domingo, junho 28, 2009

Nojo

Imaginem um país onde adeptos de dois clubes se agridem à pedrada como animais e o presidente do Conselho para a Ética e segurança no Desporto vem falar em falta de condições no recinto;

Imaginem um país onde adeptos de dois clubes se agridem à pedrada como animais e o presidente do Conselho para a Ética e Segurança no Desporto vem sugerir que o jogo devia ter decorrido em campo neutro (não é preciso recordar que a primeira volta aconteceu no Seixal, pois não?);

Imaginem um país onde adeptos de dois clubes se agridem à pedrada como animais e o senhor Maestro, homem com H grande, não se cansam de nos dizer, se entretem a atribuir responsabilidades aos dirigentes adversários;

Imaginem um país onde adeptos de dois clubes se agridem à pedrada como animais, forçando as pessoas normais a fugir da bancada para o relvado, e o diário desportivo mais vendido titula na internet: "Invasão de campo em Alcochete";

Imaginem um país onde adeptos se agridem à pedrada como animais e são gravados por vários telemóveis, câmaras de vídeo e câmaras de televisão, mas nenhum suspeito é identificado e só se fala em multas aos clubes, interdição do recinto e jogos à porta fechada;

Imaginem um país onde adeptos de dois clubes se agridem à pedrada como animais, na última jornada de um campeonato de juniores, um ano depois de jogadores de dois clubes se agredirem à patada e ao murro, na última jornada de um campeonato de juniores, com a diferença que há um ano aconteceu em Alvalade e não em Alcochete;

Imaginem um país onde a Juve Leo invade o relvado num derby com o Benfica e um adepto mascarado de diabo aperta o pescoço ao fiscal de linha no Estádio da Luz, isto em super-estádios cinco estrelas da UEFA construídos de propósito para o Euro 2004.

Imaginem um país onde um ex-internacional confessa em livro que no Boavista de Manuel José o doping era prática generalizada e os primeiros 20 comentários num jornal online gritam que o tipo quer é protagonismo e dinheiro fácil.

Não há dúvida: temos o país que merecemos.

kovacevic

31 comentários:

Fredy disse...

(infelizmente) agora é que disseste tudo!

não admira que o país e o futebol em particular esteja como está! e cada vez as coisas ficam piores e a culpa é toda do povinho que nada faz e muitas vezes até aplaude estas coisas!

ratogoleador disse...

Embora concorde com a maioria do texto e tal como escrevi, todos deveriam estar envergonhados ainda mais sendo um jogo de juniores, parece que alguns tentaram vender um peixe desculpablizador.

As imagens são nitidas quando os adeptos do Benfica aparecem ao longe vê-se uma data de macacos a saltar da bancada em direcção aos mesmos, depois ainda tentaram fazer deles os criminosos...

É triste, é verdade mas manipular a opinião publica depois de uma termenda vergonha e mais triste ainda.

cps

Rantas disse...

kovacevic,

Concordo inteiramente com o post. É dificil entender como chegámos a este ponto

Zé Luís disse...

Isto é muita emoção e muita precipitação.

Que alguns grupos de adeptos são assim não é novidade.

O que me chocou mais foi ver a Polícia entrar em campo e "separar" os adeptos da casa, enquanto os outros atiravam pedras desde a parte descampada atrás da baliza.

Quanto à guerra de comunicados, também mete nojo e parece descabido que para a "final" não tenham decidido jogar em Alvalade, parecia-me lógico.

Do doping, é preciso ter em conta o Belenenses de João Alves. Façam as contas...

p.s. - o que menos importa: qual é o desportivo mais vendido?

Zé Luís disse...

Cuidadoao atirar pedras ao vizinho.

O Alvalade XXI era cinco estrelas e ainda antes do Euro-2004 teve uma invasão de campo...

katanec disse...

Mas que grande texto, pá...

Hugo disse...

Grande texto. Agora é que caiu definitivamente a máscara ao maestro.

James disse...

