sexta-feira, novembro 13, 2009

Taça da Liga: está tudo doido

Eu quero dizer bem da Taça da Liga, a sério que quero. Afinal de contas, em duas edições, o Benfica até venceu uma. Só que os senhores dos regulamentos e os organizadores da prova não me dão hipóteses, insistindo em transformar a dita na competição mais ridícula do mundo. Já não chegam os grupos de três, o calendário que deixa os melhores de fora durante meses, os grupos da terceira fase que permitem a certas equipas jogar mais vezes em casa do que fora, os três grupos de quatro que apuram os três primeiros e o melhor segundo, as meias-finais jogadas a uma só mão e a final sem prolongamento, e o "goal-average", claro. Não chega: agora também há o factor de desempate baseado na média de idades dos jogadores utilizados - um critério de desempate clássico que, naturalmente, não levanta problemas nenhuns...

E claro, quando a lei permite, Deus garante que ela venha a ser testada. Num dos grupos de três da segunda fase (lindo), emocionante até à medula - com três empates a zero em três jogos - eis que se coloca a pergunta sobre quem é afinal apurado. Estando tudo a zero, o treinador do Portimonense lembrou-se de fazer entrar no período de descontos um guarda-redes adolescente para baixar a média de idades da equipa e assim garantir o apuramento. E esta? Espectacular!

Sem surpresas, há dúvidas e já temos anúncios de protestos jurídicos. A Académica, treinada por Mourinho 2, mandou um bando de velhadas para o campo e parece que vai ser eliminada. Parece, claro. Nesta Taça da Liga, tudo é possível (o Belenenses que o diga!), pelo que aparentemente mesmo esta coisa das idades é relativa. De que idade falamos? Quando o jogo começou? Quando o jogo acabou? (eis um problema: é que o jogo começou ontem mas só acabou hoje). Ou será antes quando a época principiou? E como é que fazemos a média? Contando os minutos em campo? O número de jogos efectuado? Um caso bicudo.

Os jornais dizem-nos que ambas as equipas festejaram o apuramento no relvado, o que é bonito, reconheçamos. No site do Portimonense, apresenta-se primeiro o regulamento da prova e só depois o resultado do jogo. Faz sentido: para ganhar a Taça da Liga, antes de mais convém saber o quadro legal. Esta coisa dos golos é para xoninhas. A Académica não se fica atrás e afirma: "Com base no artigo 7 do regulamento da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Académica declara-se vencedora do Grupo A da Taça da Liga, tendo assim direito a prosseguir na competição". Eu sonho com o dia em que possa escrever aqui: "com base no artigo x do código y, o Benfica declara-se campeão nacional". Mas tenho que me acalmar, eu sei.

Em breve, a Taça da Liga fará parte do currículo do curso de Direito, isso é mais que garantido. No entretanto, já ganhou o prémio da mais absurda competição desportiva do milénio.

katanec

20 comentários:

miguel_canada disse...

Depois de algumas noticias postas a circular na mais diversa imprensa desportiva sobre um hipotético regresso de Ricardo Quaresma ao FCPorto, o "OJOGO" vem hoje dizer que fontes próximas ao clube dão esse cenário como muito pouco provável e "sem pernas para andar".

Ora, claro que será impossível Quaresma regressar ao FCPorto! PORQUÊ???
Então... Era só o que faltava! Um criativo na equipa de Jesualdo! Não faltava mais nada!!!
De repente começávamos a jogar bem e a ganhar jogos de forma convincente com incursões fantásticas junto a linha e assistências fenomenais para golo e o quê que não iriam dizer do Mestre Juju??? Nem pensar!
Quaresma... tu não me lixes, pá!
Fica lá onde estás, não venhas estragar com a tua magia o nosso querido futebol deplorável, sem ideias, sem fio de jogo, sem sal nem pimenta que tanto custou ao professor implementar no nosso querido clube!
Tenta lá ir para o Benfica ou para o Sporting que aqui estamos bem servidos.

miguel_canada disse...

A taça da liga já era uma palhaçada completa e desde que a Associação Imbecilio&Xistrema Lda. a ganhou, perdeu completamente qualquer tipo de credibilidade desportiva.
O FCPorto, na época passada, fez todos os jogos desta competição com os elementos menos utilizados e jogadores provenientes dos sub-19 e mesmo assim teve de ser enrabado a sangue frio pelo Xistrema em Alvalade, para que as duas meninas de Lisboa fossem a final, ganha pela menina que faz as coisas pelo outro lado.
Por mim, que se foda a taça da liga!

cparis disse...

O Portimonense tinha um guarda redes de 35 anos em campo, por isso, quem entrou em campo com um bando de velhadas foram os algarvios.
A questão, é que o ilustre redactor de Regulamentos da Liga não explica em lado nenhum como se calcula a "média de idades dos jogadores". Se calcularmos a média, jogo a jogo, passa a Briosa.
Se resolvermos pegar nos jogadores que alinharam nos dois jogos e aí sim calcular a média, o Portimonense apresenta uma média mais baixa. Mas esta segunda solução, a que aparentemente (digo aparente porque nunca consegui chegar aos resultados da LPFP nas contas) tem um erro de percepção que só um ignorante da Liga não vê - há jogadores que alinharam nos dois jogos com idades diferentes, por isso não faz sentido apenas os considerar uma vez, sendo que a única forma (que eu conheço) que faz sentido, será a de calcular jogo a jogo.

