns textos do MST a respeito de uns terrenos para os lados da Luz"...

E não é que de repente também a mim me deu vontade de falar a respeito de uns favorzinhos sobre umas certas permutas. Parece que o Eng.Nuno Cardoz estava enterrrado até ao pescoço; coisa pequena, à volta de 3 milhões de €uros a menos nos cofres da autarquia.

Quanto se atira caca para a ventoinha, é necessário algum cuidado para não sairmos salpicados...
E a propósito de caca, não é que me lembrei que por volta do ano 94,o então Min.das Finanças Eduardo Catroga se deu ao luxo de penhorar uma sanita do estádio das Antas para pagar divídas ao fisco!

Isto há coisas ...

G. disse...

Acho que não queres entrar pelo caminho dos favorzinhos das camaras ou até governamentais... enquanto que as finanças se deram ao trabalho de penhorar uma sanita nas Antas, por outro lado, com o Benfica, aceitaram o pagamento em acções que nem existiam na altura e que hoje em dia nada valem... e ainda estamos a falar de uns milhões jeitosos...

Red Sniper disse...

..." Acho que não queres entrar pelo caminho dos favorzinhos das camaras ou até governamentais " ...

E achas que tenho algum problemas com isso !

Tens é que estar preparado, porque o arquivo é extenso, e começa em 1979!