Há duas épocas (03/04) os clubes com mais empates na primeira liga - 12 - foram a União de Leiria de Vítor Pontes e o Rio Ave de Carlos Brito. Na época passada (04/05) os clubes com mais empates foram, outra vez, a União de Leiria de Vítor Pontes (14) e o Rio Ave de Carlos Brito (17). Esta época, a distinção cabe, precisamente, ao Boavista de Carlos Brito (12 empates). E em quarto lugar aparece o Vitória de Guimarães de Vítor Pontes, que tem um registo de 8 empates em 17 jornadas contra 1 empate em 14 jornadas do seu antecessor, Jaime Pacheco.
Vítor Pontes e Carlos Brito são os campeões da divisão de pontos na primeira liga e defrontam-se depois de amanhã no Estádio D. Afonso Henriques. Os dois treinadores estabeleceram recordes na União de Leiria e no Rio Ave e actualmente repetem a tendência no Vitória de Guimarães e no Boavista. Com eles, até o dragão João Pinto arriscava um prognóstico antes do jogo. O problema é que as circunstâncias são especiais e desta vez estão proibidos de empatar. Ambos dependem da vitória para chegar aos objectivos que perseguem - as competições europeias no caso do Boavista, a permanência no caso do Vitória de Guimarães. Antevê-se um braço-de-ferro intenso. Quem vai ceder primeiro?
ps - Os 17 empates do Rio Ave 04/05 são uma marca histórica no futebol português. Em 68 anos de primeira liga só houve performances semelhantes em 87/88 quando o número de jornadas subiu para 38. Penafiel e Braga acabaram com 18 empates e Marítimo e Elvas com 17.
ps2 - Vítor Pontes empatou 39 por cento dos jogos dirigidos em quatro épocas no escalão máximo, enquanto Carlos Brito apresenta um registo de 35 por cento de empates em oito épocas.
15 comentários:
Pena não haver mais posts como este, que valessem a pena e com bastante interesse.
Já agora, parece-me que Abrantes Mendes acabou de dar um tiro no pé. A sua eleição já parecia pouco provavel, mas depois disto...
"Abrantes Mendes quer Couceiro
NA SAD E PARA O FUTEBOL", in Record
Defense... defense...
Infelizmente, acho que o Guimarães vai levar a melhor. Apesar da posição em que se encontram, eles estão motivados pela vitoria frente ao Penafiel e pela perspectiva de casa cheia na 6ª. E também pela certeza de que mesmo um empate neste jogo poderá ser-lhes fatal (não estou a vê-los a pontuar no Dragão, mesmo que o FCP já seja campeão e o último jogo frente ao Estrela pode não servir para nada).
Em relação ao meu Boavista, infelizmente a equipa está completamente destroçada, como se viu na 2ª parte frente ao Benfica e aquele balneário não deve ser o mais unido do mundo neste momento. A nosso favor, o facto do Cadu não jogar (quando é que o Brito vai apostar de vez no Cissé ?) e o Tiago também está em dúvida (espero que não jogue, entra o Essame). Estas jornadas assemelham-se muito ao final dos últimos campeonatos, só derrotas e a Europa por um canudo. A nossa sorte é que o Nacional ainda é pior. Só por isso, a UEFA ainda é possivel.
FORÇA, BOAVISTA !
Infante Kurika
este ex-operador deve ser parvo, quer mais posts destes e depois fala de algo que não tem nada a ver
Caro Infante Kurika, era bom que tivesses razão, ah pois era... mas olha que os dias que se vivem no Bessa são o paraíso comparados com os de Guimarães...
Se o Pontes - TEIMOSO, BURRO DE MERDA - voltar ao 4x3x3 do início da sua campanha em Guimarães (com pontas-de-lança/avançados-centro a extremos, como o Dário, o Manoel ou o Antchouet) só com um milagre é que não te qualificas para a UEFA. Oxalá me engane.
Excelente análise kova. Não pode ser coincidência...
Caro anonymous,
o meu comentário sobre as eleições era para o Kova, que é sportinguista (e mesmo que não fosse...)
Mas se quer tanto que eu comente mais incisivamente o post em si, cá vai disto.
Sinceramente espero que o Guimarães ganhe, nem que seja por ser a unica equipa (fora do grupos dos chamados grandes) que conta como totalista em todas as edições da 1ª divisão / 1ª Liga portuguesa. Apesar de alguns dos seus adeptos serem reconhecidamente violentos (vide casos de outros anos com o Braga, só por exemplo), tem uma massa associativa das que mais vive e apoia o seu clube.
Quanto ao Boavista, vai acabar por ir À UEFA, de qualquer maneira, portanto é-lhe indiferente este resultado (apesar de não parecer, aos mais incautos/ingenuos).
Gostei muito da estatistica apresentada, por mostrar coisas que quase ninguem sabia ou se lembraria de procurar, se não o lesse aqui.
Espero ter-lhe satisfeito a curiosidade, anonymous.
A propósito, não foi o Inter de Milão que ainda o ano passado empatou que se fartou? Este "crime" de jogar para o empate compensa? Velha questão. A alteração do sistema pontual que premeia as vitórias com 3 pontos em vez de 2 bem quis contrariar isto mas o facto é que o célebre "autocarro" é prática comum em Portugal e ajuda a piorar os espetáculos.
