quarta-feira, setembro 01, 2010

Uma por dia (2)

O inquérito Os nossos leitores-votantes pronunciaram-se durante 20 dias - sobre quem devia orientar a selecção na campanha para o Europeu - e o resultado, pouco claro, colocou Manuel José no topo das preferências, seguido de perto por Paulo Bento e com Carlos Queiroz a completar o pódio. Os três tiveram percentagens de voto inferiores a 20%. Não foi resultado que me espantasse. Muito mais me espantou que Manuel Cajuda e Luís Figo tivessem mais votos do que Luiz Felipe Scolari... Mas foi um resultado interessante, principalmente tendo em conta tudo o que se ouve como razão para a saída de Queiroz.

Paulo Bento Em segundo lugar ficou Paulo Bento, um nome bem visto por algumas figuras de peso. Ora reparem na seguinte frase escrita num artigo do JN: "Paulo Bento tem "o perfil ideal", segundo uma fonte federativa revelou ao JN, para suceder a Carlos Queiroz no comando da selecção nacional". Uma, como tem havido tantas nos últimos tempos (ou será sempre a mesma?), fonte federativa revelou esta informação a um jornalista. Outras fontes, que também trabalham para a federação, têm revelado aos jornalistas coisas tão importantes como o facto de Queiroz não querer que os jogadores comam canja com ovos, a insuportável separação entre mesas à hora de jantar que não permite que, num estágio do Mundial, os técnicos dos equipamentos convivam com os jogadores (eles têm saudades uns dos outros), ou o que se passa dentro das próprias reuniões da FPF (sem esquecer a cona-da-mãe do outro).

Eu estou a imaginar o Paulo Bento caça-bufos a lidar com uma realidade destas... Verdade seja dita que experiência de castigos tem muita. Títulos, tem poucos (por favor não falem em taças e supertaças porque isso Queiroz também tem). Minto, tem um, nos juniores. Não é mundial, mas é nacional e olhem que não é fácil ganhar um título de juniores no Sporting... Sinceramente, não sei que raio de perfil ideal é o que a fonte federativa aponta. A não ser que se pretenda um perfil de continuidade. Assim sendo, faz sentido. Mas para isso...

Manuel José O grande vencedor do inquérito, então, bate a concorrência aos pontos. Se estamos fartos das polémicas de Queiroz, nada melhor do que um Manuel José para interromper o ciclo. Mas já lá vamos, porque antes temos que falar na carreira de um dos mais ferozes críticos de Queiroz durante a campanha para o Mundial. Uma carreira bizarra. Conseguiu passar pelo Sporting e pelo Benfica sem ganhar nenhum título, mas ganhou-os pelo Boavista (ou melhor, não, se adoptarmos o critério de que taças e supertaças não contam). Sporting, Benfica, Braga, Boavista, Espinho, Leiria, Marítimo, Belenenses. Népia. Até que chega a aventura africana. Ganhou 4 Ligas dos Campeões Africanos (conferindo ao Al-Ahly a liderança continental, dado que até então só tinha ganho 2 vezes, ultrapassando os também egípcios do Zamalek). Já campeonatos do Egipto, ganhou 3.

Experiência de selecções só teve uma, há pouco tempo. Em Angola, enquanto país organizador do último CAN. Os angolanos que se tinham ficado pelos quartos-de-final da edição anterior... voltaram a ficar-se pela primeira eliminatória depois da fase de grupos. Isto faz-me lembrar qualquer coisa. Perderam por 1x0 contra os favoritos do Gana. Caraças... O Gana foi o vence... não, não, foi o finalista vencido da competição. Porque o vencedor foi o... Egipto (pela terceira vez consecutiva e sétima da sua história, sendo a selecção que mais títulos tem). Angola também foi notícia pelo jogo da fase de grupos em que, estando a ganhar por 4x0, se deixou empatar 4x4.

Mas também por outras coisas (recorda-se que Manuel José esteve lá sete meses). O caso Manucho, por exemplo. Uma das estrelas da companhia chegou atrasado a um estágio e Manuel José castigou-o deixando-o de fora das convocatórias seguintes. O regresso estava dependente de um pedido público de desculpas. Manucho fê-lo, mas não da forma mais correcta para Manuel José:

"
Ele pensa que tem razão com relação ao passaporte e não é verdade, porque poderia passar a fronteira de carro ou a pé. Chamou-me de mentiroso. Manucho é um assunto encerrado."

