terça-feira, agosto 18, 2009

Afinal, é a liga dos milhões

Como se sabe, todos os títulos europeus do FC Porto tiveram por base um orçamento superior ao dos rivais. A começar pelo primeiro, frente ao Bayern. E a acabar no último, em que meteu fora da prova, sucessivamente, o Man Utd, o Lyon e o Deportivo, vencendo o Mónaco na final.

Sem surpresa, a imprensa serve hoje a eliminatória italiana com tempero à moda do contabilista. Os outros ficaram à frente do Ajax e do PSV, estes têm um porta-moedas que é o dobro do nosso. O dobro da pasta. É preciso que o adepto do Sporting saiba estas coisas, não vá pôr-se a exigir a Paulo Bento a eliminação da Fiorentina.

Não. Isso seria ingrato.

kovacevic

20 comentários:

Valdemar disse...

Pois.

Por este andar, ainda se exigia ao Benfica dos milhões que eliminasse toda a equipa que anda pela Champions.

Ah, pera lá que eles estão na UEFA.

Pois.

master kodro disse...

Bem, Valdemar. Por este andar vais conseguir comentar alguma das coisas escritas nos posts, nomes de jogadores, treinadores ou de clubes, que constam dos posts, em vez de extrapolares para algo sobre o qual ninguém escreveu.

Sabes que é o mínimo que se pode pedir para haver uma conversa, essa parvoíce de as pessoas falarem do mesmo assunto.

Ricardo disse...

Não percebo a surpresa, Kodro. O Valdemar é do Sporting, o texto é escrito por um sportinguista sobre o que a imprensa disserta antevendo um jogo do Sporting. De que é que o Valdemar fala? Do Benfica, claro! Nenhuma surpresa nisto.

Quanto ao post, já não há muitas palavras novas que possam ser ditas sobre a forma como os jornais antevêem as eliminatórias em que participem clubes portugueses. Geralmente, a análise tem de tudo. Menos o que interessa.

Virgílio disse...

Kova: será a mesma imprensa que se esqueceu de referir a diferença de orçamento entre Nacional e SCP?

Nãããã. De certeza q não! Não pode ser, é que tal jogo ocorreu apenas há três dias... Seria, digamos, intelectualmentte desonesto, lembrarem-se hoje desse argumento e não o utilizarem há poucas horas atrás.

SL!

Valdemar disse...

Master yoda,

assim como, para argumentar que o Sporting não se pode escudar na diferença de orçamentos que tem da Fiorentina, foste buscar o Porto, o Bayern, o Man. Utd, o Lyon, o Mónaco, o Ajax e o PSV, entendo perfeitamente que me limites a argumentação a não invocar em vão o nome de Jesus e do seu maravilhoso Benfica.

Queres que fale do Sporting sem meter outras equipas além da Fiorentina ao barulho?

Está bem.

Espero ganhar mais logo. E jogar bem. E que os golos do Sporting sejam marcados por um dos 10 jogadores de campo do Sporting, e não pelo guarda-redes ou um auto-golo.

Espero que os líderes da equipa não se escudem atrás da diferença de orçamentos, que existe. Mas que nunca foi usada como desculpa. Nem no ano passado, em goleadas sofridas contra equipas que não posso nomear.

Aliás, se as equipas só jogassem contra equipas com valores orçamentais aproximados, havia por aí equipas, cujo nome não posso mencionar, que só iam poder jogar em Inglaterra/Itália/Espanha. Mas duvido que lá alcançássem o 3º lugar...

De volta ao Sporting, que a coisa corra bem, mais logo. Mas se não correr, não acredito que o Paulo Bento se desculpe com os milhões da Fiorentina.

É tudo o que há a dizer.

kovacevic disse...

Caro Virgílio,

aposto que se a eliminatória italiana nos correr mal - acredito que não - logo nos lembrarão que já foi assim com Peseiro (Udinese) e Boloni (Inter)

kovacevic disse...

Valdemar,

O orçamento nunca foi usado como desculpa?

Não sei em que país tens vivido ou se estás nalgum local sem acesso a televisão e internet

Mas não é preciso recuar muito. Basta leres a entrevista do Pedro Barbosa na sexta-feira ao Record: são só sete os momentos na entrevista em que ele se refere à diferença de orçamentos e/ou ao factor de o Sporting se reforçar dentro das suas possibilidades.

Sete respostas a falar de limitações no momento de contratar.

Não é muito. Afinal, eram duas páginas de entrevista.

master kodro disse...

"Yoda", "limites a argumentação" é conversa que vais ter com alguém da tua família, se quiseres, claro.

Valdemar disse...

Orçamento = reforçar dentro das possibilidades.

Qual é a dúvida?

E depois tens que fazer a distinção entre as pessoas que dirigem os clubes e a malta que escreve nos jornais ou bota faladura na televisão. É que cada qual tem a sua agenda de interesses.

