quinta-feira, janeiro 31, 2008

Mentiroso compulsivo

Não há paciência para o discurso populista e demagógico de Luís Filipe Vieira. O caso Makukula é exemplar: “era a primeira opção”, “os outros clubes aceitaram totalmente as nossas exigências”, “não cedemos nem um milímetro”, “sabemos bem o que queremos”, yada, yada, yada. Pior que estas lérias do costume só mesmo o facto de Vieira tomar os adeptos por imbecis. Veja-se a resposta à pergunta do jornalista “Makukula representa a aposta nos jogadores lusos?”: “A base do plantel do Benfica, em termos estratégicos, contempla cada vez mais jogadores portugueses”.

Então não contempla? Contratações deste ano: Di Maria, Cardozo, Bergessio, Andrés Diaz, Maxi Pereira, Rodríguez, Adu, Binya, Edcarlos, Butt, Zoro, Sepsi, Halliche, Stretenovic. Portugueses? Coentrão, já despachado. E Luís Filipe, que joga apenas de forma intermitente. O onze-base da equipa tem incluído, de forma consistente, quatro portugueses: Quim, Nélson (ou Luís Filipe), Petit e Rui Costa. Amiúde vamos tendo também Nuno Gomes. Ponto final. Estou-me nas tintas para o número de portugueses do Benfica, mas irrita-me solenemente este discurso bacoco – na esteira do pior Vale e Azevedo.

katanec

20 comentários:

cparis disse...

1. Poeds indicar-me onde está escrito "era a primeira opção"?

2. Parece que efectivamente não cedeu quando o Marítimo pediu 1 milhão de euros (depois de ter pedido primeiro 500 mil). Podes dizer onde é que cedeu?

3. Há mais ou menos jogadores portugueses que no passado?

São perguntas. Não fiz as contas, mas se chamas mentiroso deves ter feito e ter a certeza do que dizes...

cparis disse...

Ahhh... e concordo que o discurso é populista. Tenho pena, mas ainda não vi ninguém ganhar eleições de outra forma.

Virgílio disse...

Bom , não levem a mal meter a foice em ceara alheia, mas já repararam que o discurso de LFV cada vez mais se asemelha a uma cassete?! Aquilo parece que independentemente das circunstancias ele repete umas ideias, utiliza umas frases feitas e tá feita a conferência de imprensa...

Chiça, mais valia amestrar um papagaio...

Cumprimentos.
~

kovacevic disse...

E podes juntar mais 1 nigeriano e 2 brasileiros para os juniores.

Não só a equipa principal tem cada vez mais portugueses como os sub-19 também (e aqui acontece o mesmo no Sporting).

Acresce que num ano em que contrata para aí 15 jogadores, e depois de comprar Makukula, Sepsi, Haliche e mais 3 putos em Janeiro, vem dizer que acabou a feira de vaidades do entra e sai.

Devem ser coisas do Cunha Vaz.

LionHeart (o autêntico) disse...

Engraçado é pensarem que as eleições só se ganham com populismo.

Não abona muito a favor da inteligência do eleitorado.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, acho uma boa contratação. Makukula é um jogador possante, bom a jogar de cabeça, inteligente a posicionar-se e eficaz a assegurar a chegada dos médios para ou meter na lateral ou atrasar para um remate frontal. É um jogador diferente de Cardozo; o paraguaio, se jogar ao lado de Makukula, pode afastar-se mais da área para aparecer de trás, como fazia na Argentina. Acho-os compatíveis, dependendo dos nove que terão atrás - aí compete a Camacho saber fazer girar a equipa em torno destas duas (grandes, em valor mas, especialmente, em altura) mais-valias. A minha única preocupação séria em relação a Makukula é a sua apetência para as lesões - veja-se o historial do internacional português, e rapidamente se verificará que não conseguiu manter um nível elevado devido às lesões; valor, parece-me indiscutível, tem.

Com esta nova contratação, espero que Camacho abandone de vez o modelo coxo de um 4231 sem um verdadeiro extremo-direito e opte pelo mecanizado - entre os médios - losango. Petit (Binya), como pivot defensivo, Katsouranis a interior direito (lugar que lhe permitirá aparecer mais vezes em zonas de finalização, fechando por dentro em momentos defensivos), Rodríguez a interior esquerdo, mas mais solto, podendo aproveitar a velocidade para aparecer nas alas e Rui Costa (Adu, Assis) a 10, com duas opções à frente e bem resguardado pelo meio-campo defensivo. Nesta táctica, os laterais têm grande importância, sendo fundamental manter o equilíbrio defensivo, subindo um lateral e o outro fechando ao meio. Maxi Pereira podia fazer o lugar de lateral-direito. Nélson é outra opção com valor (além de Luís Filipe, para uma emergência).

Se Camacho optar pelo seu muito amado 4231, propunha algumas experiências, para que não continuemos com um erro inacreditável que se mantém desde o início de época (Maxi a extremo): uma mais arrojada - Nélson à frente de Maxi Pereira, outra mais coerente - Di Maria na esquerda (seu habitat natural, como Guimarães corroborou) e Rodríguez à direita (jogador muito mais capaz de cumprir nesse lado). Nesse esquema o meu avançado seria, claro, Cardozo. Teríamos Makukula, Gomes, Mantorras, Adu, Assis, Binya, Sepsi, Edcarlos, Nélson, Luis Filipe, Moreira e Butt como alternativas. Digam lá se não há qualidade neste plantel - necessário é ter treinador para saber tocar esta guitarra.

