terça-feira, abril 11, 2006

Ecos do fim-de-semana

DESGRAÇA As duas equipas técnicas que comandaram o Vitória, durante esta época, tiveram ao seu dispor - e falamos só da linha avançada - nomes como Paulo Sérgio, Clayton, Manoel, Antchouet, Dário, Targino e o ex-desconhecido Saganowski, um conceituado - à escala de um candidato europeu - naipe de avançados, dirigidos superiormente pelo genial Selim Benachour. Isto é só para que se perceba o alcance da calamidade que os céus negros anunciam para o meu Vitória. Episódios como o de Gallardo, que fez dois jogos e desapareceu (literalmente), como o de Tiero (ausente em parte incerta), ou o de Targino (à experiência noutro clube) não abonam muito em favor da nova direcção. A definição estratégica de Pacheco - apontando baterias para a UEFA em detrimento da Liga - e táctica, renegando o seu habitual 4x3x3, em nome de um 4x4x2 afunilado (por vezes até nos laterais), também contribuiu para o descalabro. Por fim, as opções absurdas de Vítor Pontes que deram mais uma machadada nas esperanças de um clube histórico do futebol português: a jogar com três avançados-centro em 4x3x3, e mesmo depois de descobrir - por acaso, obviamente - o 4x5x1 que tão bons resultados tem dado, abandonou o sistema miseravelmente (contra o Sporting e contra o Gil reduzido a 10, perto do fim do jogo, ou em Leiria, só para dar alguns exemplos). Como é que se destruiu o legado de Manuel Machado em tão pouco tempo é o que mais me espanta. Haja esperança.

DRAGÃO CAMPEÃO Salvo uma hecatombe, o Porto do louco Adriaanse vai fazer uma dobradinha com todo o mérito. O "holandês que pensa que está na Holanda" ganhou a aposta do futebol hiper-ofensivo, implementando o sistema de 3 defesas, algo de que nem Mourinho se pode orgulhar na sua passagem triunfante pela Invicta - foi ele que o disse na altura, não fui eu. Pelos vistos, com os homens certos resulta. Mas não chega para a Europa (o sistema não foi experimentado, mas a filosofia era a mesma quando o Artmedia e o Rangers a chumbaram claramente). E, mais tentativa de agressão, menos tentativa de agressão, encostou na mesma época, Baía, Jorge Costa e Ricardo Costa, sobreviveu a isso, vai ser campeão e ainda teve tempo, neste derby, para dar uma estalada a Quaresma, ao mesmo tempo que chamava incompetente ao árbitro. Valente, louco holandês, que já vai ter títulos para mostrar no fim da época.

SPORTING BEBÉ A recuperação que Paulo Bento encetou é magnífica a todos os níveis. Parecia o treinador mais experimentado do mundo: apostou a sério em miúdos; foi teimoso em algumas escolhas até darem certo; meteu todas as fichas na consistência; e ganhou uma equipa. Estranhamente, nos últimos 10 minutos do jogo com o Porto, contrariou todo o seu discurso da semana, transformando a partida no "jogo do título". Podia ter ganho, à condição. Mas, perdeu-a irremediavelmente, arriscando até o segundo lugar. Mas depois de tudo o que fez, quem é que lhe pode apontar o dedo? O futuro pode ser dele. Custódio, Martins, Moutinho e Nani dizem exactamente isso.

CAMPEÃO NA RETRANCA É incontornável: o Benfica, pelo segundo ano consecutivo, só se dá bem a jogar à defesa. Se, na época passada, Trapattoni foi genial a gerir os parcos recursos de que dispunha, nesta Koeman - por todas as razões imagináveis - tinha tudo para inverter esta tendência defensiva. Mas não o fez. E os jogos do Benfica com adversários inferiores - porque não deixam de o ser - são sempre um suplício para os encarnados. Tudo porque falta um 10. E a qualidade desse D. Sebastião nem tem que ser por aí além. Entretanto, começam a aparecer os descontentes (depois de Tiago e Miguel, Simão e Rocha e sabe-se lá quem mais) e perdeu-se a oportunidade de construir uma equipa competitiva em todas as frentes.