Aliás, o Sporting, além do jornal do clube, não tem meios de comunicação a fazer publicidade. Se quiseres fazer a excepção ao Dias Ferreira na SicN, que lá defende o clube na tertúlia com os outros.

O que disse é que nunca ouvi o Paulo Bento a escudar-se atrás da diferença de orçamento para desculpar desaires. Tu já?

LMGM disse...

Ao ler o teu primeiro parágrafo fico com a sensação de que é vulgar a uma equipa com um orçamento idêntico ao do Porto, ser exigida a vitória na Champions.

Aliás fico com a sensação que em todas as eliminatórias e finais de que falas (é engraçado só falares daquelas onde o Porto teve sucesso) os portistas andavam pela rua a exigir o título europeu ou a passagem na eliminatória.

O que será que os Sportinguistas devem dar à sua equipa, confiança ou exigência?

Valdemar disse...

Fraquinho, muito fraquinho...

Além de não poder relativizar argumentos usando o Benfica como exemplo, também já não posso escrever "limites a argumentação".

Diz-me: ainda posso escrever aqui, ou preferes que não?

master kodro disse...

LMGM, o post do kovacevic não defende em lado nenhum que é exigível ao Porto ou ao Sporting ganhar seja o que for. Aliás, a última frase é elucidativa se se quiser ler o que lá está:

"não vá pôr-se a exigir a Paulo Bento"

Na opinião de quem escreveu o post, o argumento financeiro usado pelos jornalistas tem algo de preventivo relativamente ao que poderá acontecer de mau nesta eliminatória. É uma desculpa antecipada.

master kodro disse...

Valdemar, não é nem deixa de ser fraquinho. Tu achas que estás aqui para medir forças com alguém e eu estou aqui para conversar e não para chamar nomes aos outros ou impor-lhes palavras e actos que eles não proferiram ou praticaram.

Ninguém te limitou nada e muito menos os argumentos. Se eu quisesse limitar-te alguma coisa, não tinha a caixa de comentários aberta ou então apagava o comentário.

kovacevic disse...

LMGM,

Mas achas mesmo difícil encontrar outros exemplos do FC Porto a vencer equipas de orçamento superior?

E é como diz o MK: não se trata de ser vulgar ou exigível, apenas constato que o orçamento está, objectivamente, a ser usado como desculpa antecipada.

Os sportinguistas devem transmitir confiança à equipa. E exigência.

Infelizmente, concluo que as pessoas em Alvalade estão convencidas que os jogos se disputam na internet, em blogues, foruns, twitters e facebooks.

Ou então na televisão em programas com o Rui Santos.

Enganam-se. Para calar os adeptos basta jogar a sério no relvado.

É muito simples.

LMGM disse...

Master, desculpa antecipada ou constatação da realidade?

Esta até é uma eliminatória equilibrada, onde não será uma surpresa ou um feito extraordinário qualquer das equipas passar.

Se a balança pende um pouco mais para o lado Italiano é pela quantidade de jogadores de qualidade que a Fiore pode adquirir. As diferenças de orçamento não se notam, normalmente, na primeira equipa mas nas segundas ou terceiras opções de cada equipa.

O Sporting tem a contrapor uma maior experiência europeia.

Suficiente? Logo vamos ver, espero que sim, mas tal como a minha equipa estou com a confiança em baixa principalmente pela exigência ingrata que se criou, a época do Sporting parece que vai acabar a 31 de Agosto.

LMGM disse...

Kovacevic, também não tenho dificuldade de encontrar vitórias do Sporting contra equipas com um orçamento superior, com ou sem desculpas antecipadas.

Pipos disse...

Malta,
Há algo que se tem de distinguir, é mais fácil uma equipa de menos poder financeiro em 2 jogos eliminar alguem com maior poder, do que ganhar um campeonato em 30jogos.

Falamos de coisas diferentes, daí aparecerem os Gondomares e Torreenses na Taça, mas o setubal nunca ganhar o campeonato. REALIDADES DIFERENTES.

Onde posso concluir que a realidade desta eliminatória nada tem a ver com o que PBarbosa ou JEB disseram dos orçamentos.

kovacevic disse...

"também não tenho dificuldade de encontrar vitórias do Sporting contra equipas com um orçamento superior, com ou sem desculpas antecipadas"

É verdade.

Logo, para quê sublinhar a diferença de orçamentos?

master kodro disse...

LMGM, a constatação de uma realidade usada como desculpa antecipada não implica que uma tenha que existir em oposição (ou substituição) à outra. Na opinião do kovacevic elas coexistem.

condor disse...

Ora,ora!Se esa questão dos orçamentos fosse assim tão decisiva para se ganharem titulos,o bêfique papava isto todos os anos,pois como é de conhecimento publico beneficia e bastante do orçamento geral do estado!