quarta-feira, maio 27, 2009

A triste realidade do Benfica

O Público mostrou-me o que está exposto no site oficial do clube. Do "tretacampeonato" aos "16 pontos" roubados. A direcção que apoiou, com propostas e votos para cargos na Liga, com jogadores emprestados e com alianças estratégicas (já nem acrescento o que não é público), os arguidos Rui Alves, Valentim Loureiro, Boavista e Gondomar continua a usar o Apito Dourado como principal justificação para a própria incompetência. Não é a corrupção, provada ou por provar, que incomoda quem manda no Benfica. Só a corrupção, provada ou por provar, relativa ao Porto é que incomoda a direcção do Benfica. Luis Filipe Vieira, João Gabriel e Rui Costa acabaram de guiar o Benfica ao fundo.

ps - Mas é uma cartada estratégica arrasadora e a massa vai seguir o apelo. Vai uma aposta? Veiga vai ter que pedalar depois desta.

master kodro

48 comentários:

Vimaranes disse...

Mais um episódio do domínio do surreal. (Abstenho-me até de comentar as apreciações aos jogos com o Vitória, porque são de uma estupidez que só vista)
No geral, quase subscreveria a tua última frase Kodro. Acrescentando um... "É isto o Benfica". E, ao que parece... é isto que os benfiquistas querem.

Vegeta disse...

Sem comentários...

Gostei especialmente desta:
No entanto, à 14.ª jornada o mundo parou. O Benfica venceu um jogo fruto de um erro da arbitragem. Caiu o Carmo, caiu a Trindade. E tudo só porque David Luiz estava uns quantos centímetros em fora-de-jogo.

jamsilva disse...

Só o tom do comunicado oficial do club ja dá para ver o nivel..

tristes.

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João disse...

Como diria Vale e Azevedo, sêjamos sérios: que piada teria o Benfica sem estes momentos de... inspiração, chamemos-lhes assim?

É nestas alturas que me apetece abrir a janela e gritar ao mundo: "Carrega Benfica!"

Mr. Shankly disse...

Acho triste que se escreva isto no site oficial do Benfica. No entanto, se acham que é caso único, andam a dormir. Leiam os dos vossos clubes e depois digam qualquer coisinha.

Littbarski disse...

Michelle Brito na terceira ronda de Roland Garros. Mais uma grande vitória, frente à número 15 mundial.

MM disse...

O que está nesse texto é verdade, e não é mais que um apanhado dos erros que se foram sucedendo e discutindo ao longo da época.

Não foi no entanto a unica razão para o resultado final.

E (principalmente) nesta altura, acho que era muito mais importante olharem para dentro, porque me parece que há coisas muito mais importantes a fazer do que andarem a perder tempo com comunicados deste género...

Quanto aos outros clubes, basta ler as crónicas dos jogos que vão saindo no site do fcp...

JotaPê disse...

Assim sim, isto é o Benfica. Acho que neste momento, para além dos '6 milhões' mais uns quantos milhões à volta do mundo estão contentes com este comportamento, que só dignifica... os adversários!

Tenho pena que ao Benfica tenham 'gamado 16 pontos', mas uma análise cuidada seria analisar, dentro dos mesmos 'critérios', as restantes equipas da Liga Sagres. Talvez a notícia nem sequer saísse cá para fora.

Mas o que é que se poderia esperar de um site de um 'clube' com a 'estrutura' actual. Acho que em breve vamos começar a ver os primeiros ratos a abandonar o barco!

Fredy disse...

MM, é verdade é..falta ver é os pontos que tiveram a mais..se calhar ficavam com menos mazé lol

e o mais triste disto tudo, é que mesmo com os 16 pontos o benfica praticamente não era campeao lololol tão mesmo a bater no fundo coitados!

até os dirigentes do bayern dizem que qualquer dia qualquer pessoa compra o benfica num supermercado por meia duzia de tostoes!

os adeptos vão atras feitos totos! enfim

low desert puke disse...

Depois de ler alguns comentàrios sobre a "dignificaçao dos adversàrios", junto o meu comentàrio:

Quem è que convida àrbitros para ir là a casa almoçar prostitutas eslovenas? O clube que mais luta contra o gamanço dos àrbitros...comprando-os.

E quem è que aqui hà uns anos foi campeao usando lenços pretos pelo "luto no futebol"? De certeza aqueles que choram e choram e choram...Sò nao choraram quando feitas as contas, tiveram um campeonato ganho com penalties sobre penalties do Acosta. E nao contentes com o recorde do mundo de penalties a favor num sò campeonato, ainda bateram esse recorde tempos mais tarde com o Jardel là na frente.

