quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Braga 3 x 0 Standard (final)

Golaço de Renteria! De longe e de ângulo difícil parece mais simples. O potencial esta lá.

Golo de Leone! Livre estudado, Aguiar, Peixoto pica para a esquerda, Evaldo (obrigado, galvão) faz assistência para o central brasileiro que fuzila o guarda-redes, no centro da área. Luxo.

Golo de Luis Aguiar! Jogada linda de contra-ataque a terminar com uma assistência de primeira de Alan antes do remate isolado do marcador.

Só quem não vê jogos do Braga é que duvida da qualidade do futebol desta equipa e da diferença relativamente aos adversários da Liga portuguesa. E não fazem ideia do que estão a perder, quase todos os fins-de-semana. Show de bola!

master kodro

21 comentários:

leaoconselheiro disse...

Mk,

O braga é fantástico e desconfio que quem apanhar o Jorge Jesus se arrisca a grandes feitos.

Mas há algo que me é dificil perceber da tua parte... Alguns treinadores são maus porque não conseguem descolar do Leixões e o Jesus que também tem um orçamento muito maior está bem atrás do Leixões e até do Nacional, andando de braço dado com o Maritimo...

Vimaranes disse...

Há quem saiba formar plantéis. E há quem não saiba. Há gente competente e incompetente. Logo, há boas e más equipas.
Triste sina a nossa. E parabéns ao Braga.

Catarina disse...

não há palavras para tudo aquilo que se passou esta noite.
cheguei a pensar que iriamos ter outro leixoes pela frente e, de facto, tivemos. uma equipa defensiva que se fechou em copas e esperou pelo nosso erro. infelicidade, a deles, não apareceu e conseguimos ainda transpor as muralhas rumo à vitória. uma primeira parte que descreveria por "sublime" e uma segunda meia desastrada mas que deu pró gasto. jogamos e não deixamos jogar, é o que se pede contra qualquer equipa.

Pedro Reis disse...

Renteria, Alan, Luis Aguiar, Peixoto. O que têm em comum? lol

Parabéns Braga! Ou FCP B como lhe chamam agora os benfiquistas...

Já não bastava o FCP A dar bigode ao SLB A, agora o FCP B (SB) também deixa a milhas o SLB B (VG)! lol

leaoconselheiro disse...

só o renteria é que é do Porto. Aliás há um empate entre Porto e Braga em matéria de emprestados 1-1 Renteria e Madrid

Luciano Rodrigues disse...

Master, é exactamente isso que refiro no meu artigo no Futebol Relativizado. Este ano são de longe a equipa que melhor futebol joga em Portugal. Mas claro que não podem importunar os estarolas.

Quanto ao Jesus, continua igual a si mesmo. Fantástico. Foi um privilégio trabalhar com ele e poder conhecer um pouquinho das suas incríveis capacidades.

Já não foge de um estarola. E aí, bem enquadrado (por isso caía que nem uma luva na estrutura do Porto, menos na do Sporting e o Benfica seria mau para ele), podem sonhar.

galvao99 disse...

O 3º golo é uma jogada do caraças.

A assistencia para o golo do Leone é do Evaldo.

O Braga hoje teve a sorte do jogo que lhe faltou com o Leixões. Em 3 ocasiões na 1ª parte faz 2 golos e depois foi gerir até ao fim e aproveitar o adiantamento do Standard.

David disse...

o Luis Aguiar não é do FCP?

Parabéns ao Braga! Grande resultado e grandes golos.

Mr. Shankly disse...

"Já não bastava o FCP A dar bigode ao SLB A"
Foi? Eu vi dois empates, o segundo como se sabe.

Flip disse...

O único jogador emprestado do plantel bracarense é o Rentería.

O resto?!...o resto é magia pura!

Deixem-nos sonhar e continuar, como diria o boloni, a dar "banhos de bola".

Ricardo disse...

O terceiro é uma jogada sublime. Parabéns ao Braga!

Retomando uma discussão de há uns dias (esperando que sem insultos): o Alan fez o que devia fazer, com dois jogadores a dar linha de passe, passou a bola para um deles, o melhor, porque vinha em movimento e totalmente enquadrado com a baliza. Isto é tomar a atitude correcta. Hulk provavelmente teria parado a bola, ajeitado e rematado à baliza. Até podia dar golo mas estaria sempre mais longe do sucesso do que fazendo o que Alan fez.

Pedro Reis disse...

Ricardo,
E tu a dar-lhe com as palas. Este lance não teve nada a ver com o do Hulk. A não ser na tua casmurrice...

É verdade que só Renteria é do FCP, os outros são só ex-FCP, era a isso que me referia.

Quanto a bigodes para quem é tricampeão (e vai bem posicionado para o tetra) e assegura presenças consecutivas na 2ªfase da Champions League a diferença (o bigode) para o SLB é total. Mas já percebi que o vosso campeonato é empatar connosco! Parabéns afinal também são tricampeões (1 empate o ano passado e mais 2 este ano...)! lol

Bruno Ribeiro disse...

