quarta-feira, maio 19, 2010

Velhos são os trapos

Os nomes falados para o Sporting vêm com legenda: o plantel precisa de jogadores experientes. É uma ideia que convence muitos adeptos leoninos, diria mesmo que convence a maioria dos adeptos leoninos, para quem o Sporting não ganha, entre outras coisas, porque joga com uma equipa de miúdos. Será mesmo assim?

De acordo com o site zerozero.pt, são estes os 'onzes-tipo' de Benfica, Braga, Porto e Sporting em 2009/10, com base nos minutos jogados no campeonato, tendo entre parêntesis a idade do jogador à data do início da época:

Benfica
Quim (33 anos), Maxi (25), David Luiz (22), Luisão (28), Coentrão (21), Javi (22), Ramires (22), Aimar (29), Di Maria (21), Saviola (27), Cardozo (26)
média de idades 25,09

Braga
Eduardo (26), Filipe Oliveira (25), Rodriguez (25), Moisés (30), Evaldo (27), Vandinho (31), Viana (26), Mossoró (26), Alan (29), Meyong (28), Paulo César (29)
média de idades 27,45

Porto
Helton (31), Fucile (24), Rolando (24), Alves (27), Álvaro (24), Fernando (22), Meireles (26), Belluschi (25), Falcão (23), Hulk (23), Varela (24)
média de idades 24,81

Sporting
Patrício (21), Abel (30), Carriço (21), Tonel (29), Grimi (23), Moutinho (22), Veloso (23), Matias (23), Djaló (23), Liedson (31), Postiga (27)
média de idades 24,81


Equipa mais experiente
Braga 27,45
Benfica 25,09
Sporting e Porto 24,81

Jogadores de 27 anos ou mais
Braga 6
Sporting e Benfica 4
Porto 2

Jogadores de 30 anos ou mais
Sporting e Braga 2
Benfica e Porto 1

Jogadores de 23 anos ou menos
Sporting 7
Benfica 5
Porto 3
Braga zero

Jogadores de 21 anos ou menos
Sporting e Benfica 2
Porto e Braga zero

Que o Braga é a equipa mais experiente parece-me evidente. Que o Sporting tem mais gente entre os 21 e os 23 anos é indesmentível. Por outro lado, com 27 anos ou acima, apresenta o mesmo número de nomes do que o Benfica e mais do que o Porto. Na prática, as diferenças entre Sporting, Porto e Benfica são tão ligeiras que só por facilidade de raciocínio se pode ver aqui um handicap. Tudo se resume a isto: o Benfica é campeão com Coentrão (21 anos), Di Maria (21), David Luiz (22), Javi (22) e Ramires (22). Meia equipa. E são eles, obviamente, que mais dinheiro podem valer nas transferências de Verão.

kovacevic

8 comentários:

!nsurrecto disse...

Postiga no 11 tipo?

Homem Aranhão disse...

Diz-se que o Targino jogou toda a época por um clube quando já tinha sido contratado por outro.
--
O Benfica já equaciona a saída de Di Maria, após o Mundial da África do Sul e assegurou o concurso do médio-ala esquerdo Tiago Targino, do Vitória de Guimarães. O acordo foi alcançado ainda no início da época que agora terminou, antevendo a saída do argentino ainda em Janeiro.

Porém, a lesão contraída pelo jogador, precisamente no encontro que o Vitória minhoto disputou no estádio da Luz, inviabilizou a transferência. Além disso, o Benfica prevê a subida do preço de mercado do jogador que deverá fazer parte das primeiras opções de Maradona, na selecção Argentina.

Seja como for, Targino será jogador do Benfica, tendo já sido firmado acordo entre as duas partes, conforme confirmou ao JN fonte do Vitória de Guimarães. Tiago Targino tem 24 anos e caiu no goto de Jorge Jesus, quando o treinador orientou o Vitória de Guimarães. Fonte JN.

Mário Rui Oliveira disse...

Kova

mas neste caso a moda ( como medida estatistica, isto é, os valores mais observados ) é mais importante que a média.

e a esta análise se juntares os suplentes percebe-se facilmente que a necessidade de âncoras de experiência ( nem que seja no banco ) para dar lastro ao plantel são necessárias e se calhar assim se conseguirá no Sporting valorizar de forma clara os mais novos !

kovacevic disse...

