segunda-feira, maio 02, 2011

Cenas de Braga e outras

1. Relatos de fotografias por debaixo da porta ao intervalo, dirigentes do Braga em zonas proibidas, invasão de balneário, agressões a jogadores do Leiria nos túneis, delegado da Liga a comentar publicamente o que se passou, presidente da APAF a comentar publicamente o que se passou, jornais com primeira página a falar em pressão sobre o árbitro, cenários de descida de divisão por coação, Bruno Paixão. Não, meus senhores, não é o 3.º lugar que está em causa. Como é óbvio, todos queremos ver as fotografias. Tão depressa como soubemos de toda a história e respectivos comentários.

2. Uma nota: toda - mesmo toda - a violência deve ser exemplarmente punida. Devemos todos lembrar-nos de todas as vezes que ouvimos falar em pressões e violência exercida sobre os árbitros e jogadores adversários e/ou pessoas em zonas proibidas dos balneários e respectivos túneis de acesso.

3. Também neste dia se descobre que Luiz Alberto foi castigado por tentativa de agressão a (e tal como) Jorge Jesus. E muito bem. Não se deve responder com uma tentativa de agressão a uma tentativa de agressão, usando a terminologia da Comissão Disciplinar da Liga.

4. Neste fim-de-semana, ainda houve mais violência, desta vez no Brasil, durante o Palmeiras x Corinthians. Porradinha do Palmeiras (uma delas valeu vermelho directo por entrada sobre Liedson, com dança a preceito), violência verbal de Scolari (vulgo pressão) sobre a equipa e arbitragem, Scolari a sair do campo ladeado por polícias. Nada tão violento como a estúpida simulação de remate que Valdivia insiste em praticar (um idiota pontapé no ar) e que desta vez lhe valeu uma lesão.

5. Basta de violência.

6. Mais uma leitura e tenho que acrescentar um ponto. Do comunicado da SAD do Leiria, há uma palavra que me interessa particularmente: "deverão ser exemplarmente punidos pela gravidade dos actos praticados, pelos cargos que ocupam, pela sua reincidência e também como medida dissuasora para com aqueles cuja conduta nos campos de futebol é lamentavelmente reprovável". É muito mais do que uma simples palavra.

7. Quanto mais leio, mais há para dizer. O director desportivo do Leiria afirma que também viu as fotos ao intervalo - as mesmas que foram colocadas debaixo da porta do balneário do árbitro - porque alguém do Braga lhas mostrou.

ps - O delegado íman: Abel Cutelo, que confirmou em entrevista pública, um dia depois dos acontecimentos, a existência das fotografias, também foi delegado ao jogo que opôs Luiz Alberto e Jorge Jesus, perdão, Nacional e Benfica. Cutelo, pá. O gajo tinha que se chamar cutelo...

master kodro

29 comentários:

Pedro Almeida disse...

Eu bem que desconfiava que tinha sido o Rui Costa a enfiar as fotografias por debaixo da porta do balneário do árbitro...sacana do maestro!

Xina disse...

Encomenda!!!

Já nada me espanta neste nosso futebol!
O leiria, parece que veio a Braga jogar a final das vidas deles, aliciados pk quem pergunto eu???
Nem pensar nisso, até pk um clube tão puro e isento como o leiria nunca iria interferir por uma das partes… Tal como fez o ano passado!!

Aqueles mesmos jogadores que desde a 10 jornadas a esta parte jogavam sem garra nem ambição, ontem comiam relva! Teram tido prémio extra?

De repente a máquina de propaganda vermelha veio começou a rola (este é o verdadeiro e único rolo compressor que o benfica têm). Reparem nós nomes convidados a falar nos órgãos de comunicação social… Até mete dó! A começar por aquele sr. que suspendeu o Vandinho por 3 Meses por ele ter nada ter feito!
O sporting e o benfica unem-se neste cruzada, e vejam lá, que até o delegado ao jogo já veio a publico confirmar a existência de fotos!

Meus caros, deixem de ser anjinhos! O leiria veio cá já com a encomenda feita! E nós, provavelmente (ainda nada foi provado) cometemos alguns excessos, mas quem não se sente não é filho de boa gente!
Agora, siga a marinha que temos um jogo histórico a nossa frente, e nada nós pode distrair disso como alguns pretendem!
E de seguida, temos de conquistar o 3º lugar! Muito está a jogo, e muitos clubes têm o Braga atravessado na garganta pk a competência não é para quem quer!

Mas este já não é o 1º sinal de que o Braga esta a encomendar muita gente! Já o ano passado os houve. A suspensão do Vandinho, o suposto aliciamento dos jogadores do Leixões a 5ª jornada(lol) para ganahr ao benfica, o gmr o leiria e o paços que não adiam jogos ao Braga, mas aos 3 grandes até lhe estendem a passadeira vermelha.
Resumindo o futebol é a imagem do país que temos! Quem têm poder consegue tudo que quer de uma forma ou de outra...E serve de tudo, chantagens, manipulações de órgãos de decisão (conselhos de arbitragem, conselhos de disciplina), comunicação social.. Tudo serve!

