sexta-feira, abril 23, 2010

Braga na "Champions"?

No que toca ao apuramento para a Champions, a imprensa portuguesa nada aprendeu com o ano passado. Como antes, continua a referir-se ao segundo lugar como se configurasse uma qualificação directa para a Liga milionária, esquecendo as dificuldades que o novo "modelo Platini" trouxe para as equipas portuguesas, no que às pré-eliminatórias diz respeito.

Na verdade, são constantes as referências à presença do Braga (previsível 2º classificado) na Champions do próximo ano, como se nada se interpusesse no seu caminho... Infelizmente, interpõe. E dado o estatuto de não-cabeça-de-série dos minhotos, a situação é ainda mais complexa. Se os campeonatos terminassem hoje, os potenciais adversários do Braga seriam:

1ª pré-eliminatória: Shakhtar Donetsk, Zenit, Fenerbahçe, Olympiakos, Ajax.

2ª pré-eliminatória: Bremen, Lyon, Tottenham e mais duas equipas vindas da 1ª pré-eliminatória (seguramente do lote acima referido).

Tarefa impossível? Certamente que não, especialmente para o Braga desta época. Mas convenhamos que seria dificílimo obter a qualificação perante adversários deste calibre, com equipas bem apetrechadas e mais experiência internacional que os minhotos. Talvez não fosse pior recordar estes dados quando se fala na "presença do segundo classificado na Champions".

katanec

11 comentários:

Jorge disse...

Depende de como se definir Champions League.
Eu considero a pre-eliminatoria como parte da competicao a que se chama "Champions League." O Braga nao tera acesso directo a "fase de grupos" ou a "main competition" como o site da UEFA se refere a fase que comeca ai, Nao vejo mal em dizer que ira jogar na Champions League. Tambem poderiamos dizer que enquanto nao acabar a fase de grupos nao e certo se os clubes envolvidos vao disputar o titulo da Champions League ou da Europa League e deveriamos considerar entao que a Champions League so comeca nos oitavos de final.
Seria como a FA cup nao ser considerada a FA cup ate a fase em que as equipas da Premier entram no sorteio.
Agora e verdade que e muito provavel que passe brevemente pela Champions League e va parar a Europa League.

último! disse...

Calma Katanec, garanto-te que em caso de vitória do Benfica... estranhamente o Braga perderá mais pontos neste três jogos que em toda a segunda volta, vai uma aposta?

Amigos, amigos.. negócios à parte, o Porto ajudou até poder mas agora estamos a falar de muitos milhões e as ajudas tem sempre um preço...

O Braga vai ser prejudicado (a ser necessário) e ainda vão dizer que o Benfica é o culpado quando o objectivo é outro, depois digam que eu não avisei.

Isto parece uma história da conspiração mas no nosso futebol, é de estranhar?

littbarski disse...

A última vez que eu li uma coisa deste género (comentário acima), dizia-se - palpitava um ilustre benfiquista - que o Braga iria perder 6 pontos, para beneficiar o Porto. Pouco depois, veio o derby minhoto, e afinal o Braga foi favorecido, para prejudicar o... Benfica.

Ficámos, portanto, a saber que, aconteça o que acontecer, até o final da época, no que à arbitragem diz respeito, ou é para tentar levar o Porto ao segundo lugar ou para tentar retirar o primeiro ao Benfica.

E é por coisas como esta, pensadas e ditas frequentemente pelos adeptos e dirigentes do maior do mundo, que, de facto, não é de estranhar que o "glorioso" vá a caminho do seu segundo título de campeão nacional, nos últimos 16 anos.

katanec disse...

Caro Jorge e Interior-Direito, obrigado pelos vossos muito interessantes comentários. Certamente que poderemos considerar as pré-elimin como fazendo parte da Champions em geral, mas todos sabemos que não é assim "na prática". É como no Mundial (ou Europeu): a fase de qualificação também faz parte da prova, mas ninguém diz que a Suécia vai ou esteve no Mundial, mas sim que falhou o Mundial.

Continuo a achar que se deveria dizer que o 2º lugar "dá acesso à fase de qualificação da Champions". E que chegar à fase de grupos é hoje, para as equipas portuguesas, uma tarefa de monta. Obrigado mais uma vez.

último! disse...

Littbarski,

A generalização que fazes é mesquinha, se eu tiver razão (o Braga acabar em terceiro) será muito esquisito depois de tanto colinho. Eu acho injusto a generalização que me fazes, já viste se me ponho a generalizar contigo e com os adeptos do clube do cotonete, aquilo parece uma peça humorística, piadas novas todos os dias, as vezes até lágrimas arranca-me de tanto rir. Mas seria injusto e tu provavelmente já compreendeste que foi um erro, por isso não vou colar-te ao rebanho que o escolheu.
Talvez seja essa a grande diferença do vosso clube, vocês entendem desta “merda”.
O facto de ser adepto há tantos anos e conhecer como as coisas funcionam e estranhamente as equipas amigas do Porto fiquem sempre bem classificadas (coincidências) me faça ser conspirativo mas se não tens duvidas que o Porto acabará em 3º?
Afirma-o já, como eu o fiz agora generalizar é palermice, não achas?
Tens de reconhecer que após uma época brilhante era estranho o Braga perder mais pontos convenientemente nas últimas jornadas e não sei porquê arrisco e continuo a afirmá-lo por ser bruxo... ou não. ;)

Pedro disse...

