quinta-feira, novembro 07, 2013

Dez vezes pior

Eis as tão proclamadas diferenças flagrantes, entre Vítor Pereira e Paulo Fonseca, traduzidas nos resultados dos primeiros jogos que fizeram, nas competições comparáveis (a Supertaça Europeia fica de fora, por motivos óbvios), como treinadores (principais) do Porto.

Vítor Pereira:
- Supertaça: 1 J, 1V
- Taça de Portugal: 1J, 1V
- Campeonato: 9 J, 7V, 2E, 0D
- Liga dos Campeões: 4J, 1V, 1E, 2D

Paulo Fonseca:
- Supertaça: 1J, 1V
- Taça de Portugal: 1J, 1V
- Campeonato: 9J, 7V, 2E, 0D
- Liga dos Campeões: 4J, 1V, 1E, 2D

Dez vezes pior, dizem. E devemos acreditar, sem questionar. E sem fanatismos, claro.

38 comentários:

Hugo disse...

Sem fanatismos,com VP via uma ideia de jogo e alguma clarividência no banco de suplentes.
Não se viam tantos disparates defensivos.
Sim também teve maus resultados(Apoel por exemplo)mas via-se algum dedo do treinador.
Agora,podes disparar os números que quiseres

littbarski disse...

Hugo, sem fanatismos, aquilo que eu via na altura (a que os números se referem) não era isso. Bem pelo contrário.

Com o tempo as coisas começaram a correr melhor, mas, lá está, foi preciso tempo (que incluiu um ano de estágio com Villas-Boas), tempo que Paulo Fonseca ainda não teve.

Os números ajudam-nos a perceber a realidade, nomeadamente se as diferenças que existem entre os modelos de jogo dos dois treinadores produzem resultados diferentes.

Tomé Silva disse...

Littbarski acho que ninguém no seu perfeito juízo pode dizer que Paulo Fonseca está a ser muito pior que Vítor Pereira (os números até dão empate).

O problema é que co Paulo Fonseca não se vê fio de jogo,tem uma leitura de jogo deficiente,demora uma eternidade a mexer na equipa e no final ainda tem coragem de nos atirar areia para os olhos.

Eu fui um dos que apoiei a vinda do treinador,mas a verdade é que a sua postura tem desiludido e muito.
Por vezes tenho ideia de que ele pensa que ainda está a treinar o Paços.

Resta esperar por melhores dias...

Daniel Santos disse...

Acho indiscutivel que com o tempo o modelo do VP atingiu um nivel que nem se deslmbra no actual do PF.

Se no futuro o de PF atingira esse nivel, nao sei, dever ser-lhe dado tempo, mas começo a perder a fé...

Nao entra nas estatisticas, mas o nomero de bolas que são bombeadas vs o numero de bolas em construção, no inicio de VP e PF sao mt diferentes e sao eses os idicadores que uso e nao resultados de uma dezena de jogos...

Ace-XXI disse...

Existe para mim uma grande diferença é que VP herdou um plantel incomparavelmente superior ao actual mas com um grande problema, os melhores jogadores estavam todos a jogar contrariados e com vontade de saírem.

A forma como PF tem dificuldades em melhorar a forma de jogar do Porto nao lhe augura grande sucesso, o duplo-pivô nao funciona e não vejo motivos para se continuar a prender Josué na ala e PF sabe que pode fazer subs antes dos 80m? É que se sabe nao parece.

miguel.ca disse...

Eu acho que a verdadeira grande semelhança entre o Vítor Pereira e o Paulo Fonseca é, novamente, a gritante falta de liderança e capacidade de motivação.
Conforme todos vocês terão concerteza visto, as diferenças em termos de raça e de motivação nos jogos da Champs e por cá contra o Sporting são abismais quando comparadas em jogos contra o Arouca, Estoril ou Belenenses.
A equipa do Porto joga por frete contra adversários de qualidade visivelmente inferior esquecendo-se que esses jogos TAMBÉM valem 3 pontos e que é muitas vezes nesses jogos que se ganham e perdem campeonatos.
É da absoluta e exclusiva responsabilidade da equipa técnica promover factores motivacionais para que também nesses jogos a equipa sinta o desejo de deixar a pele em campo para conquistar aquilo que é o principal objectivo em jogo, a vitoria e Paulo Fonseca está a falhar redondamente nesse capitulo como estará concerteza a falhar noutros mais ou menos discutíveis.

