terça-feira, março 23, 2010

Ainda vos dou uma hipótese

Depois de este blog cumprir 6 anos de existência (foi este mês) e na iminência de cumprir 1 milhão de visitas, estava a ler a caixa de comentários (em especial os insultos e a má educação) ao post que o nosso convidado Mr Blue escreveu e lembrei-me de um comentário que alguém aqui deixou pouco tempo antes. Peço-vos, pedro, luis, pitons na boca, N., boloposte, Ricardo, Carlos, Mr. Shankly, jnf, rocky e Treinador de Sofá (e quem mais quiser) que comentem este pedaço de prosa. Depois, não prometo nada.

"UMa nota em relação á lesão grave de Varela:No futebol nunca acreditei em atletas que passassem de jogadores medios/vulgares, a super estrelas do futebol, numa idade mais avançada.Estranhei muito que o Varela depois de ter feito uma época mediana no Huelva, e depois de ter feito outra tambem não assim tao brilhante no Estrela da Amadora, tenha vindo a explodir no FCP aos 24 ou 25 anos de idade.Achei muito estranho um jogador com um pique de velocidade como o que ele tem, andasse perdido este tempo todo por equipas secundárias. Também achei estranho o facto de um jogador que estava a ser o maior desequilibrador do FCP ao longo da época, começar tanto jogo no banco...O aumento de massa muscular, não acompanhada pelo crescimento normal da estrutura óssea, origina uma maior probabilidade de ocorrerem fracturas, como aconteceu com Varela.E este não é caso virgem no FCP...Também acho estranho que 4 jogadores pilares do FCP como foram Doriva, Emerson, Chainho e Paredes, depois de terem saido do FCP por vários Milhões de Euros, tenham perdido a "exuberancia fisica" que os caracterizavam, e tenham estagnado/regredido nas suas carreiras...(Lembrei-me destes 4 porque estava a dar um FCP-Benfica na RTP memória, e vi durante 10 min esse monstro no meio campo chamado Emerson... meu deus, como é possivel um jogador daquela qualidade ter simplesmente desaparecido?)".

Obrigado.

master kodro

51 comentários:

Alexandre disse...

Boas,

Pode-se achar que é tudo muito estranho, pode-se considerar que cada caso é um caso e achar tudo normal.

O que o leitor insinua é que há doping no FC do Porto. Penso que teria sido mais saudável dizê-lo frontalmente.

Sem provas ou análises especializadas (portanto, médicas e de treino - portanto, provar que jogadores com 24/25 não podem dar um salto na carreira) que suportem tais estranhezas, penso que não é um caminho muito saudável a percorrer. Até porque a tendência é acharmos tudo muito estranho no quintal do vizinho e no nosso tudo tem uma explicação óbvia.

Não pretendo desvalorizar a questão do doping. Não sei se temos um bom sistema de detecção ou não (bem sei que a tendência é sempre considerar-se que está tudo mal, mas não é necessariamente assim). Agora penso que se o doping é mesmo uma preocupação partir com preconceitos ou suspeita do passado não é a melhor metodologia. Há que avaliar o sistema existente e considerar se justifica ser alterado.

Cumprimentos,

Alexandre

luis disse...

O Doping existe, penso que ninguém o nega. A relação que é feita no comment, será apenas igual à que o Mr Blue fez no seu fraquíssimo "post".

De resto, o Alexandre diz tudo.

Rearviewmirror disse...

Fui o unico que não mereceu um "obrigado" como foi feito ao Mr BLue ou ao LITtbarski, nem sequer uma referencia ao meu nome. Continuo a ser um simpes "alguem".

De qualquer das maneiras um obrigado por qualificares o texto como "bocado de prosa", não acho que esteja assim tão bem escrito porque estava com pressa na altura.
Mas posso acrescentar uma constatação á "prosa":
o 'SLB' perde a hegemonia do futebol nacional quando teve dos melhores jogadores nacionais e internacionais nos seus planteis, durante uma década:

Diamantino, Carlos MAnuel, Sheu, Valdo, Mozer, Aldair, Ricardo Gomes, Magnusson,Bento, Neno, Silvino,Yuran, Thern, Schwartz, Stromberg, Helder, Mostovoi, Isaias, Hernani, Manniche,Kulkov, Rui Águas, Pietra, César Brito, Rui COsta, Paulo Sousa, Paneira, VAta, Lima, Veloso, João Pinto, Futre,Nene, Dito, Chalana, Elzo, Ademir.