Último o teu nick é perfeito parao clube que idolatras.

Faz exames para a PJ. Eles adoram teorias da conspiração...

LC disse...

Littbarski, concordo com o que dizes excepto com o último parágrafo, pois esqueces de abordar o inverso...

"E é por coisas como esta, pensadas e ditas frequentemente pelos adeptos e dirigentes do maior do mundo, que, de facto, não é de estranhar que o "glorioso" vá a caminho do seu segundo título de campeão nacional, nos últimos 16 anos."

Que as arbitragens do Braga são para beneficiar o Benfica ou para prejudicar o Porto dito pelas palavra daqueles que por muito que se esforcem não passam de um clube de 20km2... e não é de estranhar que o "Glorioso" vá a caminho do seu segundo titulo nos últimos 6 anos, pois os anteriores e tu não és assim tão estupido porque sabes o que aconteceu, foram para endireitar a casa.

littbarski disse...

Último!, aquilo que eu acho ridículo é haver benfiquistas que, em vez de aproveitarem a oportunidade rara de saborear o segundo campeonato do "glorioso" nos últimos 16 anos, preferem passar a vida a construir teorias da conspiração sem sentido: desde o doping que parte dedos do pé até essa tua partilhada teoria de que quando o Braga é prejudicado pela arbitragem é para beneficiar o Porto, e quando é beneficiado é para prejudicar o Benfica, o que não falta são argumentos para o próximo filme de João Botelho. Pelo andor, perdão, andar da camioneta, não me admirava nada que ainda aparecesse por aí alguém a defender que os 4 golos invalidados ao Falcao foram para prejudicar o Cardozo.

Filipe disse...

Desde que a UEFA redefiniu o famoso regulamento anti-corrupção tornou-se-me difícil acreditar que os velhos vícios se mantenham. Não estou a ver o Porto (ou Benfica ou Sporting) a arriscarem-se a ficar sujeitos à chantagem de árbitros a quem ofereçam fruta ou rebuçados. Seis pontos tirados no campeonato é uma coisa, fora da Europa anos a fio é a ruína.

O Braga tem o modelo de jogo mais adequado ao nosso campeonato, mas em competições a eliminar falta-lhes um toque de classe. Falta-lhes um jogador tipo Falcão ou Saviola para poderem almejar a uma boa carreira na CL. Um jogador tipo Farias era capaz de dar jeito.

N. disse...

katanec:

"A racional loucura da Champions
Por Pascoal Sousa

Gestão financeira e desportiva não muda uma vírgula, mesmo com Liga dos Campeões. Marca Sp. Braga valoriza, mas clube continuará vendedor. ’Play-off’ rende dois milhões.

O piscar de olhos do Sp. Braga à Champions poderá em breve converter-se num mergulho definitivo dos minhotos na milionária piscina da UEFA. Por agora, o brilho dos milhões está à distância de cinco pontos, de uma pré-eliminatória e um play-off, se os arsenalistas terminarem no segundo lugar. Só o campeão nacional tem acesso ao cofre sem acrobacias contabilísticas ou necessidade de gastar uma gota extra de suor.

A Bola - 23.04.2010
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=202470

Petinga disse...

Sobre as teorias conspirativas, acho que o Littbarski ja disse o suficiente. Como e que e possivel ver benfiquistas a invadirem blogues de outros clubes em vez de saborearem o (raro) triunfo? Saber ganhar tambem e uma virtude...

Quanto ao modelo Platini da Liga dos Campeoes, concordo com o Katanec porque para mim o Sporting este ano falhou a presenca na Liga dos Campeoes apesar de ter perdido apenas no playoff.

E remato dizendo que nao e so por causa do Platini que perdemos os outros lugares de acesso, mas sobretudo porque Portugal nao tem clubes suficientes para aspirar a uma posicao superior aquela que ocupa actualmente no ranking. Os 2 lugares com acesso directo + 3o com pre-eliminatoria do modelo antigo estavam claramente inflacionados por causa das vitorias back-to-back do Porto de Mourinho e da final da Taca UEFA do Sporting de Peseiro - curiosamente todas facanhas em altura em que Portugal nao levava muito mais de 4 equipas as provas da UEFA.

Para que qualificar Pacos de Ferreiras, Belenenses, Maritimo, Uniao de Leiria e Guimaraes - sem qualquer desprimor por estes clubes - para serem eliminados sem gloria ao fim de 2 jogos? Ate o Braga desta epoca causou um serio rombo nas contas de Portugal que so uma boa prestacao dos 3 grandes conseguiu colmatar.

Cumprimentos