sábado, setembro 08, 2012

A selecção do Braga

Ainda a procissão vai no adro e já me falta a paciência para tanta conversa sobre o Braga e o seu endinheirado presidente, que os jornais não se cansam de bajular. Na semana passada, António Salvador gabava-se no Expresso de ter mais convocados na selecção do que os três grandes juntos. Apetece perguntar: e isso é sinal de quê? O Braga formou algum destes jogadores? Não, pelo contrário, foram formados no Sporting, Vitória de Guimarães, Belenenses, Penafiel, União da Madeira e na Associação Desportiva da Adémia, mas não em Braga. Lançou algum deles na primeira divisão? Não, pelo contrário, foram lançados por Leixões, Sporting, Belenenses, Estrela da Amadora, Nacional da Madeira e Académica, mas não pelo Braga. Custódio e Éder até podem agradecer ao Braga a sua primeira convocatória, mas os outros quatro já tinham sido chamados. Com camisolas diferentes e diferentes seleccionadores. Algum deles seria titular no Sporting, Benfica ou Porto? Bom, excepto Éder, todos foram vendidos ou dispensados do Sporting, Benfica ou Porto. Há até quem tenha sido dispensado duas vezes, como é o caso de Beto e Nuno André Coelho... Enfim, o Braga tem mais gente na selecção. E enquanto assim for, os três grandes podem dormir descansados.

kovacevic

12 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

o braga é o pseudo grande, que tem um presidente que se entretem a fazer negociatas no futebol com o porto( há quem diga que é ele que vai para lá quando o pintinho se fartar ou bater as botas) e benfica(embora aqui tambem faça negociatas e muitas extra futebol, que segundo se diz acabam por ser "pagas" no futebol)

o braga é o pseudo grande que tem comentadores na tv que adoram enxovalhar os outros clubes.

mas o braga é um grande porque? por ter mais jogadores na selecçao? por ter começado agora a lutar pelo titulo?( fez isso apenas nas ultimas 3 epocas)pelo numero de adeptos?pelos titulos?

o que define normalmente a grandeza de um clube sao os titulos ganhos, não é andar agora durante um periodo na mó de cima. no passado, guimaraes , boavista, beleneses, setubal tambem andaram lá em cima, mas os unicos que realmente ganharam alguma coisa foram beleneses e boavista( estes mais até tambem ganharam taças d portugal).

este ano pela primeira vez assumiram a candidatura ao titulo, por isso qero ver se sao mesmo grandes

Filipe disse...

O Braga tem feito carreira a aproveitar o que os outros desperdiçam, há que lhe dar mérito. Muitos desses jogadores foram dispensados não por não terem realmente lugar nas equipas mas sim por não serem suficientemente bons para atrairem agentes e vendas por valores absurdos. Os clubes dispensam-nos para apostarem noutros.

O termo «grande» pode ser de facto equiparado a títulos. Um treinador que fosse terceiro no Benfica ou Porto, ou mesmo no Sporting seria contestado nessas equipas. O Braga beneficia em não ser um desses «grandes,» é uma equipa que gravita de forma tranquila na zona que dá acesso à champions mas se falhar não é o fim do mundo. Pessoalmente acho que estar na champions é ser «grande.» O Braga está na primeira divisão da Europa.

Joao disse...

O Braga têm uma boa equipa de futebol. É só isso, e já a têm há muito tempo...

Sérgio_alj disse...

O Braga pode não ser "um grande", mas o facto de aparecer este post a criticar Salvador e companhia, mostra que chateia muita gente...

Rearviewmirror disse...

O ISMAILY É UMA MÁQUINA!! Daqui a 2 anos andam a implorar para o homem ir á selecção nacional, como aconteceu com o Evaldo.

Infante disse...