Kova, até concordo com grande parte do texto. Sim, o problema não é a falta de condições no recinto, e reduzir o problema a isso é algo estúpido, no mínimo. Sim, a realização do jogo em campo neutro é uma clara desvantagem para o Sporting. Não só é uma desvantagem, como também é injusto. Sim, o Rui Costa esteve mal em responsabilizar os dirigentes do Sporting pelo facto ocorrido. Sim, a mídia em geral está a focar numa guerrinha estúpida de dirigentes e não no facto em si. O que é lamentável, diga-se de passagem. Sim, a passividade da polícia nesta (e noutras) situação é frustrante. Sim, ocorreu em Alcochete, como poderia ter ocorrido em qualquer outro recinto. O local não importa muito, quando se quer confusão arruma-se confusão em qualquer lugar.

Tudo isso está corretíssimo, o que não está correcto é a falta de razão nos comentários ao incidente. Quando digo razão, estou a me referir à racionalização dos factos. Ora vejamos:

- o Sporting iniciou um tumulto desnecessário ao não enviar os bilhetes do jogo para o Benfica. É um derby que decide um campeonato. Como que o Benfica não tinha bilhetes? Nem que fosse um local onde só coubessem 100 pessoas, ao menos uns 10, 15 bilhetes tinham que ser mandados. Falha tremenda do Sporting neste aspecto, e que iniciou o imbróglio que resultou no incidente em Alcochete.

- Quem participou deste disparate tem que ser identificado e punido. Sejam eles do Sporting ou do Benfica, têm de ser punidos. Mas atenção, os agressores, não os clubes. Não há o porquê do jogo ser realizado num campo neutro, nem muito menos que se retire o título de juniores esta época. Quando muito, um jogo com portas fechadas. É isto que se faz em Itália, por exemplo.

- O Sporting não foi directamente responsável pelo que aconteceu, mas obviamente não estava preparado para que tal acontecesse. Como tal, foi mais um erro na preparação do encontro, tal como o Rui e outros dirigentes do Benfica afirmaram corretamente.

- Eu não sei quem começou a confusão, mas eu gostaria de lembrar a todos que a Juve Leo não é o Sporting, assim como os NoName Boys e os Diabos Vermelhos não são o Benfica. O Rui fez bem em demarcar o Benfica de actos de seus adeptos. Porém, podia (e devia) ter passado uma mensagem mais firme aos seus adeptos acerca do assunto. Os adeptos que sejam eventualmente identificados têm que ser banidos do Seixal e da Luz, ao menos. O Benfica, assim como o Sporting, tem de passar uma mensagem clara e construtiva: não aceitamos adeptos deste género. E ponto final.

- Por último, tudo em Portugal tem de terminar numa guerrinha de dirigentes? Parecem crianças de 10 anos!

Esta é a minha opinião, para mim tanto Benfica quanto o Sporting falharam, mas não estão tão errados quanto se fala. Quem está errado são os adeptos que vão aos estádios em jogos como este só para arrumar confusão! Só lamento que o Sporting tenha dado um pontapé inicial desnecessário para o ocorrido. Que a FPF seja justa com os clubes, e altere os regulamentos de forma a que tais situações não ocorram futuramente.

Cumps,

Froes disse...

Muito bom texto. Totalmente de acordo.

Zé luis,
"Imaginem um país onde a Juve Leo invade o relvado num derby com o Benfica e um adepto mascarado de diabo aperta o pescoço ao fiscal de linha no Estádio da Luz, isto em super-estádios cinco estrelas da UEFA construídos de propósito para o Euro 2004."

Saulo disse...

Imaginem um país onde o dirigente da Juve Leo beija na testa o presidente do seu clube em pleno relvado de Alcochete depois de um arraial de pedrada entre dois grupos de animais...

Temos, isso sim, o país que queremos e escolhemos.

camarao disse...

Se os animais estavam do lado de fora, e as pessoas normais na bancada, quem é que atirou as garrafas de água para onde estavam Jorge Jesus e Rui Costa?


Nos exemplos que falaste (e bem) das invasões em Alvalade e na Luz, o que aconteceu aos jogos? Foram interrompidos ou continuaram assim que esses anormais foram detidos?
Porque é que isso não aconteceu em Alcochete? Há ao menos locais para prender lá alguém?

Se visse o líder skinhead da claque a beijar na testa o Presidente do meu Clube também estaria enojado.

camarao disse...