Mas os jogos do Benfica não deixam de ser divertidos, principalmente depois da desgraça do Vitória: com que outro interveniente se pode assistir ao amarelo a Petit por pisar um adversário pelas costas? Ou a uma queda de Miccoli, instantaneamente depois de se levantar com a intenção de "bater" no gigante Fernando? Ou ao tabefe de Briguel em Miccoli e respectivas consequências? Ou ao abalroamento de Luisão a Marcos? Ou à magnífica posição de força de Ricardo Rocha perante o Dourado Augusto Duarte, "fazendo-lhe peito" e mandando-o... Delirante.

23 comentários:

Anónimo disse...

Por amor de Deus páre de dizer asneiras.

Anónimo disse...

Muito bem, uma analise consciente. De novo as intencoes da comissao disciplinar da Liga que nada fez em durante tanto tempo, Petit fartou-se de fazer cenas destas e nada lhe aconteceu, tem estatuto de Petit (menor) e por isso deve estar protegido. Finalmente conseguiu apanhar um jogador influente no FCP e castigar um jogador que teve a ousadia de proceder de forma incorrecta a um jogador do "Glorigozo" que eles tanto estimam. Vamos la ver se conseguem ainda assim chegar ao segundo lugar, vai ser o tudo por tudo, nesta pouca vergonha que o clube do colinho se habituou. o Despudor sempre fez parte da vida daquele clube, nao admira por isso que por la aparecam para os comandar as pessoas com os mais baixos metodos e sem caracter digno.

Anónimo disse...

"comissao disciplinar da Liga que nada fez em durante tanto tempo, Petit fartou-se de fazer cenas destas e nada lhe aconteceu"

Mas que valente tanga!

Mr. Shankly disse...

E eu que esperava uma transcrição do site da UEFA para saber a punição para um tabefe dentro da área.

Sarrafeiro disse...

Ninguém se lembra do especialista de biomecânica que o glorigozo utilizou para justificar a cacetada do suinão ao targino no glorigozo-guimaraes da época passada?

Anónimo disse...

MK,

não sei porquê, continuas a dar tanta importancia ao que se apssa com o Benfica.

"com que outro interveniente se pode assistir ao amarelo a Petit por pisar um adversário pelas costas? Ou a uma queda de Miccoli, instantaneamente depois de se levantar com a intenção de "bater" no gigante Fernando? Ou ao tabefe de Briguel em Miccoli e respectivas consequências? Ou ao abalroamento de Luisão a Marcos? Ou à magnífica posição de força de Ricardo Rocha perante o Dourado Augusto Duarte, "fazendo-lhe peito" e mandando-o..."

Não se pode ver com outros intervenientes por se tratarem desses nomes que mencionaste, pena que não vejas isso acontecer em quase todas as equipas, porque acontecem. Não te quero acusar de nada, mas que neste post parece, ah pois parece.

E acho engraçado ninguem falar da grande burrice que o Paulo Bento fez contra o Porto. A substituição do Carlos MArtins matou a sua equipa, era o unico que estava a conseguir criar jogo apra o Sporting, mas agora não convém falar nisso, né? É claro que fez um tremendo trabalho nos ultimos meses, mas parece não saber fazer substituições que não fujam ao seu habitual, quando tem Sá Pinto em campo sem fazer nada.

Isto não convém dizer, não é? (não digo que tenhas de ser tu a dizer, nem esperava isso de ti)

Até deu para ver o Ricardo Rocha "madar" o Augusto Duarte para... decididamente tenho de mandar arranjar a minha televisão...

Parabéns ao campeão. Acaba por ser o que mais mereceu. Principalmente o treinador, depois da cena com as claques portistas (perdão, apoiantes benfiquistas!!).

Pedro Santos disse...

