quarta-feira, julho 01, 2009

Lucho no OM por 18 milhões

Já foi comunicado o princípio de acordo à CMVM. Aos 28 anos e depois da época mais apagada (em que foi apenas óptimo), é mais um bom negócio. Mas quem é que o vai substituir? Depois de Deco, Diego e Lucho, haverá mais alguma carta na manga de quem os tem escolhido?

ps - Sim, eu tenho calma. Faltam os testes médicos, eu sei.

master kodro

11 comentários:

Mr. Blue disse...

Antes de mais, obrigado Lucho pelos 4 anos.

Em seguida fica o que penso sobre o assunto e qual o jogador que virá para o seu lugar (desculpem a extensão do texto).

Como deve o FCP substituir Lucho?
A resposta é simples. Deve usar o seu maior trunfo, base do sucesso nos últimos 27 anos: a competência.
Há quem não entenda esta venda (que se insere na política usual do clube) e veja na saída do Lucho o princípio do fim.
Para esses eu tenho uma palavra: memória.
Há que ter memória quando se fala da gestão desportiva da SAD do FCP. Pode-se gostar mais ou menos da política desportiva do clube (diametralmente oposta aos 2 rivais da 2ª circular) mas numa coisa temos que concordar: ela funciona.
É uma política de algum risco que pressupõe um olhar simétrico para a vertente desportiva e económica. É uma política que se baseia nos ciclos dos jogadores (chegar, vencer e dar lucro) e que pressupõe uma máquina em constante movimento.

Analisando o caso particular de Lucho a sua venda é, a todos os títulos, uma óptima venda. Durante 4 anos o jogador, adquirido por 10,25 milhões de Euros, rendeu na vertente desportiva sendo responsável por muito do sucesso da equipa. Aqui chegado, e com 28 anos, era altura de o valorizar de modo a obter o lucro que fará com que a máquina não pare. 18 milhões de euros (passíveis de atingir 24) por um jogador com 28 anos, que não é titular da sua selecção, é, sem dúvidas, uma óptima venda.

Outro aspecto que penso ser importante neste desfecho, é a palavra que Pinto da Costa terá dado a Lucho na altura da sua última renovação contratual (ao estilo de Deco), em que, seguramente, lhe terá dito que em face dos "bons serviços prestados" não iria impedir a sua saída para um clube que lhe oferecesse um contrato fabuloso, nem que isso implicasse sair por números abaixo da cláusula de rescisão.

Tenho pena que seja o Marselha? Tenho, mas isso é um problema do Lucho, não do FCP. Aliás, serve para atestar a competência do meu clube que com muito menos posses (não dá 18 milhões por ninguém...) se bate com os clubes franceses e, regra geral, fica por cima.
Resumindo e como o texto já vai longo, a solução para colmatar a saída do Lucho passa pela competência, e essa, neste caso, tem um nome:
Javier Pastore.

cparis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cparis disse...

Uma venda cirúrgica no último dia que contava. E como sempre, com a ajuda de uma imprensa amiga que não mostra o esforço que o FCP fez para conseguir encaixar uma venda antes de terminar o exercício.
A mesma imprensa amiga que não se atreve a explorar as contradições entre o director que diz:
um dado objectivo que o FC Porto necessitará de 25 milhões de euros [anuais] de mais-valias para equilibrar
e o Presidente que afirma:
Não precisamos de vender nem de comprar, mas não podemos garantir a continuidade de determinados jogadores na próxima temporada, porque alguns têm cláusulas de rescisão
Qual era mesmo a claúsula de rescisão de Lucho?

Pondo isso tudo de lado, uma óptima venda para o FCP, e um campeonato mais pobre. Lucho era um senhor jogador.

Fredy disse...

cparis e exploram as contradiçoes do LFV vs rui costa e soares de oliveira?

cparis disse...

Fredy,

Quantos links queres que te apresente?

Gabriel disse...

Obrigado El Comandante e muita sorte no Velodrome.
Agora é apoiar o seu sucessor... fetiche pessoal: Tiago!

Mendieta disse...

Boas...
gostei do teu blog, queres fazer uma troca de links?
O meu blog chama-se Mercado de Transferência do Futebol, é actualizado diariamente como os rumores e as transferências dos grandes clubes do futebol europeu
http://mercado-fut.blogspot.com/

Diz qualquer coisa
fica bem

jamsilva disse...

No meio de tudo só tenho pena que seja para o Olimp. Mar.
Um gajo que era admirado, respeitado e capitão de uma equipa que "garante" a presença no 1/8 da CLigue não devia ser tão susceptível a um OM e a um campeonato como o francês...
de resto considero um bom negocio e agradeço os anos que por cá esteve.

Littbarski disse...

Concordo, na generalidade, com aquilo que o blue disse. O Lucho foi rentabilizado desportiva e financeiramente. É, sem dúvida, uma perda de peso para o plantel, mas não é diferente de outras que o Porto tem sabido colmatar. Todos os anos o Porto tem de vender pelo menos um dos seus melhores jogadores para equilibrar as suas contas. E todos os anos continua a ter bons jogadores que valem títulos e dinheiro. Portanto, o Lucho vai e o Porto continua. Sem dramas.

Diz-se que o Porto perdeu mais uma das suas referências. Há que renová-las. Eu parto de um princípio que os jogadores que ficarem aprenderam alguma coisa com os jogadores que agora se retiram (como é o caso do Pedro Emanuel). Caso contrário, para que serviriam as referências? Aprenderam; agora, ensinam.

Pedro Reis disse...

Obrigado Lucho!

Aprendemos que nestes tempos é mesmo assim, mas custa ver sair um dos 3 melhores jogadores que passaram pelo FCP nos últimos 15/20 anos.
Fantástico jogador, inteligente, correcto com companheiros e adversários, um verdadeiro líder em tudo!
Daqui a 4 anos podes voltar!

Juzenani disse...

Não tem nada a ver, mas aproveitando que os regulamentos da Linga Zandinga são omissos nessa matéria (previsões de pré - época ou pós-época) e enquanto a classificação final ainda não está oficializada, lanço uma previsão que espero me possa dar a vitória final.:-))))))))))))
O Atlético de Madrid ficou sem os seus dois principais guarda-redes, Coupet e Leo Franco.
Será que o acordo de pagamento da indemnização ( 3 milhoes de euros) do Atlético de Madrid pela rescisão do Paulo Assunção não tem a ver com uma possivel transferência de Helton para o Atlético? Se assim for a vitória na Liga não me escapa. lolololol