terça-feira, novembro 03, 2009

Apoel 0 x 1 Porto

Não foi brilhante, mas tenho a certeza que nenhum adepto do Porto está insatisfeito com um apuramento para o top16 europeu à quarta jornada da fase de grupos da Champions. Falcao carimbou a passagem, já perto do fim do jogo, depois de três ou quatro oportunidades flagrantes desperdiçadas pela equipa.

master kodro

9 comentários:

Fleming disse...

Contente mas bastante preocupado com o futebol que o Porto tem vindo a praticar :\

Gabriel disse...

Volto a repetir-me

Q/B...

Fleming disse...

contra o Belém tb foi qb xD

Rebello disse...

Não deixa de ser desesperante a falta de eficácia da equipa. Penso que só se pode dever a alguma instabilidade emocional, pois existe trabalho e também qualidade no ataque. O lance na 1a parte de Hulk isolado onde faz uma finta em cima do redes e outro na 2a parte num remate de Falcao, tambem isolado, em que permite a defesa... é de um adepto querer viajar ate Chipre só para os poder assobiar.

Acho que falta um médio na equipa do FCP para esta ser mais constante. Belluschi ate poderá vir a se-lo, mas ainda falta uns meses de adaptação (e um pouco mais de físico). Fernando tem estado bem mas ainda pode melhorar, também depende de quem joga ao lado. Quanto a Meireles mete pena ver um jogador da sua qualidade estar tão em baixo de forma, o que faz com que o meio campo pareça pequeno.

No ataque Hulk, Falcao, Farias, Rodriguez e Varela garantem qualidade. Mas basta estar um indisponível, como acontece agora com a lesão de varela, para parecer um banco curto de opções no ataque. Gostava de ver mais vezes um Porto a jogar cm Hulk e CR nas alas e a dupla Farias e Falcao na frente, Meireles e Fernando no meio. Tipo Del Neri. Acredito que com algumas equipas muitos fechadas em Portugal seria uma boa solução,e também um futebol mais agradável.

É bastante bom na 4a jornada o FCP ja ter garantido o apuramento. Não deixa de ser notável em mais um ano onde o Jesualdo tem de refazer a equipa conseguir, mais uma vez, atingir os oitavos da Champions.

Acredito que este ano pode ser um ano bom para Portugal amealhar alguns pontos importantes no ranking da Uefa. O Sporting na proxima jornada garante o apuramento, e é quase certo que se apura em 1º. Quanto ao Benfica tem boas hipóteses de também se apurar em 1º. Na uefa se ambas as equipas conseguirem passar duas eliminatórias depois desta fase já será uma boa prestação.

Temos condições para ser um bom ano a nível interno, onde tirando o mau desempenho do SCP está a ser um campeonato competitivo e interessante, e também a nível externo.

Desculpem o texto longo, mas como raramente falo, hoje arranjei um tempinho e lá mandei umas postas.

Cumprimentos.

Nuno Silva disse...

O Porto cumpriu. O futebol não foi de grande qualidade, mas foi intenso e a atitude foi a correcta.

O Jesualdo repôs o Falcão e Rodrigues no ataque e colocou o Guarin, que tem estado (quase) sempre bem, quando é chamado. Estivemos perto do onze base que só Jesualdo parecer por vezes não perceber.

Entramos num típico 4-3-3, por vezes com o Hulk e Rodrigues demasiado recuados, o que se camuflava num 4-5-1.

O trio do meio campo também foi modificado e eram só Bulldozers... a criatividade não morou por lá (o Belluschi não jogou por opção), mas ainda assim o Guarin esteve muito bem. A defesa esteve sólida, com relativo pouco trabalho já que o Porto colocou o jogo à distância.

Falta muito mais eficácia na concretização.

Não houve facilitismos e nestas provas tem que se ganhar estes jogos. São estas equipas que comprometem os apuramentos.

como se vê por estes dados estatísticos, o Porto, acertando na concretização tem tudo para estar bem em todas as frentes.

O problema da concretização não está propriamente na execução por parte dos atletas mas na forma como o Porto faz o ataque e as oportunidades que dão origem aos remates. Os remates são demasiadamente de longe e surgindo de acções individuais não devidamente apoiadas são quanto a mim o problema. O jogador na posse da bola remata porque o Porto consegue fazer a transição e colocar os atletas perto da baliza... Só que chegam (quase) sozinhos ou sem boas soluções para permitir a finalização em situação mais favorável! Falta apoio, por isso não venham criticar os poucos que ainda conseguem fazer algo sem apoio. Verdade seja dita, mesmo sem qualidade individual o Mariano ainda é dos poucos que vai dando apoio ao ataque... é esforçado.

era bom o Chelsea poder gerir alguns dos seus recursos e podermos ficar de novo em 1º do grupo!

Saliento aquela contabilização de pontos comparativa à época anterior. Para já.. o Porto é a equipa que mais melhorou! e é óbvio, o Benfica teve na época anterior um bom arranque, o Sporting esteve pouco melhor e o Porto que andava ao tropeções, nesta época está a conseguir sobreviver, apesar da fraca qualidade de jogo. Se a evolução se mantiver é de esperar um fortíssimo candidato ao título e ainda com tempo para recuperar o tempo perdido.

Pena é que as equipas de Jesualdo demorem demasiado tempo a evoluir... agora mesmo continua em experiências: entram e saem jogadores, tentam-se outros esquemas (4-4-2)... a estratégia é que é a mesma: transições rápidas, pouca posse de bola, linha ofensiva subida e (demasiado) distante do meio campo, e duas linhas coesas e próximas (meio campo + defesa), mas recuadas.

A dificuldade em fazer uma posse de bola com criatividade, dinâmica, desposicionamentos mantém-se evidente, fruto da falta de verdadeiros elementos criativos no meio campo e com certeza da opção de não treinar bem estas situações.

Em termos de atitude em campo também não há melhorias... estamos bem nos jogos importantes e tendencialmente sobranceiros/expectantes contra equipas menos cotadas, especialmente nos jogos caseiros e entre jogos de Liga de Campeões.

www.remateabaliza.blogspot.com

Luciano Rodrigues disse...

Claro que é espectacular o Porto estar qualificado à passagem da 4ª jornada. Parabéns.

Mas vi os últimos 4 jogos da equipa e foram preocupantes, hoje então foi indescritível, com períodos de domínio do Apoel na 2ª parte. Se o Atlético tem ganho ao Chelsea, como esteve a acontecer, a coisa ainda poderia dar tremideira nas duas jornadas que faltam.

Total falta de ideias, o futebol do Porto vive apenas (e não é pouco!) das explosões de Hulk e dos golos "inventados" por um ponta de lança do camandro chamado Falcao.

Sinceramente, parece malta que se junta ao Domingo para jogar à bola. É esquisito ver o Porto assim. MAs pode ser uma fase.

jamsilva disse...

um porto assim assim, tem conseguido manter-se ao seu melhor nível de resultados.
Estamos a 2 pontos do supergoleadorbenfica e classificados para a próxima ronda da CL.
Daqui a uns meses vamos ver quem é que anda a jogar futebol aos soluços.

Deus...anteriormente conhecido como... disse...

Futebol cinzento, perdidas inacreditáveis, mas uma maior entrega por parte dos jogadores.
Os oitavos já ninguém nos tira.

Valdemar disse...

Como disse ali na tasca do Sr. Boronha,

Já nem o Porto é a máquina bem oleada de despachar adversários,

nem o Apoel Nicósia, são um grupo de rapazes que se juntam para jogar à bola, como nos tempos do 16-1.

De qualquer forma, parabéns ao Porto.