Aliás, ficou célebre um jogo Brasil-Suécia do Mundial90, em Itália, quando jogaram 6 jogadores pertencentes ao plantel do Benfica.

Doping é claro que o há, sempre o houve.

Se calhar o Varela pensou para ele, epa, 25 aninhos, tá na altura de mostrar que eu sou mesmo um super-jogador, e decidiu explodir.
Explodiu ele, e explodiu o seu perónio.
Quem fica triste com isto tudo são os dirigentes do Huelva, que tinham um diamante debaixo do nariz, e não o aproveitaram.

Nota: Como alguem deixou escrito numa caixa de comentários, fica-se á espera do post sobre as eleições do Vitória ;)

low desert puke disse...

Alguém se lembra da primeira época do Deco no porto? Fazia 2/3 jogos de altissimo nivel e depois estava 2 meses quase sem jogar. Durante toda a época foi assim. Na segunda época quase a mesma coisa. Falava-se de cocaìna. Falava-se que era por isso que o Benfica nao teria decidido ficar com ele. Poderà ser pura coincidencia. Ou nao. Mas a verdade pura nunca ninguém saberà.

Outros nomes que sò no porto renderam existem. Um trinco brsileiro chamado Emerson que antes jogou no belenenses. Era um jogador normal em Belém mas no porto comia a relva, parecia que tinha quatro pulmoes. Saiu do porto para Inglaterra e quase desapareceu.
Tarik Sektioui, outro que fez uma época brutal e desapareceu.

E que dizer do Quaresma? No porto era o rei mas no Inter ou Chelsea nem os cordoes das botas consegue atar sozinho.

Muitos outros nomes existem. Muitas vezes ao longo dos anos discuti ou ouvi conversas sobre "gajos que sò no porto é que jogam à bola...e sao os melhores, depois desaparecem...".

Serao tudo coincidencias? As històrias que envolviam o Boavista e o uso e abuso de cafeìna - outro clube onde muitos jogadores atingiram patamares futebolisticos altos mas que uma vez contratados por outro clube limitavam-se a arrastar as meias em campo...

Um ultimo ponto, e espero que a memòria nao me falhe, mas o Semedo no porto nao jogou anos em altissimo nìvel e depois acusou doping e caiu quase automaticamente no esquecimento até pelo pròprio porto, parecendo sempre que se sentia atraiçoado e que andava no limiar de meter a boca no trombone mas depois calou-se? Alguém me confirma isto?

Hugo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pitons na boca disse...

Não me revejo minimamente nessa "prosa". E não, não condenei na altura. Da mesma maneira que escolhes sobre o que escreves por aqui (apesar de já ter visto alguns discos pedidos por aí), também me dou ao "desplante" de comentar o que bem entender. Espero é que não caias no facilitismo de achar que todos os benfiquistas têm de estar de acordo com o que um ou outro escreve.

Não é dificil perceber que um dos argumentos apresentados (o aumento misterioso de massa muscular) é falso. Desde muito novo que Varela é possante. Já o era, quando começou a aparecer nas selecções jovens de Portugal. E, para além da massa musuclar e da força fisica, a velocidade também estava lá. O que não tinha demonstrado nessa altura, era o poder de decisão que adquiriu nos ultimos 2, 3 anos. E não, isso não se adquire recorrendo a doping.

Quanto aos "insultos" ao texto do Mr. Blue... duvido que o que eu escrevi possa ser considerado de tal. Mas não retiro uma virgula ao meu comentário a tal texto.

E aproveito também - visto que ainda não o fiz - para saudar a coerência, clarividência e saber estar patente no texto do Littbarski. Fossem todos assim (sejam portistas, sportinguistas ou benfiquistas), seja a saber perder ou a saber ganhar - coisa que falta a muita gente.

Hugo disse...

E eles continuam a dar-lhe. Não vale mesmo vale a pena falar com gente deste baixo calibre

Pedro disse...

Apenas posso comentar o seguinte: vindo daquelas bandas não ficaria surpreso se fosse verdade.

Gostava apenas de perguntar o pq do pedido para nós comentarmos esta "prosa"?

Treinador de Sofá disse...

Varela sempre foi possante. Aliás dos 3 avançados que saíram da academia do Sporting com estas características (Lourenço, Varela e Djaló) Varela era o mais forte fisicamente (embora Lourenço, fosse o mais inteligente dentro de campo).