Caro Mk:

Não te preocupes que o Guimarães não desce de divisão. Depois da derrota no sábado, percebeu-se muito bem que no domingo todas as arbitragens escandalosas só tiveram um objectivo: não deixar niguém fugir muito do Guimarães. em Coimbra foi a vergonha que se sabe quando a Briosa estava a ganhar por 2-0, resultado que não interessava minimaente. A equipa de arbitragem tudo fez para levar a Naval até ao empate, mas depois deu apenas 1 minuto e meio de descontos, quando se percebia claramente que a jogar contra 8, a Naval poderia ganhar o jogo nos últimos minutos. O empate era o objectivo de quem enviou auela equipa equipa de arbitragem. No G. Vicente-E. Amadora, assistiu-se a outra palhaçada que só beneficiou o Guimarães com mais um empate. Está tudo controlado, car Mk. Não é necessária tanta preocupação.

falsolento disse...

Sugiro novo cordão humano, desta vez do estádio até ao cemitério. Rumo à extinção!

Anónimo disse...

E lá continua o SLB a ser o unico clube em Portugal com problemas, erros de árbitros, jogadores violentos, jogadores descontentes, dirigentes sem palavra.

Isto só existe no SLB.

Pelo menos é a impressão que dá quando aqui venho...

Tiago Gonçalves disse...

Excelente análise. É realmente difícil compreender o fenómeno do Vitória de Guimarães uma vez que têm, na minha opinião, um dos 5 melhores plantéis da liga. Vitor Pontes não é um fora-de-série, mas penso que é um treinador competente. Tem havido azar, mas isso não explica tudo. Mas é nestes momentos que se vêem as grandes massas associativas...

Malta da Tropa que curte Bola

Anónimo disse...

Correcta análise, em toda a linha, preocupa-me bastante este final de época, porque sou do Sporting e sei que a vergonha descarada que tem beneficiado o Benfica vai aumentar, e vem aí um arrastão (se mais for possivel!!!).Alguns casos entre inúmeros têm que ser expostos:
- O caso das constantes agressões não penalizadas de Petit é escandaloso, não é admissivel e tem que ser denunciado. Por quanto tempo vai continuar este "lavrar" de pernas adversárias? Até acabar com a carreira de um qualquer jogador (felizmente não há Van Bastens, cuja carreira acabou num lance igual ao recente de Petit)? Como se explica tamanha protecção que só incita, deseduca, promove e premeia o jogador para fazer mais e pior?
- Os já famosos penaltis "à Benfica"! Incrivel a exclusividade de penaltis a favor por mão na bola, tudo vale...Mas pior, como se não bastasse esta vantagem face aos demais, toda a mão da bola de um jogador benfiquista na sua área não conta, dupla vantagem portanto, demasiado evidente e demasiados jogos resolvido através deste método desleal e inqualificável.
- A aparente propensão dos jogadores, treinadores e dirigentes benfiquistas para insultarem e pressionarem os árbitros durante um jogo. É bocas para aqui, simulações para ali (Simão é um rei nisto tudo, faz o que quer em campo, mais um com estatuto especial). Sabe-se que Veiga e Vieira sabiam o que era importante para ganhar um campeonato, nomeadamente a colocação de pessoas em lugares-chave, sabe-se que tambem defenderam com unhas e dentes as nomeações, mas é preciso estar sempre a lembrar os árbitros do seu papel durante o jogo?
Por fim, calculo que quem vem aqui refutar estas evidências, defender o Benfica do indefensável, não pode olhar-se ao espelho sem se rir de si próprio, o que os irritará mais é que não dá para convencer os outros da sua própria cegueira (ou desonestidade intelectual), o que os enerva é que o pessoal não fica calado sem que nada fosse. Queriam que nada se dissesse? Um assobiar para o lado geral? Lamentamos....o pessoal vê, o pessoal nota e o pessoal não assobia para o lado, denuncia e só há-de parar quando houver um campeão verdadeiro, não de papel (se for o Benfica cá estarei para lhes dar os parabéns, acreditem, mas não o da época passada, tenham santa paciência).

NOTA: Preocupa-me sinceramente o Belenenses e o V.Guimarães. Um campeonato já de si tão fraquinho de valor e de valores, necessita destes históricos clubes na 1ª divisão, mas sem favores (aliás, o meu clube de bairro, o Belém, ainda está para saber a falta q lhe farão os 3 penaltis sonegados num só jogo, ai está, está!). Acabem com esta vergonha, é demais!

Kaiser disse...

