quarta-feira, janeiro 16, 2013

A entrada de Maxi

Bem vistas as coisas, não é novidade nenhuma no jogador, nem é exclusivo do Benfica, é bastante comum em equipas que se preocupam em definir quem manda nos órgãos com poder no futebol. Agora compare-se esta entrada de Maxi Pereira com a entrada que deu um cartão vermelho a Eric Dier no jogo com o Rio Ave. Compare-se tudo: ponto de contacto do corpo do defensor; intenção, possibilidade e/ou contacto com a bola; posição do ponto de contacto do defensor face ao adversário; zona de impacto da entrada no atacante.

Ficamos seriamente na dúvida se as regras são as mesmas para todos, ou se alguns sabem mais do que outros quando entram em campo, relativamente ao nível de agressividade permitido. No fim da análise da comparação acima proposta, talvez se torne mais fácil perceber as diferenças monstruosas que se estabaleceram na classificação desta época.

45 comentários:

ana disse...

A punição fica ao critério do árbitro. Conforme indica o próprio apelido do meio, o João "pode ser" Ferreira aceita este tipo de entradas. Simples.

GOD disse...

Ou a entrada do Amoreirinha que aos 8 minutos lhe valeu o vermelho directo...são coisas.

Carlos disse...

Bem vistas as coisas, não é novidade nenhuma no jogador, nem é exclusivo do FC Porto, é bastante comum em equipas que se preocupam em definir quem manda nos órgãos com poder no futebol. Agora compare-se esta entrada de Fernando com a entrada que deu um cartão vermelho a André Gomes no jogo com o Vitória de Guimaraes. Compare-se tudo: ponto de contacto do corpo do defensor; intenção, possibilidade e/ou contacto com a bola; posição do ponto de contacto do defensor face ao adversário; zona de impacto da entrada no atacante.

Ficamos seriamente na dúvida se as regras são as mesmas para todos, ou se alguns sabem mais do que outros quando entram em campo, relativamente ao nível de agressividade permitido. No fim da análise da comparação acima proposta, talvez se torne mais fácil perceber as diferenças monstruosas que se estabelecem na classificação da esmagadora maioria das últimas 25 épocas.

Bruno Trigo disse...

Excelente comentário Carlos... porque é preciso ver as coisas de todos os pontos de vista e não de apenas do que nos interessa...

.:GM:. disse...

Os burros são assim. Tentam comparar entradas no mínimo inconsequentes - para não dizer intencionais - ao tornozelo dos adversários e sem posse de bola, com pisadelas resultantes de movimentos naturais em posse da bola. A nossa sorte é que os burros são sempre os mesmos. O nosso azar é que no nosso triste futebol as vozes de burro por vezes chegam ao céu.

.:GM:. disse...

Vamos repetir todos mil vezes até que uma mentira se torne verdade: a pisadela do Fernando é igual à entrada do André Gomes. Vá, vocês conseguem!

-=amadorjp=- disse...

O Carlos disse tudo! Mas tb temos de ver as entradas a pés juntos por trás de Moutinho, as Entradas sempre violentas do Mangala, os pisões e entradas por trás do Fernando... e isto tudo foi no mesmo jogo...

O episódio falado pelo Carlos tem apenas uma coisa mais em comum...é que o árbitro era o mesmo!

Eu como benfiquista, aceito que Matic seria expulso por acumulação de amarelos, já a entrada de Maxi, para mim o amarelo seria o normal. No entanto, enfiar a cabeça na areia e ignorar que o João Moutinho já estava na rua à muito! Que o Fernando tb já tinha ido para a rua ou por acumulação de amarelos ou pelo vermelho que ficou por mostrar por agressão...

Outra coisa que ninguém fala e que se viu... um jogador obriga o jogo a ser interrompido para ser assistido e não sai do campo para receber assistência. Verificou-se duas vezes, no entanto Óscar Cardozo este ano já viu amarelo por isso mesmo, Luisão já viu por não querer sair.

A memória é de facto algo que naquele clube que nem sabe em que ano foi fundado (em 1906 como diz o Diário da República e os jornais todos até 1988!). Se tivessem memória, mesmo que curta, lembravam-se que passaram na Taça da liga uns dias antes com um penalty que não existe. Lembravam-se que ganharam naquele mesmo estádio duas vezes com 2 golos marcados fora de jogo...

Nós temos memória, nós relembramos que tiveram presidentes que eram deputados da União Nacional, que benefeciaram de dois alargamentos da Liga para ficarem na 1ª divisão, que o caso Calabote o que poderá ter dado foi um campeonato ao FC Porto (pois vocês é que foram campeões essa época!),,,

.:GM:. disse...