Quanto ao doping, não estou tanto de acordo que a lesão se deva a doping (as vezes até o movimento mais simples pode originar a mais grave das lesões). Talvez seja "wishful thinking", porque acredito tanto como a maioria deste blog, que o doping está (quase sempre) presente na gestão de esforço e rendimento dos atletas.

É pena, porque, mais que Micael, que cada vez mais parece um jogador banal de matraquilhos, Varela merecia uma melhor atenção dos (ir)responsáveis da FPF.

último! disse...

Nem confirmo nem desminto :)

A acusação sem provas corre o risco de cair no ridículo e há casos de todos os lados de adeptos mais radicais.

É como a "estória" de LFV e a cocaina nos pneus, muitos há que juram a pé juntos que é verdade porque alguém contou a alguém que conhecia outro alguém que era primo do gajo que sabia mas provas ninguém mostra.

Mas o gajo do doping ser apanhado nas escudas a dar "um jeitinho", já me parece mais estranho.

Algumas análises positivas em jogadores sempre antes de mundiais tb me parece muito reboscada, todos sabem a valorização que tem um jogador e a diferença entre ir e ficar mexe com muito dinheiro e onde há dinheiro há corruptos... mas isso já são simples divagações sem provas como no texto.

Até porque não concordo que o Valera tenha explodido este ano, sempre foi um jogador com muito potencial onde jogou.

Férenc Meszaros disse...

O que faltava ao Varela era clarividência, pois fisicamente não devia nada a ninguém. Isso ganha-se com a maturidade e a maturidade não é injectável.

Apesar das suspeitas que existem há anos sobre a 'água das Antas', quem acabou por ser apanhado foi o Nuno Assis e o Quim. Para além dos rapazes do atletismo e futsal do Benfica.

atribodofutebol disse...

Deixa-me ver se se percebi: então o novo caminho do 442 é depois de dar voz a um pateta, dar voz a outro pateta para equilibrar a balança?

N. disse...

Tal como tu só escreves sobre o que queres, eu também só comento o que quero.

Obrigado.

Offshore disse...

Depois de ler os comentários aos ultimos posts (442, excelente ideia a de convidar alguns leitores a 'postar') vou dar a opinião que, penso eu, me isentará de ser insultado.

é óbvio que há doping no Porto, só não vê quem não quer, e aproveito os excelentes exemplos que foram dados
Emerson: a sua contratação pelo Porto foi a grande surpresa do verão de 94. Após 2 anos apagadissímos no Belenenses e oriundo de um clube brasileiro sem historial de jogadores de qualidade, o Flamengo.
Vai se lá saber porquê, o Porto pegou neste ilustre desconhecido e à custa de muitas 'bombas' lá conseguiu que ele fizesse 60 jogos e 9 golos em 2 épocas.
Todo este investimento no doping foi recompensado com a transferência para o Middlesbrough. Ai descobriram o cepo que adquiriam. Sem as 'bombas' ministradas regularmente no Porto, Emerson desaparece. Não é de estranhar que apenas se tenha aguentado 2 épocas na fraca Premier League e que se tenha transferido para a modesta Liga Espanhola.
Permanece 3 épocas no Tenerife, com este clube desesperado por o vender mas sem que ninguém lhe pegue. Ao fim de 3 épocas no mercado e com base em fitas VHS ainda do tempo em que jogava no Porto (o tempo das 'bombas') lá o despacham para o modesto Corunha acabado de se sagrar campeão.
Como é que um clube que almeja revalidar o seu título de campeão e disputa a LC se interessa por um dopado é ainda hoje para mim um mistério.
Claro que este logro não podia durar para sempre; já tinha enganado o Middlesbrough, o Tenerife, o Corunha; obviamente que mais tarde ou mais cedo iria ser 'apanhado'.
Mas, por mais incrível que pareça, ainda enganou o Atlético de Madrid e o Glasgow Rangers.
Finalmente, aos 32 anos, depois de enganar meia europa, regressa ao Brasil.
Uns meses depois volta à Europa para jogar 3 épocas na G´recia.

Actualmente, com 38 anos e a sofrer de um profundo desgaste da sua estrutura musculo-esqueléctica fruto das intensas dosagens de doping ministradas pelos médicos do Porto (uma vergonha para a classe médica) joga no Madureira do Brasil (clube criado pelo macaco da ribeira que o criou com o seu apelido).
E se ainda houvessem duvidas, as ultimas fotos mostram um Emerson careca, do doping claro !.
Como bem sabem todos os jogadores que passam pelo Porto ficam carecas.

