segunda-feira, setembro 15, 2008

Vai um desafio?

Quem são os sete melhores clubes portugueses (de futebol) de todos os tempos? E por que ordem?

Os critérios a utilizar são algo subjectivos, claro, e passíveis de discussão. Mas creio ser possível elaborar uma lista mais ou menos consensual: palmarés nacional e internacional; número de sócios e adeptos; dimensão do clube (estádio, projecção mediática, importância social, etc.); peso e qualidade específicos no quadro do futebol actual. Haverá outros, claro...

Na segunda-feira à noite publico os resultados obtidos nos comentários e farei um post com o meu Top 7. Divirtam-se!

katanec

69 comentários:

Gonçalo Cabral disse...

Porto
Benfica
Sporting
Belenenses
Guimarães
Académica
Boavista

nelson_oliveira16 disse...

Porto
Benfica
Sporting
Belenenses
Boavista
Académica
Guimarães

Jose Alberto Cheu disse...

Porto
Benfica
Sporting
Boavista
Guimarães
Boavista
Setubal

mike shinoda disse...

Porto
Benfica
Sporting
Boavista
Vitória Sport Clube
Belenenses
V. Setúbal

master kodro disse...

Benfica
Porto
Sporting
Belenenses
Vitória SC
Vitória FC
Boavista

Quero deixar um aplauso para a um adepto da Académica a colocar o Vitória minhoto à frente da Académica (o Gonçalo Cabral) e a um adepto do Vitória a colocar o Boavista à frente do seu clube (o Mike Shinoda). Assim é que é bonito.

Infante disse...

É muito dificil misturar as coisas.

Se falarmos em adeptos, é óbvio que no campeonato não-estarolas, o Guimarães lidera claramente (apesar de ser um caso típico de "em terra de cegos,...", num dos principais campeonatos, seria um clube perfeitamente vulgar)

Mas no que diz respeito a palmárés, o do VSC é uma miséria e nem chega aos calcanhares do Boavista, por exemplo, que apesar de todos os seus problemas, é o 4º clube português isoladíssimo, em conquistas...


Porto
Benfica
Sporting
Boavista
V. Guimarães
V. Setubal
Belenenses


Penso que misturando todos os critérios, será dificil colocar outra equipa além destas 7. O Braga surgiria em 8º, como é óbvio. Académica é um clube simpático, mas numa tabela destas só pode ser para rir...

master kodro disse...

Claro que dá para ver de muitas formas, infante. Em conquistas, o Boavista ganha o 4.º lugar. Mas em presenças na 1.ª Liga fica a 12 do Vitória e mesmo a 5 (6 agora) da Académica. Tem até menos do que o Braga. Nem tem os 4 quartos-de-final do Vitória de Setúbal em competições europeias (apesar de ter uma meia e de ter mais presenças), que também tem títulos, 3 taças. De sócios e adeptos nem vale a pena falar e a situação actual é uma gota no oceano da história.

master kodro disse...

As coisas chegam a um equilíbrio absurdo que, tomando as participações na I Liga com Vitória e Boavista ao mesmo tempo, o Vitória ficou à frente em 25 e o Boavista em 23.

Nuno disse...

Benfica
Porto
Sporting
Boavista
Belenenses
Braga
Guimarães

José disse...

Boas!

Embora o Porto já leve duas Ligas dos Campeões, uma UEFA e duas Intercontinentais, o SL Benfica ainda tem o primeiro lugar desta lista, talvez esteja aqui o maior motivo dos casos de corrupção que têm manchado nosso futebol! É que pra se ser grande, temos de ser inteiros e aí entra a "implantação social", que o Benfica, apesar de ter perdido pujança de resultados, mantém!


SL Benfica
FC Porto
SC Portugal
CF "Os Belenenses"
Boavista FC
Vitória FC
Vitória SC

PS - O Braga e o Guimarães a manterem esta regularidade vão fazer alterar a configuração a esta lista.

Insurrecto disse...

