CAMPEÃO JUSTO. O FC Porto venceu bem em Alvalade e dentro de poucas semanas pode juntar vitórias com mérito no campeonato e na taça. O sistema de três defesas produz resultados e demontra solidez. Para mim, é uma surpresa. Mantenho reservas quanto às ideias de Adriaanse.
ÚLTIMOS 15 ANOS. Eis alguns recordes internos do Sporting desde Agosto de 1991, data em que a primeira liga voltou a ter 34 jornadas:
vitórias consecutivas:
campanha de 05/06: 10 (com Paulo Bento)
campanha de 03/04: 9 (com Fernando Santos)
campanha de 93/94: 7 (com Carlos Queiroz)
campanha de 99/00: 6 (com Inácio)
campanha de 95/96: 6 (com Carlos Queiroz)
jogos consecutivos sem perder:
campanha de 01/02: 26 (com Boloni)
campanha de 99/00: 23 (com Inácio)
campanha de 03/04: 19 (com Fernando Santos)
campanha de 94/95: 19 (com Carlos Queiroz)
campanha de 95/96: 16 (com Carlos Queiroz)
jogos consecutivos sem sofrer golos:
campanha de 05/06: 7 (com Paulo Bento)
campanha de 01/02: 5 (com Boloni)
campanha de 93/94: 5 (com Bobby Robson)
campanha de 95/96: 5 (3 com Carlos Queiroz e 2 com Fernando Mendes)
jogos consecutivos a marcar golos:
campanha de 03/04: 21 (com Fernando Santos)
campanha de 01/02: 19 (com Boloni)
campanha de 94/95: 19 (com Carlos Queiroz)
campanha de 95/96: 15 (com Carlos Queiroz)
campanha de 05/06: 15 (com Paulo Bento)
MENTALIDADE. Nas últimas duas épocas, o Sporting perdeu dinheiro e títulos nos últimos 10 minutos de jogos decisivos, conforme o João e o Jean-Paul Lares já sublinharam no Sector B32. Em 04/05 a taça de Portugal e o campeonato, em 05/06 o acesso aos grupos da UEFA Cup, a taça de Portugal e o campeonato. Isto resolve-se com uma pontinha de sorte, rotina de vitória e qualidade no plantel. Mas há também um problema de mentalidade e características de personalidade dos jogadores que tem de ser resolvido pelo departamento de futebol.
MUDAR AS REGRAS. O clássico do título ficou marcado por um exagero de faltas. No entanto, se Duarte Gomes apitou muito, fê-lo quase sempre com razão. A estratégia dos treinadores e o comportamento dos jogadores é que tornaram o jogo faltoso e às vezes violento. Já no plano disciplinar, o árbitro terá sido demasiado rigoroso. Só por milagre acabariam 22 em campo. Para responder à insistência de determinados jogadores no jogo faltoso, eu preferia uma regra de exclusão semelhante à do basquetebol (com direito a substituição). Onze contra onze tem sempre mais piada.
NORTE EM QUEDA. Se Estrela da Amadora, Marítimo, Naval, Belenenses e Académica não descerem - o que até nem parece muito difícil para os três primeiros - e se o Olhanense não acompanhar o Beira-Mar na subida, a próxima primeira liga contará com 6 clubes sedeados acima do Rio Mondego - FC Porto, Braga, Boavista, Beira-Mar e outros 2 saídos do lote V.Guimarães, Gil Vicente, Rio Ave, Paços de Ferreira, Leixões e Aves. Seria a menor representação do Norte nos últimos 30 anos, isto é, desde que na época 75/76 a primeira liga contou com FC Porto, Boavista, V.Guimarães, Braga, Leixões e Beira-Mar.
12 comentários:
Há uma década, falava-se do facto do Sporting estar arredado das competições já na época natalícia,sendo que actualmente conseguimos perder apenas nos últimos jogos. Mas atenção: só foi possível dar luta a um Porto poderoso porque o Paulo Bento conseguiu, de forma milagrosa, recuperar uma equipa que estava nas lonas graças a José Peseiro, utilizando jovens da casa. Se não fosse isso não estariamos a falar do apanágio leonino de "morrer na praia".
Se tudo correr bem acabamos a época em 2º, o que é fantástico tendo em conta todos os factores que condicionaram este ano de centenário. Manter o Abel é fuindamental e seria excelente prolongar o empréstimo do Caneira. Nº 10 precisa-se.
Malta da Tropa que curte Bola
Este gajo é um senhor, só falta aqui as estatisticas dos ultimos 15 anos do sacavenense ( porque dos outros clubes tão cá todas). Parabéns pela isenção. E, já agora, onde queres chegar com isso???
Quer chegar,brilhantemente, onde tu nunca chegarás, nem em sonhos.
realmente...mais uma vez cabeçudos e este bloggeiro espata aqui estatísticas do borloni...LINDO!
então o drunk franco?!? semopre vai ou que?
O Olhanense não sobe, foram 4 ou 5 jornadas seguidas a ser roubado escandalosamente, para que subisse mais uma equipa do norte (e para o choramingão do Inácio ter a certeza que subia).
De facto, imagino que seja mais fácil e mais agradável tratar as estatísticas do "nosso" clube. Mas já agora, porque não por aqui as dos outros dois grandes (pelo menos), se houver tempo e paciência para isso?
Em todo o caso, de facto nota-se uma evolução no Sporting que eu conheço desde pequeno (tenho 28 anos, lembro-me bem de quando vocês eram incapazes de ganhar ao FCP), mas relativamente aos ultimos anos, relembremos que conseguiram ganhar títulos... e já vão três anos em que discutem até ao fim e morrem na praia. Um pouco de estabilidade, e se calhar (odeio-me por dizer isto) uma gestão um pouco menos pragmática (afinal, estamos em Portugal... só alguns têm de jogar pelas regras) e um pouco mais "apaixonada" ajudava um pouco.
Ah, outra coisa, essa coisa dos clubes do norte e da descida (que me interessa directamente), vamos ver que NÃO PODEM descer 4 clubes do norte. Ia-me espantar muito (e não pela qualidade de futebol que praticam, porque desça quem desça, os clubes que estão a lutar para ficar são todos muito pobrezinhos em termos de futebol jogado - O MEU INCLUÍDO).
"Ivo C said...
Expliquem-me lá uma coisa... alguém vos obriga a visitar o blog, alguém vos obriga a comentar? Então porque passam a vida a mandar bocas a quem escreve!!! Tenham tino!!!"
Assino por baixo.
Sinceramente como boavisteiro, não me preocupa o facto de haver mais equipas do Norte, do sul ou das ilhas. Embora considere que existem equipas que pela sua dimensão fazem falta a superliga, como é o caso do Leixões ou do Vitória de Guimarães (por muito que me custe)...
Gostaria de sugerir uma verdadeira discussão sobre os temas importantes do nosso (cada vez pior) futebol. Deixo a minha pequena contribuição em relação a alguns items que deveriam ser analisados: preço dos bilhetes, hórarios indignos, estádios vazios, dirigentes criminosos, salários em atraso, arbitros cada vez piores e impunes, e muito mais...
Mas é melhor que perder tudo logo no Natal.
Enviar um comentário