Offshore disse...

desculpem lá os erros de português e a ausência de pontuação
não peguem por ai, sff

Bruno disse...

Citar ATRIBODOFUTEBOL:

"Deixa-me ver se se percebi: então o novo caminho do 442 é depois de dar voz a um pateta, dar voz a outro pateta para equilibrar a balança?"

mas se nao queres escrever nao escrevas.. não dez voz ao pateta que há em ti..

para isso já bastamos nós..

comentar disse...

Fantástica a linha editorial.
cada vez melhor.
O blogger que é do Guimarães mas torce pelo Braga, que é do Sportinga mas baba-se pelo Porto, decide dar, convenientemente a palavra aos leitores, portistas, para que estes comentem a final da taça da liga.
Depois, para desviar as atenções do tema quente deste iníciod e semana, cita este texto para que se possa, aqui, mais uma vez, bater no Benfica e nos burros dos seus adeptos.

Fantástico, Mike

Mr. Shankly disse...

Nojento fazer estas afirmações sem ter base. Nojento.

O autor deste "pedaço de prosa" foi convidado a escrever isto no 442?

mk, qual a tua opinião sobre este pedaço de prosa? E sobre o do mr. blue?

atribodofutebol disse...

Caro Bruno,

O que eu quis dizer é que os dois textos - tanto o do Mr. Blue, o autor convidado, como o outro, chamado "à força" para a primeira página do 442 pelo seu comentário sobre o Varela - são uma patetice pegada. Eu, sinceramente, esperava mais do 442, mas, se calhar, o problema é das minhas expectativas.

Rearviewmirror disse...

1. Ninguem me convidou para escrever um post no 4-4-2, nem me perguntaram se podiam usar um texto meu para post.

2. Concordem ou não com o texto (ele não está feito para concordarem com ele, mas sim para levantar questões nas cabeças das pessoas), ele está escrito e não retiro uma virgula.
Noutros blogs também se fala desta "explosão" de Varela, do porquê do Huelva não ter ficado com ele a custo zero, e também se fala de outros jogadores portistas que fracturaram perónios em treinos.

3. OffShore
Ao falares da fabulosa carreira do Emerson, podes também dizer que o rapaz desde que saiu do Porto, em mais 11 anos de carreira conseguiu ainda ganhar uma Taça de Espanha.
Não foi parar ao Barcelona, como se chegou a dizer na altura em que ele dominava o meio-campo do Porto.
Não ganhou mais prémios individuais, mas conseguiu ajudar o Boro e o Tenerife a descerem de divisão. Ainda fez uma perninha nas segundas divisões inglesas e espanholas, por nenhum colosso mundial ter tido o discernimento de aproveitar a oportunidade de conseguir um pulmão daqueles a tão baixo preço.
Cada um analisa a informação que lhe é dada como melhor lhe convem. Eu não fujo á regra, e tu também não.
Se tás com tempo, também podias analisar as carreiras do Paredes, do Doriva e do Chainho.

Epa, desculpem se a prosa empertigou alguem, se não quiserem comentar não comentem, mas eu não pedi a ninguem para ter um post meu como destaque.
Não tenho culpa do adepto do Vitória ficar nervoso, sempre que eu falo mal do FCP. Que não é o seu clube de coração, acho eu..

João disse...

enfim, atira o barro a parede a ver se pega...

entre muitos jogadores que supostamente se eclipsaram houve outros tantos que se mantiveram ou até se tornaram ainda melhores!

dos últimos tempos lembro-me assim de um Pepe, Lisandro, Cissokho, Ricardo Carvalho, Deco (no Barcelona principalmente), Fernando Couto, etc...

e vejamos o seguinte. no benfica tem jogadores que o ano passado não aguentavam muitos jogos seguidos, casos de Carlos Martins, Di Maria, Aimar e por esta altura têm estado todos a 100% (80% para o Aimar...)

Também se pode falar de doping???
ou falamos de um bom momento fisico também derivado do bom momento desportivo?


uma explicação para uns bons momentos fisicos dos jogadores do Porto também passa por perceber quais os seus habitos alimentares e principalmente os seus "habitos" noctivagos!

Offshore disse...

Nem todos podem acumular títulos e taças e muito menos se fazem carreiras fora dos grandes clubes.

