segunda-feira, julho 05, 2010

O circo continua

Desculpem meter-me onde não sou chamado, mas o que está a acontecer é demasiado bizarro para ficar calado. Tal como o Kovacevic observara, a lavagem de roupa suja já começou. Bettencourt sobre Moutinho:

"O comportamento de João Moutinho nos últimos tempos foi deplorável. Se eu não tivesse vivido a situação, não acreditaria que fosse possível descer tão baixo. No arranque de uma época nova, tínhamos um pomar com uma maçã podre, que iria contaminar o grupo. E não poderíamos continuar com uma maçã podre".

"João Moutinho não contava com o Sporting e o Sporting não contava com João Moutinho. Era um jogador que não tinha condições para ser capitão. [...] Apesar da mágoa profunda pela forma como o processo foi conduzido, estamos satisfeitos por vê-lo partir".

"Os sócios e adeptos do Sporting são racionais e estão tão chocados como eu, têm tanta dificuldade em digerir isto como nós. No entanto, perceberão que, como capitão, não perderam nada".


Entretanto, fala-se na hipótese-Izmailov para o Porto, mas Bettencourt nega, afirmando que Izmailov constitui o "processo contrário" de João Moutinho, e representa o desejo "de reintegração e vontade de ficar". Costinha acrescenta: "Tenho como meta e ambição que o Sporting tenha uma equipa disciplinada, ambiciosa e por vezes temos de fazer cortes e isso não é pacífico. Faço uma pequena crítica à instituição, é que não basta formar grande jogadores, temos que formar homens, formar só jogadores não chega".

Ou seja, o Sporting de JEB e Costinha abandonou aparentemente o estatuto de equipa de futebol para se transformar numa espécie de centro de reabilitação, um núcleo de "novas oportunidades" para atletas problemáticos. Se a terapia aplicada resulta, estão preparados para a vida activa, se a coisa não corre bem, despacham-se para clubes de futebol profissionais. É uma abordagem inovadora, convenhamos.

No entretanto, o Porto esclarece em comunicado que o Sporting afinal pagou um milhão de euros por metade do passe de Nuno André Coelho. Pergunta sincera: o Sporting mentiu no comunicado à CMVM, esqueceu-se de referir isto ou simplesmente não sabia de nada?

katanec

5 comentários:

JLC disse...

Sobre os paragrafos 2 e 3 não vou dizer nada porque já falei disto no caso Izmailov. Este é menos grave porque já não se trata de um jogador do clube, mas acho que é exagerado o ataque que se faz ao jogador a quente. Embora ache importante que a verdade seja dita.

Concordo perfeitamente com o que o JEB diz no teu quarto paragrafo. O JM é um grande jogador de futebol e a meu ver dignificou a camisola do sporting sempre que entrou em campo. Como capitão, no entanto, não perdemos nada.

Paragrafos 5 e 6: Parvoice tua sem qualquer sentido. A mensagem que se queria passar é bastante clara e fácil de entender. Não basta que saiam da academia bons jogadores de futebol, eles devem também saber respeitar o clube que representam.

Paragrafo 7: Posso estar a ler mal mas acho que as contas que se devem tirar do comunicado é que o sporting recebeu 12 milhoes de euros - 11 em dinheiro e 1 que corresponde a 50% do passe do jogador. Isto porque se fala em 11 milhões e depois diz "Como contrapartida _adicional_, a..."

Pedro Almeida disse...

É precisamente o contrário, o SCP só vai receber 10 milhões, já que o FCP paga 11 pelo Moutinho e recebe 1 por metade do Coelho, logo 11-1=10.
Este preciosismo deve-se aos tais 25% do lucro numa futura venda, que têm que ser a partir de 11 milhões (valor isolado do Moutinho) e não de 10 milhões.

Sim é verdade, a cada hora que passa este negócio parece cada vez melhor...para o FCP, claro.

Entram 10 milhões em cash, perdem o capitão e melhor jogador e ganham metade do quarto central do FCP.

Pedro Almeida disse...

Esta técnica já é bem velha, lembram-se do que o Vale e Azevedo disse do João Pinto quando correu com este do Benfica???

Estranhamente ou talvez não, cada vez há mais paralelismos entre o JEB e o VA.

atribodofutebol disse...

Katanec,

eu já tinha notado a discrepância entre os dois comunicados, que falavam em 11 milhões de euros mais a contrapartida "adicional" do Nuno André Coelho e aquilo que se escrevia na comunicação social (10milhões + 50% do NAC). Se alguém mentiu, foram os dois clubes, visto que esse ponto era igual nos dois comunicados. O que é estranho é que, a este nível, se cometam "lapsos" deste género...

RDS disse...

Folgo em saber que do péssimo plantel da época passada, em que nenhum jogador interessava a ninguém, salvou-se um grande jogador, que, imagine-se, para além de ser de longe o melhor, foi vendido ao desbarato.

Custou mais do que DEco, Costinha, Maniche ou Lucho... a ver vamos se rende estratosfericamente...

Por mim, se pagarem o mesmo, podem ir buscar qualuqer outro, e ainda podem guardar o jogador da troca!

RDS