Depois se um clube vem dizer "atençao amigos, mais uma vez as contas finais do campeonato foram repetidamente adulteradas", que fazem esses outros clubes e adeptos? Riem! Por estas e por outras o campeonato portugues è o que è.

Por vezes penso se os sportinguistas andariam tao contentes e descontraìdos continuando sistematicamente no 2° lugar, ano apòs ano, se fosse o Benfica o tetra-campeao...

Luciano Rodrigues disse...

Elá, vi aí uma admissão de terem sido beneficiados num jogo? Cuidado!

tp disse...

Grande MM ! " O que está nesse texto é verdade".

Porque é que não entendes que um portista conseguia, calmamente, escrever um texto parecidíssimo demonstrando que ao Porto foram subtraídos 17 pontos pelos árbitros?
E um sportinguista também, nas calmas.
É verdade ? Ah ! Ah ! Ah !

Que em alguns patéticos blogs, povoados por fanáticos, se escrevam alarvidades destas e mentecaptos salivem ao lerem-nas e " postem" :" Muito bem! É mesmo isso! So me parece que foram ainda mais pontos! " é compreensível. O futebol é dogmático!
Mas num site oficial?

Quando pensamos que o benfica bateu no fundo o grande LFV e respectiva pandilha surpreendem-nos sempre.

Mr. Shankly disse...

"Assim sim, isto é o Benfica"
Não faltava mais nada, tu saberes o que é o Benfica.

"e o mais triste disto tudo, é que mesmo com os 16 pontos o benfica praticamente não era campeao lololol tão mesmo a bater no fundo coitados!"
Ou seja, se o Benfica ganhasse o campeonato com poucos pontos de vantagem e arbitragens isentas seria motivo de chacota. É difícil encontrar comentário mais absurdo.

"até os dirigentes do bayern dizem que qualquer dia qualquer pessoa compra o benfica num supermercado por meia duzia de tostoes!"
Bom, os do MU dizem que o Porto compra campeonatos no Supermercado. Mesmo assim prefiro o Benfica.

Luciano, como é? Este ano safam-se outra vez na secretaria?

Saulo disse...

Mais uma vez o aprendiz (LFV) de feiticeiro envereda pelos caminhos do mestre (PC). Era bom que olhasse para os seu (muitos) erros e não andasse a copiar formas de estar que são apanágio de outros clubes/presidentes...

JNF disse...

Lava a boca antes de falares sobre o Benfica.

Littbarski disse...

Não sei qual é a surpresa. Toda a gente sabe que o Benfica é "roubado", mesmo quando é beneficiado. Só é pena que quem chegou a essa módica (mas genial) quantia dos 16 pontos subtraídos não faça igual exercício contabilístico para o único troféu que o "glorioso" ganhou nos últimos 4 anos (aquele que JG exibiu, enquanto acusava os outros de falta de fair-play...). Quer-me parecer que nesse cenário idílico (sem erros de arbitragem) pelo qual tanto se batem os impolutos dirigentes encarnados, o "glorioso" iria para o 5º ano de jejum. É só um palpite.

Mr. Shankly disse...

"Só é pena que quem chegou a essa módica (mas genial) quantia dos 16 pontos subtraídos não faça igual exercício contabilístico para o único troféu que o "glorioso" ganhou nos últimos 4 anos"

Não é a mesma pessoa, mas há quem o faça. A maioria dos benfiquistas ficou envergonhada com essa vitória e com a vitória sobre o Braga. E isso sim é o Benfica, não é o que qualquer JotaPê possa dizer. Acrescento: não vi nenhum portista envergonhado pela vitória sobre o Braga da mesmíssima maneira, nem sobre o empate com o Benfica com un penalty inexistente.

João disse...

Shankly, eu estive no Estádio Algarve e não vi lá nenhum benfiquista envergonhado. Pelo contrário, deixei o estádio com a turba a cantar "Ninguém páró Benfica, ninguém páró Benfica, alê ó..." Mas se calhar aqueles 15 mil eram só uma imensa minoria...

Littbarski disse...