Mário Rui

valor mais observado no sporting: 23
valor mais observado no benfica: 22
valor mais observado no porto: 24

A seguir a estes 11, os jogadores do Sporting com mais minutos são:

Polga - 30 anos (tem mais minutos que o Postiga, inclusive9
Pedro Mendes - 30
João Pereira - 25
Vukcevic - 23
Izmailov - 26

Tu leste o post, ao menos?

Já agora, os do Benfica:
Amorim 24
Peixoto 29
Martins 27
Weldon 29
Shaffer 23

E os do Porto
Mariano 28
Rodriguez 23
Guarin 23
Ruben Micael 23
Miguel Lopes 22

Compara, compara principalmente com o Porto, e diz-me qual é a diferença.

Pergunto: tu leste os dados que são apresentados?

pitons na boca disse...

Essa do Targino só acredito quando acontecer, mesmo (tenho duvidas que seja jogador para o tipo de jogo do Benfica).

Engraçado que, segundo o zerozero, Jorge Jesus treinou o Guimarães na época 2003/04, época em que dá o Targino como junior do Desp. Beja.

O Anti Lampião disse...

http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/fazer-as-coisas-por-outro-lado.html

Fazer as coisas por outro lado
"

Nove adeptos do Benfica arguidos por ameaçar árbitros
Nove adeptos do Benfica foram, ontem, quinta-feira, alvos de busca e constituídos arguidos pela PJ por forte envolvimento em várias ameaças proferidas por telemóvel contra quatro árbitros de futebol da I Liga. Entre as vítimas estarão Jorge Sousa e Vasco Freitas.
As presumíveis manobras intimidatórias contra os homens do apito ocorram em contextos de jogos do clube recentemente sagrado campeão nacional, na época 2009/2010. Conforme o JN noticiou a 19 de Dezembro do ano passado, entre essas partidas estão o Braga-Benfica e o Benfica-Nacional. Mas há mais, uma vez que a PJ refere que foram denunciados factos ocorridos durante os últimos oito meses.

Para detectar a identidade dos supostos autores das comunicações efectuadas para os árbitros, e alguns seus familiares, a Polícia Judiciária recorreu sobretudo à informação de operadoras telefónicas, o que permitiu identificar indivíduos residentes em várias localidades do país: Paredes, Rio Tinto, Tondela, Lisboa e Ponta Delgada, nos Açores. São todos estudantes, à excepção de um, tendo em comum a ligação, como adeptos, ao Benfica. Não está, porém, apurada participação, directa ou indirecta, de dirigentes do clube da Luz.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, os arguidos dizem às autoridades não se conhecerem uns aos outros. Mas a PJ ainda vai averiguar a veracidade destas afirmações, por não se afigurar verosímil a coincidência de actuações detectada relativamente aos quatro árbitros queixosos.

Para prosseguir as investigações, inspectores das directorias do Porto, Lisboa e de Ponta Delgada apreenderam 11 telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e alguns documentos por suspeitas de utilização de prática dos crimes de injúrias, ameaça e coacção. Uma das pistas a explorar é uma eventual ligação através de redes sociais, na Internet. Os computadores terão sido utilizados, também, para envio de mensagens tipo SMS.

Uma questão ainda sem resposta é a forma como os suspeitos acederam aos números de telefone dos árbitros, bem como informações sobre familiares que, por serem verdadeiras, atemorizaram ainda mais as vítimas. O caso que aparenta maior gravidade é o de Jorge Sousa. Este árbitro de Paredes recebeu um telefonema de um número anónimo, a 31 de Outubro do ano passado, logo após a partida Braga- Benfica, vencida pelos bracarenses por 2-0.

O interlocutor da chamada terá dito que, por aquele juiz ter-se "portado mal", a sua mulher, que estava "sozinha" em casa, iria sofrer "consequências". Sucede que, naquele dia, a esposa de Jorge Sousa estava efectivamente sozinha em casa - o que demonstra conhecimento privilegiado da vida familiar do árbitro"

Rearviewmirror disse...

"..Hermínio Loureiro, ex-presidente da Liga de Clubes, fala pela primeira vez das pressões no futebol.

Valentim ou Pinto da Costa nunca lhe disseram para controlar o que Ricardo Costa (presidente da Comissão Disciplinar da Liga) andava a fazer?

A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008 num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’. Certo é que não mudei a orientação de total autonomia que dei desde o início à Comissão Disciplinar. Desde esse dia que percebi que me iam fazer a vida negra e fizeram..."

In O SOL

Allez Sporting disse...

ano e meio depois percebe-se que os que lhe deram colo tem mais força do aqueles que lhe queriam mal