sábado, janeiro 07, 2012

Os indignados do túnel

Leio adeptos indignados - de clubes com túneis onde se agrediram jogadores e dirigentes adversários - com imagens de adeptos. Mas são estas as imagens? Estas do "BEM-VINDOS"? Está tudo doido?

master kodro

22 comentários:

Jorge disse...

Uma coisa nao invalida outra. Eu fico indignado com comportamentos selvaticos por este pais fora, nos tuneis e fora deles, mas acho estas imagens (http://static.publico.pt/docs/desporto/noscorredoresdealvalade/) de muito mau gosto e procurando usar a cultura de violencia e extremismo das claques para intimidar os adversarios, alem do mais introduzem simbolos e pessoas com conotacoes racistas como representantes dos clubes. Repara que nao e so uma fotografia com uma visao geral da claque, mas sao varias fotos escolhidas a dedo em que os mesmos skinheads aparecem varias vezes.

G. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Riga/V-1-Boy disse...

lol

as imagens estão lá desde agosto e já passaram por lá não sei quantas equipas e nenhuma fez birra nem teve danos psicológicos com as ditas imagens. as mesmas imagens pertencem a um livro dos 35 anos da juve leo publicado em setembro, livro esse que o jornal publico quis vender, mas não chegou a acordo com a claque para o fazer.

o curioso é que de tantas imagens o publico tenha dado destaque a essas e não sabe o comtexto das fotos,lá por ter um braço no ar nao signfica que estejam a fazer alguma saudaçao facista ou o que seja.

e jorge que escolheu as fotos para dar confusao foi o jornal, foi a forma de dizerem e poderem justificar o texto que escreveram a dizer que era um incentivo á violencia( só se for dos jogadores adversários).

eu considero apenas que as imagens são para mostrar aos jogadores adversários que ali irão ter a pressão do público.

até já comentários que em outros estádios também existem imagens destas nos tuneis e até nos balnearios das equipas adversarias.

antes isto do que terem seguranças , ou outros elementos a intimidar os adversarios ou terem de equipar no corredor devido a cheiros estranhos nos balnearios

e já agora ninguem acha etranho que esta noticia tenha aprecido na vespera do jogo, para dar confusão, já que o ambiente até estava bastante tranquilo sem trocas de galhardetes como é habitual

master kodro disse...

Caro Jorge, eu sei o que se escreveu (e o que não se escreveu) por muitos indignados quando houve violência nos túneis das suas equipas. Isto é uma brincadeirinha de crianças comparado com câmeras desviadas, pontapés, murros, insultos constantes e visitas à porta dos árbitros.

Jorge disse...

MK

O que se passa nos tuneis e uma brincadeira de criancas comparado com aquilo que se passa no Sudao.
Desculpa mas esse argumento nao e valido. Podes criticar quem se mostra indignado com estas imagens e nao com os incidentes nos tuneis.

Riga,
O Publico nao inventou as imagens. Estao la nas paredes do clube.
Nao e necessario afectarem ou intimidarem os adversarios ou haver queixas para se considerarem as imagens ofensivas e de mau gosto. Ha pelo menos dois skinheads que aparecem em grande evidencia em duas ou tres fotografias. Nao sao fotografias de tacas, do presidente do Sporting, de cachecois ou bandeiras. Esses skinheads foram escolhidos propositadamente pelo Sporting por simbolizarem algum de importante para o clube. Isso e que e triste e muito pouco digno.

LDP disse...

Fiquei com a duvida se os "adeptos indignados" mencionados pelo kodro sao do porto ou do Benfica.

Mas aposto que sao portistas. E baseio a minha escolha nas recentes declaraçoes de Sapunaru em que se confessa um dos culpados do sucedido. Acertei, Kodro?

Riga, o que é que é mais grave? A tua, e de tantos, escolha em acreditar que os rapazes das fotos estavam a fazer sapateado em vez de saudaçoes nazis, ou o facto da direcçaop do sporting ter mais uma vez mentido com quantos dentes tem? Um comunicado oficial sublinhado que a Liga e a Uefa permitiram as fotos para tres horas depois a mesma Liga e a mesma Uefa afirmarem que isso nunca aconteceu?
Devias mostrar preocupaçao com a actual conduta dos teus dirigentes. Ou se calhar nao, pois chegaram ao poder com um golpe de estado apenas 15 minutos depois da eleiçao um gajo que nao tinha o apoio da banca por isso talvez jà saibas o que a casa gasta. Eu é que nao.

E nao, Riga. Nao é estranho que esta noticia surja agora. Porque se surgisse hà seis meses atràs nao seria noticia. O facto de o jornalista autor do artigo ser portista também é pura coincidencia.