A história de que o Braga é "grande" é treta, por muito que me custe dizer. Como foi dito, a grandeza de um clube não pode ser decidida apenas à luz dos últimos 5 anos. Existe uma enorme diferença entre os 3 grandes e todos os outros, seja em termos de história, palmarés, adeptos que seria preciso muito, muito tempo para o Braga percorrer. Ainda não há muito tempo, as assistencias do Braga não eram superiores às da Académica.

Posto isto, não percebo a arrogância da pergunta que o Kovacevic faz: “algum deles seria titular no Sporting, Benfica ou Porto”. É assim tão claro que o Sporting tenha melhor equipa que o Braga? Só se for mesmo em termos de "nome" dos jogadores. Como o Filipe disse, o facto de os jogadores do Braga terem sido dispensados não significa que tenham sido correctamente dispensados. O Kovacevic coloca o Sporting no mesmo grupo que Benfica e Porto, mas até ver há uma divisão diferente neste momento: Benfica e Porto num grupo, Sporting e Braga no outro. Lembremos que o Braga ficou duas vezes à frente do Sporting nos últimos três anos. Neste momento, os clubes não temem mais o Sporting do que o Braga, é pena mas é assim.

Joao disse...

Claro que há diferenças entre o Braga e os restantes, até porque Porto e Lisboa são claramente diferentes de Braga...

Mas o Braga a continuar a crescer como têm crescido, o próximo passo é conquistar titulos e parece-me cada vez mais perto de o conseguir, eventualmente até pela incompetência dos seus rivais...

Filipe disse...

A acompanhar esta selecção está um homem que bateu num árbitro, e que agora apanhou pena de prisão por fuga ao fisco. Um bom retrato da nossa FPF.

Grilo Falante disse...

Filipe, este é o retrato do nosso futebol. À frente do slb está um tipo que foi condenado por roubo.

Filipe disse...

Grilo, concordo que o LFV não é flor que se cheire, mas pedir «emprestados» bens a um caloteiro não é a mesma coisa que fraude fiscal.

Sérgio Gonçalves disse...

Nota - se uma certa azia neste artigo, mas fico com pena que se tenha esquecido do Eduardo, Tiago, do Quim. Formar jogadores, até o Inter da Boavista forma, mas criar verdadeiros jogadores sou poucos os que conseguem. E a sua frase "enquanto assim for, os três grandes podem dormir descansados", o Sporting de Lisboa e o Porto, por duas épocas descansaram demais...

Catarina disse...

Curioso é que não vejo ninguém da casa a pedir o título de 4º grande, não vejo ninguém da casa com expectativas mais elevadas do que o que devem, nem vejo ninguém da casa a auto bajular-se sem fundamento.

Em primeiro, essa história da formação é muito bonita mas, tanto quanto sei, o teu Sporting que muito se gaba da formação não foi ainda campeão utilizando apenas jogadores que se formaram nas academias; não vejo o teu Sporting com grandes problemas em contratar jogadores que não foram formados lá apesar do passivo; não vejo o teu Sporting a apostar tanto na prata da casa ou a rentabilizar, como devia; e, por fim, ninguém ganha títulos por formar jogadores. Quando se critica deve ter-se um sentido, não se pode - ou não se deve- criticar só porque nos apetece.

Em segundo, gostava que me dissesses onde viste a bajulação da comunicação social. Quanto fomos à Luz tivemos como comentador do jogo um idiota da benfica tv, para veres a imparcialidade daqueles que criticas. E o facto de enaltecerem um ou outro feito que seja merecedor de destaque não entre na categoria de "bajulação", como bem deves entender. Não admitir que o feito do Braga, uma equipa que há não muitos anos lutava pela manutenção na primeira liga, é merecedor de um certo destaque já é cegueira.

Da minha parte, enquanto bracarense e igualmente braguista, agradeço que deixem de lado a categorização de 4º grande, até porque não é isso que nos move enquanto adeptos. Nem me parece que essa seja a finalidade seja de quem for neste clube.

Esse tom raivoso é que é completamente escusado, tendo em conta o clube que está do outro lado, que por momento nenhum pediu mais do que aquilo que merece.