domingo, março 27, 2011

Anatomia de uma golpada

O Sporting continua noutro planeta.

A impugnação baseia-se, ao que parece, na disparidade entre o número total de votos anunciado após o fecho das urnas e a contagem final.

Assim, inicialmente, a estatística era a seguinte:

"Fecharam as urnas no Estádio José Alvalade, com um recorde absoluto de votos: 88.530 (...) Com 14.205 sócios que hoje votaram, estas é a terceira eleição mais concorrida de sempre" (fonte: A Bola Online)

Mas, com as percentagens finais, alguns apoiantes de Bruno de Carvalho, que acrescentam valores absolutos, estão a concluir que:

Godinho Lopes:
36.55 % - 33.275 votos
100 % - x
Total: x = 91.040 votos

Bruno de Carvalho
36.15 % - 32.915 votos
100 % - x
Total: x = 91.051 votos


Entretanto,

- não há percentagem de votos nulos ou brancos na proclamação de resultados de Lino de Castro (PMAG) às seis da manhã

- Lino de Castro só anuncia percentagem de votos, sem fazer corresponder a percentagem a um número absoluto de votos ou votantes

- no site do Sporting, até agora, também não há correspondência entre percentagem e número de votos: "Os sportinguistas elegeram Godinho Lopes com 36,55 % (total de votos, que equivale a uma votação de 4511 sportinguistas)

kovacevic

6 comentários:

galvao99 disse...

kova,

nao percebi essas contas. É suposto, para encontrar a percentagem de votos de GL e BDC em funçao do numero de votos de cada um, ter em conta a percentagem de votos, e o numero de votos, das outras 3 candidaturas, para alem dos votos em branco (os nulos não contam como votos)...

Mas sim, tens razao que deviam ter sido dadas todas essas informaçoes (votos em branco incluidos), o que, só por si, não retira legitimidade à contagem dos votos e aos resultados finais atribuidos às listas de BDC e GL.

Era importante que os delegados das outras candidaturas se pronunciassem o quanto antes sobre estas e outras questões, e acabar de vez com estas suspeições, já que os das candidaturas de gL e BDC serao sempre considerados parciais.

Ricardo disse...

Aprecio bastante o sentido democrático desta gente. É, aliás, muito na linha da génese idiossincrática do clube, especialmente potenciada nos anos ro Estado Novo.

Um, não aceita perder; o outro está agarrado ao poder. E bem, claro. Que golpe de teatro querem os apoiantes de Bruno Carvalho com isto tudo? Não estavam representantes de todas as listas no processo de contagem de votos? Há alguma remota hipótese de falsificação de resultados? Obviamente que não. É areia para os olhos. Isso e as declarações de Rogério Alves serem algum indício de que houve marosca. Não é. O homem limitou-se a comentar a notícia que lhe foi apresentada pelos jornalistas. Qual é a confusão?

De qualquer forma, de uma coisa temos a certeza: com segunda volta ou não, o Sporting estará irremediavelmente ingovernável.

kovacevic disse...

Galvao,

o essencial, claro, é a divulgação incompleta dos resultados por parte do PMAG

Ricardo,

é preciso ter noção que 15 eleitores podem gerar 360 votos

a diferença pode resumir-se a 15 boletins

Ricardo disse...

Kovacevic, já percebi que é esse o teu ponto. Mas discordo. Não acredito que tenha havido falsificação.

Já agora, confirmaram-se os dois dados sobre os quais tinha alguma curiosidade para estas eleições:

- A internet não serve de estudo à realidade - pela blogosfera leonina, 70 ou 80 por cento dos sportinguistas apoiava Bruno de Carvalho; nas urnas, só 36 %.

- Os sportinguistas, exactamente 63, 85 % deles, mesmo com o clube completamente de rastos, não conseguem resistir à sensação de constantemente valorizar elementos da "estrutura". É também por este complexo elitista que o clube não avança nem se tranforma.

bgvp disse...

In http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_cluberesultadoseleicoes_270311_73964.asp

ONSELHO DIRECTIVO
Total de votos
LISTA A – 33275 – 36,55%
LISTA B – 8013 – 8,80%
LISTA C – 32915 – 36,15%
LISTA D – 15062 – 16,54%
LISTA E – 1777 – 1,95%

91042 VOTOS...e agora??? de onde apareceram 2512 votos???

Alguma caixa escondida? ou foram apenas boletins preenchidos a última hora?

bgvp disse...

Algo não bate certo...fecham com 88530...como é que foram 91042? estranho...

"Fecharam as urnas no Estádio José Alvalade, com um recorde absoluto de votos: 88.530 (...)

Curioso que apareceram à ultima hora....e nao ficaram registados nos PC's a entrada desses sócios????