Benfica
Sporting
Porto
Guimarães
Braga
Boavista
Académica

BdB disse...

1º - Porto
2º - Benfica
3º - Sporting
4º - Belenenses
5º - Académica
6º - Vit. Setúbal
7º - Vit. Guimarães

O 1º e 2º é uma grande dúvida, pois Porto e Benfica são muito semelhantes em termos de títulos, se em numero de adeptos o Benfica leva a melhor, já em termos de implantação futura o Porto leva vantagem. Coloco o Porto em 1º porque a verdade é que hoje em dia, futebolisticamente, a bandeira de Portugal é o Porto.

O 3º é óbvio, o Sporting está num patamar inferior aos outros dois mas claramente acima dos que estão abaixo.

Vem depois a parte mais complicada. Havia 4 lugares para um leque de 5/6 equipas. Excluí o Boavista pela ausência de sustentação do clube que teve um apogeu curto (2/3 décadas).

Belenenses e Académica têm, a grande distÂncia, vantagem em termos de implantação social em relação aos restantes. Se no Belenenses há uma certa tendência a diminuír essa dimensão humana (por laxismo do clube e falta de resultados desportivos), na Académica penso que a implantação nacional também se vai diluindo, mas esse é a bandeira de uma cidade. Como o Belenenses tem um palmarés desportivo incomparavelmente superior, temos assim o 4º e 5º.

Vêm depois os 2 Vitorias. Se o de Guimarães parece ter grande implantação, isso para mim é um mito urbano. Tenho inveja dos adeptos do Guimarães, atenção. Mas a verdade é que não há qualquer implantação nacional do clube e poucas dezenas de milhares de adeptos terá. Já o Setúbal, tem uma implantação ligeiramente inferior, também mais disseminada, mas leva a melhor pelo palmarés.

Boa discussão! ;)

master kodro disse...

Luciano e essa Liga Zandinga? Humm? Humm? És um histórico, pá...

JNF disse...

Não interessa só quem ganha, mas com que justiça (desportiva, se é que me faço entender) se ganha:

SL Benfica
Sporting CP
FC Porto
CF Os Belenenses
Boavista FC
Vitória SC
Vitória FC

condor disse...

Porto
Porto
Porto
Porto
Porto
Porto e a seguir é o Porto!Nem que seja só pelo facto de conseguir ser o melhor e o mais ganhador neste país que o odeia e tudo faz para o derrotar!É preciso ser muito grande e imponente!Alias,unico no planeta!

david disse...

Os três primeiros nem merece discussão:
Benfica
Porto
Sporting

obviamente por esta ordem. A partir daqui é mais complicado mas aqui fica a ideia que tenho, embora a história do futebol português não seja o meu forte:

Boavista
Setubal
Belenenses
Guimaraes

nelson_oliveira16 disse...

jnf, na Champions o Porto tambem servia cafés com leite, não era?

BAD-RELIGION disse...

Isso de todos os tempos é mt raltivo pra mim, porque só vejo futebol ha uma dezena e tal de anos, mas mesmo assim:

Benfica
Porto
Sporting
Braga
v.Guimarães
Boavista
Belenenses

Da Rocha disse...

É quase 'óbvio' este top, mas cá vai:

Porto
Benfica
Sporting
Boavista
Belenenses
V.Setúbal
Vitória SC

Fica o SC Braga de fora do meu ranking, por umas míseras centésimas. Na volta enganei-me nos cálculos, vou rever...

Fredy disse...

Porto
Benfica
Sporting
Boavista
Belenenses
V.Setúbal
Leixões :p

cparis disse...

Depende do peso que quiseres dar a cada item, mas assim de cabeça:

Benfica
Porto
SCP
Boavista
Belenenses
Setubal

E o 7º não consigo sem ver mais uns dados. Mas olhando para os seis de cima, acho que consegues sempre ordená-los de maneira diferente se deres mais peso a umas coisas ou outras.

Miguel disse...

Não leves a mal mas respondi no Sector ;)

master kodro disse...