Shankly, resumindo uma história curta, foram 11 pontos de desvantagem para o 1º classificado (dando de barato que o Porto perderia 2 pontos frente ao Braga, no último jogo do campeonato, caso precisasse deles). Pelos vistos, há quem acredite que eles seriam recuperáveis, sem erros de arbitragem. E há quem acredite até que essa foi a principal, senão única, causa para mais uma época desastrosa. Eu acho muito mais plausível que o Benfica não conseguisse vencer a Taça da Liga, sem aquele penalty oferecido, na final (e outro perdoado, frente ao V. Guimarães, e um golo limpo invalidado ao Belenenses, jogos que o Benfica venceu). Já agora, seria interessante ver o site do Benfica pronunciar-se sobre o 5º e último lugar na fase de grupos da UEFA. Outra verdade inconveniente...

Bruno Ribeiro disse...

Shankly,

E eu ainda não vi nenhum benfiquista a admitir que houve uma grande penalidade sobre o Lucho na primeira parte não assinalada.

Coisas da vida!

tp disse...

Shankly,

Até acho que " postas" equilibradamente. Mas a frase " A maioria dos benfiquistas ficou envergonhada com essa vitória " é a mais delirante que aqui apareceu nos últimos tempos ( exceptuando claro as do MM, mas essas são de outro foro ).

Que tenhas ficado envergonhado acredito, é coerente com a maneira como escreves.Mas a maioria dos benfiquistas adorou e o João Gabriel, com essa taça ao lado, deu uma conferência de imprensa a acusar outros clubes de serem beneficiados.E a grande nação benfiquista vibrou!!

MM disse...

tp,

por acaso acho que tens mesmo a ideia errada.
Digo-te já que eu, o que escreve frases delirantes, fiquei envergonhado com a forma como o SLB venceu a taça da liga. Não é assim que eu quero ganhar. Assim como achei ainda mais vergonhosa a conferência de imprensa do gabriel. E podes ter a certeza que esta é a mesma opinião da maioria dos benfiquistas que eu conheço, e de muitos dos blogs que visito.

luis disse...

Joao, a malta no estádio nao se apercebeu do nao-penalti, parece-me obvio.

Mas enquanto insistirmos em dividir as coisas em "turbas" nao havera o minimo consenso, nisto dos comportamentos.

Mas é divertido ver a malta a referir-se aos "benfiquistas" como se refere.

Mr. Shankly disse...

Por ordem:

João, eu também estive lá. Naquele dia nem sequer sabia se o penalty tinha ou não existido. Mesmo que soubesse, não estavas à espera de ouvir os que estavam envergonhados a gritar "Estou envergonhado por ganhar assim, olé". A tua questão não faz sentido, desculpa.

Littbarski não deixa de ser sintomático que aches que os pretensos erros contra o Benfica (não me interessa discutir se são reais ou não) não têm importância e que o da Taça da Liga tem. Esquecendo convenientemente que houve outros erros na final.

Bruno Ribeiro, eu escrevi:
"não vi nenhum portista envergonhado (...) sobre o empate com o Benfica com un penalty inexistente."
E tu respondeste: "E eu ainda não vi nenhum benfiquista a admitir que houve uma grande penalidade sobre o Lucho na primeira parte não assinalada."
Nem nos meus dias mais optimistas podia esperar uma ilustração do que disse tão perfeita e rápida. Isso é serviço público. Obrigado.

tp, andas distraído. Se tivesses consultado blogues benfiquistas (acredito que não o faças como eu não consulto blogues com outras cores) tinhas percebido que é como digo. Frases como "E a grande nação benfiquista vibrou!!" não fazem sentido. Em colectividades com a epxressão do Benfica, Porto, Sporting, etc. não tem sentido dizer que todos afinam pelo mesmo diapasão. Chega a ser ofensivo. É como eu dizer que a grande nação sportinguista vibrou com o palerma que invadiu Alvalade em 2004, ou que a grande nação portista vibrou quando partiram o vidro do carro do Rodriguez. Alguns terão vibrado, as grandes nações, acredito, na sua maioria repudiam isto porque não se revêm nestes comportamentos, e isso vê-se na sociedade civil. Claro que quem faz manchete são meia dúzia de alienados que cometem actos extremos. Isto parece-me tão óbvio que até dói ler algumas coisas.

João disse...

Luís e Shankly, repito. Quando eu saí do estádio, e foi logo a seguir ao Sporting (menos o Pedro Silva) ter recebido as medalhas a que (não) tinha direito, isto é, para aí uma boa meia hora depois do lance do penalty, a esmagadora maioria dos benfiquistas presentes festejava a "conquista" e gritava aquilo que mencionei acima. Admito perfeitamente que ainda não sabiam que o penalty tinha sido desavergonhadamente inventado. Nós, sportinguistas, somos gente de elite e por isso no estádio sabíamos que não tinha sido. Como vocês são do povo não têm condições para adquirir telemóveis nem um simples rádiozinho a pilhas, por isso é natural que estivessem todos na ignorância.

