domingo, outubro 04, 2009

Os merdia

A sétima vitória consecutiva do Braga não chega para destaques nos jornais desportivos. Tem ainda mais valor assim.

master kodro

12 comentários:

low desert puke disse...

Hoje è Dia de S. Nike.

Francisco disse...

E qual a novidade? Quais critérios jornalísticos qual quê? Interesses comerciais acima de tudo. Se na imprensa generalista portuguesa já é assim, na desportiva, então, é o descalabro.

Engraçado é que hoje foi à escolha do freguês: uma capa pra cada grande, qual a menos relevante. A d'"A Bola", então, dava um belíssimo outdoor! Se bem que a meu ver a do "matador divino" ganha os pontos máximos do dia no quesito ridículo.

JLC disse...

Porque razão é que os jornais deveriam escolher capas que lhes dariam menos dinheiro que as actuais?

master kodro disse...

Embora não me agrade por aí além, ainda prefiro a resposta do Francisco "qual é a novidade?" do que a tua, JLC.

A parte do Francisco porque não é por não ser novidade que um erro deve deixar de ser apontado.

A tua parte porque achas que os jornalistas com responsabilidades editoriais devem ter como principal objectivo fazer dinheiro. Mas não devem. Devem seguir o código deontológico que os rege. E o código deontológico não fala em fazer dinheiro. Não. Fala em evitar o sensacionalismo. Fala em não discriminar. Não fala em fazer dinheiro.

Pelo que pior do que deixar cair no esquecimento é dar-lhes razão.

Francisco disse...

Master, o meu "qual é a novidade?" não foi desculpabilização nem minimização do que está em causa, como julgo que é perceptível. Foi de desilusão, de "infelizmente é o que temos, a mesma m.... de sempre". E não é por ser recorrente que deixaste de fazer muito bem em apontar.

luis disse...

Desportivamente, só favorece os de Braga. Não têm essa pressão. Ninguém discute os lances em que são beneficiados (já houve alguns) e que lhes dão vitórias.

Continuo a dizer que o Braga não tem estrutura para vencer.

Infante disse...

O jornalismo desportivo tuga é ridiculo, mas não são os únicos "maus da história". A verdade é que o que as pessoas querem é mesmo isto, capas motivadoras com jogadores dos "grandes", com pequenas cuirosidades e tal. Não são os jornais que moldam a mentalidade das pessoas, simplesmente vão atrás do que elas querem. Vivemos num país em que os grandes devem ter aí cerca de 95% dos adeptos (se não mais). Contra isto não há muito a fazer.

Isto não mudou quando o Boavista conseguiu feitos mil vezes superiores aos do Braga, nem vai mudar agora. O melhor mesmo é não te chateares muito...

master kodro disse...

Desculpa, Francisco, acho que centrei a minha leitura na primeira interpretação que fiz da primeira frase.

Qual pressão, luis? A pressão de verem na capa de um jornal que são os líderes porque ganharam 7 em 7 jogos? Não consigo imaginar em que é que isso pressiona uma equipa. Já nos "benefícios" do Braga é assunto em que nem entro. Mais um bocado e alguém diz que vão ao colo. Vão, vão, mas é do Alan e do Mossoró.

Infante, se os jornais te derem isenção, tu habituas-te a conviver com a isenção. Os media dominam as massas. São os jornais que moldam as pessoas, são. Basta veres qualquer título ou estudo estatístico merdoso de qualquer jornal para teres, no dia seguinte, centenas de pessoas a repetir a mesma coisa, por mais estúpida que seja. Não andas pelos blogs?

Infante disse...

Não sei como é que é em relação a estudos. Mas em relação a esta questão, acho que é um caso perdido, independentemente do que a imprensa possa fazer. Mais do que mudar os hábitos da imprensa, era preciso mudar a mentalidade de merda dos adeptos portugueses, a mentalidade de que só se pode ser de 3 clubes, a mentalidade que goza com as pessoas que apoiam o clube da sua terra em vez de clubes a centenas de quilómetros que não lhe dizem nada, mentalidade essa que resulta em quase todos os problemas dos clubes pequenos (sem adeptos, sem apoios, sem patrocinio, sem dinheiro, etc...). Isto sim, é bem difícil de mudar e infelizmente nunca é matéria para posts revoltosos em lado nenhum.

luis disse...

MK: num clube como o Braga pressina por motivos óbvios. Enquanto não têm a obrigação de vencer, vão jogando sem essa pressão. Não me digas que não entendes o que estou a dizer.

A pressão pode também vir de, imagina, duas derrotas consecutivas. Aí as capas também não associam de imediato títulos do estilo "Crise em Braga".

Estou a falar apenas do plano desportivo.

master kodro disse...

Mas achas mesmo que uma capa de um jornal a dizer que o Braga lidera com 7 vitórias em 7 jogos transfere mais obrigação de vencer ou pressão a alguém? Eu desconfio que eles já sabem que são líderes...

Diogo Ferreira disse...

Sou Vitoriano, mas não tenho problema algum em dizer que de facto a importância que os média estão a dar ao Braga, é uma vergonha..Obviamente que esta época desportiva, em 7 jogos, outras tantas vitorias, é de realçar. Nós Vitorianos, já estamos habituados a este tipo de tratamento, é por isso, que EU não compro jornais desportivos (Jogo, Abola e Record).