segunda-feira, abril 13, 2009

Sporting na "Champions": uma antevisão

Agora que parece claro que o Sporting será o segundo classificado, proponho um pequeno estudo sobre os seus potenciais adversários nas pré-eliminatórias da Champions na próxima temporada. [Nota: as regras mudam este ano; para mais informação consultem isto ou isto]. Se os campeonatos terminassem agora, teríamos o seguinte quadro:

Primeiro obstáculo (2ª pré-eliminatória): Dínamo de Moscovo, Standard de Liège, Twente, Glasgow Rangers, Shakthar, Besiktas, Timisoara, PAOK Salónica ou Sparta de Praga.

Segundo obstáculo (3ª pré-eliminatória): Génova, Arsenal, Valência, Hamburgo ou Bordéus.

À primeira vista, parece-me mais fácil do que esperava quando conheci as novas regras. Existem adversários perigosos, mas apenas o Arsenal me parece claramente de outra galáxia. Contudo, o cenário pode tornar-se mais espinhoso, caso ocorram algumas alterações nas tabelas classificativas. Equipas como Ajax, Panathinaikos ou Fenerbahce (2ª pré-eliminatória), e Lyon, Bayern ou Milan (3ª) podem ainda cair neste quadro competitivo, fazendo prever encontros de dificuldade muito significativa.

katanec

8 comentários:

Joao disse...

A anlise nao esta totalmente correcta. em ambas as eliminatorias existem cabecas de seria determinados pelo coeficiente da uefa. O sporting e cabeca de serie nas duas eliminatorias. para esclarecimentos ver o site do costume (http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/data/index.html)

Na segunda o sporting (18o) esta ;a frente de genova, bordeus, valencia e hamburgo. sendo o psv o 15o, o sporting nao apanharia nem arsenal, valencia nem hamburgo..

FIL disse...

Parece-me que relacionar únicamente o Sporting com a Champions não mencionando, por exemplo, o Benfica, é despropositado. Ainda faltam muitos pontos...

Pedro disse...

O campeão tem acesso directo enquanto q o segundo classificado tem q fazer duas prés?

Xiça...

Francisco disse...

E o Sporting não pode calhar com equipas que vêm da 1ª pré-eliminatória?

katanec disse...

Caro Joao, obrigado pelo comentário. Não consigo encontrar uma info esclarecedora qt ao problema dos cabeças-de-série. Se for como dizes, a minha info está de facto incompleta e o caminho para o Sporting parece bem mais interessante (embora possa apanhar Olympiakos, Celtic ou Dinamo de Kiev, escapa-se ao Arsenal e outros tubaroes eventuais).

Caro Francisco, este ano vai ser uma confusao, há dois "caminhos" nas pré-eliminatórias. O Sporting só entra numa fase terminal e não pode apanhar equipas "fracas" da 1ª pré-elimin.

luissm disse...

Hei, calma aí com os pessimismos!

Existe aquela coisa dos cabeças de série...

O Sporting (ou quiçá o FCPorto ;)) jogará a terceira pré (a que chamas segunda) contra os cinco piores de Dínamo de Moscovo e segundos classificados de Holanda, Roménia, Grécia, Ucrânia, Turquia, Escócia, Bélgica, Rep Checa.

A eliminatória seguinte inclui os cinco que passarem mais os quartos classificados de Inglaterra, Espanha e Itália e os terceiros de Alemanha e França. Se o Sporting passar também será cabeça de série (a não ser que haja uma conjugação maluca de resultados por essa Europa fora).

Assim, a terceira pré será contra (aos dias de hoje...) Twente, PAOK, Dinamo Moscovo, Standard e Timisoara.

Admitindo que nesta eliminatória passarão os cabeças de série, na quarta pré os adversários serão Besiktas, Glasgow, Sparta Praga, Genova e Bordeus.

Tira lá daí o Arsenal, o Valência e o Hamburgo.

E para Lyon, Bayern ou Milan serem possíveis adversários, é preciso que fiquem em terceiro o Lyon e o Bayern e em quarto o Milan e... ainda... que o Villareal fique em quarto.

Só assim, se não em engano, é que o Sporting não será cabeça de série na última pré (pensando que passa a terceira...).

A ver se isto corre pelo melhor!

katanec disse...

Como escrevi acima, não consegui encontrar info clara sobre se a lógica dos cabeças de série se aplica ao play-off final (ou se, pelo contrário, serão os "5" de topo contra os outros). Se for como dizes, caro luissm, o caminho é muito mais acessível. Felizmente!

Um abraço!

luissm disse...

A regra normal nos regulamentos da UEFA é que nas fases de qualificação e nas fases de grupos exista a separação entre cabeças de série e o resto.

Artigo 8 da Champions League 2008/09 (o de 2009/10 não está disponível).