Não era. Com o presidente da Federação a interceder por Manucho, coiso e tal, e o Manucho foi mesmo ao CAN. E o Mantorras também. Mas a minha preferida foi anterior a esta. Por favor, reparem só nesta pequena maravilha (eu já li isto 5 vezes e ainda não consegui parar de rir):

"O seleccionador nacional, Manuel José, criticou ontem a não utilização do extremo-esquerdo Amâncio, pela equipa técnica do Recreativo do Libolo. O técnico dos Palancas, que pede maior colaboração dos treinadores, diz não compreender como jogadores convocados para a selecção são preteridos nas respectivas equipas.
“Jogar na selecção dá moral aos jogadores. Vir a selecção eleva o nível de rendimento destes atletas”, disse Manuel José, justificando as razões que o levaram a chamar para os jogos de preparação dos Palancas atletas pouco utilizados pelas equipas.
“Como o nosso leque de opções é muito curto, optámos por chamar alguns jogadores menos utilizados e os treinadores ficaram todos eles felizes da vida, menos o do Libolo, porque é parvo, e não percebe que aquilo que fizemos com o Amâncio representa um grande prémio ao rendimento do atleta
"

Não sei se estão a imaginar... Mesmo depois dos títulos no Egipto, Manuel José também lá deixou impressões fortes cravadas graças ao seu tacto diplomático: "Numa entrevista publicada recentemente pela revista desportiva “Super”, dos Emirados Árabes Unidos, Manuel José terá descrito os jogadores egípcios como “tontos que nunca aprenderão”. Os que lhe deram os títulos que tem na carreira. Não sei.

master kodro

24 comentários:

Jorge disse...

Nao tinha reparado na votacao mas depois deste artigo de certeza que votaria no Manuel Jose, encaixa perfeitamente no perfil da federacao, da AdoP e da c... da mae.

kovacevic disse...

muito bom!

Mr. Shankly disse...

Bom, ninguém é perfeito. Ficamos com o Queiroz porque é o menos imperfeito, é isso?

NPR disse...

Por acaso ja olharam de forma honesta para o Curriculum do Queiroz.
Vejamos, como treinador principal senior, ganhou isto:

# 1994-1995 - Vencedor Supertaça Portuguesa (Sporting CP)
# 1994-1995 - Vencedor Taça de Portugal (Sporting CP)
# 2003-2004 - Vencedor - Supertaça Espanhola (Real Madrid)

É pá! Que grande fartura, 2 supertaças a que ninguel liga puto, e uma taça de Portugal com um dos melhores planteis que ha memoria o Sporting ter.
Fantastico!

Ha, mas ele ganhou muito como adjunto no MU. Pois é, mas que cargo tao importante, ser adjunto do velhote. Espera lá, alguém sabe quem é o adjunto actual do Fergurson? Pois... se calhar não é uma posicao tao relevante assim...

Mas entao, ele nao teve 2 excelentes anos em Portugal?
Bem, o senhor CQ teve a pior fase de qualificação da ultima decada, isso é garantido.

Vejamos, empatar em casa 0-0 contra 10 albaneses? Ele aqui esmerou-se... Alguem se lembra pior resultado que este????

Contra adversarios directos, 2 empates com a suecia, 1 empate e 1 derrota com a Dinamarca.
Chega ao mundial, quase por milagre , empata com Costa do Marfim, Brasil e perde com Espanha. Pelo meio ganha a uns tontos com nível de 3ª divisao portuguesa.

Mas então.... em 2 anos, exceptuando o playoff contra a Bosnia, nao ganhamos a ninguém, com um minimo de valor???

É a realidade!

E casos? Uns poucos...
-> Agressao a jornalista
-> Caso ADOP
-> Caso Deco
-> Caso Ronaldo
-> Bocas Hugo Almeida

Ena........ em 2 anos, uma mão cheia de casos, e uma performance vergonhosa.

Mas e entao, ainda queremos que ele continue mais 2 anos?

Simmmmm! Temos medo que o proximo seja pior!

Ó pá...... não há paciencia

Joao disse...

