segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Varela no FC Porto e o Sporting a Leste

A confirmar-se a mudança para o FC Porto, Silvestre Varela promete ser (mais) um exemplo das coisas curiosas que sucedem de tempos a tempos no departamento de futebol do Sporting, o mesmo que há um ano pagou para ter Rodrigo Tiuí.

Não está em causa ver Varela de dragão ao peito: depois de Simão, Quaresma e Carlos Martins, o sportinguista desenvolveu já um considerável grau de imunidade aos efeitos destas facadinhas dos rivais.

O que interessa aqui é o valor que o Estrela da Amadora vai encaixar - em dinheiro ou em géneros - do FC Porto.

O Sporting investiu muito na formação de Varela. Quando saiu para Huelva, o Sporting nada recebeu; mudou-se para o Estrela a título definitivo, o Sporting nada recebeu; sete meses depois acerta contrato com o FC Porto, o Sporting, aparentemente, nada recebe. Mas o Estrela sim, de acordo com a imprensa. Sou só eu que não percebo a lógica disto?

Mas há mais: Carlos Martins saiu para Huelva e o Sporting nada recebeu; um ano depois assina pelo Benfica e o Huelva - que por ele tinha pago zero - recebe o mesmo que o Sporting.

Felizmente o futebol do Sporting é gerido através de uma SAD - que até nem nada em dinheiro - e existe certamente uma explicação racional para ambos os casos.

kovacevic

28 comentários:

Pedro Reis disse...

A questão do SCP ultrapassa-me, embora diga que a situação oposta de eternizar sobre contrato, jogadores que jamais serão opções válidas, é uma das situações em que algumas vezes critico o meu clube (FCP). É sempre difícil de ajuizar...

Já agora alguém que me elucide, porque eu nunca acompanhei a carreira do Varela. Qual a probabilidade de vir a ser útil ao FCP? A verdade é que escasseiam extremos para as bandas do Dragão.

Fredy disse...

Que pena termos que levar com 3 verborreias do katanec por cada bom post neste blog...

Peyroteo disse...

O varela não é extremo. Se for para jogar nessa posição não vai ser útil. Ele é bom como segundo avançado

Fredy disse...

Acho que o maior prejudicado nesta situação acaba por ser o Porto.. Varela não tem lugar no nosso clube! temos tantos jovens promissores e vamos buscar um gajo de 24 anos que já nem idade tem para ser uma promessa?? sinceramente..la vai comissaooooooooo lol

PS: o Fredy que comentou em cima não sou eu :)

Peyroteo disse...

Fredy, se fosse adepto do Porto, preocupava-me muito mais com a aquisição do Madrid do que com a do Varela.

JLC disse...

"Não está em causa ver Varela de dragão ao peito: depois de Simão, Quaresma e Carlos Martins, o sportinguista desenvolveu já um considerável grau de imunidade aos efeitos destas facadinhas dos rivais."

Genial. De facto foi uma facada tremenda. Varela, um jogador com a mística sportinguista de um Manuel Fernandes, e com as qualidades técnicas de Simão e Quaresma.

A passagem do huelva para o estrela, pode também ser comparada com passagens barcelona-benfica e barcelona-porto.

Genial.

Não acredito que a transferência se realize abaixo dos 15milhões.

kovacevic disse...

É justamente por não serem situações comparáveis que referidas, ò Genial.

A ver se assim percebes:

Depois de ser atropelado por um comboio, um homem dificilmente se importa com a picada de um mosquito

kovacevic disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JLC disse...

Um homem dificilmente se importa com a picada de um mosquito, mesmo que não tenha sido atropelado por um comboio.

JLC disse...

"A ver se assim percebes"

Grilo Falante disse...

Olhem que a malária é transmitida por um mosquito. Eu se fosse a vocês preocupava-me....

leaoconselheiro disse...

Eu por acaso até gosto do Varela e acho que de facto teve poucas oportunidades no Sporting.

Mas...
- Sempre ouvi dizer mal dele e que não tinha futuro. Agora, que vai para o Porto, aos 24 anos, é que é bom?!

- Quanto ao Tiui, é bom notar que é mais novo do que o Varela e que não era uma promessa menor, nem é ou foi um jogador caro. Tem essa vantagem de jogar em posições mais centrais do que o Varela que, em sénior, jogou sempre a extremo (daí, acho eu, não ter tido mais oportunidades).

- O Sporting recebeu e poupou com os empréstimos dele e recebeu 3 milhões de euros pelo Carlos Martins (bem bom por um jogador que vai fazer 27 anos!!)

- Se for para o Porto, pergunto-me que utilidade desportiva poderá ter?! Nenhuma. É para emprestar e trocar por outros. Se ficasse no Sporting era mais um custo. São políticas diferentes e eu não vejo qual a vantagem desportiva (Financeiramente é claramente pior) de se manter e contratar eternamente tudo o que mexe em Portugal.

