domingo, abril 24, 2011

Continua levezinho

Liedson isolou-se na liderança dos melhores marcadores do estadual Paulista, depois de ter marcado o primeiro golo do Corinthians 2 x 1 Oeste, referente aos quartos-de-final da competição. É o 11.º golo em 13 jogos, no Paulista, desde que voltou ao Brasil. Alguém tem saudades?

master kodro

7 comentários:

MM disse...

Palavras para quê?
Um fino futebolista, humilde, trabalhador, cheio de técnica, cheio de classe, finalizador com o esquerdo, com o direito, com a cabeça, dentro da área, fora da área, em volley, com força, com chapéu, sem chapéu, com mero oportunismo, em slalom, de fora para dentro, bem no coração da área, passando por 4 e 5 adversários, passando por nenhum adversário, um ídolo das massas, galvanizador de bancadas, silenciador de outras ...
Um fino e empenhado futebolista com todas estas qualidades já é muito raro encontrar. Encontrá-las num futebolista que para além de reuni-las ainda é moldado durante 9 anos pela camisola da potência maior do Desporto Português é magia. E daí a existência deste post e o tributo que as gentes da mais variada origem e côr futebolística prestam aquele que juntamente com Mário Jardel, Beto Acosta, Lisandro Lopez e Falcão completa o restrito quadro dos 5 melhores avançados que passaram pelo Futebol Português nos últimos 12 anos.

Esta é a verdade, e é indesmentivel.
Indesmentivel pelos números, claro:

Coritiba - 9 (5)
Flamengo 24 (14)
Corinthians 18 (10)
Sporting CP 214 (116)
Corinthians 13 (11)

Melhor marcador da História do Sporting Clube de Portugal em competições da UEFA, feito esse, mérito esse, alcançado ao serviço da turma que conserva ainda os recordes de maior goleada Europeia fora-de-casa em provas da UEFA, maior goleada Europeia caseira em provas da UEFA, maior goelada da História do Futebol Europeu imposta aos gigantes da cidade de Manchester sediados no mítico Old Trafford e, por mais incrível e extraordinário que pareça ... o Clube daquele que foi / é o goleador máximo da História do Futebol MUNDIAL. Fernando Peyroteo, pois claro, que ocupa o inalcançável 1º lugar no ranking da FIFA que ordena os melhores e maiores goleadores de sempre que o jogo alguma vez conheceu.
É de facto extraordinário que em pleno Séxulo XXI um futebolista ao serviço de um Clube que teve Peyroteo (1º goleador do Futebol Mundial), Manuel Fernandes (o mítico e eterno Capitão), Yazalde (actual recordista da BOTA de OURO EUIROPEIA), Mário Jardel [outro Bota de Ouro Europeu ao serviço do Sporting Clube de Portugal, e recordista máximo do nº de golos marcado ao serviço de uma equipa em Portugal (entre as 2 que serviu, Sporting e Porto)], ao serviço de um Clube que reuniu nomes desta espécie e qualidade ... o Levezinho conseguiu no estrito âmbito da UEFA superá-los e escrever o seu nome em letras verdes cravadas a ouro como o maior Goleador de Sempre do Sporting Clube de Portugal em provas da UEFA.

Fantástico, e um feito notável.
Parabéns Liedson e parabéns ao autor deste post. É um tributo - mais um - que merece continuidade, ao fim de centenas de outros que tiveram como alvo o Leão nascido na Bahia que o Estádio José Alvalade tratou de eternizar.

PS, em regime de part-time, em fim de carreira, cheio de boa-vontade, conseguiu ser ainda o responsável pela ida da Selecção Portuguesa ao último Mundial tido na África do Sul. Autor do golo do empate que no Norte da Europa permitiu à Selecção de Portugal manter intactas as (pobres, mas que ainda assim se verificaram) aspirações de presença no Torneio. Selecção Portuguesa essa apoiada por um ignorante povo que no lugar de agradecer ao Liedson colocou sempre em causa o seu espírito de missão e ajuda prestado à Federação Lusa, num registo de alguma xenofobia e repulsa por tratar-se de um Goleador da Escola Leonina. Como seria de prever, e sem surpresa, essa triste Selecção mais não fez do que fazer tristes figuras, nesse mesmo Campeonato do Mundo.

MM disse...