Esse hipotético interesse do Barcelona surgiu porque o Bobby Robson foi treinar o Barça. é normal que tenham colocado 1/2 equipa do Porto como potenciais contratações do Barça.

Voltando ao Middlesbrough; o Emerson terá deixado tão má impressão no clube que aquando da descida do Tenerife, o ingleses tentaram traze-lo de volta.

Por último, não me parece que ele tenha alguma vez jogado nas divisões secundárias inglesas. Chegou a jogar na 2º liga espanhola, de onde saiu para o campeão Depor.

Não vou estar a analisar as carreiras de outros porque provavelmente por muito que eu argumentasse iriam dizer sempre mas olha aquele e aquele outro. ..

Comentei a situação do Emerson porque acompanhei de perto as épocas dele no Belenenses e à distancia no Porto e sempre o considerei um grande jogador. Mas nem todos os bons jogadores fazem carreiras no Barça, Chelsea ou Real Madrid. Por n razões há carreiras que se fazem em bons clubes de 2º linha e não é por isso que deixam de ter uma carreira bem sucedida embora obviamente com menos titulos do que se tivessem passado por clubes de nomeada.

Chainho?! o que faz Chainho ao lado de jogadores como Paredes, Doriva e Emerson ? é para argumentar o quê ? que havia doping no Porto ? ou esse argumento entretanto já se perdeu ?

Offshore disse...

apanhando boleia do João e regressando à questão 'doping' recordava isto:
"Lopes da Silva: «Prejudiquei a carreira porque acreditei nele»TÉCNICO DO BRAGANÇA E O DOPING COM JORGE JESUS EM 1995

“Estou arrependido de ter ficado calado”, foi assim que Lopes da Silva começou por abrir o jogo sobre o caso de doping que, em 1994/95, o afastou dos relvados por 6 meses. O agora treinador do Bragança jogava no Felgueiras, orientado por Jorge Jesus, seu adversário de hoje. Na hora de recordar os factos, a mágoa não foi escondida. “Prejudiquei a minha carreira por ter acreditado em Jorge Jesus e nos outros responsáveis do Felgueiras. Arranjaram-me um advogado, mas ele queria defender o clube e não a mim”, começou por desabafar Lopes da Silva, prosseguindo: “No intervalo de um jogo com o P. Ferreira deram-nos algo para tomar como sendo vitaminas. Os atletas confiaram! O Jorge Jesus tinha conhecimento do que aquilo era. Fui ao controlo e acusei positivo.”

é licito associar a melhoria do rendimento físico de alguns atletas, como referiu o João, ao doping

Não duvido que se o JJ estivesse no Porto, esta declaração do Lopes da Silva seria sistematicamente recordada

Mr. Shankly disse...

"No intervalo de um jogo com o P. Ferreira deram-nos algo para tomar como sendo vitaminas. Os atletas confiaram!"

Ao intervalo dão-lhes coisas para tomar e os atletas confiam que são vitaminas? Eu diria que mereceram cada dia de suspensão.

JNF disse...

Vamos por partes:

1 - Nunca vos passou pela cabeça o mesmo? Não estou a dizer que concordo ou que discordo, mas também não vejo o Rearviewmirror afirmar, insinua, ok.

2 - O que o Rearviewmirror escreveu são factos. É factual aquilo que disse sobre Paredes, Doriva, Chainho, Emerson. Percebe-se perfeitamente qual é a opinião dele em relação ao assunto, insinua isso, mas não pode ter razão?

3 - No início da época, com os 8 ao Setúbal, 6 ao Nacional, 5 ao Leixões e Everton, etc etc etc, também li aqui neste blog, nestas caixas de comentários, adeptos de outros clubes insinuarem doping em relação aos futebolistas do SLB.

4 - Sem me querer desviar do assunto, encontro muitas curiosidades que gostava de ver respondidas:

- o porquê dessa quebra de rendimento dos jogadores

- a razão da calvice (relembro que muitas substâncias dopantes levam a perda de cabelo).

- as magníficas segundas partes do Sporting em jogos com o Benfica na era Paulo Bento (sendo que no jogo a seguir estoiravam de tal modo que eram goleados)

- a bela desculpa dos dentes do Cissokho (para quem não sabe, eu dou uma ajuda: transfusões autólogas. Procurem sobre o assunto.)

se alguém me explicar isto agradecia.