Faço um rapto e trago a tua resposta para aqui:

1º - Benfica
2º - Porto
3º - Sporting
4º - Belenenses
5º - Boavista
6º - Vit. Guimarães
7º - Vit. Setubal

Miguel - Sector B32

master kodro disse...

jnf, já agora gostava de saber qual é o raciocínio genial que te leva a considerar a justiça desportiva para colocares o Porto em 3.º e o Boavista em 5.º, à frente dos Vitórias.

E obrigado pela referência no bnrb:

"3. As picardias com os "génios" MK (442), Gonçalo e Nuno (do Entre Dez)."

É muito bom saber que temos fãs tão inteligentes.

mister disse...

FC Porto
Benfica
Sporting
Boavista
Belenenses
Setúbal
Guimarães

JNF disse...

O Porto está em terceiro porque ganhou muitos títulos, é um facto, mastambém ganhou-os de uma forma duvidosa (eufemismo). O Boavista, além de ter chegado a umas meias-finais da Taça UEFA é um clube que transporta uma mística (tão grande como a do Guimarães) e além disso conseguiu, nos últimos anos, colocar tantos jogadores na selecção (ou mais) do que o Vitória. Assim de repente lembro-me do Petit, do Ricardo, do Jorge Silva. Do Vitória lembro-me do Pedro Mendes e do Meira apenas. O Paneira obviamente não conta pois arrecadou a fama e a reputação noutro lado.

Quanto à referência no bnrb é assim mesmo. Não retiro uma vírgula. Acho piada às vossas picardias. Só isso. E chamo-vos "génios" porque acham que têm sempre razão (como qualquer adepto de futebol normal). Não leves isso como um insulto ou provocação, não é essa a minha intenção.

Rizzo Da Rat disse...

FC PORTO
SL BENFICA
SPORTING CP
OS BELENENSES
VITÓRIA GUIMARÃES
BOAVISTA FC
VITÓRIA SETÚBAL

master kodro disse...

É isso, então. Para ti, o Porto ganhou de forma duvidosa. O Boavista não. Já percebi o critério. O Jorge Silva é bem apanhado. Muito melhor que o Pedro Barbosa, de repente. Os "génios" são, afinal, adeptos normais de futebol. Claro.

Gostei mais do critério do infante, o dos títulos, em que o Boavista é claramente o 4.º.

bgvp disse...

Benfica
FC Porto
Sporting
Belenenses
Boavista
Vitória de Guimarães
Vitória de Setúbal

Infante disse...

MK, mas de facto, em termos de jogadores de selecção, o Boavista é também o 4º e na época de 2000/01 chegou a ter 4 jogadores na selecção: Ricardo, Petit, Frechaut e Litos - podes gozar com os 2 ultimos jogadores, mas eles estiveram lá, pronto, e na altura eram considerados dos melhores portugueses nas suas posições. Não queres falar no Rogério Matias, pois não? :)

Gostei também do BDB ter excluido o Boavista dos 7 primeiros por ter um "apogeu muito recente". Sim, sim, o Boavista começou a ir regularmente à Europa há mais de 30 anos (quase metade da história do campeonato português), enfim, é muito recente, não haja duvida...

O problema destas listas dos "melhores de sempre seja no que for" é a tentação de valorizarmos apenas o passado mais longinquo e desprezarmos um pouco o passado mais recente (daí vermos o Belenenses em 4º nalgumas listas, um clube que nos ultimos 20 anos deve ter ido umas 3 vezes à Europa...

master kodro disse...

infante, eu não posso contrariar o teu critério, que é inequívoco. Mas posso contrariar um critério que coloca o Porto abaixo do Sporting por "questões duvidosas" e que se esquece dessas mesmas questões no que toca ao Boavista. Ou o critério Jorge Silva (em que pode entrar o Rogério Matias, já que falas nele).

Vou deixar aqui uma lista que fiz.

JNF disse...

Master Kodro, não entres na desconversa. O futebol não é tão fácil como as mulheres acham nem tão dificil como tu e o Luis Freitas Lobo pensam.

master kodro disse...

