terça-feira, julho 29, 2008

Talento em fuga

1. No Dragão, do onze titular, Bosingwa (titular da selecção portuguesa) rumou ao Chelsea e Paulo Assunção escolheu invocar a Lei Webster para escapulir-se para o Atlético Madrid. Por cá, ainda, Quaresma e Lucho têm a saída constantemente em mente, situação que passa despercebida ao argentino mas que, com a fragilidade psicológica de Quaresma, se nota, toldando-lhe o discernimento.

2. Em Alvalade, quando o plantel parecia pronto, com mais ervas daninhas arrancadas - ou maçãs podres colhidas - e depois de sobreviver às palavras de Miguel Velsoso, um segundo depois de terminar o Mundial português, João Moutinho e Pereirinha adoptam atitudes pouco simpáticas para a estrutura leonina. Vamos ver até onde desce a posição do capitão do Sporting, que anseia por esse portento chamado Everton.

3. Em Guimarães, perdem-se quatro titulares. Geromel (para o campeonato alemão), Ghilas (para a segunda divisão espanhola...), Alan (doado pelo Porto ao Braga) e Mrdakovic (para o campeonato chinês). Os substitutos estão na linha de montagem de uma fábrica qualquer instalada no Paquistão, concerteza.

4. No Benfica, ainda falando em titulares, depois da reforma dourada de Rui Costa e da deserção para território inimigo de Rodriguez, passando pelas vontades de Nélson, Katsouranis e Luisão, eis que Petit (titular da selecção portuguesa e titular do Benfica há já não sei quanto tempo) sai a custo zero para o campeonato alemão, para fazer companhia a Geromel. Entretanto adquirem-se 9 jogadores, depois de, na época passada, se terem adquirido 19.

Isto não está nada fácil.

master kodro

15 comentários:

naked sniper disse...

o Benfas deixa-me deveras impressionado, realmente

o que me impressiona mais é que, mesmo depois de terem "despachado" o Petit, continuam com 7 médios centro para 2 posições (no 442 clássico que Quique diz querer utilizar) e apenas 2 adaptações (Assis e Ribeiro) para médio-esquerdo

enfim...

master kodro disse...

O que sobrar vai para Guimarães, sniper...

Mr. Shankly disse...

"apenas 2 adaptações (Assis e Ribeiro) para médio-esquerdo"

E o Di Maria também.
Mas concordo que o plantel está desequilibrado: Di Maria como única opção decente para a esquerda, Balboa como única para a direita...

A saída do Petit é incompreensível, a não ser como compensação pela dedicação de 6 anos. Mas depois de um 4º lugar não era altura para isso, digo eu.

Acho que a classificação relativa dos grandes vai ser igual à do ano passado. Resta saber quantos outsiders (e quais...) se vão intrometer.

master kodro disse...

Este ano, acho que só tens que te preocupar com o Braga, shankly. Eu já não estou a contar com 4 clubes para marcar um objectivo credível. Já está: para mim, é o quinto lugar.

Joni disse...

Sniper, ainda me ha-des dizer se concordas que os seguintes jogadores fazem as seguintes posições:

Katsouranis MD
Pablo Aimar MAC
Javier Balboa ED
Fellipe Bastos MD MC
Ruben Amorim MC
Binya MD MC
Carlos Martins MC
Nuno Assis MACED
Hassan Yebda MD

E me dizeres se este meio campo do FCP de deixa "deveras impressionado":

Guarín MD MC
Lucho González MC MAC
Cristian Rodríguez MAC / Ala
Mariano Gonzalez MAD
Raúl Meireles MD MC
Mario Bolatti MD MC
Tomás Costa MD MC
Fernando MC

Cumps
Joni

ps: M=medio, A=Avançado, D=Direito, C=Centro, E=Esquerdo, MD=Medio Defensivo

Joni disse...

Costuma-se dizer que quem saiu também entrou. A lista de saídas do FCP deste ano... 21, VINTE E UM JOGADORES!!! DOIS UM!!