Já agora a minha opinião sobre o assunto: para além das excelentes arbitragens dos 80's e 90's houve alguma coisa mais. Magnusson, Águas, Diamantino, Paneira, JVP, Mozer, Ricardo, etc, eram muito superiores aos jogadores do Porto. mas quantas vezes... o que houve a mais, não sei. Transfusões autólogas? Talvez, provavelmente. Aquilo não era só futebol. Era mais que fruta.

JNF disse...

Quem aqui disser que não acredita que existe doping no futebol português da duas uma: ou é burrinho, ou um anjinho. Mas todos sabemos como é, basta o clube em causa começar a ter problemas graves que as verdades aparecem (vejam o caso do Boavista).

JNF disse...

E há tanto por escrever, ainda agora lembrei-me de um caso há uns anos em que as urinas dos atletas eram trocadas com outras de indivíduos saudáveis da mesma idade.

João disse...

também estou a ficar calvo, será sinal que os meus pais me deram "vitaminas"?????

Adolfo Dias disse...

Não vi em nenhum post a referência ao aumento da massa muscular de tia maria e fabio cu então. eles até se gabam em entrevista dadas por eles próprios que este ano ganharam peso muscular. esses não convém bulir que o sistema assim manda, chiu deia andar que esses estão protegidos. Mas essa do varela agora fazer sprints e nos anos anteriores não ou que este ano ganhou muita massa muscular estão boas. eu caso nem o reconheci este ano quando ele veio para o Porto, está muito diferente da epoca passada. lol.

rocky disse...

Semedo, André, Bandeirinha e Jaime MAgalhães.

Tudo careca antes dos 30 anos... que coincidencia...


e porque razão que "o melhor central português" (o segurança de uma discoteca do porto) um tal de Bruno Alves, o ano passado era muita bom....mas este ano...
acabaram-lhe as pilhas....

senhores, o meu pai jogou há bola num clube da primeira divisão e digo-vos que ele viu muita coisa...

Fredy disse...

eu digo e repito...sou drogado e dopado! tou a ficar careca lolol

de resto o ofsshore argumentou bem e não deixou margem para que dissessem o cont´rario..mas incrivelmente o rear não muda de opinião mesmo quando já não tem argumentos nem factos para sustentá-la lol

de resto o pitons falou bem :"Espero é que não caias no facilitismo de achar que todos os
benfiquistas têm de estar de acordo com o que um ou outro escreve."

exacto! mas o que dizes devia-se aplciar a todos, voces (não digo tu) generalizaram o comentario do mt.blue como se fosse a opinião generalziada dos portistas todos, quando até temos a opinião do litt (e minha por exemplo) a dizerem o contrário! ou seja, para eles 1 contra 2, ganha o 1 porque lhes convém lol

enfim, mas discutir com fanacticos (portistas ou benfiquistas) não vale muito a pena, porque como já se viu, mesmo dando cabo de todos os seus argumentos eles não mudam de opinião.

Miguel disse...

Espantoso! O Varela não esteve em destaque no Estrela da Amadora? Ele tá a fazer alguma coisa de diferente agora do que fazia lá? E o Carlos Martins? Também não teve no Huelva com ele sempre com "sucesso" e hoje é um dos melhores do Benfica?..olha, o Zidane é careca...será que?...tu queres ver que...?! O chainho sempre foi um cepo, inclusive quando estava no Porto ao ponto de se envolver em polemica com o Sousa Tavares por causa das suas "optimas" prestações! Daí que considerá-lo craque seja uma grande surpresa... gostava de ver-te apontar outros exemplos...Mas uma coisa te digo: Se fernando Mendes disse que se passava aquilo no Boavista,a ser verdade, ninguém pode garantir que não se passava noutros clubes, em Portugal e lá fora. Já agora, o djaló ta crescidito, nao esta? e o saleiro ja reparei que tem uma grande estampa física que não tinha...hummm...queres ver que passaram pelo Porto sem sabermos??

Deixa Tar Que Eu Faço disse...