De facto, o que seria de todos nós, e de alguns em espcial, se não existisse o Glorioso.

Caro MK,

apesar de pisar o risco, sabes, porque a escrevi, qual foi a minha opinião relativamente ao post do(s) penaltie(s) Catalães (posição que ficou mais fragilizada com o "disparate" que escreveste quanto ao penaltie do Glorioso na segunda-mão, but whatever...).

Agora este último post põe de lado toda e qualquer imparcialidade que te é tão querida!

Com basta matéria para fazer um ou outro comentário mais inflamado sobre o Glorioso e os restantes clubes de elite do Campeonato (donde excluo, obviamente, o VSC), a tua pena, curiosamente ou não, apenas jorra tinta no caso do Glorioso.

Mas sabes, eu também me desmancho a rir com a incompetência dos árbitros nos jogos do Glorioso, mantendo, sabe-se lá porquê, essa mesma capacidade humurística nos jogos do clube do Freixo e do outro lado da 2.ª Circular. Afinal, que outras duas equipas nos possibilitam ver um guarda-redes defender um golo, sentado, dentro da baliza, e safar-se; ou um jogador experimentos os "pitons" novos no tornozelo de outro, à frente de todos, e ter que ser expulso pelo próprio treinador, não sem que a esse mesmo sujeito, o treinador, diriga um saudável "vai mas é para o caralho".

Isto sim, é delirante, pena que andes a perder estas imagens na tua televisão...

Abraço,
Kaiser

Mr. Shankly disse...

Este fil é doente! Aposto que o chapadão no Miccoli beneficiou o Benfica! E as quatro jornadas seguidas a sofrer golos em fora-de-jogo também! Cura-te meu!

Anónimo disse...

joão

Essa memória selectiva é desleal para os outros e para ti próprio...pensa mais um pouco, pensar ajuda, vá lá...

Anónimo disse...

Tenho pena que o Guimarães desça, mas sou sincero: Quem vai buscar o Jaime Pacheco para ir á europa não devia estar bom da cabeça, e que vai buscar o Vitor Pontes para evitar que a equipa desça, é inconsciente. Hara-kiri...
O Pacheco não sabe mais, é um facto que andou na europa com o boavista, mas é um treinador raçudo e mediocre.
O Pontes... bem, o Pontes é dos treinadores mais fracos que vi em toda a minha vida, não percebo o que vêm nele como treinador.

O Porto.... O Adrianse irrita-me profundamente com aquele ar superior. É o tipo de treinador que acha que sabe e vale mais do que o que realmente vale. É um Vitor Pontes mas com um presidente cheio de esquemas e que não dá abébias aos jogadores. Se o Porto tivesse outro treinador, já era campeão há muito tempo.
O Porto ganha um campeonato aos soluços e com muita, mesmo muita sorte. Mas o futebol é assim, ganha que tem mais pontos e a tal "estrelinha de campeão".
Parabéns e esperoque não repitam... :)

O Sporting tem que assegurar a continuação do Paulo Bento, que não sendo um treinador fora de serie, consegue por a equipa a jogar á bola, muito por causa da sua personalidade e do respeito que os jogadores (e eu!) lhe têm devido ao seu profissionalismo , tanto como treinador como jogador.
Depois da hecatombe Peseiro, que tinha o seu mérito, descobriram a soluçãop ideal para o lugar, e espero que fique lá uns anos.

O Benfica lá anda, arrisca-se a ficar em 3º depois de ir longe na Champions, claramente o que lhe safou a época. O Koeman é um treinador fraco e medroso, e não tem (pelo menos por enquanto) "estofo" para treinar uma equipa grande.
Não concordo com a comparação com o Trapatoni, acho que o ano passado era bem mais defensivo.
O Benfica tem os problemas que tem por causa das "primma-donnas" que lá andam no balneário, que não ficaram contentes com substitutos para os seus lugares cativos na equipa.
Em relação á arbitragem, o Petit é um caso escandaloso, mas não é o unico. Talvez seja o mais recorrente... Mas acho sinceramente que á dois critérios diferentes para a atribuição de cartões, um para o Benfica, outro para o resto das equipas.