João Fagundes disse...

Dez vezes pior é o comunicado do fcp sobre a estátua do cosme damião.

Dez vezes pior do que a feitura da dita estátua, entenda-se.

é que se fazer uma estátua daquelas neste momento é, de facto, insultuoso para a generalidade das pessoas que passam por dificuldades, o que dizer das benesses que o mesmo fcp recebeu de mais do que um município, com Gaia à cabeça, para, por exemplo, fazer um centro de estágios? hein?

Não havia gente em dificuldades na altura? Ou acham que o que o fcp paga mensalmente o suficiente para amortizar aquele investimento??? Têm ideia quando isso vai acontecer???? Ou, de facto, é assumido por todos que o fcp está acima da lei, das restrições financeiras e do bom senso?

A sério, não há nenhum portista que se envergonhe destas merdas e venha a público dizer o óbvio? - "Ò pá, pelo menos ficavam calados... porra!"

Pedro disse...

Comparar uma estátua a um centro de estágios...

Ace-XXI disse...

Realmente nao tem comparação, a estátua custa mil euros o centro de estágio 10 milhões...

DC disse...

Analisar futebol com base nos resultados apenas, sem falar em todas as particularidades do jogo em si é de génio. Nada a que não tenhas habituado porque se começas a falar de algo um bocadinho mais elaborado acabas sempre a dizer asneiras.
Ou a falar do Iturbe...


Tito Vilanova fez melhor que o Pep Guardiola nos seus primeiros jogos no Barça.
Tata Martino fez melhor que Pep Guardiola nos seus primeiros jogos no Barça.
É este o tipo de argumentos que consegues usar. Muito limitado!

Pedro disse...

De novo, comparar um centro de estágios, que deu trabalho a muita gente e ainda hoje dá. que gera salários, investimentos e deslocação de empresas para uma zona de Gaia (crestuma) bastante subdenvolvida, com uma estátua...

Só mesmo da cabeça de predestinados.

Quanto a favores, meu caro otário de verde: (ndr sabias que os teus colegas de verde lançaram uma petição para impedir a construção da estátua? http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N71355) agradeço que me relembres como ficaram as contrapartidas para a câmara do Seixal, como ficaram estes 18 milhões http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1399368&seccao=Sul, , ou como vai oaso daquele administrador do sporting, que após vender os terrenos a uma certa empresa, no final foi para lá trabalhar?

Não passais de miudagem.

P.s. se amanha houver porrada, a culpa tb vai ser dos SD?

Pedro disse...

E só para que fique registado, não é só o Porto que usa aquele centro de estágio. Os clubes distritais à volta também o usam.

João Fagundes disse...

Pedro,

não atires areia para os olhos das pessoas.

Se existem favores da Câmara do Seixal ao Benfica, ou se um administrador do Sporting beneficiou de posição privilegiada em proveito próprio ou do Sporting, obviamente que isso é censurável e deve merecer o nosso maior repúdio!

Percebes a diferença??? Eu repudio todos os favores ilegítimos que foram feitos ao Benfica, ao Sporting ou a qualquer outro clube!!!

Agora o FCP armado em moralista??? Porra! E ainda tens a lata de vires com justificações como o impacto na economia ou o benefício dos clubes distritais da zona??? Vai chamar estúpido a outro pá!

Ganha vergonha e deixa de ser sectário!!!

ℙΣ₦₮∀ ➀➈➆➄℠ disse...


a estátua está «orçada até cinquenta mil euros».

littbarski disse...

Eis um exemplo de uma elaboração inteligente, em resposta a alguém que, por absurdo - porque só por absurdo se podem comparar jogos contra o mesmo adversário, num curto intervalo de tempo -, teve o desplante de misturar os 2 jogos que Vítor Pereira fez contra o Zenit com os 2 jogos que Paulo Fonseca fez contra o Zenit.

Para quem não se lembra, o que se passou nestes 4 jogos foi que o evoluído modelo de jogo de Vítor Pereira, o tal que, graças a uma posse de bola estonteante e milagrosa, não deixava sequer o adversário aproximar-se da nossa área, quanto mais marcar golos, não conseguiu melhor do que o rudimentar modelo de Paulo Fonseca (1 ponto), sofreu mais um golo e - sacrilégio! - teve menos posse de bola. Isto apesar de Hulk estar do nosso lado e não do outro lado a fazer estragos na nossa defesa.