Caro MK, eu cá comentei o texto do Mr.Blue, achei que era um tanto ou pouco ridiculo, mas não o insultei, aceito a opinião do homem, mesmo que seja pouco fundamentada.
Em relação ao pedaço de prosa acho ridicula, e nem me merece comentários.
Gostava de saber a tua opinião em relação a tanto um como outro texto.
Fredy, tens razão, não se deve generalizar, as pessoas que comentaram negativamente mas respeitosamente o texto do Mr.Blue so se referiam a esse mesmo texto, até porque a maioria comentou o texto do litt e não havia tanto circo, claro que os que insultam que se pode fazer, cada um com a sua toléria.
Eu cá achei que o texto do Mr.Blue era com muita azia, e esta "prosa" nem sei que vos diga, mandar barro a parede a ver se cola.
Offshore, pá ri-me largo com o teu texto, muito bom.

MK só gostava de saber q tua opinião sobre o texto do Mr.Blue, já que a opinião sobre esta "prosa" imagino qual seja.
Cumprimentos

LT

Offshore disse...

LT, ainda bem que alguém se riu porque era essa a intenção.

Em relação à calvicie.
Não pondo em causa que haja doping que a provoque, até pode haver, pergunto-vos se não tem amigos calvos.
Não sei a vossa idade, eu ando nos trintas, e tenho diversos amigos, incluindo eu próprio, calvos.
No meu caso questiono-me se foi da Laranjina C ou do Sumol, mas não é esta uma tendencia da sociedade actual.
Basta ver a oferta que há nas farmácias e não é dirigida apenas à faixa de >50 ou >60; o público alvo é precisamente a partir dos >30.
Se o Jaime e o andré usassem óculos dizia-se que o doping do Porto dava miopia, enfim.

pitons na boca disse...

Offshore,

só faltou mencionar Chernobyl. ;)

Offshore disse...

Já agora, e porque o tema é doping, queria lançar o nome do João Alves.
Um nome que desde há muitos anos vejo associado ao doping.
A ser verdade, pergunto o que leva um clube a contrata-lo para acompanhar as suas camadas jovens.

Foi com este treinador que vi o Belenenses fazer as melhores épocas de que tenho memória e durante muitos anos fui presença assidua no Restelo, o que dá algum direito de o afirmar.

Vitor Hugo disse...

Não li todos os comentários, mas apraz-me dizer que Emerson não desapareceu: saindo do Porto, fez 4 épocas de alto nível em Inglaterra e Espanha, embora em equipas que os desatentos esquecem. A última época razoável dele até foi há pouco tempo, 2006–2007, no AEK (30 jogos). Se isso é desaparecer... http://en.wikipedia.org/wiki/Emerson_Mois%C3%A9s_Costa

Doriva: se bem me lembro, chegou ao FCP já internacional A pelo Brasil. Depois de sair do FC Porto, fez 5 ou 6 épocas de bom nível em Itália, Inglaterra e Espanha. Terminou a carreira prematuramente por problemas cardíacos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorival_Guidoni_J%C3%BAnior

Paredes: para quem não seguiu a selecção do Paraguai (nos mundiais, inclusive), talvez tenha desaparecido. O facto é que, depois da Reggina, o titular indiscutível de uma das melhores selecções da América, cometeu o erro de vir para o Sporting. Entretanto, recuperou a dignidade desportiva no seu país. Ah, também cá chegou já internacional, portanto, antes dos chazinhos do FCP já ele corria, e muito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Humberto_Paredes

Chainho: em 3 épocas no FCP fez 73 jogos, o que dá só 24/época. Além disso, nunca foi um fora-de-série. Foi apenas um jogador útil e trabalhador. A carreira dele, antes e depois do FCP, espelha isso mesmo.

Terminando: no FC Porto dos últimos 20 anos, jogadores medianos tendem a valorizar-se. A razão? O colectivo. Quando a máquina funciona, os indivíduos brilham. Decos, Maniches, Quaresmas, etc, etc.

Offshore disse...

Doriva com problemas cardiacos ?
São mazelas do periodo em que se dopou no Porto.
Aposto que está calvo e miope.

Vitor Hugo disse...

Exactamente. Problemas cardíacos hereditários, ao que parece. Ascendentes dele faleceram de problemas do coração e ele não quis arriscar mais. Como o flagelo das drogas arrasa famílias inteiras... xD

Deixa Tar Que Eu Faço disse...

Loooooooool
Caríssimos a parte da miopia que é a minha área de estudos e de trabalho, vos garanto que não há ligação entre miopia e doping, mas falando nisso, o Cech do Chelsea é miope, seu maluco mete para a veia de certeza:=)

LT

master kodro disse...

