sexta-feira, outubro 03, 2008

UEFA Ranking 2009 # 3

1. Rússia, Roménia e Holanda (imediatamente acima na tabela) e Ucrânia e Turquia (imediatamente abaixo) são os competidores no raio de acção de Portugal para 2008/2009.

2. Esta semana, a melhor notícia chega da Roménia: perdeu todos os (cinco) inscritos na Taça UEFA e só lhe sobram Cluj e Steaua na Liga dos Campeões, sendo que os últimos, de Bucareste, alinham no grupo de Lyon, Fiorentina e Bayern Munique. Basicamente, até ao fim, os romenos ficarão (quase) onde estão.

3. Pela negativa, a Holanda obteve o pleno, qualificando Twente, Ajax, Nec, Feyenoord e Heerenveen. Apesar do mau começo do PSV na Champions, é expectável que chovam pontos para estes lados ao longo da época.

4. A Rússia, no entanto, é o problema maior: perdeu o FC Moscovo, mas ainda tem o Spartak e o CSKA, que ameaçam fazer estragos, à imagem de 2004/2005. E isso chega, mesmo que o Zenith continue a comprometer na prova-rainha.

5. Abaixo de Portugal no ranking, a Ucrânia resiste com três (de quatro) clubes, graças à vitória do Metalist Kharkiv sobre o Besiktas, que, associada à eliminação do Kayserispor, deixou a Turquia com dois (de quatro) representantes.

6. A maratona só está no início, mas é possível escrever, aqui chegados, que Portugal tem condições para acabar à frente da Roménia, que dificilmente será ultrapassado pela Turquia - e mesmo pela Ucrânia - e que a Holanda e a Rússia parecem inalcançáveis.

7. Ser 7º, 8º ou 9º, no entanto, é igual: o campeão entra directo na Champions e o vice-campeão começa na segunda pré-eliminatória; na Taça UEFA são quatro vagas.

8. Se FC Porto, Sporting, Benfica e Braga somarem mais 10 vitórias (dois pontos cada) e sete empates, contribuirão para um resultado final de 6,7 pontos. Com a vantagem actual, isso obriga a Ucrânia e a Turquia a acabar com 9,3 e 9,6 pontos para ultrapassarem Portugal. O que significa mais nove vitórias (do trio Metalist Kharkiv, Dínamo Kiev e Shakhtar Donetsk) e mais dez vitórias (da dupla Fenerbahce e Galatasaray).

Toda a informação no site do costume, aqui.

kovacevic

1 comentário:

luissm disse...

Essa cena o resultado do Vitória só contar como empate é bastante idiota.

Então, se tivessem ganho 2-1, em vez de 2-0, durante os noventa minutos, teria sido melhor.

O prolongamento é uma forma de desempate, não devia valer para aqui. Alguém que avise o Platini!