A resposta, elaborada, foi pronta: é irrelevante. Porquê? Porque foi há dois anos, porque agora também não ganhámos e porque não vamos chegar aos oitavos da Champions. Além disso, o Iturbe não presta.

Estamos sempre a aprender.

DC disse...

Limitadíssimo!

Marco Morais disse...

Será sempre falsa a comparação entre VP e PF. O VP que foi para a Arábia não era o VP dessa tua comparação. Tinha uma carta na manga, que (sim) andou bem escondida durante toda a primeira época: um modelo de jogo que lhe permitiu, na segunda, fazer uma fase de grupos bem aceitável.

Se PF tem alguma na manga eu não a consigo ver. Não nos devemos esquecer é que o Porto parece também formar, não só jogadores como também, treinadores.

Fui um acérrimo crítico de VP na primeira época mas o mesmo conquistou-me na segunda. A pouco e pouco foi mostrando carácter à Porto e tudo começou, para mim, na Luz, quando mostrou verdadeira coragem.

E esses testes não tardarão a chegar para PF. Por isso é que o futebol não perdoa. Se PF não valer a pena ele cairá de certeza. E se cair será muito por culpa disto: https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/1441429_257032181112750_468679671_n.png

A 'análise' completa em: www.facebook.com/agambeta (no álbum 'meio-campo portista ao raio-x)

Ribeiro dos Santos disse...

Parece-me a mim, um simples leigo na matéria que o maior problema do FCP , como referiram várias pessoas que percebem bastante mais de futebol esta semana (como António Oliveira e Manuel José) é só um: falta de qualidade dos seus jogadores do meio campo para a frente.
Fernando e Jackson são jogadores de classe mundial, Lucho dura 50 minutos.
Quando se vai para a guerra com Licás, Jusués, Ghilas, etc á espera que eles joguem no FCP como se tivessem a jogar num Paços de Ferreira ou num Moreirense, acho que há um pequeno (grande) problema de planeamento de época.

Quando se dá 8M€ por Reyes, (quando ainda há Abdoulaye e Maicon), e mais 8M€ por um Herrera que parece-me um jogador absolutamente banal (quando já se tinha Defour que já tinha custado 6M€ ao clube) e não se contrata um extremo verdadeiramente decisivo e desequilibrador como James foi muitas vezes (e antigamente Hulk, e antigamente Quaresma) , (já para não falar que não há suplentes para Danilo nem Alex Sandro) parece-me a mim que há uma enormíssima falta de cuidado na preparação desta época desportiva.

littbarski disse...

Marco Morais, obrigado pelo teu contributo.

Eu comparo aquilo que, para mim, é justo que se compare. Acho que não devemos comparar aquilo que Paulo Fonseca fez em 3 meses com o que a Vítor Pereira levou mais de uma época a conseguir (e que, na minha opinião, não foi nada de extraordinário).

Paulo Fonseca também tem um modelo de jogo. Não está é a resultar no Porto. Tal como o modelo de Vítor Pereira não resultou na primeira época. Tem as limitações de alguém que é inexperiente, tal como Vítor Pereira teve na primeira época (apesar de já ter um ano de estágio). São os dois teimosos, conservadores. Têm ambos dificuldades no discurso. Nenhum deles me parece ter grandes capacidades de liderança. E, portanto, vejo mais semelhanças do que diferenças, mesmo em termos exibicionais da equipa. Quanto aos resultados, os números falam por si.

Se Paulo Fonseca tiver de cair, que não caia apenas porque não tem um modelo de jogo igual ao de Vítor Pereira - o qual, para algumas pessoas, parece ser mais sagrado do que a bíblia sagrada.

Felizmente, não gostamos todos do mesmo.

Marco Morais disse...

Não foi por aí que considerei 'injusta' a comparação. O VP se ficasse não era o da primeira época, certo? Logo se há que comparar para quê comparar com a primeira época?

Isso dos números é sempre muito relativo. Se queres saber prefiro VP a PF, por causa da ambição e coragem. E também do modelo.

Seria sempre superior a alguém que está notoriamente em formação. E dadas as fragilidades do sistema - e plano - se calhar uma época não chega...