Convenceste-me, não há mesmo mais ninguém e os idiotas que votaram são isso mesmo idiotas. Contrato vitalício para a virgem ofendida já!

Infante disse...

"Muito mais me espantou que Manuel Cajuda e Luís Figo tivessem mais votos do que Luiz Felipe Scolari... "

Isto não é surpreendente coisíssima nenhuma. Como já disse antes, essa história de que o país suspira pelo Scolari e que se está a preparar o golpe de estado para voltar o pôr o "sargentão" no poder, isso só existe nas vossas cabeças obcecadas pelo homem.

A mim é-me indiferente quem é o seleccionador, já nem me lembro em quem votei. Acho que os problemas são maiores do que o seleccionador, especialmente no receio de que não se consiga encontrar jogadores ao nível de Deco ou Pauleta por exemplo (gosto muito de Varela e Ruben Micael, mas sucessores de Deco e Pauleta? Por enquanto, não me parece). A posição de PL é especialmente delicada e jogadores como Hugo Almeida não são mais que medianos. É fazer figas pelo Bebé e começar a vasculhar os campeonatos estrangeiros à procura de um novo Pauleta. A coisa está tão má que o Djaló merece ser titular neste momento, é para verem!

E sim, o Manel José vive muito do prestígio da Champions africana, mas tendo em conta que as equipas egipcias são provavelmente das que têm mais dinheiro no continente (ao lado das sul-africanas), a coisa perde muito do peso.

master kodro disse...

Shankly, não disse que era o menos imperfeito, mas ser o menos imperfeito seria uma boa razão. Não sei se é. Sei que está lá, que teve um desempenho desportivo normal e que já tem dois anos de trabalho e sei que se preocupa com questões de profissionalização da estrutura (como quando contratou um informático/estatístico ao United) e sei o que é que ele já fez ao futebol português, que inclui os dois únicos títulos mundiais que temos em futebol e a origem do que tivemos nas últimas duas décadas.

O único objectivo deste post é mostrar que o que se aponta a Queiroz pode ser apontado aos outros, ainda por cima aos favoritos, e em grau bem mais preocupante. Só não tiveram campanhas a mostrá-lo, repeti-lo, a mentir repetidamente até criar realidades virtuais na opinião pública. Mas vamos ter mais.

master kodro disse...

João, ninguém chamou idiota a ninguém. Só tu. A discussão que se quer fazer aqui é serena, mostra factos e espera argumentos, não insultos.

luissm disse...

Master,

Para discussão serena, então.

O CQ é bom. Só que, como nós todos, é bom naquilo que é bom. Pareço a Lili, eu sei.

O CQ é bom na construção de uma estrutura que permita uma correcta articulação entre camadas jovens, que permita a realização de estágios intensivos nas camadas jovens, etc nas camadas jovens.

O CQ é bom no estudo de jogadores e adversários, em gabinetes, alicerçado em exceis, powerpoints (se calhar até já faz prezis) e outras ferramentas informáticas muito úteis quando bem utilizadas.

Há várias conquistas que provam isto. Tudo o que se fez nas camadas jovens nos idos de 80, inícios de 90 (não só as conquistas, como também os imensos jogadores que se aproveitaram).

Mas é mau enquanto treinador principal de homens. Não sei porque é que um gajo que parece inteligente, embora arrogante, não consegue dar o salto, mas ele não consegue.

Sendo assim devíamos aproveitá-lo no que ele é bom. É assim que se gerem organizações.

O CQ começou como treinador principal na falhada qualificação para o Mundial de 94.

Depois foi para o Sporting, conquistou uma taça e uma supertaça com um senhor plantel. Esteve lá 3 anos.

Aqui abro um parêntesis talvez injusto para dizer que participou numa das maiores perdas do futebol nacional ao não ser capaz de domar um rapaz de nome Dani.

Entre 1996 e 2002 andou entre Estados Unidos, Emirados, África do Sul e Japão com o sucesso que se (des)conhece.

Depois foi adjunto do Ferguson durante 5 anos, sendo o adjunto do MU mais conhecido de toda a história. Pelo meio um ano no Real Madrid, em que ganhou uma Supertaça mas não teve sucesso.