Não obstante, o valor do Levezinho será sempre reconehcido por aqueles que são a sua família: o Sporting e os adeptos do Sporting Clube de Portugal. Todos os outros podem afogar-se na sua xenefobia porque por mais que berrem cânticos anti-Liedson ou anti-Brasil, esses cânticos não desafectarão o Levezinho da sua pertença aos quadros do MAIOR e MAIS TITULADO CLUBE DESPORTIVO de PORTUGAL. E desta forma, é o Sporting quem representa esse Desporto em Portugal. E dessa forma, o Liedson faz parte do grupo que realmente interessa.
Nunca nada mudará isto.
A História é um corpo vivo, dotado de células próprias. Tudo o mais são vestígios mesquinhos de um povo ignorante que - curiosamente, decerto - não se revê maioritariamente no Sproting Clube de Portugal. E ainda bem, porque se o Sporting fosse um Clube de ignorantes incapazes não seria hoje o mais titulado e galardoado Clube português, decerto.

jose reyes disse...

Li algures que esteve 40 dias sem marcar :)

MM disse...

"My God, why have You forsaken Me?"

Cá está, enquanto aquele que vestindo a camisola de Portugal tanto nojo causou a tanta gente por tratar-se de um futebolista Brasileiro que passou 1/3 da sua vida adulta em Alvalade e Alcochete, pagando impostos ao Estado Português, tendo os seus filhos a estudar em escolas Portuguesas, representando a bandeira de um Clube que leva "Portugal" - literalmente - no nome, enquanto este individuo andou a marcar quase 2 golos por cada 3 jogos durante 9 anos, um outro, andava a fazer isto:

Lista de Mensagens
Cláudia Costa em 22-04-2011 às 17h52,
Nem há palavras k descrevam a desilusão e vergonha k senti na 4ª feira...Bem, dá um abraço ao Carlos Martins e ao Coentrão, exemplos dos jogadores k deram tudo em campo!Agr bola para a frente...amanhã temos um troféu para ganhar..e VAMOS GANHAR!!!Não se deixem ir abaixo, ainda podem dar mts alegrias a todos nós benfiquistas!Qt a ti Nuno, espero k esteja a correr td bem, o facto de já teres iniciado corrida é um óptimo sinal!Desejo a ti e toda a família uma Páscoa feliz, com algumas amêndoas e a vitória do nosso SLB!Beijos grandes Capitão*****************

silvia alexandra ribeiro em 21-04-2011 às 18h28,
Olá Nuno Gomes,então está tudo bem contigo.
Sabes eu fiquei a saber que estás a recuperar bem,eu fiquei triste por o benfica ter perdido ontem com o futebol clube do porto.

Um marcou quase 300 golos em 9 anos e a sua recompensa foram ecos xenófobos reproduzidos pela mesquinhez de muitos portugueses.
Outro, anda a fazer sites para seduzir adolescentes, porque obra desportivo e golos, nem vê-los.
São diferenças, e diferenças que espelham bem a diferença de qualidade que separa os titulados de Alvalade e os incapazes da Luz e Carnide.

low desert puke disse...

Essa lista dos 5 melhores avançados que passaram pelo futebol portugues nos ultimos 12 anos é um bocado...como dizer...xoxa.

Primeiro hà que recordar um portugues chamado Joao Vieira Pinto. Depois nao se pode fazer uma classificaçao desse tipo sem incluir aquele que é sò um dos melhores (ou o melhor?) marcadores estrangeiros da història do Benfica - Cardozo. Tosco ou nao, parece que aqui contam os numeros e esses nao mentem. E depois temos também Saviola, que nao sendo matador, marca e dà a marcar e tem movimentaçoes na àrea e em torno desta que Portugal nunca antes tinha visto.

Ainda sobre o Liedson, sò é pena que o MM jà nao se recorde das birras e "raptos auto-infligidos" do Levezinho nos primeiros 4 ou 5 anos em que jogou em Portugal. De cada vez que ia passar o Natal ao Brasil desaparecia e mandava recados pelo empresàrio, voltando depois e com atrasos enormes no que respeita ao trabalho que o plantel jà desenvolvia, sendo consequentemente aumentado no ordenado depois de desesperadamente forçar a direcçao a vende-lo, - obviamente para uma equipa de gabarito e ganhadora - e nao se pode recriminar o rapaz por ter sonhado com altos voos na sua carreira.

Este é também uma exemplo da "magia de um fino, raro e empenhado futebolista" e suas qualidades.

Deko disse...

Eh pá, nós a falar de avançados e faz-se referência ao...
Cardoso !!
...
...
Cardoso ?!

AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!
AAhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh !!!

Jota Pê disse...

De facto, 38 golos num ano? Isso é para meninos...