"Foi? Eu vi dois empates, o segundo como se sabe."

Pois foi Mr. Shankly com o teu amigo Proença a fazer vista grossa ao penalty sobre o Lucho e a esquecer-se de mandar o Sidnei para a rua! Mas folgo em ver que partilhas da opinião que só empataram graças ao vosso amigo!

Bruno Pinto disse...

Dos jogos que vi nesta época e não foram assim tantos, o Braga é, de facto, a equipa que melhor futebol joga em Portugal. Umas das grandes qualidades que aprecio numa equipa é a sua intensidade e capacidade para preessionar e tentar recuperar a bola rapidamente. Ontem o Braga foi extremamente competente neste aspecto, nomeadamente na primeira parte, razão pela qual chegou ao intervalo com uma diferença substancial na posse de bola.

Depois é uma equipa muito bem organizada, assente num losango que preenche os espaços de forma racional, mas que tem dinâmica e flexibilidade suficientes para abrir os interiores e tornar a equipa mais objectiva, ao avançar pelos flancos, mormente Alan.

Depois, obviamente que esta capacidade colectiva só existe porque os jogadores têm qualidade para interpretar o modelo que Jorge Jesus pretende, porque sem a qualidade individual, não há ideia colectiva que se possa praticar. Jesus pensou um modelo e escolheu os jogadores indicados para interpretar esse modelo. É assim que deve ser. É assim que um treinador competente deve trabalhar.

Jorge Jesus têm-me surpreendido. Devo dizer que até há algum tempo, não o achava capaz de treinar um grande. No entanto, a temporada que está a fazer em Braga, ao nível da qualidade de jogo, está a dissipar as minhas dúvidas. É um dos melhores treinadores portugueses e, mesmo que não tenha aquela elegância a falar que as pessoas sempre apreciam, é um técnico com uma capacidade estupenda.

Do jogo em si, realce para 3 grandes golos. O primeiro num lance de inspiração individual. O segundo numa jogada de bola parada de laboratório, embora com a passividade de um defesa belga. O terceiro num lance que é uma lição de como se deve fazer um ataque rápido.

A equipa do Braga é colectivamente muito forte, com excelentes valores individuais. Gosto da maioria dos jogadores, mas quero destacar Vandinho. Na minha equipa, tendo em conta a realidade protuguesa, era um pivot-defensivo como ele que jogava.

master kodro disse...

A minha transmissão, na primeira parte não era famosa, galvão... Vou tratar disso.

leão, não defini maus, só defini bons. E eu sei porque é que o Braga está atrás na classificação.

Bruno Pinto, estás maluco, a dizer bem do Vandinho? Mal sabes o que te espera...

Bruno Pinto disse...

MK,

Já estou vacinado contra essa corja!

Ricardo disse...

Pedro Reis,

"E tu a dar-lhe com as palas. Este lance não teve nada a ver com o do Hulk. A não ser na tua casmurrice..."

Mas eu disse que tinha? Falava no jogador Hulk e na forma como muitas vezes decide (mal). Não fiz paralelismo com uma jogada específica.

Podes discutir sem vir com a conversa das "palas" e "casmurrice"? Pelos vistos, é impossível uma discussão sem insultos.

Bananaman disse...

Show de bola e show capilar do JJ.
Ganda corte de cabelo.

Pedro Reis disse...

As palas e a casmurrice não acham que sejam expressões insultuosas por aí além, mas se te sentes ofendido as minhas desculpas.

Voltaste ao Hulk, que para mim é 10 vezes melhor jogador que o Alan, o que não faz de todo sentido e além disso é voltar novamente à discussão anterior; daí o meu comentário.

Ricardo disse...

Pedro,

não é grande insulto mas é evitável.

Quanto ao Hulk, não decidi voltar ao tema para chatear alguém ou porque o Hulk é um ódio de estimação. Falei nele porque é um bom exemplo de jogador quando a discussão aborda as boas e más decisões de um avançado. Apenas isso.

Quanto ao Alan ser pior que o Hulk, potencialmente concordo; se quisesse um jogador de equipa, por exemplo na minha (Benfica), para a a extrema-direita, agradar-me-ia mais um Alan do que um Hulk. Isto não invalida o facto óbvio de que, em qualidades intrínsecas, o Hulk seja muito superior. Mas a questão colectiva continua a não estar suficientemente compreendida, na minha opinião.

Pedro Reis disse...

Agora confirmei que estamos em polos completamente opostos. Preferir o Alan ao Hulk, seja para que posição for (a não ser para GR), só de uma pessoa alucinada (passe o insulto)!
Eu tive o Alan no FCP e "só descansei" quando o vi pelas costas. Está a fazer uma época razoável no Braga, mas definitivamente não o quereria ver de regresso, muito menos em vez do Hulk. Era trocar a obra-prima do mestre pela prima do mestre-de-obras...