Shankly, queres saber a minha opinião sobre os dois textos? Vou começar por uma parte do que o Blue escreveu que parece que ninguém percebeu (ou se importou):

"Assim que a final da "competição" mais ridícula inventada pelo Sr. Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis começou, e até ao intervalo da mesma, assistiram, os portistas, ao “Deja Vu – o regresso a Alvalade”. Penso não ser necessário explicar. No final, o resultado fez jus ao “Deja Vu” e confirma que a época “curiosa” tem tudo para o continuar a ser. Aproveitem."

Está ali resumida a opinião do autor sobre o jogo e a época do Porto.

Depois, os dois textos insinuam algo sobre as capacidades físicas dos jogadores dos adversários. Cada um sabe de si nesta matéria.

Um foi amplamente insultado (e eu também, o que é algo de extraordinário, acontece até quando não escrevo). O outro foi confrontado com os seus próprios argumentos.

Um baseia a sua opinião na exuberância física dos jogadores do Benfica, esta época. O outro baseia a sua opinião na perna partida do Varela e na carreira pobre do jogador, incluindo a época anterior. E posteriormente nos jogadores que "desapareceram" depois de serem vendidos pelo Porto.

Como presumo que não queres discutir a exuberância física dos jogadores do Benfica esta época (que me parece evidente), as questões do outro texto são as que mais me motivam.

Um gajo parte uma perna é doping. O gajo que partiu uma perna e que fez uma época banal foi o segundo melhor marcador português - das equipas portuguesas) em todas as competições da última temporada (empatado com o Nuno Gomes) e a duas jornadas do fim da Liga passada (é o que tenho à mão) estava no top 20 dos jogadores com mais assistências para golo (com menos uma do que o Aimar). Estamos a falar de um extremo do Estrela da Amadora.

O resto está mais ou menos descrito nesta caixa de comentários. É menosprezar carreiras consistentes de jogadores nas primeiras ligas italiana, espanhola e inglesa para tentar fazer valer um ponto de vista. Dispensa comentários.

Mas o que me choca mesmo, shankly, é o constante recurso ao insulto a alguém que não insultou ninguém e a absoluta ausência de argumentos para contrariar o que foi escrito.

Espanta-me ver um adepto de um clube a escrever assim (ainda por cima com argumentos deste calibre) sobre jogadores de outro quando 3 jogadores de 3 modalidades do seu próprio clube foram apanhados com doping há poucos anos. Mas isso sou eu que ainda gosto de me espantar.

A propósito, o Nuno Assis tem uma farta cabeleira, pelo que a teoria merece calibragem.

E não deve ter sido da Laranjina C, offshore, porque eu era consumidor compulsivo e sou da casta do Assis.

pitons na boca disse...

Não percebo. Sinceramente não percebo.

Quer dizer, tinham Tang ali à mão (e nos seus anos áureos) e bebiam Laranjina C??? É bem feita, agora os problemas de calvície e miopia.

Cartman disse...

O futuro zidane da madeira (o fiho bastardo do cantor pimba) deve-se dopar mas é com estrogenio e progesterona, tá sempre a chorar e sempre a fazer drama!

Rearviewmirror disse...

MK

Como podes ver pela caixa de comentários, por acaso há mais gente que pensa como eu.

Abraço

Nota: Pra proxima que queiras um texto meu, avisa com antecedencia, que escrevo uma coisa mais bonita

Nota2: Com aquela do Varela no top20 mataste-me!

Fredy disse...

isso só mostra que há por aí muitos frustrados que não têm a minima noção da realidade lol

Luis disse...

.. é dificil perceber como é que pessoas que arecem inteligentes, que até escrevem bem, podem argumentar com tanto disparate ...

Então a calvice é um forte indício ??? .. é de ir Às lágrimas ....

Mr. Shankly disse...

Ó kodro, a minha opinião está bem expressa em ambos os textos. Acho (repito) nojento que se insinue que haja doping sem provas. Nojento. Pelo teu texto, deduzo que aches mal às vezes e menos mal outras. É assim?

master kodro disse...

Shankly, não é mal numas e menos mal noutras. Cada um acha o que acha. O que não suporto é que se invente para suportar uma tese destas.

JNF disse...

Não se trata de inventar, mas para leigos eu percebo que seja difícil.

Rearviewmirror disse...

"(...)conheço bastantes, meu caro.
na área da recolha de análises para o controlo, ou melhor, fuga ao controlo, anti-doping, nos tempos pré-históricos, então..."

Antonio Boronha, ex-presidente do Farense no seu Blog.