"Campeões" virtuais sem os três grandes (embora contem os resultados com estes incluídos):

Belenenses, 25
Boavista, 16
Vitória SC, 13
Braga, 7
Vitória FC, 4
Atlético, 3
Académica, CUF, 2
Carcavelinhos, Nacional, 1

Salvo erros, possíveis, em top7:

Equipas com mais 1.º na Liga
SLB, 31
FCP, 23
SCP, 18
BEL, BOA, 1

Equipas com mais 2.º
FCP, 24
SLB, 23
SCP, 18
BEL, BOA, 3
AAC, VFC 1

Equipas com mais 3.º
SCP, 24
BEL, 15
SLB, 14
FCP, 9
VSC, 4
VFC, 3
BOA, 2

Equipas com mais 4.º
FCP, 11
SCP, BOA 10
VSC, 9
BEL, BRA, 8
SLB, 4

Equipas com mais 5.º
VFC, 9
BEL, VSC, 8
AAC, 6
SCP, BOA, BRA, MAR, 4

Equipas com mais 6.º
VSC, 12
AAC, 8
BEL, 7
VFC, 6
BOA, 5
BARR, 4
BRA, MAR, Covilhã, Atlético, 3

Equipas com mais 7.º
VFC, 9
BEL, 8
VSC, BRA, 6
AAC, BOA, MAR, UL 4

Os terceiros lugares do Belenenses são brutais e incomparáveis.

master kodro disse...

jnf, estou a discutir critérios. Se achas que discutir critérios é desconversar, então estou a desconversar. Mas pelo menos "desconversa" também, porque nem o Luís Freitas Lobo nem as mulheres foram chamados à conversa.

Porque é que para ti as vitórias do Boavista não são tão duvidosas como as do Porto? Imagino que não seja por causa da carreira do Jorge Silva na selecção.

Grilo Falante disse...

Alverca;
Farense;
Salgueiros;
Clube Académico de Futebol (Viseu);
Tirsense;
Leça;
Boavista.

david disse...

Eu gostava de compreender sob que prisma é que conseguem concluir que o Porto é o melhor clube da história do futebol português. Não estamos a falar dos últimos anos, estamos a falar da história do futebol português desde a sua génese. Se a tendência dos últimos anos se mantiver, talvez daqui a uns 10 ou 15 anos possamos analisar de novo os dados e concluir que o Porto ultrapassou o Benfica. Mas neste momento, a história é clara: o Benfica tem mais títulos e tem no global da história do campeonato português uma posição muito superior ao Porto. Havia há tempos uma tabela onde se somavam os pontos que cada equipa obteve ao longo dos campeonatos de futebol e a última vez que vi tal tabela o Benfica liderava destacado enquanto o Porto estava ainda num nível próximo do do Sporting. Quanto a taças de Portugal o Benfica continua a ter mais. Na Europa o Porto tem mais um título, numa competição em que o Benfica também atingiu uma final. Na Taça dos Campeões/Liga dos Campeões o número de títulos é o mesmo, mas o Porto está muito longe das 7 finais do Benfica. Onde o Porto leva vantagem é nas competições ganhas através de um único jogo: supertaça, supertaça europeia e intercontinental. Mas esse tipo de competições não exprime regularidade e não me parece que possa pesar tanto como, por exemplo, um campeonato nacional ou mesmo uma taça de Portugal.

A mim parece-me claro que pesando todos os resultados na balança, o primeiro lugar do Benfica não se pode colocar em causa. E se quisermos incluir critérios que não os resultados, o Benfica ganha em número de adeptos e ganha na dimensão global do clube. Em termos de projecção mediática o Porto ultrapassou o Benfica muito recentemente, mas não nos podemos esquecer que durante décadas foi o nome do Benfica de longe o mais conhecido lá fora.

Enfim, nem sei para que me dei a este trabalho. Já sei que a maioria dos adeptos do Porto não vai concordar. Mas a mim parece-me óbvio que perante a pergunta "qual é, neste momento, o melhor clube português de todos os tempos?" a resposta só pode ser uma.