Desisto. Alguém que desça ao nível do amadorjp que eu não consigo, teria de destruir o cérebro para escrever algo semelhante.

Carlos disse...

Registo a revolta do comentador especializado em quadrúpedes, certamente na ressaca da postura adoptada no pós-jogo pelo mais recente embaixador da espécie - estatuto este que, com tracos finamente irónicos, acabou por ser tacitamente reconhecido pelo empregador do referido asno.

Mas escusa de preocupar-se, pois duvido que as vozes do mesmo cheguem ao céu - apesar de já o termos visto abalar para Fátima.

.:GM:. disse...

Regista e compara antes isto Carlos:

http://videos.sapo.pt/a24Kuzcz4N7bHlb1zv1a

http://videos.sapo.pt/kUORgMukTDnPryLZVyer

Faz de conta que é um desenho animado.

Joao disse...

Foda-se esqueçam o resto e olhem apenas para a merda do lance do Maxi... É impressionante como é que o árbitro vê aquela "parvoíce" do Maxi e não lhe dá ordem de expulsão.

Já agora, não seria de bom tom a liga ter algo a dizer na questão da violência dentro do terreno de jogo? É que o árbitro até pode nem ter juízo para resolver a coisa na hora mas a liga têm os meios para o fazer depois do jogo...

Abraço

.:GM:. disse...

O João tem razão, já estamos aqui com fait divers que foram discutidos no post anterior. Já que amadorjp entende isto como "um lance normal para amarelo"... :-D

Carlos disse...

Finalmente, alguma lucidez no meio disto tudo. "Esquecam o resto e olhem para o lance do Maxi".

O resto é isso mesmo - o resto. Nao interessa para nada, e até atrapalha que se atinja conclusao satisfatória nesta discussao que, recorde-se, visa permitir "perceber as diferenças monstruosas que se estabaleceram na classificação".
Resuma-se a discussao ao lance do Maxi, esse corolário e resumo da devassidao que grassa na bola aí do burgo.
Mais proponho - bana-se esse canalha e a purificacao da bola indígena nao tardará.

Joao disse...

Ok Carlos, qualquer um dos lados apresenta-te centenas de casos mal resolvidos em dezenas de jogos... Se queres perder tempo com isso força!

Nuno Peralta disse...

Sim, o lance do Maxi é para expulsão e não preciso de o comparar com nenhum outro lance de nenhum outro jogo.
Acontece é que, num jogo em que o árbitro nunca teve critério disciplinar (nem neste, nem em nenhum outro, porque para João Ferreira a única coisa que não se pode é discutir com ele, tudo o resto é permitido), apenas se fale neste caso.
Disciplinarmente esta arbitragem foi péssima e o lance do Maxi foi apenas mais um mal decidido, como foram muitos amarelos que ficaram por mostrar.
Mas percebo que a malta do porto se queixe, porque não estão habituados a ter árbitros maus, apenas a ter árbitros que "inclinam" o tabuleiro. Bom critério disciplinar é o Proença, que deixa os jogadores do Porto fazerem todas as faltas que querem, mas depois expulsa o Emerson em falta e meia...

Cantinho do Morais disse...

Mas (ainda) ninguém mencionou um dos pontos levantados por Kodro:
- o que é leva a esta diferença de tratamento entre o Dier (Sporting) e o Maxi (Benfica)?
- como é que este tipo de lances condiciona favoravelmente ou desfavoravelmente uma equipa para o resto do jogo e/ou para o próximo?

No dia que gostarmos mais do desporto em si do que do nosso clube, talvez se esteja preparado para discutir a merda que é o Futebol Português, e que todos nós contruibuimos para que assim seja.


ps: o Maxi é nojento (enquanto profissional), mas, no fundo, o Moutinho também sabe que está impune (e tem de notar a diferença de tratamento dos árbitros que tem no Porto e nunca teve no Sporting. Ver isto e conseguir dormir tranquilo torna-o ainda mais pequeno do que é).

cincoAzero disse...

Esta época há um lance do Enzo Perez em Vila do Conde para vermelho logo ao primeiros minuto.