Shankly, quantifica-me lá então a maioria dos benfiquistas que estão envergonhados com aquela vitória: 5 milhões, 4 milhões, 3,000001 milhões?

condor disse...

Só não chora quem não tem coração!
Toda vida fui pastoooor!Tlim, Tlim, Tlim,toda vida guardei gaaadoooo...

Mr. Blue disse...

Como disse Artur Jorge, "O Benfica é um circo".
É uma verdade indesmentível que apenas é realçada pela actual qualidade dos palhaços.

Red_Devil disse...

lollollollol.

Só mesmo este blog. Parabens, Master Kodro, fizaste-me rir á grande. Tens aqui escritas coisas fantásticas, acho que nem o MST se lembrava disto. Muito bom.

Deixa-me sugerir-te um Rui Costa Report. Parece que o Rui Costa foi a Roma. Deve ter ido fazer das dele!!! Fica atento, por favor!!!

Ah, e claro, acerca do Apito Dourado, nota-se pela tua "isenção" que és adepto do... Guimarães. lollollollol

Mr. Shankly disse...

João, escusas de repetir. E se repetes a minha resposta é a mesma.
Não tenho o hábito de levar rádio a pilhas. E sei, de quando não posso ver jogos e ouço os relatos, que nem sempre são fidedignos. Desculpa lá não ser da elite do transístor.

"Shankly, quantifica-me lá então a maioria dos benfiquistas que estão envergonhados com aquela vitória: 5 milhões, 4 milhões, 3,000001 milhões?"
Olha, quantifica tu.
Não sei que percentagem é. 0% como disseste não é. A "Naçao Benfiquista" não vibrou. Isto é indiscutível e continuares a instir nisto quando é óbvio que não é verdade chega a ser ridículo.

Offshore disse...

"Bom, os do MU dizem que o Porto compra campeonatos no Supermercado."

ainda andam com esta história ?!?!

o significado da frase do SAF é que os campeonatos em Portugal são de nivel inferior, dai ter usado a analogia com uma cadeia de supermercados de gama média/baixa, a 'Tesco'.
Passando para a realidade portuguesa, o nosso campeonato equivaleria ao 'Plus' e a Premier seria o Super do El Corte Ingles.

Qualquer pessoa que tenha vivido no UK irá corroborar esta interpretação daquilo que foi dito pelo SAF.
Cá, por ignorância e por dar mais jeito, fez-se outra interpretação.

Offshore disse...

.

Grilo Falante disse...

Offshore não percas tempo a explicar a quem não quer ouvir: a ignorância é uma coisa endémica no slb, para se ser adepto daquele clube, tem que se preencher esse requisito!

Shankly: nos dias imediatamente a seguir à "taça lucilio batista", o que mais ouvi dos adeptos benfiquistas foram frases do género: "Assim ainda deu mais gosto ganhar", mas se calhar tive azar e só me calharam este tipo de adeptos!


Por fim uma dúvida que me atormenta:
Se o slb tinha sido campeão se não fossem os árbitros, porque é que despediram o treinador?

rui disse...

E ha gajos do benfica que se revêm minimamente no comunicado...como é que é possível... ta bonito tá...indes longe indes...

RuiBonga

Mr. Shankly disse...

"mas se calhar tive azar e só me calharam este tipo de adeptos!"
Vê lá se é azar.

Quando o Benfica foi campeão, tentei festejar nos Aliados. Não me deixaram. Podia pensar que todos os adeptos do Porto são assim. Não penso. Penso que tive azar.

"indes"? É o acordo ortográfico?

Mr. Shankly disse...

"a ignorância é uma coisa endémica no slb, para se ser adepto daquele clube, tem que se preencher esse requisito!"

É isso mesmo.

rui disse...

Pois está claro que é o novo acordo ortografico... como o "fostes" e o "há-des" ;)

RuiBonga

Sara disse...

Já viram o comunicado da CMVM de hoje...gente séria!

pitons na boca disse...

Os jornalistas que têm andado a brincar à troca de treinadores é que são gente séria, querem lá ver...

Mr. Shankly disse...

Explica lá isso, Sara.

jose disse...