Normalmente é o Benfica que sofre este tipo de pressoes ou tentativas de desestabilizaçao. Mas agora com um sporting forte a nuvem azul e branca que gere o futebol portugues teve de fazer sombra também para os lados de alvalade. Ou vais também tu dizer que a culpa é do Benfica?

master kodro disse...

Jorge, o argumento é válido para quem está a apontar o dedo neste caso e se esqueceu de o fazer nos outros - de que falas e que condenas. Desculpa-me a generalização, mas és mais excepção do que regra.

LDP, não tenhas dúvidas que já li dos dois lados.

Pedro disse...

Só faltava o Josué mais as teorias do benfica coitadinho.

Pergunta ao luis alberto se a chapada que levou do jesus veio embrulhada numa nuvem azul e branca.

Foda.se que continuam com a puta da palhaçada

Joao disse...

Se os corredores/balneários são assim nem quero imaginar as sedes das claques sportinguistas( e de todas as outras claques nacionais...)!!!!

Riga/V-1-Boy disse...

puke

nao sei se sao ou nao skins, provavelemnte alguns sao , outros nao, mas é em todas as clques, alias um dos lideres da juve é de ascendencia africana, mas também, não é por ai

em relaçao á tal imagem, na coreografia da claque, imagina que na parte do sporting alé, todos esticam o braço, se bates a foto nesse instante apanhas um sector todo de braço no ar. tipo aproveitaram as fotos do livro da claque, e eu nao conheço o local, mas se calhar o corredor nao está todo forrado com fotos da claque, se calhar também imagens de homens, mulheres e crianças, familias, etc, mas essas o publico não falou delas apenas falou destas das claques.

e nao fales muito porque já li comentários a dizer que o benfica também tem( nao me lembro se é no estádio se nos pavilhoes, e que existe quem tenha imagens deste tipo no balneario da equipa visitante.

e quanto as eleiçoes, falas em golpe de estado, quando para os teus lados até mudaram os estatudos para evitarem que certas pessoas se pudessem candidatar ou anteciparam as eleiçoes para nao deixarem certas pessoas se candidatarem.

mas vá lá numa coisa concordamos, não é nada inocente aparecerem estas coisas aparecerem, o que temos que ver pelo lado positivo, é que até agora eles só se chateavam com o benfica e em fazer estes jogos psicológicos com o benfica, se este ano resolveram também o fazer com o sporting é porque este já lhes causa alguma preocupaçao.

de resto não vou embandeirar em arco que se ganhamos somos campeoes ou isto ou aquilo, para mim este ano é o ano zero da equipa do sporting e o objectivo é fazer crescer a equipa e tentar reduzir distancias para benfica e porto. e se ganhar um titulo e estar dentro da luta o mais possivel , na minha opiniao, será uma epoca positiva

Riga/V-1-Boy disse...

joao

claques nesse nome nos 3 grandes, só existem as 3 do sporting, que são as unicas legalizadas e em que as autoridades têm o registo de todos os membros que pertencem a elas

de resto nos outros 2 clubes apenas existem grupos de adeptos, que têm autorizaçao para exibir tarjas, bandeiras e tudo o que os identifique nos estadios( embora isso só seja permitido a claques legalizadas), têm locais guardados para eles nos estadios( como se fossem claques), e recebem apoio dos clubes( como se fossem claques).

ah e a pedido das direcçoes têm a vida facilitada pelas autoridades na entrada dos estadios.

LDP disse...

Atençao Riga. Um skin pode nao ser fascista tal como um fascista nao tem forçosamente de ser nazi. Socialismo e comunismo nao sao a mesma coisa e sò alguns paneleiros sao também travestis.
Nao confundas as coisas.

No sporting existem duas claques com nomes, digamos, "perigosos". Para eles e para o clube. E sao o unico clube grande que no seu seio dà guarida a gente que se intitula "Grupo 1143" ou "Dux XXI".
Isto é perigoso.

Os lìderes actuais dos No Name nao sei quem sejam, mas sei que hà uns 30 anos atràs um dos seus fundadores vivia no Barreiro e era filho de mae e pai angolanos. Mas como disseste, nao é por aì.

Essa dos estatutos do Benfica tem alguma graça. Voces até isso usam como argumento, em variadas conversas e temas. Nao percebo como é que um estatuto aprovado em assembleia geral benfiquista e que apenas diz a quem là vota e ao interno do clube pode vaguear tantas vezes na cabeça de sportinguistas e portistas.
Além disso, voces nao sentem tanta alegria porque o LFV em 10 anos sò foi campeao 2 vezes? Entao deviam dar graças a Deus que houve mudança nos estatutos e assim ele ficarà là ainda por muitos e bons anos. Mas sportinguista rima com paradoxo e nao hà nada a fazer.