Ou referindo apenas ao Maxi, há muitos outros lances não sancionados:
http://2.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/S0dS3841AGI/AAAAAAAAAfU/qaRHfHgulD8/s400/benfica+x+nacional+agress%C3%A3o+maxi+2.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-4zZm52EGk80/UGAsogDyb7I/AAAAAAAAA8E/doctfYKyLWU/s320/penalti+1b+ACA+x+slb.png
http://3.bp.blogspot.com/-nooVcUJnrGk/TVz4MOo5seI/AAAAAAAAArs/zbGWi9hMPqc/s320/vlcsnap-1379889.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/S1cqKpwzAaI/AAAAAAAAAgE/TTDF_NeknE8/s400/maritimo+x+benf+penalty+Maxi.jpg

Podemos restringir apenas a lances entre os mesmos clubes
http://1.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/TOGDSPZ_zZI/AAAAAAAAApw/oPMnEH8engI/s320/vlcsnap-3698901.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/TGCST4qaSfI/AAAAAAAAAnc/PaiIAa_NkTI/s320/supertaca+davidluiz_sapunaru.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/TGCSTfbd4-I/AAAAAAAAAnU/cVgEbTQntbg/s320/supertaca+cesarpeixoto_varela.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/TGCSTMNoKRI/AAAAAAAAAnM/QSSFOUv6WHs/s320/supertaca+carlosmartins_belluschi.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/TGCSStNn9tI/AAAAAAAAAnE/s5_gLnD-O-Y/s320/supertaca+cardozo-sapunaru.jpg

cincoAzero disse...

Sim sim
o Moutinho sentiu bem na pele o que é impunidade
http://3.bp.blogspot.com/_X0Gn7m_aKnI/TPo04mR8X6I/AAAAAAAABGk/Cwmq9vo_8-4/s1600/Foto%2B1.JPG

cincoAzero disse...

e já agora vejam o que a Académica pode esperar amanhã
http://academicasempre.blogspot.pt/2013/01/venha-o-jorge-sousa-e-escolha.html

Nuno disse...

O MK compara o lance do Maxi Pereira com o Dier mas como sempre os benfiquistas vão buscar outros exemplos alguns absurdos (como o do Fernando) para desviarem as atenções,enfim.~

Os benfiquistas são tipo aquelas seitas, que têm as suas próprias crenças e vivem numa realidade á parte, lideradas por um guru que com as suas artimanhas consegue iludi-los todos. Sinceramente nem sei porque há picardias entre nós portistas e os benfiquistas, ambos são felizes como estão, os portistas com os titulos que ganham, os outros com os títulos que ganharam no passado e aqueles que acham que vão ganhar no futuro.
Mas cuidado que isto das seitas costuma acabar com suicídios em grupo.

.:GM:. disse...

Nuno Peralta, vai ver o resumo da final da Supertaça entre Porto e Benfica arbitrado por este mesmo senhor e depois vem falar comigo de critérios disciplinares ou falt deles. 2010 se não me engano.

Quanto aos restantes só peço que me mostrem um lance que seja merecedor de vermelho para oa jogadores do Porto ou alternativamente dois lances para amarelo do mesmo jogador. Acho que não é pedir muito... E sejam minimamente coerentes, não sejam "Ruis Gomes da Selva"...

MC disse...

Eu também encontrei um resumo de uma certa final da Taça da Liga disputada no Algarve, assaz curiosa porque até foi arbitrada por um agente desportivo muito conhecido pela sua ligação aos Super-Dragões...

http://www.youtube.com/watch?v=gwDYmHlC0Vs

.:GM:. disse...

MC, vai aprender Português ou pelo menos a interpretá-lo.

miguel_canada disse...

O Paulinho Santos, enquanto jogador de futebol era um filho da puta? Era.
O Maxi Pereira enquanto jogador de futebol é um filho da puta? É.
Mais alguma questão?
Obrigado.

SportingSempre disse...

a grande verdade é que a super agressiva equipa do porto tem 19 cartões vistos na liga e a
apatica equipa do SCP tem 55.

se isto não diz quase tudo não sei o que pode dizer.

se Fernando, Mangala ou Maxi Pereira jogassem no SCP eram expulsos jogos sim jogo não e estas são as regras para uns e outros.

miguel_canada disse...

Super agressiva equipa do Porto?

Mr. Shankly disse...

Foram duas decisões erradas. A do Dier peca por excesso, a do Maxi por defeito. As extrapolações que se fazem são ridículas. Posso também dizer que houve um jogador do Moreirense expulso por ver dois amarelos por faltas iguais às que Moutinho fez este fim-de-semana, e dizer que isso explica a diferença na classificação entre Porto e Moreirense? Não me parece. Já agora, a expulsão do Dier foi para a Taça da Liga, não foi? Em que é que isso influi na classificação da Liga?

Mr. Shankly disse...

