segunda-feira, dezembro 28, 2009

Também acho

"[...] Tomando como reais os valores divulgados, e contando também com os «trocos» gastos com o moçambicano Mexer, o Sporting já terá atingido a fasquia dos 9 milhões de euros em compras nesta reabertura do mercado. E há indicações de que não ficará por aqui, elevando o «investimento» para números que só serão melhor percebidos a 31 de janeiro.

Não está em causa, nem podia estar, o desejo legítimo do Sporting em reforçar o quadro de jogadores à disposição de Carvalhal. Só que esta nova abordagem destrói pela base o discurso oficial (e oficioso, também preferido por alguns opinadores) da contenção, da utilização dos meios proporcionados pela Academia, enfim, aquele discurso do orçamento remediado e nada parecido com os esbanjadores Benfica e FC Porto.

[...] talvez não seja tempo perdido teorizar sobre estas inflexões no trajecto de um clube/SAD que continua a tentar passar a mensagem da diferença e, até, da rectidão e pureza por oposição a outros eventualmente menos puros que por aí andam. Se quisermos, é só escolher qual dos aforismos melhor se aplica ao actual Sporting: «nunca digas desta água não beberei»; ou «pela boca morre o peixe»". Paulo Renato Soares, no Record.

katanec

18 comentários:

miguel_canada disse...

O que eu ainda não consegui perceber é de onde veio a massa!
Houve alguma operação coração? Fundo de jogadores ou empréstimo obrigacionista? Uma Opa Chinesa? Venderam o Moutinho e o Veloso ao Barcelona ou Real de Madrid?
Como é que após mais de 10 anos a ouvirmos os dirigentes Leoninos a dizerem que não há dinheiro para mandar cantar um cego, de repente, do(aparente)nada surgem 10 milhões de Euros para gastar?

Não quero com esta pergunta lançar alguma suspeita, nada disso!...
Quero é aprender a fazer estes milagres financeiros para ver se compro um carrito melhor e uma casa maior.

J. disse...

Katanec, sem querer fazer publicidade ao Sectorb32, acabo por te responder neste post
http://sectorb32.blogspot.com/2009/12/investimentos.html

Pedro disse...

A massa veio de um contrato com a PT e dos negócios com a camara de Lisboa.

Rui Lança disse...

Bom post, mais uma vez. Duas questões...(não tanto de onde vem o €), mas a incongruência dos actos com a tão dita luta contra o despesismo e a outra questão mais pertinente para mim: será que estes dois (ou três, com o Mexer)reforços serão mesmo mais valias?

Pedro disse...

Rui essa pergunta serve para qqr contratação que qqr clube faça. Só serão mais valias qd o provarem em campo.

João Pereira é um excelente jogador q conhece o nosso campeonato e não vai acusar a pressão de estar no sporting. É uma das melhores contratações do scp nos ultimos anos. Já o Sinama é um risco por aquilo q não tem jogado nos ultimos anos e pelo q custou. Mas só se saberá qd começarem a jogar.

Sara disse...

Excelente post? O copy-paste de um artigo fraco de um jornalista ainda mais fraco, e ressabiado (basta ler o 1º parágrafo do artigo original).

Pensem nisto: o Sporting se investir 15 milhões em Janeiro faz um investimento de cerca de 19 milhões em toda a temporada. O Porto investiu perto de 25 (se não vier ninguém em Janeiro) mas entrou bastante dinheiro. O Benfica investiu perto de 40 e já em Janeiro investiu mais de 10. Acham mesmo que o "esbanjamento" é igual?

Mr. Shankly disse...

Ó Sara, e o potencial de receitas, é igual? Algum jogador do SCp pode valer o que, por exemplo, Hulk, David Luiz, Di Maria, Cardozo podem valer?

camarao disse...

A massa veio, hipotecando o futuro. Neste caso um contrato que ainda nem sequer está bem negociado. Quando chegarem à mesa para assinar já levam as calças nos joelhos. É só inclinarem-se sobre a mesa e lá vai disto.

http://www.ionline.pt/conteudo/39370-sporting-pt-fez-chamada-banca-atendeu-o-pedido

Valdemar disse...