BdB disse...

Infante, eu no meu comentário deixei bem claro que o Boavista teve um apogeu de 2/3 décadas. Inegável. Porém, é um clube que nunca teve sustentação popular (o numero de sócios só crescer em anos recentes em campanhas eficazes, mas duvidosas, que ofereciam o 1º ano de sócio...) e que antes desse apogeu era um clube banalíssimo.

Por outro lado, fala-se muito do Braga, mas efectivamente este clube vive um período "louco" nestes últimos 5 anos, mas que não correspondência no passado.

É tudo muito complicado de avaliar, são demasiados critérios que para uns ou outros podem ter mais ou menos peso. Por exemplo, já se fez aqui um apanhado das posições finais. Se formos ao "campeonato dos campeonatos", há meia dúzia de anos o enorme Atlético ainda era 9º ou 10º...

Ah, e convém não esquecer a mentira em que vive o futebol português: o Campeonato Nacional disputa-se há 90 anos e não há 70, como nos querem fazer crer. Curiosamente, foi há 70 anos que começaram a ganhar quase sempre os mesmos...

É estranho um Notts County dizer orgulhosamente que foi campeão britânico em 1890 e o Olhanense não se poder orgulhar do seu título nacional.

To Ginja disse...

Antes de mais, sou adepto do FC Porto...

1) Benfica
2) FC Porto
3) Sporting
4) Belenenses
5) Boavista
6) Académica
7) Vitoria Setubal

nelson_oliveira16 disse...

jnf, podias usar também o seguinte critério: O Benfica foi, durante muito tempo, o clube do Governo. É tão plausível como o teu da justiça desportiva, não achas?

nelson_oliveira16 disse...

Atenção! É só um argumento ou lá como quiserem chamar. Não me julguem por isso ;)

Fredy disse...

exacto David..nao ha duvidas..o melhor clube é o Porto, o maior é o benfica :P

master kodro disse...

Concordo com o david.

JNF disse...

nelson_oliveira16, aconselho-te a ler isto:

UMA MENTIRA REPETIDA MUITAS VEZES (3)

é um texto do LF, do site vedetadabola.blogspot.com

o texto data de 18/07/2008. vai lá, lê aquilo e depois voltamos a falar

luis disse...

1º - Benfica
2º - Porto
3º - Sporting
4º - Belenenses

Até aqui não há dúvidas possíveis.

5º - Boavista
6º - Vit. Guimarães
7º - Vit. Setubal

Littbarski disse...

Essa dos pontos somados faz com que o Benfica de Camacho, 2º em 2004, seja melhor do que o de Trapattoni, campeão em 2005. São critérios. Pessoalmente, uso-os para desempatar ou para contar os terceiros lugares do Belenenses e do Guimarães. Como qual que dá o peso que quiser àquilo que muito bem entender; porque não troco (não leves a mal, david) a Taça UEFA, a Supertaça Europeia e as duas Taças Intercontinentais pelos pelos 8 campeonatos que o Benfica (ainda) tem de avanço; porque prefiro ser adepto de um clube ganhador, com 1 ou 2 milhões de adeptos, do que de outro com 6 milhões, mas que estagnou numa história longínqua e que ganha cada vez menos, coloco o Porto em primeiro lugar. Obviamente...

Porto
Benfica
Sporting
Boavista
Belenenses
Setúbal
Guimarães

Vimaranes disse...

Benfica
Porto
Sporting
Belenenses
Vitória SC
Boavista
Vitória FC

Littbarski disse...

E era "como cada qual dá" e "pelos 8 campeonatos". Agora, olha, fica assim.

Pedro disse...

peço a lista de clubes com supertaças e taças de portugal. já agora taça da liga, pra reforçar o setubal...
Nos 6ºs lugares esqueceste-te do SLB -1 .. e nao foi a mtto tempo.

Virgílio Bernardino disse...