No meio disto tudo, lembro-me do Torneio do Guadiana (também com 3 equipas e 3 jogos), onde facilmente se apura o vencedor e toda a gente sabe quem é 5 minutos depois. Na Taça da Liga, nem uma semana depois iremos saber quem tem razão.

Juro que adorava conhecer a inteligência do redactor do Regulamento da Taça, só para me rir na cara dele. O homem é um ignorante e incompetente de primeira.

pitons na boca disse...

Para isto ficar (ainda) mais bonito, o site da LPFP apresenta Tiero com 34 anos quando este tem... 28.

Eu ainda sou do tempo em que para se ganhar convinha marcar golos. Bons velhos tempos, voces deviam ter visto. Aquilo é que era!

kovacevic disse...

Delicioso comentário, katanec!

FIL disse...

Eu sonho com o dia em que possa escrever aqui: "com base no artigo x do código y, o Benfica declara-se campeão nacional"

LOL....Ó Katanec, mas desde quando é que vcs precisam de regulamento para se sagrarem campeões de alguma coisa? Quando foram ao Algarve olharam para o regulamento? O Veiga e o Vieira são lá homens para Leis quando se trata de roubar um campeonato "por outros lados"! Precisaram de interpretar algum artigo quando orgulhosamente apresentaram, em conferência de imprensa, o vosso precioso troféu da cerveja? Era só o que faltava caramba, ainda querias Leis para nem terem sequer de jogar, não? Descarada esta gente...

FIL disse...

Já quanto a esta Taça da Liga consigo finalmente concordar contigo e em especial com a tag:
Configura-se mesmo como a Taça mais absurda do Mundo.

Ah!Ah!Ah! disse...

Eu sonho com o dia em que possa escrever aqui: "com base no artigo x do código y, o Benfica declara-se campeão nacional".

Mas o seu clube já fez melhor com o Campeonato de Juniores, declarou-se Campeão tendo o rui costa dito que "havia interpretações diferentes do comunicado da federação" ou seja nem sequer invoca artigos ou códigos, basta apenas a "interpretação"...

Rui Lança disse...

Se anda tudo doido? Não, mas quase tudo!

Competição que passa a vida a ser descredibilizada...como é que ainda há sponsors para isto?!

LMGM disse...

Está quase, quase a ser destruida a única competição que escapa ao controlo da Olivedesportos, quase, quase.

Luciano Rodrigues disse...

Epá, não consigo parar de rir, o ano passado por causa da história do Belenenses já tinha estudado com algum cuidado o regulamento da Taça da Liga, e esta era uma das questões (entre outras) que se levantavam.

O problema disto é que ninguém parece interessado em fazer um regulamento claro. Eu não quero crer que quem faz este regulamento seja estúpido ao ponto de não lhe ocorrer de imediato: "epá, mas é a média de idade da equipa que entra em campo no último jogo, da equipa que termina o último jogo, das equipas utilizadas nos 3 jogos ou dos jogadores inscritos na Liga? Deixa cá especificar!".

Eu em tempos fiz um torneio de PES numa Associação, para duas dúzias de inscritos. Uma coisa amadora. O regulamento eram 3 ou 4 páginas A4 e ao longo das várias horas de torneio várias questões se levantaram. Acreditam que não havia uma única que não tivesse resposta no regulamento? Quanto mais não fosse no último ponto do mesmo: em todas as questões não enquadradas no regulamento, o organizador tomará a decisão final. Não demora é uns meses como toda a gente que decide qualquer coisa neste país!

Jorge disse...

Em cima do joelho...

Mr. Shankly disse...

Foda-se, 3 jogos a zero? Todos eliminados! Que tal adicionar esta cláusula?

Infante disse...

A taça da liga é ridicula em tudo. Não só nas palhaçadas do regulamento, (que favorece descaradamente os grandes; ai de nós termos uma final Rio Ave-Naval, os patrocinadores suicidavam-se), como na sua prórpia essência. O que os Herminios e outros reformadores do futebol português não percebem é que Portugal não é Inglaterra nem Alemanha, nem Espanha, por aí fora. Não há mercado em Portugal para tantos jogos insiginificantes entre Setubal e Rio Ave, Maritimo e Naval e por aí fora. Vão ser quebrados recordes negativos de assistencia como no ano passado (preparem-se para jogos de 300 pessoas).

Foi para isto que baixaram o numero de clubes na primeira...

Sérgio_alj disse...

Ninguem pára o Portimonense!!!

francis disse...

estou com o mr shankly, um grupo onde não se marca 1 unico golinho que seja deveria ir tudo de vela.

Littbarski disse...

http://img91.imageshack.us/i/median.jpg

N. disse...

Taça da Liga

Provavelmente, a Taça com o regulamento mais ridículo do Mundo.

James disse...

Taça da Liga:

- na primeira divisão do futebol português existem 16 clubes;

- na segunda também;

...

Não era mais fácil fazer um playoff, a duas mãos, com a final em um jogo só e campo neutro?

King Lion disse...

"Eu quero dizer bem da Taça da Liga, a sério que quero. Afinal de contas, em duas edições, o Benfica até venceu uma".

Vamos ser rigorosos na informação pois quem venceu uma taça da Liga foi o famoso Ferrari e o camarada Lucílio.