- É mais uma critica pela critica. Vejamos, se fosse ao contrário, se fosse o Sporting a contratar um jogador de 24 anos com poucas hipoteses de ficar, sequer, no plantel, teriamos aqui uma critica à contratação. Não faz qualquer sentido dizer mal do Tiui (repito, mais novo e não menos promissor) e fazer-se esta critica.

kovacevic disse...

"Um homem dificilmente se importa com a picada de um mosquito, mesmo que não tenha sido atropelado por um comboio"


Precisamente.

Daí que - como está escrito no post - não está em causa a possibilidade de Varela jogar pelo FC Porto.

Bruno Ribeiro disse...

Vocês é que assumem que o Sporting não irá receber nada com isto, ou que ficou a ver a banda a passar.

Duvido que o negócio tenha sido feito sem o conhecimento da SAD leonina ou que não contemple alguma troca de jogadores no futuro, ou o FC Porto não entrar na corrida por algum jogador em que o Sporting esteja interessado.

francis disse...

De repente o Varela passou a ser interessante. No Sporting não o provou.

Froes disse...

Eu acho que o varela só acaba o contrato com o sporting no fim desta época

Peyroteo disse...

leaoconselheiro, não se trata de ser promissor ou não. O Tiuí nunca foi promissor no Brasil, porque seria aqui em Portugal? Aliás, a transferência dele está muito mal explicado (pois chegou por 650 mil euros por metade do passe) quando estava sem clube. O empresário Figger inscreveu-o no Rentistas do Uruguai para o poder vender.
E o Varela não jogou sempre a extremo em sénior. Aliás, ele destacou-se quando jogou a segundo avançado, quer no Setúbal, quer no Estrela (e anteriormente no Casa Pia).
E também não percebo em que medida o Tiuí poderia ser financeiramente mais vantajoso que o Varela.
Atenção, não considero o Tiuí pior do que outros que passaram pelo Sporting mas o Varela é melhor e mais versátil.

Peyroteo disse...

O contrato com o Sporting foi rescindido antes do Varela assinar com o Estrela.

carlos disse...

Já agora, o que dizer do novo clube Satélite do FC Porto?
_ O Sportem!!!

Então os Lagartos não abrem a boca sobre a arbitragem do Braga-Porto (só o Glorioso é que os preocupa?)e o seu Presidente anda de "namoro" telefónico com o Corrupto Mor do nosso Futebol?
Com o Bimbinho, sr. Franco?!...

E o Liedson lesionado para o jogo com o Porto (a esta distâcia, e já se sabe que não vai recuperar?), será que há acordo e permuta de jogadores para a próxima época?

Benfiquistas, isto não são presunções!
Esta é uma realidade, querem apostar???

Abram os olhos para o que se está a passar, 1º o Andrés Madrid do Braga, que se afirmava ser moeda de troca com o Bollatti e depois este "grande jogador" do Puerto, troca o Braga (que até continua na Uefa) por um outro colosso da Europa que é o... o... não me lembro agora o nome!!!
E o S. Varela? Serve para pagar o quê?

Depois temos o Sportem apenas preocupado com a arbitragem do Benfica-Braga e esquece-se do Braga-Porto??? Será que há algum acordo para a Taça da Liga (eles parecem que sempre vão jogar) e depois para o campeonato, como parece que o 2º lugar para o Sportem até é bom, e como os jogos entre o Glorioso, Sportem e Puerto se aproxmam, já devem os dois estar a cozinhar um caldinho, para nos tramar!

Alguém tem dúvidas disto que estou a dizer???

É preciso denunciar esta situação!

Pedro

Littbarski disse...

Manda um DVD para o Ministro do Desporto.

Pedro Reis disse...

não gozem porque um dia, se tiverem febres altas, também podem delirar assim...

em relação ao varela já percebi que no SCP não deixou (nenhumas) saudades e que a ingressar no FCP não se lhe augura um grande futuro. mas nada como esperar para ver...

quanto ao andres madrid a expectativa é baixa, mas o ordenado dele no braga tb é e por isso não arriscamos muito. vamos ver...

Mário Rui Ventura disse...

Se calhar é melhor seguir a estratégia do FC Porto... aguentá-los 3 ou 4 anos emprestados, sem nunca ter como objectivo a sua integração na equipa principal. Assim a lista de ordenados não cabe em 10 páginas e ultrapassa os 60 "activos" só no plantel principal...

Deixem-se de merdas. Primeiro o Varela não vai assinar pelo FC Porto e, segundo, tal como Carlos Martins, o treinador não contava com ele pelo que se torna de todo óbvia uma rescisão amigável para o jogador seguir a sua carreira livremente e o clube ficar livre de encargos.

Quanto a Tiuí, custou zero... pode ser que alguém o compre! Grande negócio não?!

