sexta-feira, março 13, 2009

2x2x1 - Às armas!

1. Full season Peço desculpa pelo atraso. Só consegui chegar já depois do início da noite de jogos. Este vai ser um post em construção. Começo já pelo mais importante, a classificação na Liga quatroquatrodois, dominada por completo pelo pipolinus. Tal como eu comunicara ao Mr. Blue há meses, ele ia apanhar-me. Já está. E o FCPGomes já me morde os calcanhares... Os cinco primeiros (com pontos totais, número de posições utilizadas e médias):

17862,13 (558) Sumol FC (pipolinus) 32,01
17520,98 (572) MrBlue Team (napousavale) 30,63
17394,86 (572) master kodro (master kodro) 30,41
17135,80 (568) Cabeceiras de Basto (FCPGomes) 30,16
16320,86 (558) Setúbal Carapaus (Ferenc Meszaros) 29,24

2. Às armas Está na hora do ataque aos lugares cimeiros da NBASE (não serão bem os cimeiros, mas não faz mal...). Para além dos brilhantes 32 pontos de média do pipolinus, temos 3 equipas com mais de 30 (e mais uma a caminho dessa marca mítica). Os 10 primeiros da classificação geral global têm neste momento, respectivamente, 23, 1, 4, 8, 0, 5, 89, 27, 1 e 59 posições por utilizar. E pela tabela fora há uma série de equipas que já não pontuarão mais até ao fim da competição. O nosso líder, por exemplo, tem 180 posições por usar. Está na hora do ataque final!

3. Second Season Mais fresquinha, esta competição está a ser dominada pelo sergiomarreiros. Mas vamos ter uma conversa, em jeito de tutorial, sobre este domínio no ponto 4 deste post. Para já, os cinco primeiros até ao momento, com o mesmo desenho - pontos totais, (posições utilizadas), média - da classificação anterior:

4170,48 (155) JC Aljezurense (sergiomarreiros) 26,90
3360,76 (109) piratateam (ricardo rosado) 30,83
3275,74 (98) Setubal Alcorrazes (Ferenc Meszaros) 33,42
3197,22 (108) Sumol FC v2 (pipolinus) 29,60
3181,33 (102) master kodro (master kodro) 31,18

Não me enganei na tua média, Ferenc, pois não?... O que é que é isso, ò meu?

4. Caro Sérgio, a vertigem da liderança é uma sensação agradável, eu sei (por acaso já não me lembro, mas não é isso que é importante). Não leves a mal esta intervenção, mas isto é uma prova de regularidade e não uma corrida de 100 metros. Por baixo do teu roster, está uma linha que dá pelo nome de position usage que mostra o numero de posições usadas/número de posições que podes usar (ritmo de utilização). O ritmo de utilização normal é 0. Tu tens +9 em algumas. Só vais poder usar 270 posições (9 x 30) durante toda a competição e já usaste 155. O que vai acontecer é que daqui a poucas semanas os teus jogadores vão deixar de pontuar, quando em todas as posições chegares a 30/30. No ano passado aconteceu-me algo parecido, mas tive a sorte de ter começado a jogar mais de um mês depois do início. Correu mal, claro. O que vai acontecer no fim é que vais ser ultrapassado pelo menos pelos quatro que agora te seguem na classificação, porque estão com médias muito superiores e vão conseguir usar as posições todas sem dificuldades. Para o ano jogamos todos juntos desde o início e vai correr melhor a todos.

5. Links novos Quero apresentar-vos três novos links, entre blogs e sites. Primeiro que tudo o meu site preferido para conseguir informações sobre lesões e tempos de recuperação previstos, o separador nba do cbs sports. Depois, o eclético blog do nosso líder da season 2, que segue futebol algarvio, rugby e os New Orleans Hornets (ganham aos Bucks, hoje?), o Geo Aljezur. Por fim, não um, mas O blog português da NBA, NBA Portugal, mais ou menos aquilo que eu gostava de fazer se soubesse. Mas eles sabem.

6. Até já Ficam já todos convidados para participarem na Liga quatroquatrodois da próxima época do NBASE mas também no Pick One Challenge. Espreitem. É muito mais simples.

master kodro

26 comentários:

Sérgio_alj disse...