Não quero deixar de dizer que concordo com a opção de comprarmos poucos jogadores neste mercado de Inverno. Só vejo uma falha, grave - não termos contratado um extremo-direito. Mesmo que Camacho opte pelo 442 losango, devia poder mudar para um sistema de extremos com o máximo de qualidade. Sem um extremo-direito de raiz perde a oportunidade de jogar em 4231 e em 442 clássico. O que torna a equipa coxa.

Quetzal Guzman disse...

Olha que não cparis. É esta repetição de discurso, ainda por cima de carácter surreal quando comparada à realidade da actuação do Clube, que cada vez vai gerando mais descontentamenteo junto dos sócios. Se aparecer alguém credível, das duas uma: ou o Benfica consegue ganhar um troféu de forma categórica ou o Vieira vai ter uma derrota daquelas que não se esquecem.

ilustre.anonimo disse...

Katanec,
parece que em relação a "mentiroso compulsivo", a "lérias" e afins o Vieira não tem a exclusividade, há por aí muitos...

"era a primeira opção"??? Deves ter-te enganado no link, lido mal ou Vieira arranjou um novo franchisado.


Quetzal,
era bom que o Benfica ganhasse "um troféu de forma categórica" (ou mais!) E o Vieira "ter uma derrota daquelas que não se esquecem".

Pampa disse...

Para rir. Para rir apenas.

Jorge Borges disse...

Engraçado, que eu ia escrever isto, por outras palavras no sector, tiraste-me o trabalho :)
Se juntares a estas bujardas, o fim da "feira das vaidades", "novo ciclo", os erros do passado acabaram, etc etc etc... começa já a enojar o discurso deste homem. A da aposta nos portugueses então é hilariante.
E pelas palavras do lfv a relaçãod ele com o Camacho já teve melhores dias, não me parece que as contratações tenham tido o aval dele, principalmente o argelino e o romeno. E pelo passado recente, quando o presidente diz que temos um bom plantel, a chicotada está próxima. Espero que não, a não ser que a chicotada seja ao presidente, aí...
Quanto a Makukula, é um investimento alto, mas pode ser que rentabilize, assim espero. pesno que ele e o Cardozo se podem complementar, assim o Camacho queira.

Pipos disse...

Katanec, hoje mostraste que não és um benfiquista do costume.. mas sim o benfiqueista inteligente! a partir de hoje terei um maior respeito!

cparis disse...

quetzal,

as 2 hipóteses que consideras (ganhar ou aparecer alguém credível) são boas.

mau seria, perder para alguém pouco credível e populista.

cparis disse...

lion heart,

antes pensar que os eleitores são pouco inteligentes do que pensar que além disso são também idiotas chapados e impedi-los de votar fazendo cooptações.

Mr. Shankly disse...

"Engraçado é pensarem que as eleições só se ganham com populismo.

Não abona muito a favor da inteligência do eleitorado."
Mas tens dúvidas? Todo o eleitorado do futebol é assim. Não só o do Benfica, atenção (escuso de te lembrar o Sousa Cintra ou o Jorge Gonçalves, não é?)

Katanec, plenamente de acordo. Era bom que conseguisse manter-se calado. Este discurso está estafado e já ninguém acredita. O quetzal tem razão em relação às próximas eleições.

"Ahhh... e concordo que o discurso é populista. Tenho pena, mas ainda não vi ninguém ganhar eleições de outra forma."
Desde que vi o JVA batido, acredito em tudo. Não há maior demagogo e populista. E como dizia o Bob Marley, "You can fool some people some time, but you can't fool all the people all the time". JVA perdeu por isso, e Vieira se não mostrar serviço em termos desportivos nos próximos meses perde também. Só tenho medo que perca para alguém pior.

Pedro disse...

Já não tenho palavras para LFV...apenas digo q quem semeia ventos colhe tempestades...

camarao disse...

katanec,

Mas tu és sócio? Ou és daqueles que se dizem benfiquistas e passam a vida a dizer mal?

katanec disse...

Camarão, mas essa pergunta é exclusiva? Só se poder ser uma dessas coisas? Não se pode ser benfiquista não-sócio, e às vezes dizer mal e outras vezes bem? Suponho que para um cérebro de amendoim como o teu seja difícil considerar essa possibilidade...

Gostaria de esclarecer um equívoco que se gerou por minha culpa: as únicas declarações objectivas de Vieira neste caso aparecem a vermelho no post. As outras (que erradamente coloquei entre aspas) são ideias gerais que Vieira tem manifestado nos últimos meses, mas não se aplicam ao caso concreto do Makukula (pelo menos na dita entrevista). Mas creio que todos aceitarão que esse género de intervenções têm sido recorrentes nesta época...

ilustre.anonimo disse...

Katanec, o aceitar um "equívoco" é algo que o LFV nunca conseguiria fazer... e se ele tem cometido muitos!

Não sendo eu (nem querendo ser) defensor dos pobres e oprimidos, chamar "cérebro de amendoim" a alguém que te questiona, sem ofensas, sobre um assunto é de uma elevação extraordinária ( do melhor que LFV produz).

Pedro Reis disse...

Eu fico muito contente que o LFV seja presidente do SLB e espero que o continuem a eleger por muitos e bons anos...

Ah e o discurso dele não me enoja, posso até dizer que me diverte e muito!

camarao disse...

katanec, só te posso dizer que isso que engoliste não era o cérebro... Sabia a amendoim? Gosto que quem faz o que tu fizeste se divirta e saboreie ao máximo. :)
Quando quiseres repetir, está à tua disposição.