sexta-feira, novembro 28, 2008

UEFA Ranking 2009 # 5

1. Uma ronda negra para as cores portuguesas. As consequências, mais do que os resultados isolados, são preocupantes. Com a meta à vista para FC Porto e Sporting, que dificilmente vão sobreviver além dos oitavos-de-final, a UEFA Cup é fundamental para engordar a pontuação. Mas aí, depois do que aconteceu ontem, o caso está complicado para Benfica e Braga. Muito complicado.

2. Portugal tem agora um coeficiente de 4,5 pontos. Correspondem a 31,5 pontos a dividir por sete equipas. Com o cenário que se apresenta, prepara-se para chegar ao fim entre os 5 e os 6 pontos -- um desempenho fraco, ao nível do desastre de 2005/06, quando o Sporting caiu em Setembro (Udinese e Halmstads) e o FC Porto foi eliminado na fase de grupos pelo Artmedia.

3. Pela primeira vez vamos ver duas equipas portuguesas nos oitavos-de-final, mas as contas -- as minhas, por exemplo -- saem furadas devido ao despiste europeu do Benfica. Está com um coeficiente de 3,9 pontos, longe do que fez nos últimos cinco anos, sempre acima dos 13 pontos.

4. Se para o Braga um empate na Holanda pode chegar, desde que o Heerenveen perca em Inglaterra e o Portsmouth perca na Alemanha, o apuramento do Benfica afigura-se muito improvável.

5. Esta semana, Portugal somou 0,28 pontos graças à excelente vitória do FC Porto em Istambul. Ganhou pontos à Roménia e à Turquia (ambas com zero), perdeu ligeiramente para a Holanda (0,33) e viu a Rússia (1,25), a Ucrânia (1) e a Grécia (1) conquistarem demasiado terreno.

6. Nos próximos anos, Portugal não vai conseguir ultrapassar o talento e o dinheiro dos russos - outro engano meu - que deverão fixar-se no sexto lugar ou mesmo passar a França. Mas temos condições - no futuro, não em 2008-09 - para chegar a sétimo, à frente da Holanda e da Roménia. Quanto a Grécia, Turquia e Ucrânia, há ainda uma margem de vantagem confortável. Ainda.

kovacevic

3 comentários:

leaoconselheiro disse...

O Benfica é uma miragem. Para além de ganhar (golear!) aos ucranianos, tem de esperar que o Olimpiacos vença na Ucrania e que o Hertha faça 1 ponto em 2 jogos.

O Braga pode qualificar-se com 1 empate, mas também pode ficar de fora mesmo ganhando na Holanda.

Não está fácil...

Filipe disse...

O Benfica está fora. A única coisa que me consola é que o Kovacevic não marcou um golo...

cparis disse...

Mas não eras tu que estavas tão contente contente com a situação que até te punhas aos beijos ao David Luiz?

Na verdade, não consigo imaginar qual será o clube que mais sofrerá com um ranking baixo de Portugal na UEFA? hummm... deixa-me pensar.. um clube só consegue ir à LC quando fica em segundo?