Calculo que Carlos Brito e Vitor Pontes argumentarão com o ovo ou a galinha, que se tivessem uma equipa de topo para treinar, com outros recursos, jogariam ao ataque...que se não jogassem assim as equipas que treinam acabariam pior ainda, ou que não são particularmente defensivos tratando-se de mera coincidência etc...mas da estatistica não se livram. Haverá sempre quem tenha as mesmas percentagens apresentadas, mas com derrotas, dirão: arriscamos e perdemos, Peseiro que o diga, e Paulo Bento em Alvalade com o Porto nos derradeiros minutos...O futebol anda cruel para riscos, a não ser que se tenha em mãos o intrépido Barcelona para vencer o cinico Milão, ainda bem para o futebol que há quem arrisque, são escolas, e eu prefiro a de ataque, mas se der para encontrar um meio termo...
Ó fil, mas tu estás bom da cabeça ? O Carlos Brito tem muitos empates na carreira, sim. No Boavista tem tido também, é verdade. Mas sinceramente, não me parece que ele tenha falta de ambição, acho que se pode acusá-lo de tudo mas de falta de coragem é que não. Dizer que o Boavista tem jogado para o empate é uma barbaridade absoluta ! O Boavista é uma equipa de ataque e raros têm sido os jogos em que os seus adversários tomam a iniciativa de jogo (assim de repente só mesmo os "grandes" e o braga é que o conseguiram).
E depois, pôr o Brito no mesmo barco que o Pontes é "Barbaridade Contra-Ataca. O Brito é 1000 vezes melhor treinador que o Pontes. O Brito com um plantel da loja dos 300, feito de jogadores adquiridos em fim de contrato e por empréstimo, conseguiu pôr o Boavista a lutar pela UEFA, o que já é muito bom, neste momento.
O Vitor Pontes por seu lado é o maior bluff desde o saudoso Amaral. Um treinador que se não fosse "afilhado" de quem é ninguém lhe ligava pevide, um treinador medroso e sem imaginação que caiu nas boas graças da imprensa por influencia do Deus Mourinho. Pegou no Guimarães na 14ª jornada com tempo, condições e matéria-prima mais que suficientes para tirar o clube daquela situação e a 3 jornadas do fim, o Vitória corre o risco de descer à II Liga se não ganhar na 6ª feira.
Como e que podes comparar estes dois treinadores ? Como é que podes dizer que o Brito contribui para a queda do futebol ? Fossem todos tão corajosos como ele !
Cumprimentos.
parabéns pelo excelente trabalho.. vou juntar este blog nos meu blogs preferidos
http://bolanalona.blogspot.com/
Comecei a ler o post, vi que era sobre estatística, pensei logo "o master finalmente faz um post de estatística" mas continuei a ler e não vi nenhuma referência ao Benfica! Impossível! Então logo o kodro que é um básico de primeira! No final estava a explicação! Não é um post do kodro.
LOL, quanto ao Carlos Brito, sempre tive essa ideia, agora o Vitor Pontes passou-me completamente ao lado, não tinha noção de que ele também era um "empatas" Tal como o Kova escreveu estão ambos proibidos de empatar por isso, que ganhe o Vitória!
Lá por o post não falar do Benfas, não quer dizer que não possa encerrar uma qualquer mensagem subliminar anti-benfiquista.
Quanto ao tema do post em si, o Couceiro só não serve para treinador. Como director desportivo e SPORTINGUISTA (ao contrário do que lá anda à caça da comissão), dava muito jeito.
mk,
o pontes ontem esteve em grande há que admiti-lo :D
"este é um campeonato de mentira"
"acredito que o Guimarães se vai manter"
LOL
Se ele acreditasse que o Guimaraes se ia manter, não apregoava que o campeonato era uma mentira.... Porque se o Guimaraes se mantiver há-de haver alguém (os que descerem) que vãopegar nas palavras dele e dozer que "o Guimarães só se manteve pq etc..etc.."
Acho o Pontes uma nodoa enorme. Não percebo como vai para Braga.
infante kurika,
Para te esclarecer, eu por acaso até tenho boa impressão de Carlos Brito e não o acho minimamente comparável com Vitor Pontes, este sim mais fraquinho. O que está dito é que tipo de reacções terão eles perante a estatistica apresentada, que é incontornável, só isso. Cada um terá a sua resposta quando confrontado com esses dados.
"...argumentarão com o ovo ou a galinha, que se tivessem uma equipa de topo para treinar, com outros recursos, jogariam ao ataque...que se não jogassem assim as equipas que treinam acabariam pior ainda, ou que não são particularmente defensivos tratando-se de mera coincidência etc...mas da estatistica não se livram", disse eu. Só aparecem os nomes juntos porque o assunto do post se refere aos dois e os números apresentados mostram de facto coincidências, mas acho Carlos Brito muito acima de Pontes e sempre o elogiei, nem é de agora...Sinceramente penso que Carlos Brito sabe muito de futebol, sabe falar aos jogadores, sempre achei que fez pequenos milagres na sua carreira e é um tipo sério, coisa rara no futebol português (embora no Boavista tenha aprendido uns tiques de mau perder, mas faz parte...).
Quanto ao futebol defensivo, é um assunto muito mais longo e não é exclusivo de ninguém, acontece muito por aí...
obrigado kova....
apostei no empate e foi uma aposta em cheio ...
Enviar um comentário