sábado, outubro 10, 2009

Operação Portugal

Embora já eliminados diversas vezes pela imprensa, blogs e opinião pública, Portugal chega ao momento decisivo ainda com as suas aspirações intactas. E com um bónus, imagine-se: graças aos sempre imbecis senhores da UEFA (ou será da FIFA?), Portugal entra em campo com o Dinamarca-Suécia já nos instantes finais. A selecção nacional pode assim jogar com um de três cenários:

1. Dinamarca vence. Portugal precisa somente de ganhar à Hungria e a Malta (mesmo que pela margem mínima) para chegar ao 2º lugar, independentemente do que suceda nos outros jogos.

2. Dinamarca e Suécia empatam. Portugal precisa de ganhar os seus jogos e de ultrapassar a Suécia na diferença de golos (partindo para já com -1). Seria neste caso importante ganhar à Hungria por dois ou mesmo três golos de vantagem.

3. Suécia vence. O pior cenário, claro. Portugal continua com hipóteses, mas fica a depender de um empate caseiro de Dinamarca (vs. Hungria) ou de Suécia (vs. Albânia) no último jogo, e ainda assim precisa de obter vantagem na diferença de golos. Atenção que em relação à Dinamarca temos nesta fase -6. Uma vitória clara com a Hungria seria prioritária (ou uma goleada gorda com Malta, em alternativa).

Vamos lá rapazes! O meu onze: Eduardo, Bosingwa, Carvalho, Bruno Alves, Duda; Veloso, Meireles, Simão, Deco; Ronaldo e Liedson.

katanec

12 comentários:

BAD-RELIGION disse...

Não confio nada nos jogos entre dinamarqueses e suecos :/ Lembro-me de um num euro ou num mundial que tinha que ficar 3-3 para passarem as duas, e incrivelmente ficou mesmo...

Luciano Rodrigues disse...

A fase de apuramento correu mal? Claro que sim! Por vários motivos, entre eles erros do treinador, uma dose incrível de azar, o facto de não termos um guarda-redes, defesa esquerdo nem ponta de lança, entre muitos outros.

Ao fim do 3º jogo já diziam que estávamos eliminados. Faltavam 10 jogos! Recordo aqui magníficos resultados dessa caminhada que hoje se tenta ocultar e recordar como triunfal:
Finlândia-1-1-Portugal
Polónia-2-1-Portugal
Sérvia-1-1-Portugal
Arménia-1-1-Portugal
Portugal-2-2-Polónia
Portugal-1-1-Sérvia
Portugal-0-0-Finlândia (ultimo jogo, passámos os ultimos 15 minutos a ser massacrados pelos nórdicos e não sofremos um golo que os colocava no euro em vez de nós por milagre!).

Temos de nos mentalizar de uma coisa: nem esta selecção tem a qualidade de 2000 ou 2004 (2002 tinha qualidade mas era um regabofe!) nem merece toda esta inveja e vontade de serem eliminados que grande parte dos portugueses manifestam. Merda de país de gente invejosa.

Estamos na corrida. Podíamos estar melhor? Podíamos, claro. Mas temos de saber viver com o que temos.

Para acabar, e para aqueles que acham que a mediania na selecção portuguesa começou em Setembro de 2008, recordo o nosso score com o Liechtenstein na qualificação para o Mundial de 2006 (éramos vice-campeões da europa):
Liechtenstein-2-2-Portugal
Portugal-2-1-Liechtenstein

Continuem a viver na ilusão de que somos candidatos a alguma coisa (que nunca fomos ao contrário do que se apregoa, tirando apenas a final do euro em casa (e não todo o euro, mas apenas a especificidade de jogar a final em casa)) e qualquer dia voltamos a ir lá de 20 em 20 anos.

FORÇA PORTUGAL!

João Mendes disse...

Mal de mais pensar que já estamos eliminados.
Mal de mais haver jornalistas que queiram ou tenham a certeza que estamos eliminados.
Independentemente do que se passar até quarta-feira Portugal fará sempre um qualificação à quem das expectativas, mas como eu creio que vá acontecer, ao qualificar-se não será uma questão de sorte, numa prova por pontos todos os jogos contam igual até ao ultimo, mas parece que é bom crucificarmos tudo e todos antes de todas as contas estarem feitas.

Meu onze:
Eduardo, Bosingwa, Carvalho, B.Alves, Duda, Veloso, Moutinho, Meireles, Deco, Ronaldo e Liedson

JNF disse...

"3. Suécia vence. O pior cenário, claro. Portugal continua com hipóteses, mas fica a depender de um empate caseiro de Dinamarca (vs. Hungria) ou de Suécia (vs. Albânia) no último jogo, e ainda assim precisa de obter vantagem na diferença de golos. Atenção que em relação à Dinamarca temos nesta fase -6. Uma vitória clara com a Hungria seria prioritária (ou uma goleada gorda com Malta, em alternativa)."