A quem se diverte a inventar coisas a dizer que as coisas só começaram ao minuto 26, pode ler isto:

os NN estavam a chegar , e um membro do directivo avistou-os , a mensagem circulou pela bancada toda , as claques sairam foram ao portao e começaram a dizer '' Aqui nao entram filhos da put* '' , entretanto eles jogaram pedras e as claques foram a volta para os apanhar mas eles fugiram e os suppoters correram atras deles , entretano ja acalmou um pouco e pedras atras de pedras na direcçao deles e nossa ...


http://www.forumscp.com/index.php?topic=15722.msg602951#msg602951

kovacevic disse...

Confirma-se, então, que Alcochete não tem condições porque não há jaulas para prender os animais.

É isso Camarão?

camarao disse...

Sim. Todos os animais vestidos de verde que invadiram o campo.

Sei que custa olhar para as imagens e perceber que enquanto os adeptos do SLB estavam atrás da baliza, andavam uns macacos no campo armados em tarzans.

O Presidente do SCP dirigiu-se foi para o campo, para impedir os adeptos sportinguistas de invadirem o campo. Foram estes que impediram que se reatasse o jogo. Foram estes que atiraram garrafas ao Rui Costa e ao Jorge Jesus como fazem os macacos aos visitantes.

Pedro Reis disse...

Nenhum dirigente de nenhum dos 3 clubes grandes se demarca dos actos das claques de forma inequívoca, pela simples razão que todos eles têm relações promíscuas com as mesmas.
Infelizmente, não há volta a dar!

luissm disse...

Boa Kova.

Na minha adolescência também andei com essa malta para cá e para lá.

Felizmente sempre tive cabecinha e larguei essa vida quando fui ver o Sporting ao Barreiro.

Aí ficou claro para mim que a maior parte dos "claquistas" nem sequer gosta de futebol. Só querem é andar à porrada.

Uma claque do Benfica lembrou-se de ir apoiar o Barreirense nesse jogo. Obviamente o velhinho estádio do Barreirense também não tinha condições para animais. Foi uma selvajaria, porrada pela terra toda. Mas não havia net e os jornais só transmitiam o que queriam.

Enquanto não começarem a enjaular estes animais não há nada a fazer.

Luciano Rodrigues disse...

O grande problema é que são as próprias direcções que precisam das claques. E como tal "está tudo bem".

Claques = Crime Organizado em que tentam criar um grupo onde, não tenho dúvidas, a maioria até é malta que tem amor ao clube e poucos dedos de testa. Mas há uma boa parte da claque que só lá está por motivações financeiras e criminais.

Este é um país perdido e o futebol é apenas mais um exemplo disso. Somos a escumalha da Europa e enquanto acharmos que somos muito bons porque vestimos roupa de marca e não usamos meia branca como os bifes, continuaremos a ser escumalha. Mas se virmos bem, está-nos no sangue, sempre assim foi, tivemos o mundo nas mãos nos descobrimentos e espatifámos tudo.

Fredy disse...

é por causa de pessoas tapadas por completo como o camarao que estas coisas acontecem! que tristeza! é impressionante! enfim!

é prender todos, seja qual for a cor..ninguém tem desculpa!

Valdemar disse...

Camarão,

pelos teus comentários, presumo que faças parte dos anjinhos que, mesmo sabendo que não havia bilhetes para o recinto, lógicamente se puseram ao caminho, certamente, na melhor das intenções...

Chegando ao recinto, foram supostamente recebidos à pedrada, retiradas, ou do relvado, préviamente invadido com esse fim pelos malvados adeptos verduscos, o de recolher paralelos, ou das bancadas, construídas certamente elas em calçada Portuguesa.

Limitaram-se então, os angélicos No Name, a devolver as pedras à procedência, no espírito de Jesus, que manda dar a outra face.

Rui Costa, sempre no espírito de manter as boas relações entre clubes e mandando às malvas o seu papel de representante dignatário do Benfica, vai de sugerir que aquilo no estádio do Algarve, no do Estoril, ou até no do Seixal ou mesmo na Luz, cedido por empréstimo é que era.

Tudo bons rapazes, camarão.

Pois.

O inferno são os outros", Jean-Paul Sastre

Nuno disse...

Zé Luís diz "também mete nojo e parece descabido que para a "final" não tenham decidido jogar em Alvalade, parecia-me lógico."