Pois, na Full Season não consigo competir!

Só entrei na 2º parte da competição!

Estou a dominar!!!

Mr. Blue disse...

Já que estamos na recta final da competição, deixo uma pequena resenha daquilo que mais me saltou à vista em todo este tempo:

Facto: Quem joga bem disto percebe muito de NBA;

- Tem que ter um conhecimento médio/alto dos jogadores, das equipas, dos momentos de forma, dos matchups, e tem que ter tempo para aproveitar as aberturas de mercado para fazer os tradings que todos os dias surgem;

- Aprendi que o timing de decisão é muito importante: saber quando nos devemos desfazer de um jogador (por melhor que ele seja) ou quando continuar a apostar nele apesar de uma ligeira (2-3 jogos) quebra;

- Estar atento aos jogadores de preço baixo. Há verdadeiras minas por explorar (dou o exemplo do Al Horford que foi a escolha que mais rendeu (custo/pontuação) na minha equipa no último mês);

Em relação à classificação, o meu objectivo (desde que comecei a subir a média) foi conseguir terminar esta época de rookie no Top 3 da nossa Liga. É muito difícil mas vou tentar :)

Mais uma vez dou os parabéns ao MKodro por me ter dado a conhecer este jogo que só serviu para eu conhecer ainda melhor O jogo.

Sérgio_alj disse...

Bons jogadores baratos:

Nate Robinson (NYK)
Ryan Gomes (MIN)
Joakin Noah (CHI)
Charlie Villanueva (MIL)
Brook Lopez (NJN)

Mr. Blue disse...

Sobre a Second Season confesso que não lhe tenho dedicado a máxima das atenções.
Diria que tem servido como base para algumas experiências.

Shame on me.

Sérgio_alj disse...

LOL
Só me apercebi dessa cena a meio da época!
Mas a partir de agora só vou jogar com 5/6 jogadores base!

Sérgio_alj disse...

Obrigado pela publicidade!

master kodro disse...

Sempre às ordens!

Mr. Blue disse...

MK, sobre lesões eu prefiro este:

http://www.rotoworld.com/content/headlines.aspx?sport=NBA

Tá mais em cima do acontecimento, parece-me.

O da CBS era o que eu usava nos meus tempos de Handicapper, e é um site muito completo para essa actividade (em termos de estatísticas e demais infos).

NBA Portugal disse...

Em nome do blog NBA Portugal queríamos agradecer as palavras de apreço.

Continuem o bom trabalho!

Férenc Meszaros disse...

Como disseste, MK, isto é uma maratona, não os 100 metros. Acho que devo chegar aos 30 pts na full season, mas também acho que vou baixar a média na season 2. Por enquanto está a correr bem, vamos lá ver.

Para a próxima época, há aqui potencial para o 442 ter 3 ou 4 equipas nos 20 primeiros da liga...

master kodro disse...

Também ia a esse (são eles que organizam o nbase) mas, um dia, quis aceder a qualquer coisa que requeria registo e desisti.

Quanto às estratégias, tenho muito a aprender contigo e com o pipolinus. E depois não tenho paciência para exactamente isso que dizes, aguentar dois ou três jogos menos bons de um jogador. Dou por mim constantemente a vender três gajos para comprar o Chris Paul para vendê-lo logo a seguir para comprar três tipos (normalmente dois deles já lá estavam). Tiques de aposta e contra-aposta no bwin...

Obrigado eu, NBA Portugal.

master kodro disse...

Nos 20 primeiros é complicado porque há (quase) profissionais desta porra. Eu aponto para os 100...

Vou confessar uma coisa. Tenho outra equipa (team caio dos ramos) em jogo que, por razões óbvias (está cada um a jogar com uma), não coloquei na nossa liga. Era suposto ser a segunda, é agora a primeira (o que prova a baixa clarividência deste treinador). Está melhor do que a minha (está ligeiramente abaixo da do pipolinus) e compete numa liga em que está um rapaz chamado Freakins Fools que ficou nos 10 primeiros da época passada. Ele tem 19660,47 pontos, 584 utilizações, média de 33,66... No forum da nbase há lá uns quantos ainda melhores do que ele... Isto é duro e ainda temos um longo caminho para percorrer (menor para o pipolinus).

master kodro disse...