My 2 cents...

Anónimo disse...

Caro fil,

quando são os outros a falar de casos que prejudiquem o SLB, é memória selectiva, mas quando fala de casos que se passaram no passado (já nem vou refutar a maioria deles, porque já cansa e não lhe serve de nada, pelos vistos) já não é memória selectiva. Quanto a isso acho que estamos conversados, se é esse o argumento que quer utilizar...

E quando fala (novamente, tipo disco riscado) em penalty's que favorecem o SLB que não existem, diga-me se este contra o Maritimo não existiu. A bola bate na coxa do jogador, que depois levanta o mão ostensivamente na direcção da bola. Isto é bem visivel nas repetições (se é que ainda tinha duvidas no lance em directo).

Vir falar de penalty's a favor do SLB nas circunstancias actuais é no minimo para rir, depois do penalty que nos foi sonegado contra a Naval, que a ser concretizado tão perto do final do jogo daria +2 importantissimos pontos, na altura. Só pode ser má fé, vir falar disso, agora... e ainda vem falar em memória selectiva?? Tenho um pouco de juizo.

Não o vejo falar das entradas por trás dos defesas centrais do Maritimo, e foram tantas no inicio do jogo que passaram impunes, algumas delas sem serem assinalada falta, quanto mais cartão amarelo...
Porque não fala do amarelo mal mostrado ao Quaresma na primeira parte do SCP - FCP ? Porque não fala das entradas assassinas do Sá Pinto? Porque não fala da expulsão do Bosingwa? Porque não fala do Paulo Bento também a mandar as equipas de arbitragem para o car...?

Não o vejo a queixar-se da substituição do Carlos Martins, que matou o seu Sporting, este fim de semana... Não o vejo dizer que o Sporting fez uma exibição paupérrima contra o Porto, que até nem jogou por aí além... Ou será que tem dificuldades em discutir futebol??

Viva a memória selectiva!!

Tudo bem que viva o seu clube com a paixão que vive, mas por favor, faça com que isso pare de lhe toldar a visão!!

Anónimo disse...

Caro ex-operador

Os lances de favorecimento não são pontuais!
O facto de ir buscar o jogo recente com o Maritimo e de falar no Sporting-Porto mostra a vontade de esquecer os últimos dois anos, talvez por ser precisamente...selectivo.
Falar do clássico de Alvalade parece-me mais...para despistar, é falar de um tema que eu não mencionei porque não era esse o assunto. Já agora, até aí o Sporting tem razão de queixa, já que o Quaresma vai levar um sumarissimo por não ter sido devidamente punido em campo, é isso não é? mas tb, no meio de tanta porcaria que vejo, isso são "peanuts", de qq modo eu sei reconhecer uma derrota, mais ou menos justa, não precisa de me ensinar nada sobre o jogo do Sporting, se foi fraco ou forte, eu sei como foi, custou-me o suficiente e dispenso referências.
Os favorecimentos são tendências em campo, tendências que se repetem e acumulam, daí eu não me ter referido no meu comentário a nenhum lance em particular, repito, nenhum lance em particular!
Diz "Vir falar de penalty's a favor do SLB nas circunstancias actuais" ao que eu digo, é precisamente esse o seu erro...é em qualquer circunstância que se deve falar, não se esqueçe uma tendência só porque no último jogo não ocorreu, é por isso que é uma tendência, é uma linha média que diz que, regularmente, há um benificio ou um prejuizo. Se eu fizesse comentários circunstanciais como parece sugerir e gostar, perderia a noção do todo, do que faz realmente um campeonato.
Assim, são constantes as agressões de Petit ou não? Espero resposta honesta...Foram vários os penaltis mal perdoados e a mal marcados favor do Benfica com uso das mãos? Espero resposta honesta...
Na mesma linha circunstancial e despropositada, vir falar do lance do penalti com o Maritimo é manobra de diversão barata, é particularizar para esquecer tudo o resto, tanto mais que eu não me referi nem emiti qq comentário em relação ao mesmo (mas já agora, acho que é penalti, tal como o que acontece sobre Miccoli, tal como Petit devia ter sido expulso, etc...).
Pense antes que um dia, poderá a tendência virar-se contra o seu clube (embora não acredite que seja tão cedo) e talvez aí, sinta necessidade de mostrar revolta e indignação. Talvez nesse dia, apareça um FIL mais solidário consigo, porque vai entende-lo muito melhor do que você parece entende-lo neste momento...
Um abraço

Anónimo disse...