Já agora, um comentário a isto (um jardim de rodin ficava bonito):
http://3.bp.blogspot.com/-DxdulVo5NiQ/UPbXFxz76PI/AAAAAAAABsk/gw3BwXYxdM0/s1600/penaltyddb08.gif

.:GM:. disse...

Lembro-me dessa jogada Shankly, ou muito me engano ou o jogador do Benfica - não me lembro qual - está a puxar e agarrar o Ba em primeiro lugar, que acaba por afastá-lo com o braço numa segunda fase. O João Ferreira marcou falta contra o Benfica nessa jogada.

Pedro disse...

"se Fernando, Mangala ou Maxi Pereira jogassem no SCP eram expulsos jogos sim jogo não e estas são as regras para uns e outros."

Ou Cardozo...aposto que se Cardozo jogasse no scp era expulso por, vá lá, dar um murro na relva...oh wait...

Mas já se fala de arbitragens no 442?

Mr. Shankly disse...

Viste isso onde, GM? Eu não vi, nem durante a transmissão, nem depois. Acredito que tenhas razão, mas não é fácil, pois não? Raramente a vida (e o futebol) são a preto e branco.

Houve erros para ambos os lados (concordo que o Maxi podia ter sido expulso), mas parece-me óbvio que o Vitor Pereira e o PC fizeram aquele barulho todo para tentar sacar dividendos futuros. A estratégia é bem conhecida. A mensagem é "foram beneficiados, quando forem prejudicados e se queixarem vamos usar isto como munição". Vejo este filme há demasiados anos para não achar previsível. Tal como o "banho de bola" que o Porto deu ao Benfica: 50/50 de posse de bola, 9 remates contra 8 (primeira vez que o Porto faz menos que o adversário esta época, e record negativo), 7 cantos contra 2. VP diz que o Benfica é isto, não joga nada. Os benfiquistas dizem que o Porto não criou oportunidades, que foram dois chouriços. E que tal (de ambos os lados) dar algum mérito ao adversário?

.:GM:. disse...

Lembro-me do lance da transmissão, de facto. De resto, não vou falar de discursos, são estratégias como dizes. De uns e de outros.

hazinheira disse...

Dar mértio a um adversário que jogou na Luz com 4 médios, tal qual um Moreirense (com o devido respeito) ou Gil Vicente??? E que acabou o jogo com 3 centrais? Percam tempo discutindo entradas e cartoes... O unico mérito do FCPorto foi, na 1a parte, ter conseguido parar o meio-campo ofensivo do Benfica e nisso fizeram-no tao bem como o Celtic, ou a Académica ou o Sp. de Braga...

.:GM:. disse...

Azia(nheira)?

Pedro disse...

Parece que quem joga em 4-3-3, joga com uma táctica defensiva. Isso e ter a mesma percentagem de posse de bola.

Diz que o Barcelona tb é uma equipa defensiva. Há jogos em que nem avançado leva, só médios...otário de merda.

Hugo disse...

Que sacrilégio uma equipa jogar com quatro médios. Claramente uma equipa montada para defender.
Eu até lhe explicava que o Alex Sandro subiu no terreno quando entrou o Abdoulaye mas parece-me inútil.
De onde saem estas aves raras?

.:GM:. disse...

O Porto de Mourinho não ganhou a final da Liga dos Campeões por uns inequívocos 3-0 com quatro médios? Não foi também nesses anos que jogou variadíssimas vezes, sobretudo devido a lesões do Nuno Valente com o Ricardo Costa (defesa central) encostado à esquerda?

Estas tácticas à Moreirense dão cabo de mim...

hazinheira disse...

Estás portanto a comparar o Deco com o Defour???

http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2003/matches/round=1716/match=1065206/index.html

http://www.record.xl.pt/emdireto/?id_game=57135&id_post=1458065

Já agora, o 3° central Abdoulaye entrou em campo aos 88 minutos. Quantas vezes esse "médio/ala" Alex Sandro chegou a área do SLBenfica depois dos 88 minutos?

.:GM:. disse...

Não, estou a comparar o Deco com o Lucho. E o Fernando com o Costinha. E o Defour com o Pedro Mendes. E o Moutinho com o Maniche.

Só quem não percebe nada de futebol é que compara o Defour com o Deco.

Como já se viu que é efectivamente o caso, nem adianta explicar mais nada.

Pedro disse...

O Alex Sandro chegou lá cima depois dos 88'. Passou ao Moutinho e ele foi agredido pelo super maxi de morango...otário x2

hazinheira disse...