Mas estamos todos no nosso direito =)

littbarski disse...

Se estamos a comparar treinadores, acho que devemos compará-los, na medida do possível, em igualdade de circunstâncias. Se estamos a comparar o Porto da época passada com o Porto desta época, é óbvio que sim, que as coisas estão a funcionar pior.

Mas, da mesma forma que não sabemos se Paulo Fonseca conseguirá evoluir e implementar com sucesso as suas ideias, também nada nos garante que com Vítor Pereira as coisas correriam melhor do que estão a correr.

Portanto, nem sequer temos a garantia de que a melhor solução para o Porto seria a manutenção do treinador. Podemos acreditar que sim, que a estabilidade traria o sucesso. Mas aquilo que a história nos diz é que as páginas de maior sucesso do Porto foram escritas após períodos de insucesso.

miguel.ca disse...

Bulldog, sabes tão bem quanto eu que infelizmente, a preparação da época no que toca a aquisição de jogadores é feita quase na totalidade numa base de "oportunidade de negocio" em vez de "vamos retocar a equipa em posições estratégicas que beneficiem a postura competitiva da equipa".
Essa é a faceta Pintista que mais odeio no meu clube, a postura demasiadamente economicista que constantemente atropela as necessidades competitivas.

Hugo disse...

Está um artigo no Jogo bastante parecido com este...

João disse...

Por esta altura já devia ter percebido que "eles" são uma subespécie anedótica de portistas numa cruzada ridícula pela razão numa disputa de ideias que acabou no VP recambiado para o tipo de equipas e futebol que recebe os Quiques e Manuel Josés desta vida.

Tenho até sérias duvidas sobre a medida em que podemos classificá-los de portistas. Vangloriar-se com as derrotas do clube, alguns até perdem o pio quando ganhamos mas mandam 3 ou 4 postas na semana a seguir a um jogo menos a conseguido. Depois claro, são obrigados a censurar cobardemente quem se lhes opõe com factos e os ridiculariza, o mesmo que não fazem ao mais empedernido e imbecil do benfiquista que por lá apareça. Coluna vertebral para aqueles lados é pormenor.

Isto tudo para dizer que sempre gostava de saber que fio de jogo era esse, porque eu dessa época só me lembro de duas exibições não completamente patéticas. Barcelona e Estádio da Luz. Convém também referir que os grupos da Champions eram de dificuldade diametralmente diferente. Comparar sequer o actual Zenit ao Zenit de há duas épocas é uma cretinice. Comparar Shakhtar ou APOEL ao actual Atlético é material de comedia.

Comparar longevidades também tem o que se lhes diga. Como sublinhou e muitíssimo bem, VP já fazia parte da estrutura, era adjunto de Villas Boas. Perde um jogador importantíssimo, Paulo Fonseca perde um insubstituível e ainda fica a arder numa opção relevante para o sector mais débil.

E tudo isto é irrelevante. Paulo Fonseca pode ser um péssimo treinador, que isso nunca vai fazer de VP um grande treinador, por muitas voltinhas que queiram dar ao assunto. E o facto é que o péssimo treinador até nem se tem safado mal, se tivermos por base de comparação o trabalho do Mourinho de Espinho. Ponto final. Os Pereirinhos vão continuar a sua cruzada para repor o bom nome do treinador das Arábias à custa do trabalho do treinador do Porto, e isso mete um bocado de asco mas pouco mais.

De certa forma até faz algum sentido que os aspirantes a censuradorzitos de meia tigela acompanhem os adeptos do clube do regime no que desejam para o nosso clube. Ficam melhor desse lado, a uma distancia saudável e higiénica.

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte disse...

"Analisar futebol com base nos resultados apenas, sem falar em todas as particularidades do jogo em si é de génio."

Isto foi escrito pela mesma pessoa que, no ano passado, passou a vida a falar dos resultados do VP, que até o colocavam nu rendimento superior ao do Mourinho. De génio, sem dúvida.

DC disse...

Duarte, eu no ano passado disse VÁRIAS VEZES, que acontecesse o que acontecesse até ao final da época, com ou sem títulos, estava muito satisfeito com o futebol do Porto e da equipa.
Pedi a renovação de VP MUITO ANTES de saber se ia ou não ganhar algum título. E voce sabe disso e leu-me várias vezes a dizer isso, mas parece que ou é desonesto ou estúpido demais para se lembrar disso.