Zé Luís, o jogo não ocorreu em Alvalade porque não havia relvado. O Sporting comunicou isso mesmo, lamentando-o. Achas que num jogo em que poderia ter o dobro ou o triplo das receitas se fosse jogado em Alvalade, o Sporting preferiria mantê-lo em Alcochete?

James diz: "o Sporting iniciou um tumulto desnecessário ao não enviar os bilhetes do jogo para o Benfica. É um derby que decide um campeonato. Como que o Benfica não tinha bilhetes? Nem que fosse um local onde só coubessem 100 pessoas, ao menos uns 10, 15 bilhetes tinham que ser mandados."

Isto não é verdade. O Sporting fez saber que, não podendo o jogo realizar-se em Alvalade, teria de ser jogado em Alcochete e, prevendo uma enchente e sendo as condições de acesso à Academia muito limitadas, optou por não vender bilhetes no dia do jogo para que a confusão fosse menor. Como tal, a venda de bilhetes ocorreria na 4a e na 5a feira, para sócios, e na 6a para não-sócios, em Alvalade. Como a procura foi muita, na 6a já não havia bilhetes. Mas os bilhetes devidos ao visitante poderiam ser adquiridos na Luz. Não sei em que quantidades, mas o Benfica recebeu bilhetes. Provavelmente, tal como aconteceu com o Sporting, não eram os suficientes para a procura. Mas isso não é problema do Sporting. Eu também queria ir ver o jogo, mas como não sou sócio de clube nenhum, tive de me aguentar.

Quanto ao sucedido, penso que deriva precisamente deste problema de não haver bilhetes para tanta procura. Provavelmente indignados com a impossibilidade de entrarem na Academia, os adeptos do Benfica começaram a vandalizar viaturas até que a segurança os deixou entrar. A claque do Sporting reagiu a isto e a partir daí foi o que se viu. Acho que o Sporting não deveria ser punido com um jogo à porta fechada ou em campo neutro. Isto não é um problema dos clubes, é das pessoas que apoiam os clubes. E há pessoas que simplesmente não deveriam poder entrar em estádios.

Virgílio Bernardino disse...

James:

Uma descrição tão extensa e tão lúcida... Ooops, Lúcida? Afinal nem por isso… É q que parte duma premissa completamente errada. O SCP cedeu (qd não era obrigado a isso) BILHETES ao Benfica. Isto dps dos lamps serem obrigados a ceder bilhetes nas meias-finais do andebol e terem preferido pagar uma multa (ridícula, diga-se de passagem) para ñ cumprir com os regulamentos e impedir o acesso de adeptos leoninos...

Realmente os dirigentes do SCP estiveram mal. Não deviam ter cedido bilhetes. É que assim a escumalha a quem os dirigentes benfiquista cedeu os bilhetes nunca tinham entrado em Alcochete para estragar aquilo que estava a ser uma festa com adeptos dos dois clubes!!!!! Pois, é verdade, até ao minuto 26 o ambiente era perfeitamente pacífico. Claro que, jogando em caso o número de adeptos do Sporting era muito superior aos benfiquistas. Mas estes estavam presentes. O que mudou no minuto 26: a saraivada de pedras que os VÂNDALOS sim (mas de vermelho) começaram a atirar sobre adeptos da bancada amovível. Ao ponto de obrigar familiar a afastarem-se e a refugiarem-se no relavado (a tal 'invasão') e outros a ripostar com as pedras que tinham sido anteriormente arremessadas e que iam devolvendo à procedência. De certeza, que na bancada e muito menos no relvado não existiam pedras... Digo eu, mas "O Rui" lá saberá.

Deixo uma questão: Pq é q os bilhetes foram cedidos pelo slb àquela claque nojenta, encobridora de traficantes de droga e assassinos comprovados?

Outra questão: Tb foram adeptos do SCP que fizeram os estragos nos automóveis estacionados nas imediações da Academia???

Mais uma questão: Se antes de entrarem no estádio já tinham provocado CRIMES, pq é q a policia (GNR) não os deteve. Pior pq é que permitiu a sua entrada na Academia para fazer a bacorada que se viu???? Arrancaram pedras na calçada! Entraram com objectos pirotécnicos! A bófia tudo permitiu…

Por fim: como é que uma claque ILEGAL, é tratada como as outras que tiveram que se legalizar? Pq é do benfica? Pq é q essa tal claque ainda se encontra activa e é apoiada pelo slb, nem q seja só, q ñ é, de forma logística (tem as suas instalações no Estádio da Luz)?