Acabasteis por aceitar que o vosso clube foi jogar à Luz com mais um médio de características defensivas: Defour no lugar de James (é indiferente para a discussao em curso que ele estivesse indisponível...) porque poderia ter jogado o Kelvin ou o Izmaylov (?) ou o Atsu...
Quem foi agredido por quem? Nao há registo de cartoes vermelhos... Creio que a vossa ligaçao da internet, ou o café onde vao ver a Sportv, nao estava nas melhores ocndiçoes...

.:GM:. disse...

Alguém que escreva "acabasteis" derrota só por si todo e qualquer argumento... mas ainda me vou dar ao trabalho de responder só mais uma vez pois devemos procurar educar os pobres de espírito.
- um médio de características defensivas que que foi apanhado indevidamente em fora-de-jogo, abalroado pelo Maxi quando se preparava para entra na área, que foi à linha centrar ou tentar centrar por várias vezes.... de facto, são tudo acções defensivas...

- seria um pouco difícil o Atsu jogar uma vez que estava na CAN... mas isso só demonstra a ignorância de que padeces...

- de facto faria todo o sentido colocar a jogar o Ismaylov com três treinos em cima, sem condição física e sem entrosamento com a equipa, mas é óbvio que não interessa nada defender os interesses do Porto ou dos seus jogadores... para não falar da moral dos jogadores ao colocar no onze titular um tipo acabado de "aterrar" no clube...

- o Kelvin, que nunca foi titular na Liga, teria o seu primeiro jogo a titular contra o Benfica, ainda para mais na Luz, aquele que é teoricamente o jogo mais difícil da época para o Porto... sim, continua a fazer sentido...

- eu nem percebo porque é que inventaram os sumaríssimos se só havia agressões quando havia registo de cartões vermelhos. Também não percebo porque é que o Hulk e o Sapunaru foram suspensos se não houve registo de cartões vermelhos..

Já agora, o dinheiro que poupas na SportTV para a andares a ver em cafés ou na net, investe numas aulas de Português... e aproveita para mudar as lentes dos óculos, ou de cérebro, o que te der menos trabalho.

hazinheira disse...

Obrigado pela atenção. De forma alguma, sou merecedor dos teus ensinamentos...
O Moutinho não estava a entrar na área quando a pretensa "entrada violenta" foi cometida. Estava ainda distante.
Ao contrário de ti, em relação aos jogadores do SLBenfica, não faço a mínima ideia por onde andam os jogadores do FCPorto... imagino que não andarão a acompanhar os membros da direcção em cafezinhos e aconselhamentos matrimoniais a árbitros ou em jantaradas com membros do governo, mas sem certezas, que aquele abraço entre o P. Proença e o Lucho... Talvez tenham todos um segundo emprego para garantirem um ordenado recebido no final do mês...
Os teus argumentos são tao patetas, que falas no Izmaylov, mas ele entrou no jogo da Luz, recordas-te? E o Kelvin jogou de início contra o Paços...
Por que razão o jogo da Luz seria o mais difícil da época? Será porque em Braga, Setúbal, Funchal, Olhão, Aveiro... sabem antecipadamente que os vossos jogos serão um “passeio no parque”, decididos por um penalti inexistente ou por uma mão na bola na vossa área, não assinalada?
Foi um prazer ter a tua atenção e lamento tê-la desviado de assuntos tao importantes como uma mala da Chanel ou as camisas enfiadas dentro de slips e afins...

"Aos maluquinhos, diz-se que sim…e deixamo-los falar sozinhos!"

.:GM:. disse...

Eu de facto sugeri que aproveitasses para trocar de cérebro, pois para além de desconversares face à falta de argumentos - a que nem sequer me darei ao trabalho de responder - continuas ainda com um problema ao nível da interpretação para além de apresentares argumentos falsos:

- qual foi a parte do "onze titular" que não percebeste relativamente ao Ismaylov?

- o Kelvin jogou de início contra o Paços? E eu a pensar que ele tinha entrado aos 72 mins.... http://www.maisfutebol.iol.pt/jogo/88255

- se tu próprio não consideras o teu Benfica melhor equipa que o Braga, Setúbal, Olhanense, Beira-Mar...

De resto, contra não-factos, não existem argumentos, portanto nem me dou ao trabalho.

Para terminar, obrigado pela visitinha ao tasco. ;-)

.:GM:. disse...

Até me esqueci de perguntar... quem é que falou do Moutinho?

"médio de características defensivas: Defour no lugar de James"

"um médio de características defensivas que que foi apanhado indevidamente em fora-de-jogo, abalroado pelo Maxi quando se preparava para entrar na área"

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3-JdfGuX5Xc

0:23 fora de jogo
3:15 abalroamento do Maxi

Agora, leva a bicicleta.