Quanto ao João, até estava a estranhar o desaparecimento da personagem mais cómica do RP. Continua no mesmo nível, na mesma batalha. Não vai ao RP. Terá se calhar alguma coisa a ver com o facto de toda a gente o olhar apenas como uma caricatura e não como uma pessoa séria.
Sem dúvida que se juntaram aqui 3 grandes analistas ao jogo do Porto. Se eu não visse os nicks até diria que se tratavam da mesma pessoa.

Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte disse...

O DC tem duas coisas que eu não tenho: a primeira é uma má criação tremenda, na forma rude e intolerante como responde aos comentários de quem discorda de si; a segunda é uma memória extremamente selectiva (qualquer ser humano guarda aquilo que mais lhe convém, mas o DC abusa desse "dom").

Eu não disse nem deixei de dizer que o senhor pediu a renovação do treinador muito antes da época acabar. Não desconverse. O que eu disse é que o DC foi um dos que passou a vida a falar do trajecto do VP no campeonato, comparando-o com o do Mourinho. Ou melhor, superiorizando-o ao do Mourinho, o que ainda é mais hilariante.

Mas agora não, agora já é necessário ter em conta outras variáveis. Só gostava de saber quais: a valia dos adversários não é, porque aí as coisas estão ela por ela, a do futebol praticado tão pouco (em 2011/2012 jogávamos, no mínimo, tão mal como agora em igual período), por isso não sei que outros dados quer introduzir.

De resto, e caricaturando um pouco, eu sei bem que o DC defendia a renovação do VP mesmo que descêssemos de divisão, como defende o despedimento do PF, ainda que ganhemos a Champions.

João disse...

Não me alongo em espaços com delito de opinião, por muito imbecis, invertebrados e divertidos que sejam os convivas.

DC disse...

"O que eu disse é que o DC foi um dos que passou a vida a falar do trajecto do VP no campeonato, comparando-o com o do Mourinho. Ou melhor, superiorizando-o ao do Mourinho, o que ainda é mais hilariante."

Disse? Prove lá isso, por favor.

E má educação? Se o Duarte mentiu eu coloco aquelas 2 hipóteses. Ou mente propositadamente e portanto é desonesto, ou mente por não ter capacidade para raciocinar e portanto é estúpido. Não o insultei, coloquei apenas as duas únicas hipóteses que considero possíveis. Se tivesse 5 anos consideraria outras hipóteses associadas à infantilidade.

"Mas agora não, agora já é necessário ter em conta outras variáveis. Só gostava de saber quais: a valia dos adversários não é, porque aí as coisas estão ela por ela, a do futebol praticado tão pouco (em 2011/2012 jogávamos, no mínimo, tão mal como agora em igual período), por isso não sei que outros dados quer introduzir."

Mas confesso que depois de eu passar a vida a explicar o porquê de gostar do Porto de VP (e não, não era dos resultados que falava), me inclino muito mais para a segunda hipótese.

Peço desculpa se o ofendo mas não se trata dum insulto. Neste caso o estúpido ou desonesto são adjectivos que atribuo ao que você escreve. Se isso é mentira, prove-o. Mostre-me que eu só comparava resultados e não falava de outros atributos do jogo do Porto. È muito simples, se conseguir provar as afirmações que fez, o estúpido aqui sou eu. Mas para isso teria que provar mentiras o que deve ser deveras complicado. Tendo eu, por exemplo, depois do Porto-Guimarães da época passada escrito no RP que acontecesse o que acontecesse até ao final da época, com ou sem troféus, dava o meu dinheiro no lugar anual por muito bem gasto por estar a adorar os espectáculos, fica difícil provar as suas afirmações "estúpidas ou desonestas", não é?

Duarte disse...

"Disse? Prove lá isso, por favor."

É para já:

"Já quanto aos números, um tal de Mourinho, com um plantel bem superior, contra um 5LB muito inferior, teve 12 empates e 4 derrotas em 2 anos de Porto (36 pontos). VP tem 12 empates e uma derrota, ou seja nunca fará pior do que Mourinho para o campeonato."

Pronto, aí está. Preferia não ter de ir buscar coisas à "concorrência", mas o DC não me deixou alternativa. E quanto às suas faltas de educação e tolerância elas estão bem à vista e eu não estou à espera que mude. Isso é algo que tem a ver com a nossa formação (ou falta dela) e essa não se adquire num blog.