Offshore, o homem quis mesmo dizer que os campeonatos do Porto sao comprados, genero promocao da Tesco, compras um boi preto, tens brindes

Se ele estivesse a rebaijar o nivel do campeonato ca do sitio, tinha dito "no Lidl" (mais conhecido por Aldi no continente)

Agora podes inventar desculpas a vontade, com Asda, Waitrose, ,Sommerfield, M&S, etc. O resultado vai dar ao mesmo

Offshore disse...

acredita no que te for mais conveniente.

Essa resposta do SAF vem no seguimento dum comentário sobre a ausencia do Ferdinand e sobre o facto do empate do fim de semana os ter deixado 7 pts do líder (não me recordo qual).
Não é o tipo de comentário que o SAF goste de responder.
De seguida, sobre o Porto, refere que irão ser uns adversários interessantes e enumera as razões:
-invictos nas competições domésticas
- a 7 pts do seu perseguidor
- e tal como o ManUtd o campeão em titulo

logo de seguida, para mostrar que não é razão para ficar demasiado impressionado, refere que campeonatos como o nosso se compram no Tesco

tout court

tp disse...

Zezinho,

já que vibras tanto com comentários sobre equipas/campeonatos portugueses, achei estas 2 pérolas que, tenho a certeza, te farão deleitar. Aguardamos agora as tuas interpretações pois já deu para ver que, no que toca à busca de significados ocultos, tu és o nosso farolzinho na noite escura.

"As pessoas nunca acreditaram em mim quando eu critiquei os clubes que viviam claramente acima das posses. Talvez tenha falhado no alvo em algumas das minhas críticas, mas olhe para o que aconteceu a clubes como Atlético de Madrid, Deportivo da Corunha, Lázio, Celta de Vigo, Benfica, Parma e Roma. Alguns destes clubes vão chegar ao ponto em que será possível comprá-los por alguns euros na estação de serviço mais próxima"

Uli Hoeness,

Administrador do Bayern

Revista "Champions" (Junho/Julho 2009)



O colunista Marcelo Damato, do diário desportivo brasileiro "Lance!", classificou a eventual transferência do central Chicão (Corinthians) para o Benfica como "um atentado ao bom senso". "Há certos negócios que não dá para entender. Um desses é o que envolve Chicão", escreveu Damato na quarta-feira. "O Benfica terá oferecido 1,5 milhões de euros. É uma porcaria de dinheiro.
É mais porcaria até do que o próprio Benfica. Clube mais tradicional de Portugal, o Benfica venceu apenas um título nacional nos últimos dez anos. Hoje é apenas a terceira força e não tem perspectiva de sair dessa.

Zé Luís disse...

A questão dos pontos pode ser discutida. Logo a começar pelo penálti na 1ª jornada em que admiti que fosse um pretenso derrube a Aimar (ele chutou, a bola foi ao lado e um adversário de carrinho derrubou-o posteriormente...), mas algum benfiquista alertou-me e deixou o vídeo para mostrar um outro lance...

Escolham lá para a gente decidir. Na boa. Sem problemas.

Depois a gente fala do resto. A começar pela 2ª jornada e aquela vivacidade de Carlos Martins e Nulo Gomes quando a bola era do Sapuaru...

Zé Luís disse...

Agora, a sério, bem a sério:

- a verdade salta à vista mas ainda ninguém aqui a percebeu, se calhar não é para isso ou então esta lenga-lenga é só para burros, caro.

Não ha argumento algum para despedirem Quique. Podiam era sem mais explícitos em vez dos comunicados caricatos dos últimos dias, válidos às 2ªs, 4ªs e 6ªs e inválidos às 3ªs, 5ªs e sábados.

O Domingo é para descansar. E actualizar o site...

rearviewmirror disse...

João

Só uma correcção, eu também estive no estádio Algarve nessa final da taça da liga, e não eram 15000 benfiquistas.

Eram bem mais.

A organização chegou a ter que tirar adeptos encarnados (cerca de duas, 3 centenas) da bancada reservada "exclusivamente" para os adeptos do Sporting por motivos de segurança.

José disse...

Boas!

Basta fazeres um comentário acerca do Enorme pra seres mais lido e comentado do que em 50 que escrevas acerca de outras colectividades...

Nem que seja pra deitar abaixo! E quanto à justiça da crítica... nem vale a pena avaliar!!

camarao disse...

Devias ler isto:

http://arttedofutebol.blogspot.com/2009/05/campanha-negra-de-record.html