quinta-feira, outubro 08, 2009

A solução, segundo Bettencourt

"Nada vai mudar na equipa técnica do Sporting, na sua estrutura para o futebol, nem tão-pouco na administração da SAD. José Eduardo Bettencourt [...] terá chegado à conclusão nas diferentes consultas a que procedeu nos últimos dias que a principal causa do actual momento de crise de resultados e exibições reside no défice dos níveis de confiança e de auto-estima.
Bettencourt mantém total confiança em Paulo Bento, prosseguindo imune à onda de contestação que se viveu nos últimos dois jogos em Alvalade [...]. O presidente leonino entende que a continuidade do técnico faz parte da solução e não do problema, assim como descarta que qualquer alteração na actual estrutura da SAD pudesse constituir-se positiva." (n'O Jogo, claro).
katanec

22 comentários:

Leão de Alvalade disse...

"n'O Jogo, claro"
Who else?

As perguntas ao Patricio (2 ou 3) na entrevista de ontem são dignas de ser lidas...

Mário Rui Oliveira disse...

pois que mantenha ... eu mantenho-me fora do estádio apesar do que me custa a Gamebox e o que me custou o Lugar de Leão ! e quotas ... só quando o Paulo Bento sair !

jamsilva disse...

sinceramente acho que o PB é o menor problema do scp.

Zé Luís disse...

n'O Jogo, claro?

O que dirá o Rascord?

JLC disse...

Continuo a ver-te comentar declarações do presidente e treinador do Sporting mas não as do teu clube.

Vergonha?

último! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
último! disse...

Sim JLC, aquele fundo deixa-nos muito envergonhados...

Desculpa-nos!

último! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
master kodro disse...

Não consigo compreender de onde virá a crise de auto-estima e confiança de um grupo de jogadores que todos os dias lê que alguém acha que eles são muito jovens e imaturos.

JLC disse...

Quem é que todos os dias que eles são imaturos kodro?

Metralha disse...

O "mister" JLC, o "mister".

E o outro do Trio de ataque que percebe de futebol como eu de depilação.

Lamento, mas com esta merda toda como está resta que a corja instalada no clube roube o resto para se poder reerguer.
Paulo Bento já está há dois anos a mais no clube, os outros estão há 14.
Quando se dá 90% a isto... não merecemos melhor.

ricardo disse...

Sinceramente neste momento não consigo ter uma opinião sobre se PB deve ou não continuar. Como já disse num comentário noutro post, PB não é o problema em si, mas também faz parte dele. Falta uma cultura vencedora ao SCP e já há muitos anos. E PB não consegue implementá-la sozinho. Reparem que um treinador no FCP, salvo raras excepções, nos últimos vinte anos foi quase sempre campeão. Tiveram treinadores como Carlos Alberto Silva, Fernando Santos, Antonio Oliveira, Co Adrianse... E não penso que estes sejam melhores que PB. A diferença está mesmo na cultura do Porto. Quantos jogadores que ninguém dava nada por eles se impuseram de forma clara no Porto ? Quase não têm conta... E isto não é só treinador, é organização, boa prospecção, excelente integração, a aquisição de uma forte mentalidade. É isto que falta ao SCP, mais do que dinheiro. Reparem que fomos campeoes com Inácio !!! E Inácio é um grande treinador ?? Penso que não, mas tinhamos um guarda redes recheado de titulos, um central dos melhores que já vi em Portugal, um argentindo que marcava golos como o liedson. Não tinhamos uma grande equipa nesse ano, tinhamos era jogadores que ajudavam ( estes tres casos em fim de carreira ) a ter essa cultura vencedora, o que obviamente ajudava o treinador. Neste momento, não temos esse tipo de jogadores na equipa. Portanto a solução seria fazer evoluir os mais jovens de uma forma mais rápida. Mas depois esbarramos nas birras do Miguel Veloso, do João Moutinho, do Vuc etc etc... E aí PB terá a sua responsabilidade, mas não toda. Eu volto a referir o que disse em comentários anteriores : uma equipa que joga taco a taco com a Fiorentina, que na minha opinião até mereceu passar, porque é que se arrasta contra olhanenses, belenenses, etc etc ???? É uma questão de cultura, não tenho dúvidas. Temos é que descobrir quem é que a consegue implementar. Não é certamente Pedro Barbosa. Eu apostava em Luis Duque. E acredito que mesmo com um plantel mais fraco que o FCP e o SLB e mesmo com Paulo Bento, lutassemos até ao fim pelo campeonato. Assim como está é que não.

ricardo disse...

Aproveito também para perguntar aos meus colegas sportinguistas quem gostariam de ver no scp como treinador em vez do PB. Manuel Machado ? Um treinador estrangeiro com curriculum mas que não conhece o futebol portugues ? Jose Peseiro novamente ? Scolari ??
E que a mim faltam-me nomes que considere que podiam ser uma boa solução...

Domingos disse...

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

rearviewmirror disse...

FOREVER!!

miguel_canada disse...

Para complementar o post do Ricardo, que gostei, porque parece que ainda há adversários que conseguem perceber onde está o verdadeiro mérito nas conquistas do FCPorto, coloco aqui duas frases do Fernando, médio defensivo do FCPorto:

O que é um jogador à Porto/Você é um jogador à Porto?

"Um jogador à FC Porto é um jogador que defende o colectivo e procura estar sempre unido com os colegas. Para além disso, tem de estar habituado a vencer e a dar tudo para o conseguir. Esta é a filosofia do clube, e creio que também a tenho."