Bosingwa
Hélder Postiga
Edson
Marek Cech
Vieirinha
Castro
Bruno Gama
Hélder Barbosa
Paulo Assunção
Rui Pedro
Scoppa
Paulo Machado
Asís
João Paulo
Bruno Moraes
Adriano
Zequinha
André Pinto
Leandro Lima
Kazmierczak
Alan

Cumps
Joni

Joni disse...

E a lista de contratações do Benfica, FCP e do Braga:

Contratações do Benfica (8):

Sidnei,Ruben Amorim,Hassan Yebda,Jorge Ribeiro,Carlos Martins,Javier Balboa,Urretaviscaya,Pablo Aimar


Do Porto (8):

Tomás Costa,Rolando,Nelson Benítez,Cristian Rodríguez,Fernando,Guarín,Cristian Sapunaru,Hulk


Do Braga (12)
Albert Meyong,Mario Felgueiras,Moisés,Filipe Oliveira,Paulo César,Evaldo,Elías Figueroa,Luís Aguiar,André Leone,Palmeira,Alan,Márcio Mossoró

Uma diferença do cara de alho! O SLB é quem mesmo mais contrata não é ????!!!!

master kodro disse...

Se lhes juntares os 19 do ano passado, é. Olha que o Fernando já era do Porto. E essa lista de saídas não é muito científica, por várias razões, que eu nem me atrevo a tentar explicar.

E sim, o Porto também comprou em demasia. Mas isso já tinha sido dito aqui, por mais do que uma pessoa das que aqui escreve.

Mr. Shankly disse...

"Este ano, acho que só tens que te preocupar com o Braga, shankly."
Quando tiver o Braga em cima, ou perto, a fase da preocupação já lá vai há muito :)

Joni disse...

A tua lista de 19 é tão dúbia quanto a minha. Para mim o Benfica no ano passado teve estes novos jogadores no plantel:

Cardozo, Bergessio, Coentrao, Zoro, Sretenovic, Butt, Di Maria, Andres Dias, Adu, Luis Filipe,Rodriguez, Bynia, Maxi Pereira, Ed Carlos, Felipe Bastos, Sepsi, Makukula.

Para mim são 17... não sei quem aí falta...

Pedro Reis disse...

o melhor é que desses 17 ou 19 já foram à vida 9 e mais 3 estão a caminho. e de todos aproveitam-se 2,3, 4 já com muito boa vontade.
mas a culpa deve ser do Fernando Santos, do Camacho e do Chalana porque o presidente de futebol já disse que não percebe nada...

master kodro disse...

Joni, a minha lista de 19 é de jogadores que foram adquiridos pelo Benfica durante a época passada e chamam-se Halliche e Jaílson os que te faltam na lista e foram emprestados ao Nacional e ao Braga, com a mesma discrição com que Binya foi emprestado ao Estrela até alguem (foi o Camacho?) ter gostadodo que viu.

A tua lista de saídas (Porquê saídas? Queres que eu faça uma lista de saídas do Benfica com juniores?) tem meia dúzia de ex-juniores do Porto...

Joni disse...

Ahh claro... e do FCP não foram embora o Kaz, Edgar, Leandro Lima nem o Luis Aguiar! Ainda lá tão na foto do ano passado tens razão...

Joni disse...

Se formos a contar jogadores do FCP que foram comprados e que nunca integraram o plantel então se calhar tens ainda mais para adicionar. Uma coisa é comprar jogadores como faz o Manchester, o Liverpool, o Inter, e muitos outros clubes... e depois tê-los emprestados... Outra totalmente diferente é entrarem sequer no plantel!

SE o Benfica tem tantos jogadores, porque é que o FCP o ano passado tinha ligação contratual a 60 jogadores? Explicas? Foi público esse numero!

Retira aos 21, os 3 juniores que referes. Pronto dá 18!

master kodro disse...

Três? Conta melhor.