Esqueci-me de um pormenor importante. Essa team caio dos ramos é 26.ª de 152 que estão nessa liga (Brazil NBA 2009)...

master kodro disse...

Outro pormenor importante: não ligo metade à team caio dos ramos do que ligo à master kodro, pelo que faço muito menos asneiras, o que prova, mais uma vez, o meu jeito natural para gerir o plantel...

Férenc Meszaros disse...

Mr. Blue,
Dá jeito ir conhecendo equipas e jogadores, ir avaliando o seu momento de forma, estar atento a lesões e a quem os substitui. Mas também é importante ir conhecendo o mercado e ver que existem padrões que, mesmo não sendo infalíveis, são relativamente previsíveis.

E ter jogadores-fetiche, como qualquer mister que se preze: Vou à guerra com Murphy, Granger (mesmo todo lixado tenho-o na equipa), Jackson e Horford. Sim, está-me a crescer risco ao meio...

Férenc Meszaros disse...

Acontece-me o mesmo com os Alcorrazes. Mexo menos e rende mais.

Não conheço as médias dos pros, mas este ano o 442 já deve meter 2 ou 3 nos 100 primeiros. Vai por mim, com a maioria em ano sophomore, vão sair daqui Durants ao monte. Para o ano, menos de 33 de média é fracasso...

master kodro disse...

Eu não largo o Randolph. No ano passado o gajo sugava todo o jogo aos companheiros de equipa (principalmente ao David Lee, que era um jogador fantástico banal por causa do outro bicho). Já usava o Murphy (mais barato e muito menos pontos fantásticos na altura). E apostei acertadamente no Rondo no início (estava a 23!), mas perdi a paciência mais de 10 vezes... Também temos que olhar para o BI dos gajos. Olha o Nash...

master kodro disse...

Que os deuses da NBA te oiçam! É mais Durant, é. Vamos apontar para aí. Estou a convencer uns profissionais da NBA, não da NBASE ainda (do NBA Portugal) para se juntarem a nós para o ano para aumentarmos a competitividade.

Férenc Meszaros disse...

Pois é, o Nash está ir por aí acima mas é caro. O problema do Randolph em LA é que há Camby e Kaman. Se estão todos bem, os minutos são a dividir pelos 3. Vamos ver se vai ser assim. Um tipo a ver é Sefolosha: Durant lesionou-se e o miúdo desatou a jogar á brava. Mas está tapado. Se tem mais minutos, é para apostar. Horford hoje fez mais 45. Já anda nisto há dias...

Traz pros prá 221 para aumentar (ainda mais) a pica. De certeza que o Pipolinus vai agradecer alguma concorrência...

master kodro disse...

Não sei como é que me escapou essa subida do Horford...

Pipolinus disse...

Bom dia, vamos por tópicos:

Obrigado!
...a todos por me mostrarem e desafiarem para um jogo tão interessante. Desde o Hattrick que não me envolvia assim em algo online (Fifa09 não conta, hehe), e estes posts do Master Kodro são uma alegria. Novamente, obrigado.

Sites:
- Também gosto muito do rotoworld, mas prefiro o link http://www.rotoworld.com/content/playernews.aspx?sport=NBA . Neste aparece tudo o que entra nas headlines, o contrário não acontece.
- Algo "brilhante" para quem acompanha pelo menos alguns jogos ao vivo é o http://rsf.hopto.org/ Pontos NBASE "live", quando está a funcionar.
- Perdão se já falámos neste, da própria Rotoguru http://rotoguru1.com/cgi-bin/hstats.cgi?94c Muitas horas perdidas aqui... hehe

Season 2:
Com a quantidade de tempo que a Full Season já me toma, não trabalhava se me metesse mesmo a sério na 2. Fiz uma folha Excel (I know, *geek*) para me orientar na Full, na 2 é por feeling. Grande Antonio McDyess!

Classificação:
- Continuo a pensar que vai ser muito difícil entrar no Top100. Há muitos no fórum da NBASE com média melhor que a minha, e muito mais haverá que não participam lá.

