domingo, setembro 26, 2010

Notas benfiquistas

1. Um dos principais problemas do Benfica nesta época tem sido os baixos índices de concentração. Bem visível nos primeiros jogos (mau comportamento nas bolas paradas, passes fáceis mal executados), este défice continua por superar. Veja-se o caso da Madeira, onde o Benfica teve uma atitude ofensiva e defensiva notável, que porém quase não chegava para vencer devido à acumulação de incríveis falhanços na cara do golo. Com efeito, só a desconcentração explica que um "matador" como Cardozo ou prodígios técnicos como Saviola e Gaitán se entreguem a tanto desperdício. A corrigir rapidamente.

2. Em todo o caso, há motivos para sorrir, devido aos progressos registados nas restantes dimensões do jogo. Destaco em especial a maior articulação miolo/retaguarda, sobretudo nas transições defensivas, o maior acerto nas bolas paradas e a aceleração do ritmo de jogo. Por outro lado, há vários crescimentos individuais que me alegram: Luisão e Javi aproximam-se das prestações do ano passado, Martins está em grande, Gaitán parece mais integrado, Roberto a bom nível. Falta recuperar plenamente David Luiz (continua displicente) e Maxi (fisicamente a meio-gás).

katanec

19 comentários:

low desert puke disse...

Nos crescimentos individuais nao hà uma palavra para o Roberto?

E nos impedimentos individuais, foi claramente um jogo em que pelo menos mais um golo podiamos ter marcado. Bastaria para isso que a regra do penalty fosse usada com justiça em todos os jogos...

katanec disse...

Tens toda a razão. Vou incluir o Roberto. Esqueci-me! :)

miguel_canada disse...

Jogar e vencer à rasquinha o ultimo classificado de facto até permite esta espécie de balões de oxigénio psicológicos.

Não seria mais prudente aguardar por uma série de vitorias aceitável e com maior grau de dificuldade?

Rearviewmirror disse...

O ultimo classificado tem sido bem empurrado para baixo, sabe-se lá porquê...

Ricardo disse...

"Jogar e vencer à rasquinha"

Isto é sério?

Concordo com tudo, Katanec. Tenho pena que tenhamos dado esta vantagem ao Porto nas primeiras jornadas. Os indícios que as equipas têm dado parecem caminhar para um Benfica mais próximo do do ano passado e um Porto, embora melhor do que na passada época, uns furos abaixo da qualidade benfiquista. Mas pode ser tarde.

dragaovenenoso disse...

Não sei se o resultado foi justo porque o marítimo também teve oportunidades. Quanto a penalties estamos conversados: um a favor do benfica que apenas é visível na terceira repetição, vista da baliza do marítimo. As outras imagens não mostram falta alguma. Penalty a favor do marítimo alguns minutos depois, visionada logo na primeira repetição e do mesmo ponto de visão do árbitro.

Lance do golo do benfica. Já não via um golo assim há muito tempo. Falhanço monumental do defesa do marítimo, que se esqueceu de cobrir o lado mais distante da baliza. O que é estranho para quem já praticou a modalidade. Mérito para o coentrão que já devia conhecer esta característica do seu ex-colega.

Qualidade superior ao FCPorto?! ok, continuem assim...e com o roberto na baliza.

Offshore disse...

quem anda a empurrar o Rio Ave ???

Offshore disse...

ou será que pretendiam falar do Marítimo que é perseguido em virtude do Kleber não se ter transferido para o Porto - Kleber esse que não pode jogar nesta jornada -
pressumo que essa perseguição ao Marítimo tenha tido um interregno nesta jornada ...
certo ?

Pedro disse...

LOL..são de ir ás lágrimas estes gajos..

Um jogo para goleada acaba com o sofrimento natural de uma vantagem pela margem mínima. Isto é capaz de ainda se compôr...

miguel_canada disse...

"...embora melhor do que na passada época, uns furos abaixo da qualidade benfiquista. Mas pode ser tarde."

O momento de humor sublime.
Diz-me por favor em que sector é que o benfica tem mais qualidade que o Porto.

Pedro, qualquer jogo pode ser para goleada, desde que não se falhem as oportunidades todas, menos 1!

Grilo Falante disse...

Rearviewmirror disse...
O ultimo classificado tem sido bem empurrado para baixo, sabe-se lá porquê...

O presidente do Marítimo achou que estava a ser empurrado para baixo pelo treinador holandês, daí tê-lo despedido...

Grilo Falante disse...

Fora isso, o Marítimo também foi empurrado para baixo, na semana anterior a jogar com o slb, quando o Kleber foi expulso sem qualquer motivo para não poder...jogar contra o slb. Sim, espelho retrovisor, percebo o que queres dizer...

pitons na boca disse...

Claro, Grilo.
Não me lembro é da lei que diz que, só porque uma equipa vai jogar com o Benfica na jornada seguinte, os jogadores dessa equipa podem agredir adversários sem serem expulsos.
Espero que nos digas que lei é essa.

Grilo Falante disse...

Agredir adversários...é só rir...

Hattori Hanzo disse...

Grilo, o Benfica é que foi benefeciado, mas ele foi expulso quando o Maritimo estava a ganhar e o jogo acabou empatado Explica-me lá isso por favor que eu devo ser estúpido e não percebo.

O Anti Lampião disse...

é fácil.
não tem nada que saber
http://oantilampiao.blogspot.com/search/label/castigos

Grilo Falante disse...

"Hattori Hanzo disse...
Explica-me lá isso por favor que eu devo ser estúpido e não percebo."

Quem sou eu para te contrariar?

Hattori Hanzo disse...

Obrigado pelo elogio dado por uma pessoa tão inteligente como tu, como se comprova pelos teus comentários. Mas continuas a não reponder.

Luís Viegas disse...

Ao ler este post descobri que o Gaitan é um "prodígio técnico"............

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAH mt mt bom !