Titulos, conquista de competições e a importancia das competições são o meu citério . Um campeonato não tem o peso de uma taça ou supertaça, logicamente. Uma conquista europeia tb terá q ser vista como superior a um campeonato... São os titulos q ficam gravados na história. E falo só na modalidade rainha (futebol). Pq se fosse o conjunto de tds as modalidades já se sabe q que quem lidera é o SCP. O meu clube!

A minha classificação:

SLB
FCP
SCP
FCB
BFC
VFC
O 7.º não faço ideia... Mas aposto na AAC

O VSC não me lembro de alguma vez ter conquistado uma competição... Nem Taça de Portugal ou consequentemente Supertaça... Nicles, Isto apesar de reconhecer o forte apoi social que hoje em dia possui! Os vimaranenese Já merece uma conquista!

SL!

leaoconselheiro disse...

Sobre os 4 lugares:

1- Guimarães: porque um clube é feito de pessoas e aí o Guimarães é 4º.

2- Boavista: Pela importância do palmarés num passado recente.

3- Braga: Pela dimensão e importância que tem hoje (leia-se nestes últimos anos) no futebol portugues. É o 4º a nível desportivo.

4- A dúvida é entre Setubal e Belem. Vou pelo Setubal porque... Não tem 1 título mas tem um notável palmarés e com mais relevancia nos últimos anos (quantas competições ganhou nos últimos 10 anos?) e porque deve ser o 5º clube nacional a nível de apoio.

david disse...

Fredy,
eu punha antes as coisas assim: o melhor clube da história do futebol português é o Benfica e o melhor clube da história recente do futebol português (últimos 20 anos) é o Porto.

RA disse...

olha gente a colocar o fcp à frente o BENFICA. hilariante.

kovacevic disse...

Porto
Benfica
Sporting
Belenenses
Boavista
Vitória (Guimarães)
Vitória (Setúbal)

master kodro disse...

pedro, "em top7" está lá escrito, mas não é para enfeitar.

master kodro disse...

Já temos uma Supertaça, Virgílio.

nelson_oliveira16 disse...

Aquele texto é brilhante, obrigado por me teres aconselhado a lê-lo.

Nuno disse...

Apesar de toda a análise estatística feita ao longo deste post, prefiro definir a minha lista pela sensibilidade que tenho da grandeza de cada clube.

1º Benfica
2º Porto
3º Sporting
4º Boavista
5º Belenenses
6º Vitória de Setúbal
7º Vitória de Guimarães

Se tivesse que colocar mais 3 equipas para fazer o Top 10, estas seriam:
8º Académica
9º Leixões
10º Braga

Pepe disse...

Antes de mais obrigado a todos os que se referiram ao Vitória como VItória, VFC, Vitória de Setúbal ou semelhante. A todos os outros, um abanão de cabeça...

Pese a subjectividade inerente, achei interessante este desafio. E sem recorrer a nada nem efectuar qualquer consulta deixo aqui a minha percepção...

1º Coração>Razão - Vitória Futebol Clube

1º SLB
2º FCP
3º SCP
4º CFB
5º BFC
6º VFC
7º VSC

Perto destes deverão andar a Académica e o Sp.Braga, seguidos pelo Marítimo, embora este tenha uma história recente. Pela mística destacam-se também o Leixões, Atlético(anda por baixo há 2 décadas) e a CUF, que entretanto se extinguiu. O Farense era um clube significativo e talvez andasse a cheirar o Top Ten...Infelizmente também já não anda por cá...

Saudações e boa sorte a todos nas competições europeias

Virgílio Bernardino disse...

Ok, MK!

De qlq forma julgo que a Académica tem mais trofeus conquistados!

Atenção que estou a tentar ser o mais objectivo possível e deixar a minha simpatia de fora destas cogitações. O VSC é 4.o no apoio, disso não restam dúvidas... E eu aprecio muito esse aspecto. Mérito aos vitorianos que são apenas e só adeptos do clube da sua cidade ou região!! Nem em Setúbal, Braga ou Coimbra, esse fenómeno acontece...