Estratégia:
- Fazer dinheiro no princípio da época para depois podermos brincar com ele (há pelo menos um brasileiro que já tem pelo menos 900 de value da equipa)
- Comprar quando têm 2 ou mais dias de descanso.
- Vender de certeza quando vão ter 3 ou mais dias de descanso.
- Manter jogadores que vão fazer bastantes jogos e têm tido boa média.
- Ter sorte nos que custam pouco mas têm boa produção (pelo menos 30 de média nos últimos 15 dias)

Para quem aguentou e leu um comentário deste tamanho, desculpas e obrigado pela atenção...

Abraços

master kodro disse...

Pipolinus, para o ano convido-te para fazeres uns posts para lançarmos a nova época, acredita. E parabéns adiantados por esta época extraordinária. Já te chamei tantos nomes, que nem imaginas... ;)

Mr. Blue disse...

Só agora posso responder a algumas das questões aqui levantadas:

Mk- Sobre isso do registo nunca me aconteceu dar de caras com essa faceta. Mas vou tomar em consideração o que aconselhas e os que o pipolinus referiu.
Sobre aprenderes comigo, só se for para me fazeres rir...
Eu sou muito verde nisto. A única coisa que me pode beneficiar é o enorme gosto (e acompanhamento) que tenho pela NBA.

Ferenc - Sim, os padrões de mercado também são importantes. É pena é só ter reparado neles tão tarde...
Já os jogadores fetiche acho mais discutível. Eu sou grande adepto do Camby e do Biedrins e acho que me livrei deles no tempo certo.

Pipolinus - Apenas dar-te os parabéns pq és o verdadeiro craque disto. E não, eu não te chamo nomes como o MK :)
Eu sei que não chego lá...

Uma última nota para esta recta final - o tamanho do Roster. Passei a época inteira (excepto o 1º mês em que não sabia como a coisa funcionava...) com apenas 9 jogadores.
Como sempre pensei em adequar as posições utilizadas ao número de jogos da equipa do jogador em questão (pq quando compro 1 jogador parto do principio que vou com ele até ao fim), neste momento, com as lesões que foram ocorrendo tenho um ligeiro défice de posições usadas. A minha solução passou por adicionar um 10º jogador ao Roster. De preferência polivalente para com ele colmatar esse défice.
Como o dinheiro remanescente não era muito a minha escolha (desde há 3-4 dias) recaiu no Sefolosha.
Vamos lá ver se a estratégia compensa...

Desculpem a extensão do texto.

Bom jogo a todos.
Abraços.

Férenc Meszaros disse...

Só há pouco tempo me apercebi da estratégia do Pipolinus, que tão generosamente partilha connosco. E também fiz a minha folhinha excel (não és o unica nerd, pipolinus. Talvez sejas sim, o melhor nerd). Mas quando se deixa Boozer e Wade no banco numa tarde, como a de hoje em que fazem 42 e 70 (!) pontos, posso até ter a NASA a ajudar-me a fazer continhas...

Pipolinus disse...

Perdão pelo atraso nas respostas =)

MK e Posts - Podemos ver disso, se aceitares fazer de editor dos textos.

Nomes - Já vos chamei de tanta coisa, lol. Sei que vou à frente, etc e tal... mas quando vejo algo que fizeram e resulta muito melhor que as minhas ideias, tem de ser. chamo-vos a vocês e a mim mesmo =)

Nomes v2 - Por outro lado, copiar o que de bom se faz também tem o seu mérito. Já não sei quem foi que começou a usar o Durant... demorei mas fui lá copiar essa bela descoberta! E se estivesse apertado de dinheiro, tinha ido comprar o Thabo também.

Recta Final - O Iguodala já não sai da equipa, o calendário até final é óptimo para quem quer recuperar posições. Gosto muito do Duncan, modelo de consistência. O Devin Harris também ia até ao fim, mas com esta lesão já foi vendido. Stephen Jackson deve ser suspenso por um jogo, atenção a isso.

Abraços

van_basen disse...

piratateam

boas eu e o primeiro ano k jogo a isto.
nao tenho tempo para conseguir ter uma equipa com muito dinheiro por isso tenho de jogar com jogadores de baixo valor.
kem consegue ter muito dinheiro acaba sempre por ganhar porque pode ter sempre o c.paul o l. james ou o d. howard.