sexta-feira, julho 25, 2008

Givanildo

Está confirmada a transferência do Incrível "Givanildo" Hulk (é de propósito), de 22 anos, por 5,5 milhões de euros por metade do passe. É um avançado extremamente elogiado pelo Jogo que se notabilizou principalmente por brilhar na segunda divisão japonesa... Não se confirmou a informação divulgada jocosamente pela Bola. Em proporção (por enquanto foi gasto menos dinheiro), é mais caro do que Lisandro e ligeiramente mais barato do que Cardozo, o que implica que o sucesso da sua contratação implica muitos, muitos golos (que não serão os mesmos que foram marcados por Givanildo frente ao equivalente japonês de Milton do Ó, o que, como se compreende, não é muito entusiasmante).

Para o Porto isto pode significar, definitivamente, alterações na táctica do ano passado, pois não faz sentido, pelo que custaram, ter Lisandro, Farias e Givanildo a lutar por um lugar.

O futebol português entrou, definitivamente, em espiral de loucura. Tenho a impressão que, daqui a uns tempos, vamos voltar a ouvir falar destas transferências milionárias (esta e a de Sidnei, principalmente) e não vai ser por razões desportivas.

master kodro

4 comentários:

Jorge disse...

O Porto ha anos que, em geral, nao compra jogadores para entrarem directamente para o plantel principal.
O Givanildo vem para o lugar do Lisandro que deve sair brevemente, entretanto, como os outros reforcos, vai ter um periodo de adaptacao.
Repara que o Porto, ja tinha no plantel dois jogadores para fazerem o lugar do Paulo Assuncao e agora ja tem jogadores para o lugar do Lucho e do Bruno Alves.
Nao me parece que estas coisas sejam feitas em cima do joelho.
Acho no entanto, 10 milhoes um preco muito elevado, nao me interessa aonde e que ele joga, so espero que tenha sido bem avaliado.

Filipe disse...

MK o Cardozo apesar de tudo fartou-se de marcar no campeonato argentino, o que dá um pouco mais de cartel do que a segunda divisão japonesa. Mas só se for ruim é que é caro. Até o ver jogar fico na expectativa, o Porto pode mesmo ter encontrado um craque.

Por outro lado não acho que se esteja numa espiral de loucura. Vinte milhões de euros por ano de investimento estaria ao alcance dos três grandes não fora os absurdos encargos das dívidas, em especial no Sporting. Em particular porque os ordenados destes jogadores não são muito elevados.

Hugo disse...

E o Braga vai levar o Meyong! Estes não brincam em serviço

master kodro disse...

Jorge, e o Farias? E nas laterais, achas que vai ser Fucile e Lino ou que vai haver um novo titular? E o Guarin? Eu não digo que o Givanildo seja titular absoluto, mas ter estes três, até pelo preço que custaram, no plantel parece implicar uma mudança.

Filipe, a comparação foi de preços (total no caso de Lisandro e Cardozo, em proporção no caso de Givanildo), não de qualidade de campeonatos. A única referência que se faz a campeonatos é à segunda japonesa e não é boa.

Quanto aos valores, se fossem só 20, concordava. Mas, só no caso do Benfica, na época passada, foram 21 só com o Cardozo, Makukula e Di Maria. Mas foram adquiridos mais 16 jogadores. E este ano vai pelo mesmo caminho. 28 jogadores desde o início da época passada. E sem títulos. O Porto tem alguns 15 sul-americanos no plantel, muitos deles por preços absurdos. E a formação? E a adaptação desta gente toda. Eu acho que no Porto e no Benfica está tudpo a ficar doido.

É verdade, Hugo. Já não são do meu campeonato. Eu não posso pedir ao Cajuda que faça mais do que o Braga.