Zé Luís disse...

A verdade do Cutelo, partanto...

Há coincidências do carças e o País é pequeno, dizem, que não se divide e em democracia somos todos iguais em direitos.

Com o equador do País em Leiria, está tudo bem calibrado.

Veremos que efluentes chegarão ao Lis no Verão, autêntica ribeira dos Milagres com o refugo da capital...

Xina disse...

Com isto não quero dizer, que toda e qualquer tipo de violência não deva ser punida! Pk deve… Agora o que se passou em Braga não é normal! Tive a oportunidade de ver alguns dos últimos jogos do Leiria, o a atitude quer dos staff quer dos jogadores foi como de água para o vinho! E não é pela garantia da manutenção, pk eles já tinham a manutenção garantida a muito…
Mais, é ridículo pensar que o A.Salvador na posse do seu 1,70 M e da sua barriguinha, tenha entrado no balneário do Leiria ao xuto e pontapé! Até pk iriam todos levar a calar…
Como disse atrás isto têm claros beneficiários! Claríssimos!!! Pena nós termos contribuído para a esparrela…

Xina disse...

Estamos todos a ver o filme, entre o Salvador na posse dos seu 1,70m, com a barriguinha de ex-jogadore com 50 anos e começa a distribuir bicos aos jogadores do leiria, que por sua vez, com 1,90m e 80 kg não reagem! E ainda dão a outra face...

master kodro disse...

Pedro Almeida, todos desconfiamos de algo relativamente ao que tu lês, interpretas e pensas sobre os outros que ousam não pensar como tu. De uma coisa eu não desconfio, tenho a certeza: não me interessa.

Joao disse...

se o Jorge e o Luiz Alberto tiveram 11 e 30 dias de suspensão por tentativa de agressão, quantos dias de suspensão é que terá o jogador do Leiria que teve aquela agressão bárbara ao Hélder Barbosa?

Tiago disse...

xina dixit: Mas este já não é o 1º sinal de que o Braga esta a encomendar muita gente!....

Conta mais, conta....

MK, essas insinuações é que não te ficam bem, digo eu...

low desert puke disse...

"quantos dias de suspensão é que terá o jogador do Leiria que teve aquela agressão bárbara ao Hélder Barbosa?"

Depende. Primeiro que tudo hà que castigar o agredido. Porque é ignòbil e insensato que um gajo num campo de futebol e à entrada de um tunel leve nos cornos pelas costas. Tipo o Cardozo.

Pedro Almeida disse...

"De uma coisa eu não desconfio, tenho a certeza: não me interessa."

Porque te dás ao trabalho de responder então?

ps: já agora quem é o todos?

DUX_XXI disse...

O Cardozo levou nos cornos? A sério? Ele que nem agride ninguém com os cotovelos, nem nada. 'Tadito do moçinho.

Este tipo de manobras nem é novo. Entre os 3 grandes é até algo banal, nada de novo aqui.

Pode ser é que "o tiro saía pela colatra"...

Rearviewmirror disse...

Exige-se rapidamente um Rui Costa report já. Parece que a máquina fotográfica era dele.

Rearviewmirror disse...

E sinceramente, vir falar da "atitude" do Leiria neste jogo só porque ficou 0-0 é simplesmente ridículo.
Vi o resumo alargado e o Braga teve umas 10 oportunidades claras de golo, e só nao golearam a equipa do caixinha por manifesto azar/azelhice.

João Antunes disse...

Epa, oh Du XiXi, ao menos aprende a escrever.

Pensador disse...

enquanto uns ainda preocupam-se com o seu futebol...
outros buscam meios alternaivos para ganharem à força....

Mr. Shankly disse...

Bem me parecia que as coisas não podiam ser tão simples como pareciam. A explicação mais complicada e estapafúrdia é sempre a certa. Toda a gente sabe que o Leiria é um clube alinhado com o Benfica, mais ou menos como Cuba era com os States. Faz todo o sentido.

DUX_XXI disse...

Epa, oh João Antunes, ao menos aprende a ler.

pitons na boca disse...

Li o post antes de se fazer a adenda com os ultimos dois pontos e o "ps", e já na altura estranhei não teres metido logo Benfica nas etiquetas ao texto. Já era evidente, a tua intenção.


442, para onde caminhas tu... pensar que já foste um blog de referencia. Bons velhos tempos.

Fredy disse...

que inocentes os lampioezinhos..imagino se isto se passasse com alguem ligado ao FCP ou algo do genero! era corrupçao e mais teorias da cvonspiraçao.

como é ao contrario já não passa nada. o que interessa é desconversar.

e este blog ainda é de referencia! a verdade é que mesmo os fanaticos frustrados lampioes continuam a vir aqui apesar de tudo haha

João Antunes disse...

Como não deu para perceberes, eu ajudo-te.

"Moçinho". Nunca deves colocar cedilha antes de um "i" ou de um "e".

