sexta-feira, março 20, 2009

Porto x Manchester United

Nos quartos-de-final da Champions, os dois clubes mais votados para campeão europeu 2008/09 no inquérito que levámos a cabo na última semana (48 votos contra 46 para Man Utd de 172 participantes). Quem tinha tantas esperanças nos dragões, vai levar com o desafio supremo...

master kodro

7 comentários:

Mr. Blue disse...

Só não me agrada o primeiro jogo fora. Traz-me à memória um célebre 4-0 e uma invenção de Oliveira chamada Costa...

Mas vamos a eles!

david disse...

Em teoria o Man Utd teve um sorteio muito favorável. Nesta fase não há jogos do tipo "favas contadas", mas face aos possíveis adversários podemos dizer que o Man Utd tem um caminho acessível até à final. E pode até ter a sorte de ver as duas equipas que mais sabem contrariar o jogo do Utd (falo de Liverpool e Chelsea) eliminadas na outra metade do quadro. Assim teriamos uma final Man Utd - Barcelona, na qual me parece que os ingleses seriam favoritos. Mas para que isto aconteça é necessário que o Man Utd jogue aquilo que sabe. Uma má forma momentânea do Utd pode até ditar a presença do FCP na final (quem passa um Utd passa também um Vilarreal ou Arsenal).

jose disse...

A sabedoria futeboleira do david deixa-me estupefacto. Com que então só a má forma do Manchester permitiria ao FC Porto seguir em frente? Ó pá, acho que já estás a arranjar desculpas para a remota hipótese (na tua opinião) de o tri-campeão nacional empatar a 1-1 em Manchester e 0-0 no Porto.

Fredy disse...

pois é jose..se fosse o benfica tar lá , só a ma forma do benfica é que permitiria o man utd passar lol mas coitados..a má forma deles já começou à muitos anos e aidna não passou lol

david disse...

Não estou a arranjar desculpas para nada. Se o Porto passar o Man Utd terá o seu mérito. O que digo é que se o Man Utd jogar perto do seu melhor, o Porto não tem jogo para o contrariar e não terá hipóteses. A não ser que tenha uma grande vaca. É um facto que me parece incontestável. Este Porto não está no nível do Porto de Mourinho. E mesmo o Porto de Mourinho teve uma grande vaca para eliminar o Man Utd.

Mr. Shankly disse...

"E mesmo o Porto de Mourinho teve uma grande vaca para eliminar o Man Utd."
E não era o mesmo United. Acho que este é talvez o melhor de que me lembro.
Não percebo a razão de tanta irritação. O United é obviamente favorito, o que só dará mais mérito a uma eventual passagem do FCP.

Littbarski disse...

O Manchester foi vaca, o Chelsea foi porque já estava apurado, o Arsenal foi porque veio com as reservas, e os outros ou estavam em má forma ou são todos clubes de segunda, como é o caso do Atlético de Madrid, o 7º classificado da liga espanhola, que, entretanto (antes e depois de jogar no Dragão), venceu o Barcelona e o Villarreal, 2 dos clubes que estão com o Tricampeão Nacional entre os 8 melhores da Europa. Não me admiro nada que a equipa de Simão, Aguero e Cª se transforme num adversário temível, se na próxima temporada vier a defrontar o Benfica, tal como que aconteceu, por exemplo, com a Lazio, uma das muitas equipas banais que defrontaram o Porto, na caminhada vitoriosa da edição 2002/2003 da Taça UEFA, mas que passou a ser um adversário de muito respeito, dificílimo, como, aliás, todos os clubes italianos, quando, logo na época seguinte, impediu que o Benfica chegasse à fase de grupos da Liga dos Campeões. Só assim, com a ausência do glorioso da prova, o Porto conseguiu sagrar-se Campeão Europeu.

A verdade é que, ao longo da sua história, o Porto já venceu equipas como o Milão, o Inter, o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester United, o Arsenal, o Chelsea e o Bayern. Ou seja, os principais clubes europeus. E nunca partiu como favorito para esses confrontos. Portanto, não há novidade nenhuma nesta eliminatória: Manchester favorito, Porto na expectativa de conseguir repetir a brilhante vitória de 2003/2004. Se conseguir, óptimo; senão, já é bastante positivo estar entre os 8 melhores da Europa.