Luciano Rodrigues disse...

O Varela é bom jogador, mas não a extremo clássico. Num 4-3-3 na ala é tipo para se impôr.

De resto, o SCP tem direitos de formação. Sempre me pareceu que o Varela depois da experiência excelente em Espanha, que o deixou com mercado, não mais quis renovar com o SCP. Depois da época passada em Espanha, qualquer Huelva desta vida lhe pagaria 4 ou 5 vezes o que o SCP lhe pagaria.

Peyroteo disse...

O tiui não custou zero. Custou 650 mil euros por metade do passe

Filipe disse...

Falando em ex-lagartos que saltam de clube. Quaresma no Chelsea? O Mourinho finalmente reconhece que fracassou em grande.

Vamos lá ver se o sargentão põe o minino a render.

Bruno Ribeiro disse...

Ó Mário Rui, já deu para perceber que percebes muito da coisa...

Se te desses ao trabalho de ler os relatórios de contas da FC Porto, Futebol S.A.D. saberias que o mito da grande quantidade de jogadores sob contrato dar custos exacerbados é isso mesmo: um mito! Só para te dar um exemplo, o empréstimo do Leandro dá lucro!

Mário Rui Ventura disse...

Claro que é mito Bruno... eu é que não percebo nada disto e agora apeteceu-me 'bater' no FC Porto depois de eles terem contratado o Miguel Lopes e cláusula de opção pelo outro miúdo da Académica.

O Leandro dá lucro? Pois acredito que sim, como também acredito que Ibson o dá, ou mesmo Kaz...

Mas e os outros? Quais? Alguns desta lista elaborada no ano passado...

- Liga Sagres
Edson (Emprestado – Associação Académica Coimbra) *1
Monteiro (Emprestado – Clube Futebol Estrela Amadora)
Nuno André (Emprestado – Clube Futebol Estrela Amadora)
Diogo Valente (Emprestado – Leixões Sport Club)
Scoppa (Emprestado – Leixões Sport Club) *2
Bruno Gama (Emprestado – Vitória Futebol Clube)
Bruno Moraes (Emprestado – Vitória Futebol Clube)
Bruno Vale (Emprestado – Vitória Futebol Clube)
Leandro Lima (Emprestado – Vitória Futebol Clube)
Hélder Barbosa (Emprestado – Clube Desportivo Trofense)

- Liga Vitalis
Ivanildo (Emprestado – Gil Vicente Futebol Clube)
Zéquinha (Emprestado – Gil Vicente Futebol Clube)
Castro (Emprestado – Sporting Clube Olhanense)
Edson (Emprestado – Sporting Clube Olhanense)
Stéphane (Emprestado – Sporting Clube Olhanense)
Steven Vitória (Emprestado – Sporting Clube Olhanense)
Urka (Emprestado – Sporting Clube Olhanense)
Asís (Emprestado – Portimonense Sporting Clube) *2
Bura (Emprestado – Portimonense Sporting Clube)
Nuno Coelho (Emprestado – Portimonense Sporting Clube)
Paulo Ribeiro (Emprestado – Portimonense Sporting Clube)
Rui Pedro (Emprestado – Portimonense Sporting Clube)
André Pinto (Emprestado – Clube Desportivo Santa Clara)
André (Emprestado – Varzim Sport Club)

- II Divisão
Jonathan (Emprestado – Grupo Desportivo Chaves)
Marco (Emprestado – Grupo Desportivo Chaves)
Elísio (Emprestado – Sporting Clube Esmoriz)
Mohamed (Emprestado – Sporting Clube Esmoriz)
Tiago Moreira (Emprestado – Futebol Clube Infesta)
Tiago Silva (Emprestado – Associação Desportiva Lousada)
Florin (Emprestado – Futebol Clube Pampilhosa)
Vasilic (Emprestado – Futebol Clube Pampilhosa)
André Santos (Emprestado – Sport Clube União Torreense)
Marlon (Emprestado – Sport Clube União Torreense)

- Estrangeiro
Kazmierczak (Emprestado – Derby County Football Club)
Ibson (Emprestado – Clube Regatas Flamengo)
Leandro (Emprestado – Sociedade Esportiva Palmeiras)
Vieirinha (Emprestado – PAOK Football Club)
Cláudio Pitbull (Emprestado – Fotbal Club Rapid Bucureste)
João Paulo (Emprestado – Fotbal Club Rapid Bucurete)
Paulo Machado (Emprestado – Association Sportive Saint-Étienne)

Little Phil disse...

Mas que te importa a ti a lista de ordenados pagos pelo porto? 20 jogadores desses juntos ganham menos que um da equipa titular.
E se de 2 em 2 anos sair daí um Bruno Alves, um Paulo Assunção um Pepe, ou um Bosingwa, então já valeu a pena.