De certeza?

É que se a Dinamarca empatar com a Hungria fica com os mesmos pontos que Portugal mas com vantagem no confronto directo (2-3 em Lisboa e 1-1 em Copenhaga). E assim, independentemente da diferença de golos, ficamos atrás da Dinamarca. Já o empate da Suécia frente à Albânia faz com que fiquemos em igualdade pontual com os suecos e aí sim é que entra a diferença de golos como critério, porque tanto no Porto como em Estocolmo o resultado foi de 0-0.

No caso de tanto Suécia como Dinamarca empatarem na última jornada, após uma vitória da Suécia em Copenhaga, hoje, de nada valerá o esforço, uma vez que mesmo ganhando a Malta, e ficando as três selecções em igualdade pontual, é Portugal que não se apura (fica em 3º).

Luciano Rodrigues disse...

Não tenho qualquer certeza do que estou a dizer, mas o que me disseram foi que nesta fase de apuramento o 1º critério de desempate era a diferença de golos e não o confronto directo. Alguém sabe esclarecer?

katanec disse...

Como vocês sabem, aqui no 442 não queremos que vos falte nada! Nesta prova conta a diferença de golos e não o confronto directo (resposta ao JNF e Luciano). Não consigo encontrar o link da FIFA, mas sei que já o li algures. Um abraço a todos.

katanec disse...

Já encontrei: http://www.fifa.com/worldcup/preliminaries/europe/secondplace.html

Francisco disse...

"Continuem a viver na ilusão de que somos candidatos a alguma coisa (que nunca fomos ao contrário do que se apregoa, tirando apenas a final do euro em casa (e não todo o euro, mas apenas a especificidade de jogar a final em casa) e qualquer dia voltamos a ir lá de 20 em 20 anos."

Precisamente! A questão é que eu lembro-me bem de quantas pessoas desvalorizavam e diziam que resultados como uma final e uns quartos de Euro, assim como meias-finais de um Mundial, afinal não eram mais do que obrigação e até de certa forma insatisfatórios face à ENORME qualidade dos jogadores que tinhamos, que não deviam nada às principais selecções do mundo. Sempre disse que isso era um absurdo, mas enfim...

A campanha anterior de qualificação também foi fraquinha, mas há uma diferença crucial: estivemos sempre dependentes apenas e só de nós. Nesta, há já um tempo que não estamos.

Anyway, não é impossível a classificação, de todo. É difícil, porque mesmo que ganhemos por 10 a 0 os dois jogos pode não valer de nada... Mas acima de tudo quero ver é ambição, atitude guerreira e bom futebol. Para ao menos atenuar a pálida imagem que temos dado nesta campanha. Agora, é óbvio que se falharmos o Mundial será um fracasso e uma tremenda desilusão.

Força, Portugal!

Amilcar Barca disse...

No Euro '04 suecos e dinamarqueses combinaram um empate a 2 para eliminar a Itália.
Aposto que hoje vai dar haver uma vitória por 1-0 ou 2-1 da Suécia e ficamos fora da carroça.

rui disse...

Se há coisa que nao nos podemos queixar é que portugal nos jogos grandes (com os directos adversarios) tem jogado mal...muito pelo contrario...e na ultima so dependemos sp de nós pk tb havia mais duas selecçoes no grupo, logo a margem de manobra era muito maior...

Ruibonga

pitons na boca disse...

Caro Amilcar,

até é possível que acerte no resultado, mas daí a ser combinado vai um grande caminho. Não estou a ver a Dinamarca oferecer uma vitoria aos suecos e colocar-se a si própria na situação de ir ao playoff, arriscando-se a ser eliminada (quando pode assegurar a classificação já hoje).

Não acha essa teoria da conspiração minimamente absurda, nem nada?

Fredy disse...

eu espero que Portugal vença..mas o Queiroz não ajuda nada! 2º os jornais o trinco vai ser o Pedro mendes!

eu gosto do pedro mendes e até acho que ele devia ser sempre convocado!

mas qual é a logica de ele ser titular quando é raro ser chamado??

ainda por cima quando foi 2ª escolha porque o Tiago (que não é trinco) veio lesionado!

tipo..se ele nem era 1ª escolha vai agora ser titular?? se o Tiago tivesse bom quem ia ser o trinco? o Tiago não era de certeza por isso ele já devia ter convocado o trinco "titular" na 1ª convocatória, nao?

enfim..eu acredito no Pedro mendes..mas se correr mal não me admiro nada, pois o queiroz parece que gosta de tornar dificil aquilo que parece fácil..infelizmente!!