domingo, julho 27, 2008

Cantinho do Vitória - A comunicação

Esta madrugada, eram 2 horas quando procurei pela última vez por notícias da apresentação do Vitória. Confesso que este ponto de interrogação me deixou curioso. Passei pelo Record, Bola, Jogo, maisfutebol, generalistas, blogs do Vitória linkados pelo vimaranes, media vimaranenses. Nada. Eram duas da manhã e o que eu sabia era que o Rondinele deu nas vistas no Oliveirense x Espinho, que o Varzim bateu o Ribeirão e o Fão e que o Estoril ganhou ao Massamá. E que o extremo esquerdo Ivanildo foi apresentado no Gil Vicente.

Foi então que me lembrei: é estratégia. É estratégia de comunicação. São as novas correntes da comunicação e marketing. Passar despercebido. Monta-se uma criativa festa hollywoodesca, tal como na época passada (quer a festa, quer o conceito explorado são anteriores ao actual director de comunicação), mas a mensagem não passa (a não ser para os sócios e simpatizantes que puderam estar presentes). E então lembrei-me disto. E registei o comentário do justo: "É de um mau gosto, que até faz lembrar que vai haver um torneio de sueca por aí, num tasco qualquer e com vinho a martelo". Novas correntes da comunicação e marketing, é o que é. Sabem quem é o rapaz da esquerda na fotografia, não sabem?

É o mesmo que trabalhava na Sport TV, escrevia apaixonados textos sobre a sua condição benfiquista neste blog (última entrada de Maio de 2008), é o mesmo que escreveu em parceria com Camilo Lourenço e José Veiga o livro "Como tornar o Benfica campeão" (não sabemos se terá ou não colaborado ou se tem opinião formada sobre o capítulo "Como ser dono de um clube concorrente"), é o mesmo que resolveu achar que devia dar lições de moral e pregar o seu profissionalismo em blogs vitorianos como aconteceu nos comentários a este e a este post. Custa-me a crer que tenha sido um rapaz tão cheio de princípios que tenha proferido estas frases, numa posição que em nada honra a história do Vitória.

E as avaliações não são para se fazer no fim. São para se irem fazendo. E até agora são péssimas.

ps - O Vitória continua a mendigar e à espera, porque os rapazes estão renitentes... O Luís Filipe está renitente...

master kodro

3 comentários:

Vimaranes disse...

Mas o Zé tem um projecto, "está tudo na minha cabeça", dizia ele. E por lá deve continuar porque, que se saiba, ainda nada mudou. O que nada me surpreende francamente.
A festa de ontem aquilo que se viu, sem emoção e sem aquilo que os sócios tanto desejavam, reforços que dotem este plantel de uma qualidade que ainda não tem. E que não serão os reforços vindos do refugo da Luz irá alterar, é a minha opinião. Mas que Nuno Assis vem a caminho não restam dúvidas, de outro modo não teria irritado tanto aos responsáveis do Vitória um cartaz que dizia, sem reservas e de quem tem memória. Assis, não!

Filipe disse...

Procuraste cedo de mais, depois da 4 da manhã no Record:

Faltou uma aliança à "famiglia" vitoriana.

Como seria de esperar o título foi uma referência ao Benfica, e parte mais importante da notícia foi a ausência de Luís Filipe e Nuno Assis. Dos outros jogadores do plantel, nem um nome.

Filipe disse...

Oops, afinal já tinhas metido o link. Mas não deixa de ser revelador.