Portugal é mesmo a republica da e dos bananas! Se fosse a séria essa claque já tinha sido desmantelada e nem sequer existia…

Virgílio Bernardino disse...

Peço desculpa por repetir alguns argumentos entretanto apresentados e que só li posteriormente do meu comentário. Nomeadamente os comentários do Valdemar e do Nuno.

Férenc Meszaros disse...

«Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys. Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais.»
in Correio da Manhã, 18/05/2009

A culpa é sempre dos outros: Da polícia, da segurança privada, dos outros clubes, da Cofina.

E ainda se atrevem a falar do beijinho na testa?

Valdemar disse...

Virgílio e Meszaros,

não quis com o meu texto a argumentar contra a ideia que o Camarão tem ou quer fazer passar, dos No Name, de que são todos uns anjinhos a agir de boa fé, ilibar a Juve Leo e outros neo-nazis organizados com qualquer outro nome e cores de outro clube, da sua quota de responsabilidades.

Se não neste episódio, noutros.

Como aliás, o lendário "macaco" do Porsche fez questão de deixar bem sublinhado na sua incursão ao Algarve este fim-de-semana.

No fundo, é tudo farinha do mesmo saco.

E só não admite isto, quem pertence ao grupo, ou tem interesses na coisa. Tipo o Rui Costa. Que, para mim, passou de desportista exemplar e carismático dirigente, a gajo que quer é atingir fins, independentemente dos meios.

Para ele, e outros, a sede de apresentar resultados, vale já uma Taça da Liga conquistada a penalty reconhecidamente falso, e agora, ainda mais grave, a conquista de uma liga de futebol júnior conquistada à pedrada pela claque do clube, que só é reconhecida quando dá jeito...

E digo que é ainda mais grave, porque havia famílias dos jogadores e crianças pequenas, que tiveram que fugir para (e não invadir) o relvado, para evitar levar com pedras da claque do Benfica, essa que oficialmente não existe.

Foi tudo mau demais para ser verdade.

De parte a parte.

vidairada disse...

Nem de propósito, ouvi dizer que o digníssimo ministro da administração interna é um dos elementos da comissão de honra da candidatura de lfv, o tal que "controla" policias para proteger no names, que pressiona policias aquando da visita de claques ao estádio da luz e onde se verificam erros gravíssimos de segurança e que após meses de investigação ainda nada se apurou,que ameaça pseudo candidatos a eleições, que ameaça de morte presidentes do organismo anti dopagem(ele falou o nome de lfv que eu vi e ouvi), entre outros tantos casos de policia, não deixa de ser interessante verificar estas manifestações públicas de apoio por parte do responsável máximo des policias. Que fique tambem este assunto para memória futura, e eu já não acredito no menino jesus! a tendência destes tristes acontecimentos é para piorarem!

Solo minsk disse...

Chapeau...

Valdemar disse...

Vidairada,

gosto da tua foto.

Zé Luís disse...

"o jogo não ocorreu em Alvalade porque não havia relvado".


Obrigado, Nuno, não sabia.

Virgílio Bernardino disse...

Valdemar:

Nem eu quero desculpar nada nem ninguém. Só me custa observar esta tentativa de adulterar a verdade neste episódio protagonizado por uma claque merdosa que, ainda assim, consegue ser a campeã da violência, estupidez e imundice.

Como é possível defender escumalha desta? Só se quem o faz se identificar nos seus (habituais) actos...

Pipos disse...

E quem deixou entrar os animais na Academia?
E se eles tavam a partir tudo cá fora, pq não vieram 3 camionetas de policia e prendiam todos?
E porque a policia só investiu nos do Sporting, enqto os NN alegremente mandavam pedras?

Há culpa de todos, mas as palavras de rui merdas costa são nojentas e só mostram a merda que ele é e há de ser, por isso o figo lhe deu 10-0 na carreira, porquê? porque tinha cabecinha.

Camarão, os NN são uns anjos, vou pedir a canonização da claque por inteiro para o vaticano e já hoje.. eles que foram tão queridos a dar pedras aos do Sporting e tochas, que amores, só devolvemos porque não era Natal.

Pipos disse...

E porque a policia deixa entrar 100 gajos sem bilhete?