Aprende a escrever e depois aparece, oh burro!

Mr. Shankly disse...

O Fredy, caso não tenhas percebido a questão é com o Braga. Mas nós é que estamos a desconversar, a conspiração é óbvia.

Joao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse...

Não percebo a admiração das pessoas. Estas acções vêm na sequência do que tem sido o crescimento do Braga desde que Salvador - que, como todos sabemos, está em estágio enquanto o Grande Papa não cair da cadeira - chegou ao poder. Os adeptos copiam os portistas; as claques copiam os Super Dragões, o Presidente copia o Papa, os funcionários copiam o Guarda Abel e agora o Director Desportivo - que, como também sabemos, não tem qualquer ligação ao clube do Papa - comete os actos que desde pequenino viu no túnel das antas. Com uma diferença: o sistema evolui de formas espantosas. Com a inovação da mais alta tecnologia, os actos de coacção esmeram-se e abrilhantam de forma genial as ocorrências - há beleza neste acto simples de tirar fotografias aos lances e deixar no balneário do árbitro. Há inovação, há modernidade, há civilidade, há urbanidade! Longe vão os tempos, esses saudos tempos do túnel das Antas, em que se batia em tudo o que fosse visitante e se enchiam os balneários do Benfica com baldes de merda. É o modernismo a dar cartas.

Mas tenhamos calma: a irmã do Director-Desportivo está na Liga para alguma coisa. Já desde pequena que a coitada anda a salvar o rabinho do irmão destas situações delicadas, tal era a personalidade complexa e difícil do Fernandinho.

Sai multa de 5.000 euros e não se fala mais nisso.

Ricardo disse...

Ah, sim, dizer também que este post é verdadeiro serviço público. Nota-se a excelência na análise, a imparcialidade de quem analisa o futebol português de fora, sem quaisquer clubismos. Temos seguido com atenção todas as análises detalhas que o escriba Kodro tem feito à realidade benfiquista, desde o anunciar de uma fenda na sanita do Piso 1 (uma vergonha!) ao facto de o relvado não estar cortado na direcção correcta contra o vento, o que obviamente deveria merecer por parte das autoridades uma coima especial e ajustada, situação que não ocorre porque, como todos sabemos, o Benfica tem, dentro das insituições (especialmente entre as que tratam de problemas de loiça de casa-de-banho e de jardinagem), um peso desmedido. Uma afronta a quem pugna pela verdade desportiva.

Desta vez - mais uma vez, temos de ser justos! - vem Kodro analisar muito friamente o ocorrido, criticando suavemente o ocorrido, e quanto a nós muito bem, porque não há que fazer disto um caso de polícia. Como é por todos sabido, a Pedreira dá-se muito às ventanias, situação que origina por vezes acontecimentos caricatos, quase surreais, e que de nenhuma forma mancham quem por lá trabalha. As fotografias voaram, fizeram voo rasante pelo túnel e, numa coincidência espantosa - achamos mesmo que o azar nunca foi tão grande -, foram parar ao balneário de Bruno Paixão. Situação que obviamente se repudia mas que é de todas as formas alheia ao Sporting Clube de Braga, instituição respeitável que apenas promove a lisura e o bom comportamento neste desporto.

Esteve portanto muito bem Kodro, como estiveram Salvador e Fernando Couto. Todos de uma inocência que espanta e causa até - sejamos honestos - alguma inveja.

Fredy disse...

"Os adeptos copiam os portistas; as claques copiam os Super Dragões, o Presidente copia o Papa, os funcionários copiam o Guarda Abel e agora o Director Desportivo - que, como também sabemos, não tem qualquer ligação ao clube do Papa - comete os actos que desde pequenino viu no túnel das antas"

olha o ricardo a descrever perfeitamente o benfica lolol

isto de não terem espelhos em casa é o que dá haha

Nuno disse...

Num post em que se fala do Braga não há que não resista em falar do FC Porto...complexo de inferioridade é o que é!

Bem nos tuneis eles não são os unicos com experiência,agora em bater á frente de toda a gente...e mais não digo!


Saudações

Nuno disse...

quem*

master kodro disse...

Aparentemente, estou a escrever para pessoas que não compreendem e não querem ler a frase " toda - mesmo toda - a violência deve ser exemplarmente punida."

Portanto, não vale a pena conversar com pessoas que não querem compreender isto.

Pitons, o 442 caminha para a merda que tu interpretares que está escrita no 442. Mas a merda está mais nos olhos, ou na cabeça, de quem a lê do que de quem dizes que a escreve, acredita.

Também podias estar bem, Ricardo, a condenar todas as formas de violência, como eu. Mas não. Só condenas algumas, ignoras outras e ainda fazes de conta que não percebeste o texto.

Mr. Shankly disse...

"olha o ricardo a descrever perfeitamente o benfica lolol

isto de não terem espelhos em casa é o que dá haha"

Quem diz é quem é! O meu pai é polícia!

Desculpem, foi um flashback para a primária.