O que é necessário para jogar no FCPorto?

"Temos de ser grandes homens, bons jogadores e trabalhar intensamente todos os dias. Um clube de alta competição e tão organizado como o FC Porto exige-nos muita coisa, por isso temos de estar sempre disponíveis."

Isto é apenas um pouco daquilo que o Sporting precisa urgentemente para se reerguer.

Filipe disse...

Miguel, esqueceste-te da coisa mais importante de um jogador à Porto: saber que os adeptos lhe oferecem porrada se as coisas correrem mal. O próprio Hugo Almeida reconheceu que essa era uma das razões do sucesso do clube.

O FCP não é exemplo para ninguém.

miguel_canada disse...

Filipe, aqui discute-se o mundo real do futebol. Historias da carochinha, contos de fada e leitura de cordel é mais no correio dos manhosos, Record, Bola e outros pasquináceos do género.

Os adeptos do FCPorto, tem um nível de exigência muito mais elevado do que os do Sporting ou mesmo que os do benfas. Ali exige-se que se deixe a pele em campo e a partir dessa mesma exigência se criou uma cultura de vitoria e conquista ímpar em Portugal. Os resultados estão à vista e o FCPorto é normalmente considerado como a única equipa Portuguesa com nível internacional. Daí aos contos de fadas vai uma distancia abismal.

Se realmente o FCPorto, com as prestações que tem tido quer a nível nacional quer internacional, não é exemplo para ninguém, então continua a seguir o modelo da Naval ou do Marítimo que vais longe!

Filipe disse...

Sim foi o CM que inventou o ataque ao carro do cebola no ano passado, as agressões aos jogadores e o ataque ao carro do próprio técnico uns anos atrás, as ameaças ao Assunção há dois anos, a porrada ao Adriano este ano. Foi o Record que inventou a entrevista do Hugo Almeida a seguir ao ataque ao Cebola a dizer que era aquilo que fazia do Porto um clube ganhador.

É sintomático no FCPorto, quando um jogador faz ondas quanto ao contrato, ou quando a equipa não rende, por acaso alguém lhe chega a roupa ao pêlo ou ameaça fazê-lo. É mais uma daquelas coincidências, tais como haver vários JPs a necessitarem de fruta, ou um árbitro ir pedir favores a casa do padrinho na véspera do jogo.

O Sporting nisso tem a folha mais limpa que o Benfica. Aquela passagem do Veiga ainda hoje me deixa pouco à vontade, felizmente foi corrido. Gerir um clube como um sindicato do crime não obrigado.

ricardo disse...

Filipe,

Não sei de que clube és, mas sinceramente aquilo a que te referes são episódios sem grande interesse para o que se está a falar.
Concordas ou não que o que faz falta ao scp nestes 20 anos é uma dinamica e cultura de vitória ? Queres o PB como treinador ou queres mudar e qual a alternativa que dás ? Concordas ou não que os jogadores no SCP fazem birras por tudo e por nada em vez de se limitarem a jogar de acordo com os salários que auferem ? Concordas ou não que o Pedro Barbosa está a mais ? Sincermanente gostava era de saber a tua opinião sobre qual a melhor forma de tornar o scp uma equipa vencedora. Eu dei o exemplo do Porto por tudo o que o Miguel Canada já disse.E acredita que sou sportinguista ferrenho !!

Filipe disse...

Ricardo, sou do Benfica. O Benfica também não é exemplo para ninguém (ficámos atrás do Sporting nos últimos anos).

Os últimos campeonatos ganhos pelo Sporting mostraram que é preciso investir e muito na equipa. Sem dinheiro para comprar Cebolas e Falcões não acredito que o tal "espírito à Porto" chegasse para conquistar títulos. O Sporting precisa é de liquidez.

O modelo do Porto é extremamente rigoroso e exige um indivíduo dotado, como o PC. É preciso alguém sem grandes escrúpulos para conseguir algo do género. Pouca coisa é deixada ao acaso. O Veiga provavelmente estaria à altura da tarefa, mas não é o modelo que quero.

No fundo acho que temos que esperar que o PC saia de cena. Duvido que o Porto consiga alguém tão capaz e tão obcecado pelo clube como o PC para o substituir.

miguel_canada disse...

Filipe, em primeiro lugar deixa-me que te diga que andas muito desinformado(intoxicado pelo Record ou correio dos manhosos) em relação ao Adriano que ficou mais do que provado que ninguém relacionado com o FCPorto ou sua massa adepta teve alguma coisa a ver com o caso.
Em segundo, as tentativas de agressão a jogadores como o cebola ou Assunção ou mesmo a Co Adriaanse não tem absolutamente nada a ver com o FCPorto ou seus adeptos. Tem a ver com meia dúzia de mentecaptos que vivem em mundos surreais e com os quais a esmagadora maioria dos adeptos do FCPorto não se identifica.
Quando se fala dos terroristas dos NN que incendeiam autocarros ou traficam droga nas instalações do próprio clube, ninguem fala dos benfiquistas. São apenas ovelhas negras dentro do universo adepto ao clube. Coisas bem diferentes.
Para terminar te digo que se o teu clube este ano estádio mais forte, talvez se deva ao abandono dos esquemas feitos pelo outro lado, como o apito dourado, e se tenha finalmente dedicado a jogar futebol, no relvado, seguindo o exemplo........ do FCPorto.