Finalmente, de regresso à selecção, como treinador principal. Foi o que todos vimos. Uma má campanha de apuramento (não a compares com a do Scolari, pf, não é isso que interessa) seguida duma participação no campeonato do Mundo em que não teve sorte no sorteio mas não a tentou buscar nos jogos. Para mim, não ter tentado ganhar ao Brasil com tudo o que isso poderia trazer de benéfico foi um dos seus maiores erros.

Pelo meio, há casos e mais casos.
Estamos a falar dum tipo que começou uma carreira de treinador principal há 20 anos e que NUNCA teve sucesso enquanto tal.

Até o Paulo Bento tem mais títulos seniores do que ele, lamento informar-te.

Bada Bing disse...

É ler senhores, é ler: http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Decis%EF%BF%BDo%20-%20Processo%20Disciplinar%20n_%EF%BF%BD%208-DISC-10-11%20da%20F_P_%20Futebol.pdf

Pedro Almeida disse...

Que texto tão patético.
Só veio demonstrar que qualquer putativo substituto do CQ tem muito melhor currículo que ele, em futebol SÉNIOR e como treinador PRINCIPAL.
Com amigos destes...coitado do CQ.

Porque o CQ falhou em TODAS as selecções e clubes por onde passou desde 1994???
Será excesso de competência???

Pedro Almeida disse...

Após ler o acordão:
Queiróz mentiu na entrevista à SIC!

- Não foi ele quem pediu o controlo anti-doping, a FIFA é que solicitou controlos surpresa a todas as selecções presentes no Mundial, como é habitual antes de qualquer competição, e no caso nacional é sempre feita por volta das 8 da manhã e no hotel do estágio.

- Nem ele nem o Henrique Jones solicitaram que deixassem os jogadores dormir mais um bocado, ninguém falou nessa hipótese aos médicos.

- Ficou ainda provado que o CQ terá dito aos médicos e forma muito exaltada:
"Controlo à selecção? O Luís Horta quer é visibilidade"
"Foda-se! Caralho! Vão mas é fazer controlos à cona da mãe dele"

- Os médicos da selecção pediram desculpa aos do controlo anti-dopping pelo comportamento do CQ quando se encontraram a sós com estes.


Para mim ficou claríssimo que CQ perturbou mesmo o controlo anti-dopping ao criar um ambiente hostil e acho uma vergonha termos este ordinário como seleccionador nacional.

Pedro disse...

Houve ai um iluminado que disse que o 0-0 de Portugal contra a Albania foi o pior resultado de sempre da selecção portuguesa e questiona se alguém se lembra de pior.

Rapazito de memória para ti:

Arménia (Uiiii) 1 - Portugal 1

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=221072

Liechtenstein 2 (colosso) - Portugal 2

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=85017

....não passam duma cambada de defensores do mohamed ali do paraná...vendidos de merda

Pedro Almeida disse...

Isto passou-se com o seleccionador nacional.

Agora imaginem que na vossa empresa chega de surpresa uma brigada da inspecção do trabalho e de repente o gerente da empresa começa aos berros para eles:
- Mas quem são vocês?
- Vão mas é inspeccionar a cona da vossa mãe!

O trabalho desta brigada da IGT é ou não perturbado pela atitude do gerente?
É ou não criado um ambiente hostil em torno da brigada?

NPR disse...

Resposta ao Pedro:

"Pedro disse...

Houve ai um iluminado que disse que o 0-0 de Portugal contra a Albania foi o pior resultado de sempre da selecção portuguesa e questiona se alguém se lembra de pior."

Apontas:

Arménia (Uiiii) 1 - Portugal 1
Liechtenstein 2 (colosso) - Portugal 2

Eu pergunto, foram jogos em casa?

As equipas adversarias estavam reduzidas a 10 jogadores na 1ª parte?


Usa os poucos miolos que deves ter, antes de responder, gaiato de me***

Pedro disse...

Miudo.

Fora? Casa? com 10? Com 15? A prima do zé fez o que?!

Ranking Fifa Europa!

Albania pos. 42

Arménia pos. 43

Liechtenstein pos. 51

Ranking Fifa Mundial

Albania pos. 70

Arménia pos. 96

Liechtenstein pos. 141

Realmente resultado vergonhoso o Portugal do CQ.

O do pugilista brasileiro esse sim era fantástico....

NPR disse...