Abraço!

master kodro disse...

Tem uma Taça, Virgílio, a primeira, conquistada em 1939. A nossa Supertaça é de 1988. Depois a Académica tem 3 finais de Taça perdidas e nós temos 4 (foi numa delas que fomos à Supertaça). Como é óbvio, não sei estas coisas todas. Mas estes desafios são óptimos para procurar um pouco de história.

Virgílio Bernardino disse...

:)...

E nas questões da estatistica és (quase) imbativel...

Só mais um dado: os adeptos da Académica ainda hoje se queixam de um campeonato surrupiado pelo Benfica nos anos 60... foram vice-campeões, apenas ultrapassados na ultima jornada!

Mas pronto, olha a minha classificação fica então com AAC e VSC ex-equo em 7.º!! ;)

Obrigado pelo esclarecimento!

Abraço!

José disse...

Boas!

nelson_oliveira16, com todo o respeito tens de formatar aí a máquina pra ver se consegues assimilar as coisas como elas se passaram!

Digo eu...

master kodro disse...

Não sou eu, é a revista Record, a rssf, o maisfutebol...

Capucho disse...

Eu sugeria uma coisa muito mais arrojada, oh MK! Que tal, escolher os 11 melhores 11 de sempre do futebol português (p.e.
1ºFCP- 2003/2004,
2º SLB - 1961/1962
3º Sporting/1953/1954, etc...), ou dizer mesmo os jogadores do 11?

Quyanto a este:

1º FcP
2º SlB
3º ScP
4º VsC
5º Stewball
6º Belém
7º Bye bye Boavista.

nelson_oliveira16 disse...

Lá tou eu a ser julgado... Se calhar tens razão, josé, é que não tou a ver o que queres dizer com isso. Não sabia o que se passou e continuo a não saber, embora aquele artigo seja muito convincente.

José Leal disse...

Benfica
Porto
Sporting
Boavista
Belenenses
Vitoria Setubal
Braga

condor disse...

Rapazes,se não se importam gostaria de deixar aqui a minha opinião e a opinião da minha querida avózinha em relação aos dez melhores e maiores clubes portugueses!Então com vossa licensa aqui vai:
1ºFutebol Clube do Porto!
2ºFutebol Clube do Porto
3ºFutebol Clube do Porto
4ºFutebol Clube do porto
5ºFutebol Clube do porto
6ºFutebol Clube do Porto
7ºFutebol Clube do Porto
8ºFutebol Clube do Porto
9ºFutebol Clube do Porto
10ºFutebol Clube do Porto
Se houvesse necessidade de escolher um décimo primeiro clube,eu penso que a minha escolha recaíria no Futebol Clube do Porto,isto por razões óbvias!Claro que existem outros clubes de grande dimensão como o Leixões,o V de Setubal,o Belenenses,a Académica"Por falar em Académica,preocupa-me muito o facto de o novo presidente da justiça da federação ser adepto da Académica!É que neste país quando um vermelhoide não quer dar nas vistas diz que é da Académica!"Quanto ao glorigozo eu acho que é apenas o mais grande!pelo menos para aqueles que dão valor a estas questões do guiness of the records!Quanto ao sporting,enquanto não se medir a grandeza dos clubes pelos decibeis debitados enquanto choram lágrimas e ranho não podem aspirar a ser um grande clube!Agora vou nanar e de consciencia tranquila,apesar dos meus amigos lampeões e lagartos passarem a vida a pôr em causa a justeza das vitórias do meu clube!

master kodro disse...

Parece-me uma excelente ideia, capucho. Mas tem um problema: quantos de nós que aqui andamos todos os dias têm mais de 35 anos? As minhas memórias acabam no Dino Zoff, no Sócrates e no N'Kono e mesmo essas não são nada famosas...

Capucho disse...

é MK, alguém já chamou ao jogo Itália 3, Brasil 2 "O fim do futebol arte" (Sevilha, 5 de Julho de 1982).

A partir daí, just business!