Pedro, onde é que eu digo que o Benfica é coitadinho? Queres ser um bocado mais inteligente a comentar ou nao dà mesmo?

No.Worries disse...

De facto esta história é um exagero... um túnel de futebol só é perigoso se lá estiver um guarda abel, um sapunaru (embora este já tenha reconhecido que errou) ou um hulk.
As imagens nas paredes não se mexem nem agridem ninguém, muito menos de forma cobarde. E estas que tanta tinta fizeram correr já provaram, pelos resultados, que de ameçador (ou capazes de deixar os adversários intimidados) não têm nada.

miguel_canada disse...

"um túnel de futebol só é perigoso se lá estiver um guarda abel, um sapunaru (embora este já tenha reconhecido que errou) ou um hulk." ... um Luís Filipe Vieira...um Rui Costa, um qualquer vira-câmaras ou os stewards contratados para provocar jogadores de equipas rivais, o outro que enfiou duas galhetas no espanhol da águia vitoria, o Javi Garcia... o Maxi...etc.etc.

As fotografias do túnel de Alvalade:

Como Portista confesso que não me afectam absolutamente nada assim como aos jogadores e staff Portista que provavelmente nem darão por elas.

Quem fica mal na fotografia é apenas e exclusivamente o Sporting, por duas razoes:

- Primeiro, voltam a passar uma imagem de aldrabões a tentar atirar poeira aos olhos das pessoas com mentiras vergonhosas em comunicados oficiais do clube.
- Segundo, passam uma imagem de profundo mau gosto pela escolha selectiva de gente com aspecto degradante que representa o que de pior existe nas claques da maioria dos clubes Europeus mas pelos vistos é com esta espécie de escumalha neo-nazi que o Sporting se identifica e recebe os convidados em sua casa.

MM disse...

Riga,
Preocupa-te mais aquilo que o Público faz, ou aquilo que o Sporting faz?
Preocupa-te mais aquilo que outros clubes fazem, ou aquilo que o Sporting faz?

Rearviewmirror disse...

E o MK, na véspera de um Sporting-Porto, ainda consegue arranjar maneira de meter o Benfica ao barulho.
Haja paciência.


Bom jogo para mais logo. Izmailov joga, que ganhe o melhor. E que o melhor hoje seja o Sporting.

Filipe disse...

Eu acho que é um trabalho fotográfico interessante e não percebo toda esta indignação.

MM disse...

Miguel_Canada só uma pequena coisa,
Nada naquelas imagens te impressiona, nada daquilo impressionará os adversários, atemorizará, amedrontará ou qualquer coisa do género.
As imagens são naturalmente indiferentes a pessoas que não são do Sporting. Lógico.

O que me surpreende é que elas também sejam indiferentes a pessoas do Sporting.

3-1 para o Sporting.
E empate do Benfica amanhã.

portodocrime disse...

NN?
o que é?

Fredy disse...

1º o sapunaru não admite culpa de nada. ele disse que não devia ter reagido como reagiu. palavra chave é REAGIR em vez de AGIR. mas parece que ninguem pensa nisso.

2º eu acho muito bem as imagens que o sporting tem lá. Só me incomoda e faz impressão que nas imagens estejam pessoas com simbolos fascistas, xenofobos e coisas tais.

de certeza que haveriam muitas mais fotos "intimadoras" para colocar lá do que estas com pessoas que não merecem o ar que respiram!

Pedro disse...

Riga, desafio-te a mostrares um jogo na Luz onde apareçam faixas que identificam os grupos de apoio do Sport Lisboa e Benfica desde q a lei saíu.

Mais, desafio-te a mostrares um jogo, nos últimos 15 anos, em que na Luz sejam colocados potes de fumo, no relvado, para serem abertos na entrada das equipas.

E já agora, desafio-te a mostrares quantos elementos identificados como pertencentes às claques leoninas estão nessas tais listas entregues às autoridades. E as claques do fcp tb estão "legalizadas"...

DUX_XXI disse...

@LDP.

És realmente assim tão burro, ou isso é só acidez em relação a mim?

DUX XXI, pateta, é somente uma alusão a DUX Veteranorum [http://pt.wikipedia.org/wiki/Dux_veteranorum]

Já te tinha explicado isso algumas vezes, mas parece não querer perceber. O que aliás fazes muito bem. Não perceber nada de nada (espero que sejas melhor com as pizas).

Mas ri com esta cena toda, tantas virgens ofendidas que por aqui aparecem e depois tem uma claque que se intitula NN (com a simbologia dos N's invertidos associada)

Há pessoal que se a profissão não fosse lamber sanitas que eu não sei como se safava.