"Mostre-me que eu só comparava resultados e não falava de outros atributos do jogo do Porto. "

E eu disse que só comparava resultados? Disse, e digo, que o senhor andou a comparar o trajecto do Mourinho com o do VP no campeonato e já o provei acima. Da mesma maneira que passou a vida a falar da marca de apenas uma derrota em dois campeonatos. A partir daqui caia no ridículo à vontade, o mal é seu.

"Tendo eu, por exemplo, depois do Porto-Guimarães da época passada escrito no RP que acontecesse o que acontecesse até ao final da época, com ou sem troféus, dava o meu dinheiro no lugar anual por muito bem gasto por estar a adorar os espectáculos, fica difícil provar as suas afirmações "estúpidas ou desonestas", não é?"

Que me interessa a mim isso para o caso? O DC adorava tudo o que o VP fazia, por mais lamentáveis que fossem os jogos, não era? Ok, problema seu. Nem foi de nada disso que eu falei agora sequer. Já lhe disse que estou farto de saber que por si o VP ficava. Da mesma maneira que o DC sabe que por mim não ficava, como não ficou. O VP já cá não está, o senhor fica triste com isso, eu não.

DC disse...

"passou a vida a falar do trajecto do VP no campeonato, comparando-o com o do Mourinho"
Ai a sua prova é essa?
Olhe, eu numa pesquisa rápida vi que, no mesmo post em que disse isso, disse coisas como estas:

"Concluo portanto, que para si o campeonato ganho pelo Trapattoni é igual a qualquer um do Mourinho ou ao do AVB.
Já eu prefiro focar-me na qualidade do trabalho e da equipa. Ganhar porque os outros são maus não é bom da mesma forma que perder porque os outros são bons não é terrível. O Porto se perder este campeonato não deixará de ser uma equipa competente e competitiva, mas se calhar para o ano com um Domingos no leme deixa de ser...

Sim, o melhor de VP é tão banal que, por exemplo, o nosso adversário consegue-o apenas esporadicamente.
Mas sublinho que de Hulk e Falcao não lhe conveio falar. Fala-se de tudo o que está contra o treinador, não se fale do absurdo de lhe terem dado um Kléber e um Liedson.
Eu não estou a por o VP ao nível do Mourinho, mas lembro-me de na final da Champions termos no banco um tal de McCarthy, hoje em dia olho para o banco e vejo um incapacitado do joelho, um russo que ainda questiono se não fez de propósito para não jogar este jogo e meia dúzia de putos que nem na equipa B conseguem estabilizar o seu jogo.

O Angelino já veio avisar que para o ano vai haver mais contenção de custos, iremos perder o Moutinho e talvez James, Mangala ou Fernando. O Littbarski diz que é só mudar. Um treinador que resistiu à saída do melhor ponta de lança do mundo e dum fantástico extremo, mantendo a equipa competitiva é para mudar.
Se calhar para o ano ao fim de 3 meses vai querer mudar outra vez, o problema é esse..."


Mas a desonestidade do Duarte é tanta (já não vou pela estupidez, está a ver?) que pretende dar a imagem de que eu "passava a vida" a falar dos números de VP e que o superiorizei a Mourinho quando isso é uma mentira de todo o tamanho como se pode observar nesse e noutros posts.
Eu disse isto:

"Eu não estou a por o VP ao nível do Mourinho"
"Já eu prefiro focar-me na qualidade do trabalho e da equipa. Ganhar porque os outros são maus não é bom da mesma forma que perder porque os outros são bons não é terrível. O Porto se perder este campeonato não deixará de ser uma equipa competente e competitiva"

O que é que não quis perceber mesmo???
Desonesto demais para se poder manter uma conversa séria. Mas depois queixa-se que é insultado, coitado...

E ainda bem que me levou aquele post. Gostei muito de ler o que tinha dito ao littbarski e ao Duarte ali.

"O Littbarski diz que é só mudar. Um treinador que resistiu à saída do melhor ponta de lança do mundo e dum fantástico extremo, mantendo a equipa competitiva é para mudar.
Se calhar para o ano ao fim de 3 meses vai querer mudar outra vez, o problema é esse..."

Curioso como as minhas previsões bateram certinho, não é?