Mr. Shankly disse...
Ó Sara, e o potencial de receitas, é igual? Algum jogador do SCp pode valer o que, por exemplo, Hulk, David Luiz, Di Maria, Cardozo podem valer?

A resposta, é claramente sim.

Miguel Veloso, Moutinho, Carriço, por exemplo. Não vejo porque valerão menos que esses que falas.

Os reforços que chegaram valerão aquilo que renderem nos entretantos.

Parece-me claro.

De onde vem o dinheiro?

Há um negócio com a câmara de Lisboa, que está emperrado já desde 2004, que foi recentemente desbloqueado pelo executivo.(De salientar que o Benfica, ao abrigo do mesmo negócio já recebeu o deles há muito.) E a renegociação do contrato publicitário com a PT.

Também isto me parece claro.

Sara disse...

"Algum jogador do SCP pode valer o que, por exemplo, Hulk, David Luiz, Di Maria, Cardozo podem valer?"

Jogando melhor e numa equipa vencedora no Sporting qualquer Hugo Viana/Quaresma/Ronaldo pode ser vendido por 15 milhões ou mais. Da mesma forma que o ano passado se Di Maria fosse vendido por 5 milhões boa parte dos benfiquistas suspiravam de alívio.

Pedro disse...

"Miguel Veloso, Moutinho, Carriço, por exemplo. Não vejo porque valerão menos que esses que falas. "

?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

Mr. Shankly disse...

"A resposta, é claramente sim.

Miguel Veloso, Moutinho, Carriço, por exemplo. Não vejo porque valerão menos que esses que falas. "

Nesta altura, achar que qualquer um desses pode valer mais de 10 é optimismo.

Sara, não tens nenhum "Ronaldo, Viana ou Quaresma" no Sporting neste momento.

"Da mesma forma que o ano passado se Di Maria fosse vendido por 5 milhões boa parte dos benfiquistas suspiravam de alívio."
Por 5 não digo, mas por 10 sim. Mas hoje não. É uma questão de momento, e esse não é o melhor.

Gabriel disse...

Péssima política... por muito bons que sejam (ou não) os reforços, nesta altura já não vão fazer grande diferença.

Sara disse...

"Nesta altura..."

Exacto Pedro. Da mesma forma que noutras alturas, passadas e futuras, achar que "Hulk, David Luiz, Di Maria, Cardozo" valeriam mais de 10 milhões seria também com muito boa vontade. Caramba, duas palavras...Paulo...Ferreira!

ilustre.anonimo disse...

Valdemar,

"Miguel Veloso, Moutinho, Carriço, por exemplo. Não vejo porque valerão menos que esses que falas."

'Roubado' do blog do ABoronha:

"Sergio Agüero, Luca Toni, Maxi Rodríguez, Ángel di Maria o Bruno Alves. Cinco piezas cotizadísimas para el mercado de invierno, que arranca el próximo 1 de enero en las grandes ligas europeas y que promete mayores emociones que en tiempos recientes."

(elmundo.es)

ilustre.anonimo disse...

Mais um exemplo...

"André Santos, lateral zurdo del Fenerbahçe, y David Luiz, central del Benfica, son los finalistas del espectacular casting que ha realizado el Real Madrid por si se deciden a fichar en enero para cubrir la baja de Pepe."

(marca.com)

ilustre.anonimo disse...

Mais um exemplo...

"André Santos, lateral zurdo del Fenerbahçe, y David Luiz, central del Benfica, son los finalistas del espectacular casting que ha realizado el Real Madrid por si se deciden a fichar en enero para cubrir la baja de Pepe."

(marca.com)

Filipe disse...

"Sa très probable arrivée au Sporting rentrerait dans un plan de carrière. «Y rester un ou deux ans pour trouver un challenge encore plus intéressant derrière»."

Sinama citado pelo l'Equipe. Por um lado é deselegante, mas por outro significaria que o sporting teria recuperado o dinheiro...