Já agora, dispenso expressões como "tenha juizo" porque já cá ando há muitos anos para não ter juizo...você até é educado, ao que parece, o que é raro, como tal...e não, não tenho dificuldades em discutir futebol, o que eu quero precisamente, é que haja futebol em campo para discutir, e não arbitragens em campo para discutir, mas tal parece dificil neste país...
Eu respeito muito o Benfica, honestamente, mas julgo que os clubes se devem dar ao respeito, e não me parece que os actuais dirigentes do clube e agentes desportivos em geral mereçam o meu respeito. Eu não acredito na verdade desportiva neste momento, gostava mas não acredito, lamento!
Boa Páscoa para si e para todos.

Anónimo disse...

Camarao,

Eu se aprendesse a ver futebol consigo, já tinha escolhido outas modalidades menos "aldrabáveis" como a Marcha ou o Pólo aquático.
-Amarelos a Petit não são vermelhos e suspensões, estes sim, mecanismos apropriados a agressões de um jogador violento e que não está acima da lei. Obrigado por reconhecer que ele é de facto um jogador reincidente em lances à margem da lei, mas amarelos não são vermelhos, repito.
-O facto do Norte dominar o futebol afectou o Benfica e o...Sporting, pasme-se! Não quer dizer que agora que o dominio de métodos des(L)eais e fraudulentos mudaram de cor sejam legitimos. Não podem andar a criticar os outros por uma coisa e depois dizer que está tudo bem quando essa mesma coisa passa a beneficiá-los, isso é próprio de gente sem formação e valores.
-Os penaltis do Sporting campeão foram próprios de uma equipa que fazia do ataque a sua arma. Era extremamente ofensiva e jogava constantemente na área do adversário (o estudo básico de estatistica certamente o ajudará a perceber as leis das probabilidades). Nessa mesma época, alguns penaltis foram mal marcados, é certo (com um jogador como J.Pinto o que queriam? qd vcs tanto beneficiaram dos mesmos métodos durante anos, parece-me hipocrisia a mais...), outros foram bem marcados, e muitos ficaram por assinalar, eu lembro-me de dois ou três. Não foi um campeão de papel, foi indiscutivelmente a melhor equipa e não deixou dúvidas a ninguém, ao contrário do campeão actual. Aliás, essa história dos penaltis é o tipico exemplo da mentira repetida muitas vezes para ver se pega, é um argumento tão facil como desonesto, é uma calunia cobarde, que visa despestigiar uma equipa que foi claramente superior às outras, repito, ao contrário do actual campeão.

Já experimentou dizer 1.000 vezes ao espelho, eu sei ver futebol? É que assim talvez alguém acredite!

Anónimo disse...

"O actual campeão, foi-o inequivocamente"
Mmmmmm. Que dirá a APAF e a LIGA sobre isso? Isso é capaz de ser algo equivoco para alguns...Mas no Algarve também contou? Veiga não era accionista do estoril e desempenhava funções no benfica? Isto não poderá ser algo...conflituoso?

Mas vamos lá:

1-eu sei ver futebol
2-eu sei ver futebol
3-eu sei ver futebol
4-eu sei ver....

Vá lá caro camarão, é continuar...até à Pascoa, que seja boa...

Anónimo disse...

o camarão tem um problema de compreensão. não distingue jogadores suplentes descontentes de jogadores titulares descontentes e o impacto que isso pode ter numa equipa. mas se ele está contente com o que tem...

Anónimo disse...

ano negro para o Master Trengo.

o seu Seportém não ganha nada (pelo 4º ano consecutivo) e o seu Guimarães vai descer.

a vida dos trengos é fodida e o Master que o diga

Anónimo disse...

Boa análise Pedro Santos; sou faltou dizer que o golo do Leiria foi em off-side