Garoto,

A pergunta foi simples:

1- Esses jogos foram em casa?
2- As equipas adversarias ficaram reduzidas a 10, durante a 1ª parte?

Respondeste-me que a Albania era uma potencia mundial, pois está no lugar 42 da UEFA, enquanto que a Armenia está em 43....

Ó pá.... a seguir o que vais dizer? Ai e tal, é muito mais dificil jogar contra 10...

Nao ha paciencia....

Pedro disse...

Apresentas argumentos?

Ou és mais um Górgias que tenta dominar a retórica,mas não passa dum papagaio amestrado?

Esse jogo foi mau, mas não foi o pior.

Portugal perdeu nos oitavos com a campeã europeia e futura mundial.

Se isso é péssimo....não somos propriamente uma selecção da primeira linha mundial.

Se nao falarmos no aspecto desportivo (que é o que realmente conta aqui), vamos suspender um gajo por mandar outro, para a cona da mae dum terceiro?

Parece saido duma ficção rasca da tvi...quem nunca jogou futebol à séria é que não sabes do que fala, em relação ao vernaculo...

E não venham com comparações rebuscadas de empresas e escritórios e merdas afins...estamos a falar de bola.

Para finalizar volto a frisar que mantivemos um pugilista/publicitario/relações publicas da nike/arruaceiro durante 4 anos e nem metade do barulho foi feito.

Não passa de 70% de benfiquistas aziados que estão contra o CQ, por valorizar mais o meu Porto. Cuidem.se.

reine margot disse...

Pobre NPR!
Se para defender as suas opiniões tem que insultar as pessoas que estão a ter uma opinião diferente da sua, digo-lhe que para si é que não há paciência!...
O post está muito bom e lembra-me uma frase de um treinador que estava a ser injustamente contestado: - de certeza que há alguns treinadores sem emprego, cujos managers lhes querem garantir um!!..
quanto ao "pugilista/publicitário/relações públicas da Nike (e BES)/ arruaceiro" temos, em abono da verdade, de acrescentar que esse sim tinha currículo...
e o apoio da nossa senhora do caravagio que não era pouco...

Jorge disse...

O que e triste nisto tudo e que as pessoas relacionam o que esta a acontecer ao CQ com a sua performance como treinador. Nao devia ter uma coisa a ver com a outra.
Alem do mais acho incrivel que o castigo minimo para perturbar um controlo anti-doping sejam dois anos. Reparem que e perturbar, nao e obstruir, tentar impedir, e qualquer pessoa que perturbe um funcionario do Adop durante o controlo estara a perturbar o controlo.
Podemos ter o caso em que o cheiro a suor de um jogador de futebol perturbe o medico que se apresta a efectuar o controlo anti-doping; C... da mae 2 anos de suspensao. O jogador apressado toca no doutor enchendo-o de suor; C... da mae 2 anos de suspensao. O tamanho do penis do atleta perturba o doutor; C... da mae 2 anos de suspensao.
Puta de pais em que se ve justica nisto, e C... da mae do Laurentino Dias.

NPR disse...

"Esse jogo foi mau, mas não foi o pior."

O ponto em discussao consigo era apenas este.

Vejo que se apercebeu ter dito uma asneira, dando-me razao.

Nao vou estar a ligar aos seus insultos velados, nada mais tenho a acrescentar.

Pedro disse...

Lots of Laught.

Não houve discussão porque nao apresentou argumentos. Houve um monologo teu e uma avalancha argumentativa minha.

Levaste "kinze a jero"...

Concluindo a cona da mae do luis horta é fodida...

NPR disse...

A minha conversa contigo, andou só e apenas em redor deste unico ponto, levantado por ti:

"
Houve ai um iluminado que disse que o 0-0 de Portugal contra a Albania foi o pior resultado de sempre da selecção portuguesa e questiona se alguém se lembra de pior.
"

Acabaste por me dar razao.

Nao perco mais tempo com garotada.

Pedro disse...

Disse (sabes ler e interpretar? hermeneutica, estuda), que foi um mau resultado mas nao o pior.

Insistes em deturpar o que escrevi.

1- És mal intencionado.

2- És como se chama aqui em viana um "tone da esquina"

Google it.

P.S. Nao deves mencionar a palavra "garoto" nos proximos tempos. 7 anos na choldra é perigoso. Digo eu.