DC disse...

Já agora, o que consegue ser ainda mais ridículo nesta "prova" do Duarte, é que a única razão porque falei em números é porque, para variar, o Littbarski veio para lá com as suas estatísticas habituais:
"Não me parece que as críticas sejam muito mais do que os elogios. E este blogue é um bom exemplo disso. Mas isto é só a minha opinião. E porque não é correcto negar (nem omitir, digo eu) as evidências, convém juntar a essa derrota em 58 jogos para o campeonato:

- 12 empates (12 empates são 24 pontos);

- duas derrotas em 5 jogos para a Taça de Portugal;

- duas derrotas e 1 empate, em 9 jogos para a Taça da Liga;

- uma derrota em 1 jogo para a Supertaça Europeia;

- Duas derrotas em 2 jogos para a Liga Europa;

- 4 derrotas e 3 empates em 14 jogos para a Liga dos Campeões."


Mas enfim, pelo menos acho que concluí que o Duarte não é estúpido, é mesmo do mais desonesto que pode haver.

littbarski disse...

As únicas pessoas que eu vi até agora pedirem a cabeça de Paulo Fonseca foram as que não deixam Vítor Pereira ir, apesar de ele já ter ido. Um exemplo elucidativo, para quem quiser tirar as devidas conclusões...

Duarte disse...

"que pretende dar a imagem de que eu "passava a vida" a falar dos números de VP e que o superiorizei a Mourinho quando isso é uma mentira de todo o tamanho como se pode observar nesse e noutros posts."

DC, o senhor superiorizou o VP ao Mourinho no campeonato ("VP tem 12 empates e uma derrota, ou seja nunca fará pior do que Mourinho para o campeonato.") - facto!

Se noutros comentários(ou no mesmo comentário uns parágrafos abaixo) deu o dito por não dito - coisa que em si é normal quando o assunto é VP (por quem tenho o maior dos respeitos e ele próprio dispensaria provavelmente este tipo de discussões) - é um problema seu, mais uma vez.

"Gostei muito de ler o que tinha dito ao littbarski e ao Duarte ali."

Ainda bem. Assim, pela minha parte, pôde ler o seguinte: "Continuamos, portanto, com a conversa das estatísticas sem sequer as interpretarmos ou analisarmos. E como o que importa é comer os dados em bruto chegamos à conclusão delirante de que o Porto de VP é tão bom ou melhor que o de Mourinho."

Pôde constatar então que penso agora o que já pensava dantes. Ao contrário do DC que, sobre um mesmo assunto, vai pensando muitas coisas em função do vento e em função das pessoas (treinadores).

"Curioso como as minhas previsões bateram certinho, não é?"

Curiosos são os números que o Littbarski apresentou. Curioso é ver como um treinador que perdeu um dos dez melhores médios do mundo e uma das maiores esperanças/certezas do futebol mundial tem números iguais (e uma qualidade futebolística também, infelizmente) ao do ex-treinador em igual período. Isto apesar de, para si, o anterior ser fabuloso e este ser uma nulidade.

"Já agora, o que consegue ser ainda mais ridículo nesta "prova" do Duarte, é que a única razão porque falei em números é porque, para variar, o Littbarski veio para lá com as suas estatísticas habituais:"

Não é que eu tenha de fazer de advogado de defesa do Littbarski, mas o que ele trouxe à colação foram estatísticas de VP apenas. Não as comparou com outro treinador, o que não foi manifestamente o seu caso. E aquelas estatísticas reflectem duas coisas: os disparates europeus e a eliminação nas taças. O futebol sonolento, de que só o DC e mais meia dúzia gostavam, ficou de fora.

DC disse...

O Duarte tem uma capacidade de interpretação, no mínimo, risível.

No mesmo comentário eu sim, falo de números para dizer que até um dos melhores treinadores do Porto teve várias derrotas no seu percurso, mas digo que podemos analisar bem mais do que os números. O sapiente Duarte diz que isso é uma contradição.
Volto à mesma tese, só há duas razões para isto: Ou não percebe o que lê ou é desonesto demais para querer perceber.

E não dou mais para este peditório, prefiro ir discutir com um tijolo porque acho que a discussão seria mais fortuita.
No fim da época falamos, veremos o que ganhamos ou perdemos ao substituir um treinador bicampeão invicto pelo PF.